Comprar ingresso para o Museu Rodin, em Paris, vale a pena?

Comprar ingresso para o Museu Rodin, em Paris, vale a pena?

O Museu Rodin em Paris foi fundado em 1919, dedicando-se à preservação e apresentação de obras do artista, considerado o pai da escultura moderna.

A vasta coleção do museu de Auguste Rodin é distribuída entre dois locais: o Hôtel Biron (onde exibe a maioria de suas obras) e a mansão de Rodin em Meudon, também em Paris.

No total, o museu Rodin possui impressionantes 6.600 esculturas, 8.000 fotografias e um número semelhante de desenhos; além de cerca de 7.000 objetos de arte.

O local recebe cerca de 700.000 visitantes anualmente, tornando-o um dos marcos culturais mais populares de Paris. Eu como moradora da cidade te garanto que é museu que recebe cada vez mais turistas.

Rodin foi criado em meio à classe média, notado por seus pais como talentoso artisticamente; eles o matricularam, aos 14 anos, em uma escola de desenho, o que desencadeou sua vocação. Sua vida e obras tiveram seu quinhão de escândalos e mistérios.

Neste artigo, te conto tudo sobre o museu Rodin: horário de funcionamento, história, ingressos, tours guiados e curiosidades.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem França »

 

História do Museu Rodin

museu rodin em paris
Museu Rodin é um dos principais pontos turísticos de Paris.

O museu Rodin em Paris é baseado no Hôtel Biron, que conta com 3 hectares de terreno em Paris e foi concluído em 1730 pelo arquiteto francês Jean Aubert.

Rodin se mudou para o Hôtel Biron em 1908 e continuou seu trabalho até a morte. Como ficou gravemente doente em 1916, o governo da França pediu a criação de um museu para abrigar o seu trabalho.

3 anos depois, o Hôtel Biron abriu oficialmente como o museu principal, exibindo as realizações artísticas de Rodin. Saiba tudo também sobre o Museu do Louvre em Paris.

O museu Rodin inclui cerca de 400 obras de arte entre as galerias e jardins circundantes. Talvez a mais famosa das esculturas de Rodin, “O Pensador ” (1880), é exibido nos jardins opostos The Gates of Hell, uma obra que o consumiu nas últimas 3 décadas de sua vida.

Rodin morreu antes de completar esta escultura, que incorpora cenas do Inferno de Dante. Outras estátuas encontradas no jardim incluem o Balzac e os Burgueses de Calais.

o pensador rodin
O Pensador é uma das obras mais famosas de Auguste Rodin.

O artista criou muitos bustos de amigos e figuras famosas, incluindo o escritor francês Victor Hugo, o compositor austríaco Gustav Mahler e a socialite inglesa que virou escritora Vita Sackville-West. Muitas dessas criações são encontradas no museu. Conheça outros pontos turísticos de Paris.

A “Idade do Bronze” (1876), uma de suas primeiras estátuas, foi inspirada em uma viagem à Itália, onde Rodin estudou as esculturas do artista renascentista italiano Michelangelo.

Enquanto que a polêmica estátua de mármore “O beijo” (1886), antes considerada inadequada para exibição pública, é hoje uma peça central do museu.

Rodin também coletou as obras de outros artistas notáveis da Europa ​​em sua época, incluindo Vincent van Gogh, Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir, e essas obras estão alojadas no museu.

O museu também inclui uma sala dedicada às obras do escultor francês Camille Claudel, que era aluna e amante de Rodin. Certamente é uma ótima dica para visitar, principalmente nos dias de chuva em Paris.

Agora um pouco mais sobre o ilustre Rodin: ele foi filho de um funcionário da Préfecture de Police de Paris e de uma ex-costureira, Auguste Rodin cresceu em um bairro operário de Paris conhecido como Mouffetard.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Ingresso para Museu Rodin

museu rodin ingresso
Ingresso para conhecer estas e outras obras custa 12 euros | Foto: Rodin Museum.

O valor integral do ingresso do Museu Rodin é 12 euros. Existe a tarifa reduzida de 9 euros, somente para moradores nos países de União Européia de 18 à 25 anos.

Existe um desconto se você comprar os bilhetes juntos para o Museu Rodin e o Museu d’Orsay, o qual é imperdível também. Você pagara nesse caso 21 euros.

O audioguia com várias línguas disponíveis – inclusive em português – é vendido à 6 euros, independente do tipo de ticket que você comprará. Confira qual moeda levar para a França e dicas para economizar.

Você poderá comprar o ingresso tanto pessoalmente quanto pelo site oficial.

  • Horário de funcionamento: de terça à domingo das 10 horas às 6 horas e 30 minutos.
  • Endereço: 77 Rue de Varenne, 75007 Paris.

Tudo sobre => Museus em Paris

 

Tours guiados pelo Museu Rodin

museu rodin tickets
Escolha um tour para aproveitar melhor o local | Foto: Rodin Museum.

Como eu sempre digo, nada melhor do que conhecer um monumento ou um museu com um guia. Sendo assim, você conhecerá profundamente o lugar que está visitando fazendo que tudo fique mais interessante.

Vou indicar 3 tours que eu acho imperdíveis e que te farão evitar as filas no Museu Rodin:

   
  • Tour particular de 2 horas no Museu Rodin: nesse tour, você conhecerá o Museu Rodin por 2 horas com um guia especializado em inglês ou alemão. O guia explicará tanto sobre a biografia de Rodin quanto sobre as suas magníficas obras.
  • Visita ao Museu Rodin em Paris: nessa opção, você também conhecerá o Museu Rodin com um guia turístico profissional em grupo de 2 horas.
  • Visita guiada ao Museu Rodin: aprenda muito sobre Rodin e suas obras com um guia especialista em um passeio de 1,5-2 horas pelo museu; com o diferencial de poder visitar em grupos pequenos ou particulares.

Até 6 dias => Paris Museum Pass

 

Curiosidades do Museu Rodin

1. Os críticos pensaram que Rodin trapaceou

museu rodin obras
Assinatura de Rodin em uma das obras do museu | Foto: José Renato Venâncio Resende, via Wikimedia Commons.

Como ele era um jovem escultor, lutando para criar um nome, Rodin era um trabalhador esforçado. Trabalhava ao lado de escultores famosos e também tinha uma paixão por esculpir modelos nus. Confira as principais curiosidades da França.

Na ocasião de uma feira de artistas na Bélgica, ele esculpiu uma obra de arte chamada “A Era do Bronze”. O modelo usado para a estátua era seu amigo Auguste Neyt.

O realismo e o detalhamento do trabalho foram de tal ordem que muitas críticas surgiram ao exibir a estátua. Segundo esses críticos, esse realismo não era possível.

Logo, começou a circular o boato de que Rodin havia moldado sua estátua diretamente no corpo da modelo. Alguns até mencionaram que foi moldado em um cadáver! Invejsoso, rs.

Desfrute => Passeio de barco no Rio Sena

 

2. Rodin falhou no teste de escultura 3 vezes!

o que tem no museu rodin
Rodin é o maior escultor que a França já teve | Foto: Rodin Museum.

Atualmente, Auguste Rodin é conhecido mundialmente como um dos maiores escultores que já existiram. Apreciado ou não, sua reputação e talento são amplamente reconhecidos no mundo das artes; no entanto, nem sempre foi verdade.

Mesmo entrando muito cedo para o mundo das artes, aos 17 anos, depois de perceber que adorava esculpir, Rodin fez o exame de admissão na Academia Francesa de Belas Artes. Entenda como funciona o transporte público em Paris.

Ele passou no teste de desenho com facilidade, mas ironicamente, falhou no de escultura em três oportunidades. O próprio talento que o tornou famoso não foi reconhecido pela prestigiada instituição.

O júri censurou a ele que sua arte não era convencional o suficiente. Lembremos que o neoclassicismo era a norma naquela época.

Como ter? => Internet na França

 

3. Rodin e o seu relacionamento conturbado…

dicas de museus em paris
Escultura do rosto de Camile está no local | Foto: Rodin Museum, via Wikimedia Commons

Auguste Rodin conheceu Camille Claudel, uma mulher que abalou completamente a sua vida. A jovem que também era escultora, rapidamente se tornou uma amiga íntima dele, se tornando assim a sua pupila; depois de um tempo, os dois escultores se apaixonaram e se tornaram amantes.

Em sua arte, a paixão os ajudou a desafiar um ao outro e a melhorar profissionalmente. Devido a uma diferença de quase vinte anos entre os dois, eles tiveram que esconder o relacionamento, o que eventualmente os levou ao rompimento quase dez anos depois. Leia tudo também sobre a Torre Eiffel em Paris.

Relatam também que o relacionamento também era abusivo, cheio de brigas e ciúmes, influenciando ainda mais o seu término. Camille tinha os seus trabalhos constantemente comparados aos de Rodin, então ela se transformou em uma profunda paranóica em relação ao seu ex-amante.

Ela estava convencida de que Rodin conspirou contra ela e contra seu trabalho e que, se sua arte não foi aclamada, foi porque ele impediu os críticos de fazê-lo. Dizem que ela até o espionava com frequência; a musa de Rodin passou os últimos anos de sua vida em um hospital psiquiátrico…

Sem fila => Ingresso para 2º andar ou topo da Torre Eiffel

 

   

4. Rodin descreveu cenas sexuais explícitas

o beijo rodin
Escultura O Beijo inspira casais apaixonados | Foto: Rodin Museum.

Rodin, um admirador das mulheres, desenhou um vasto conjunto de desenhos eróticos femininos; o artista fez milhares deles, organizados em categorias. Estas relíquias ressurgiram depois que ele morreu. Conheça as cidades perto de Paris.

Buscando renovação artística, Rodin evitou os tradicionais desenhos nus e fez cenas sexuais bastante explícitas, sendo que o foco era principalmente nos corpos e nenhum desses desenhos permite ao espectador adivinhar quem são essas mulheres e quantas são.

Só podemos concluir que esses desenhos explícitos são outra prova do gosto do artista pelas mulheres e pela sexualidade.

Prático => Aluguel de carro na França

 

5. Rodin nunca terminou Gates of Hell

the gates of hell rodin
The Gates of Hell é a principal obra de Rodin | Foto: Emw, via Wikimedia Commons.

Com toda certeza, “The Gates of Hell” é a principal obra de arte de Rodin. Ele trabalhou nisso ao longo de sua carreira e o considerou inacabado.

Esta peça monumental, que deveria adornar o portão de entrada principal de um projeto do Museu de Artes Decorativas no local atual do Museu de Orsay, foi encomendada pelo Secretário de Estado das Belas Artes.

O projeto do Museu de Artes Decorativas foi cancelado, mas Rodin se recusou a desistir de anos de trabalho e continuou trabalhando na peça, para finalmente expô-la em 1900, durante a Exposição Universal de Paris.

Supostamente moldado em bronze, o trabalho original em gesso do Gates of Hell é exibido no Museu Orsay. Várias versões em bronze foram criadas e expostas em museus ao redor do mundo.

Conheça => Ingresso para o Museu de Orsay com acesso prioritário

 

Conheça o museu Rodin em Paris

O imperdível museu Rodin dispõe de esculturas, desenhos e outras obras do artista francês Auguste Rodin. Instalado no Hôtel Biron que fora o estúdio do escultor nos últimos anos de sua vida.

Sem dúvida o mais famoso escultor francês, Auguste Rodin marcou uma virada na história da escultura e da arte. Sua incontestável herança artística ainda é exposta em todo o mundo e você pode explorar sua vida em profundidade no Museu Rodin.

Quem nunca ouviu falar ou viu a incrível escultura nomeada de “O Pensador”? Com isso, acho te convenci que vale a pena visitar ao museu Rodin durante o seu roteiro em Paris.

Ah! Para concluir este artigo, não posso deixar de fazer uma citação do Auguste Rodin: “Não há realmente nenhum estilo elegante, nenhum desenho bonito, nem cores agradáveis: há apenas uma beleza, a da verdade sendo revelada”. Salut!

E você, tem mais alguma dúvida sobre o Museu Rodin? Já esteve em paris e tem mais dicas? Deixe sua resposta nos comentários!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *