Panteão de Paris: mapa, preço, horário e dicas

Panteão de Paris: mapa, preço, horário e dicas

O Panteão de Paris é um dos monumentos históricos mais emblemáticos da capital francesa. O espaço convida seus visitantes a conhecer grandes personalidades da história da França desde a Revolução Francesa em 1789.

O icônico edifício de estilo neoclássico, localizado no Quartier Latin, resgata a fachada do Panteão de Roma, além de combinar de maneira muito elegante a leveza dos santuários góticos com a pureza dos templos gregos.

Construído inicialmente para ser uma igreja, o Panteão de Paris se tornou um espaço que homenageia grandes homens e mulheres da história francesa e expõe o famoso e surpreende pêndulo de Foucault.

Se você viajará para Paris e pretende visitar o Panteão, continue a leitura deste artigo, pois separei algumas informações como horários de visita, preços e dicas interessantes para você organizar bem o seu passeio.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Mapa do Panteão de Paris

O Panteão de Paris na Europa se localiza a mais de 59 metros de altura, no topo da montanha de Sainte-Geneviève, no quartier latin, bem próximo do Jardim de Luxemburgo.

É um edifício muito imponente do 5° arrondissement  da capital da França e chama a atenção de quem passa por perto, assim como a Torre Eiffel.

A visita do monumento começa, sem dúvidas, na fachada, com a observação de sua belíssima arquitetura neoclássica, suas colunas majestosas e todos os detalhes presentes.

Já na parte interna do edifício, no térreo, é possível conhecer e admirar sua grandiosidade e decoração, com elementos que representam momentos marcantes da história francesa destacando a religiosidade e a monarquia.

pantheon paris horario
Panteão de Paris fica na 5° arrondissement.

A cúpula é, sem dúvidas, é um dos destaques do Panteão. Majestosa e repleta de janelas, a cúpula é uma das marcas registradas do edifício e chama atenção de longe. Em seu interior possui um belíssimo afresco de Antoine-Jean Gros.

Sainte-Geneviève (Santa Genoveva), que dá o nome do monte onde o monumento foi construído, é a santa padroeira de Paris e algumas das pinturas no interior do Panteão, feitas por Chavannes, contam um pouco sobre sua vida.

Já no subsolo, na cripta, é onde estão as tumbas das personalidades homenageadas como Victor Hugo, Voltaire e Rousseau.

CLIQUE AQUI para agendar passeios ao Panteão de Paris »

 

História do Panteão de Paris

pantheon paris preço
Construção ocorreu entre os anos de 1757 e 1790 | Foto: Facebook oficial.

O período de construção do Panteão de Paris ocorreu no século XVIII, entre os anos de 1757 e 1790. O rei Luís XV ficou muito doente no ano de 1744 e prometeu que se ele se curasse, ele reconstruiria a igreja, parcialmente em ruínas.

Ela já era situada no monte de Sainte-Geneviève, em Paris. Alguns anos mais tarde, em 1764, o próprio Luís XV colocou a primeira pedra para a reconstrução da igreja e o projeto é do arquiteto Jacques Germain Soufflot.

Admirador do estilo greco-romano, o famoso arquiteto neoclássico se inspirou no Panteão de Roma e nas basílicas dessa época para desenhar o futuro monumento.

Um dos seus objetivos era justamente competir com a Basílica São Pedro em Roma e a Catedral de São Paulo em Londres. A igreja foi concluída as vésperas da Revolução Francesa.

pantheon paris pendulo
Victor Hugo, Rousseau, Voltaire e Jean Moulin estão sepultados no edifício | Foto: Facebook oficial.

Sua grande cúpula e vinte e duas majestosas colunas resultam em  uma interessante mistura entre santuários góticos e templos gregos. Durante a Revolução Francesa, a até então igreja de Santa Genoveva, recebia cinzas de combatentes.

Com isso, foi transformada em uma espécie de templo. Napoleão Bonaparte manteve o status religioso do espaço enquanto que na época da Monarquia de Julho (1830-1848) o edifício se tornou laico. Em 1871, o Panteão de Paris se tornou um lugar de encontro dos insurgentes.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E, no final de 1885, com o funeral do artista Victor Hugo, a igreja Santa Genoveva se tornou definitivamente o Panteão, homenageando grandes personalidades da história francesa. Atualmente, Rousseau, Voltaire e Jean Moulin estão sepultados no edifício.

O Panteão, graças ao discurso presidencial de François Mitterrand, é conhecido também como Santuário Nacional. Hoje, ele guarda a memória daqueles que fizeram história no país e que também são destaques da Europa e do mundo.

Prático => Ônibus turístico em Paris

 

Como chegar no Panteão de Paris

panteão de paris neoclassicismo
Fica entre o Boulevard Saint-Michel (foto) e a rua Soufflot | Foto: Celette, via Wikimedia Commons.

O panteão de Paris fica situado no Quartier Latin, bem próximo ao Jardim do Luxemburgo, entre o Boulevard Saint-Michel e a rua Soufflot. Todos esses, pontos turísticos de Paris.

Levando em consideração o trânsito de Paris, que como em toda cidade grande, sofre com engarrafamentos e superlotação de estacionamentos, o transporte público  em Paris pode ser a melhor opção para ir ao Panteão.

Ainda assim, se você preferir fazer o aluguel de carro na França, existem dois estacionamentos disponíveis na Rua Soufflot: o Indigo e Soufflot-Panthéon. O desafio é encontrar uma vaga para estacionar.

Há várias linhas de ônibus disponíveis para chegar até o Panteão. Você poderá optar pelas as linhas 21, 27, 38, 82, 84, 85 ou 89. Se optar pelo metrô pegue a linha 10 na estação na estação Cardinal Lemoine e o RER B na Gare Luxemburgo.

Se você preferir visitar o Panteão de uma maneira mais ecológica, pode optar por alugar uma bicicleta. Paris possui várias ciclovias e próximo ao edifício, na rua Valette, uma estação da Vélib onde você pode alugar sua bike.

Incrível => Passeios diferentes em Paris

 

   
   

Como funciona

pantheon roma
Panteão de Paris está aberto todos os dias.

O Panteão de Paris está aberto todos os dias. De 2 de janeiro a 31 de março das 10 às 18 horas, de 1 de abril a 30 de setembro das 10 às 18h30 e de 1 de outubro a 31 de dezembro das 10 às 18h30.

Com exceção para os feriados 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro. A tarifa individual para o acesso ao Panteão é de 11,50 euros e a tarifa em grupo é de 9 euros.

Menores de 18 anos, europeus ou residentes em algum país da união europeia com idade entre 18 e 25 anos e pessoas com deficiência física e seu acompanhante não pagam entrada.

Com o Paris Museum Pass a entrada é gratuita. Mais informações sobre preços e horários estão no site oficial do Panteão de Paris.

Divertido => Excursão guiada de segway em Paris

 

O que fazer no Panteão de Paris

filosofo enterrado no panteão de paris
Fachada do Panteão é maravilhosa.

Separe de 1h30 à 2 horas do seu dia para visitar o Panteão de Paris. Já na entrada, em seu frontão triangular,coma  frase “Aux grands hommes, la patrie reconnaissante”, em português “Aos grandes homens, a pátria é grata”.

A fachada do edifício é espetacular e é sempre destaque no skyline de Paris. Seu interior é ainda mais deslumbrante e você vai se surpreender ao olhar para cima e observar a enorme cúpula inspirada na Renascença, com 83 metros de altura.

Na verdade, você descobrirá que são três cúpulas instaladas uma dentro da outra, dando a impressão ao visitante de que existe apenas uma. É possível subir na cúpula entre os meses de abril e outubro.

A vista acontece em grupos de 50 pessoas. Depois de subir 206 degraus, a 35 metros você poderá contemplar monumentos como a Torre Eiffel, a basílica Sacré Coeur, o Jardim Do Luxemburgo e a Catedral de Notre Dame.

arco do triunfo paris
Pêndulo de Foucault | Foto: Facebook oficial.

As pinturas e esculturas que adornam as paredes são fantásticas e por meio delas é possível conhecer mais sobre a história da monarquia francesa, do início do cristianismo e das guerras da Idade Média.

O pêndulo de Foucault, produzido em 1851, é um dos objetos que mais surpreende os visitantes e é um dos principais pontos de interesse do Panteão. É uma bola de metal dourado de 28kg suspenso verticalmente por um fio de 67 metros.

O pêndulo oscila constantemente e uma espécie de estilete demarca a camada fina de areia no chão que, curiosamente, nunca retorna ao mesmo local.

Esta demonstração comprova o movimento de rotação da terra. Atualmente, o pêndulo original se encontra no Conservatório de Artes e Ofícios.

panteão de paris resumo
Sepultura de Émile Zola no Panteão | Foto: Facebook oficial.

O que pode ser visto no Panteão é uma réplica de Jacques Foiret. O Panteão de Paris é o local onde descansam os grandes nomes da história francesa. Atualmente, 76 personalidades que se repousam no subsolo do Panteão.

Rousseau, Voltaire, Victor Hugo, Simone Veil, Marie Curie, Émile Zola e Alexandre Dumas são alguns dos famosos homenageados e sepultados nas criptas, no subsolo.

É interessante saber que a maioria das pessoas enterradas no Panteão, foram transferidas de outros lugares. E, apenas duas foram sepultadas diretamente no edifício. Algumas dessas personalidades possuem apenas um túmulo figurativo.

A visita aos túmulos permite aprender um pouco sobre a biografia de cada personalidade histórica, com detalhes de suas obras, vida e feitos históricos que marcaram a história da França.

Desfrute => Cruzeiro pelo Rio Sena com jantar

 

Tours e excursões para o Panteão de Paris

tours no panteão de paris
Diversos passeios passam no Panteão de Paris.

Existem alguns tours e excursões para o Panteão que podem facilitar sua visita e torná-la ainda mais interessante. O Panteão de Paris é um lugar repleto de história, arte e detalhes que merecem ser explorados minimamente.

  • Panteão Paris Tour autoguiado – Esta excursão oferece o bilhete de entrada e um guia de visitantes (em português) para quem quer fazer uma visita em seu próprio ritmo e, ao mesmo tempo, aprender muito sobre o espaço. Há a possibilidade de um tour guiado de 45 minutos disponível na parte da tarde. O áudio guia não está incluindo no pacote (3 euros). O valor do passeio é de 11,50 euros;
  • Excurção a pé Mulheres de Paris – Este passeio é uma caminha passa por alguns pontos turísticos de Paris e tem como objetivo apresentar algumas mulheres que marcaram a história da França. Com duração de aproximadamente três horas, o guia passa por alguns lugares de destaque, entre eles o Panteão, e conta um pouco sobre o percurso de personalidades como Marie Curie e Simone Veil. O valor do passeio é de 16 euros;
  • Passeio gastronômico Quartier Latin – Este passeio é pra quem quer descobrir a fantástica gastronomia francesa e ao mesmo tempo passear e conhecer um pouco mais o quartier Latin, bairro onde o Panteão está localizado. Entre diversas paradas para saborear as mais deliciosas especialidades francesas, o passeio te leva para conhecer pontos culturais importantes da Cidade Luz com um guia. O valor do passeio é de 81,64 euros.

   
   

Como ter? => Internet na França

 

Hotéis perto do Panteão de Paris

hoteis na frança
Hôtel du Jardin des Plantes | Foto: Booking.

Se você deseja se hospedar próximo ao Panteão de Paris, confira as opções de hospedagem que separei para você:

  • Europe Saint Severin-Paris Notre Dame – Localizado no quartier latin, este hotel fica a apenas 700 metros do panteão e a 350 metros da Catedral de Notre Dame. A Estação de Trem RER e Metrô Saint-Miche ficam a apenas 100 m do local, ponto estratégico para quem quer se locomover utilizando o transporte público. O valor da diária é a partir de 84 euros;
  • Quartier Latin Paris Hotel – Situado a 1km do Panteão de Paris e 1,5 km do jardim do Luxemburgo, conta com vista para o jardim e cozinha compacta. O Quartier Latin é uma boa opção pra quem gosta de cafés, arte e história. O valor da diária é a partir de 90 euros;
  • Hôtel du Jardin des Plantes – Este hotel se encontra em uma ótima localização, situada a 700 metros do Panteão de Paris, em frente ao Jardin des Plantes. Conta com café da manhã todos os dias e uma bilheteria disponível para excursões e shows na capital francesa. O valor da diária é a partir de 134 euros.

Imperdível => Tour sem fila nos museus Louvre e Orsay

 

Dicas para aproveitar o Panteão de Paris

monumentos da frança
Compre ingresso antecipadamente.

Pra quem gosta não gosta de perder tempo, é interessante comprar seus ingressos online, assim você ganhará um tempo precioso.

Programe seu horário de visita e tenha em mente que o último acesso ao Panteão acontece 45 minutos antes do horário de fechamento do monumento.

Para quem deseja aprender mais sobre o espaço, é possível adquirir um áudio guia por 3 euros, disponível em 11 línguas, para ter sua própria experiência enquanto visita o Panteão.

Se você viajar no verão europeu, é interessante saber que no dia 14 de julho o monumento abre suas portas a todos, gratuitamente. Todos os primeiros domingos entre os meses de novembro e março são igualmente gratuitos.

cidades da frança
Nos arredores do Panteão há cafés e restaurantes.

O quartier latin é um bairro que respira arte, cultura e é repleto de cafés, prato cheio para quem assim como eu, adora explorar esses simpáticos estabelecimentos na capital francesa.

Se der aquela vontade de fazer um lanchinho, a 2 minutos do Panteão o La Crêperie pode ser uma boa opção. Localizada na rua Soufflot 12 e com uma vista de tirar o folego do Panteão, o restaurante serve café da manhã, almoço, jantar e brunch.

Ótima oportunidade para experimentar os deliciosos crepes, uma das comidas típicas da França. Uma opção mais sofisticada, a 200 metros do Panteão, é o Jozi Café. Localizada na rua Valette 3, está entre os melhores cafés da cidade.

Dica => Roteiro em Paris

 

Tudo sobre o Panteão de Paris

O Panteão de Paris não está no topo da lista dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa, ainda que seja um dos monumentos mais emblemáticos da cidade.

Contudo, esta é, com certeza, parada obrigatória para todos aqueles que amam história, cultura e arte. O Panteão de Paris guarda a memória de nomes ilustres que marcaram a história da França.

A grandiosidade do espaço juntamente ao acervo cultural e artístico que o monumento abriga é impressionante. Sem dúvidas, Vale a pena reservar um tempinho da sua viagem para visitá-lo. À bientôt!

Gostou das dicas e informações contidas neste artigo? Compartilhe para que possa servir como inspiração e auxiliar no planejamento da visita ao Panteão de Paris para seus amigos.

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *