Ópera Garnier em Paris: ingressos, tickets e dicas

por Bruna Correia

Ópera Garnier em Paris: ingressos, tickets e dicas

A Ópera Garnier, situada no Palácio Garnier, é uma das construções mais majestosas de Paris e um dos monumentos mais importantes da cidade.

Foi desenhada em 1860 pelo arquiteto Charles Garnier e inaugurada em 1875. Além da sua fachada suntuosa, a decoração do seu interior é lindíssima e impressiona com a mistura vários estilos como o barroco e o renascimento italiano.

Esta bela construção, de estilo neobarroco foi inspiração para uma das obras mais famosas do mundo: O fantasma da ópera.

Hoje, parte integrante da paisagem da capital da França, ela se tornou palco de diversos espetáculos e cenário de alguns dos balés mais prestigiados do mundo.

O Palácio Garnier é, sem dúvidas, um monumento imperdível em Paris. E se você vai para Cidade Luz e busca mais informações sobre a Ópera Garnier, como preço dos ingressos, dicas para visita e programação, continue a leitura deste artigo, pois preparei um guia completo para você.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris: bairro a bairro

Seguro viagem para a França: qual é a cobertura obrigatória? »

 

Mapa da Ópera Garnier

A Ópera Garnier fica dentro do Palácio Garnier, no 9° arrondissement de Paris, França na margem direita do rio Sena. Em seu belíssimo interior você encontra vários pontos de destaque para admirar.

A Grand Escalier, que é a grande escada central, é muito imponente e chama atenção com seus belos mármores de diferentes cores e pinturas.

Os “Foyers”, Grand Foyer e Petit Foyer, também se destacam e é onde você poderá observar maravilhosos mosaicos. Sem falar da sala de espetáculos que é lindíssima, toda decorada em tons de vermelho e dourado.

O seu teto, uma tela monumental de 220m² produzida por Chagall em 1964, é um dos pontos que mais chamam atenção na sala.

O espaço também possui um museu-biblioteca, que no primeiro andar é uma sala de exposições e o no segundo andar uma sala dedicada a leitura.

CLIQUE AQUI para agendar passeios na Ópera Garnier »

 

História da Opera Garnier

opera garnier tickets
Ópera Garnier foi terminada em 30 de dezembro de 1874.

A história da construção da Ópera Garnier começa com a decisão de Napolão III de criar um novo edifício para ópera, na época da grande reforma urbana de Paris. Dessa forma, em 1860 foi aberto um concurso em que mais de 170 arquitetos apresentaram seus projetos.

O projeto do jovem arquiteto, ainda desconhecido, Charles Garnier de 35 anos, foi o vencedor. Dessa forma, Garnier foi o encarregado da construção do espaço. A obra da ópera passou por um longo período de construção, devido a diversos acontecimentos.

O resultado destes incidentes fez com que sua inauguração acontecesse apenas em 1875. Durante a Guerra Franco-Alemã de 1870-1871 a obra foi interrompida e o espaço, ainda inacabado, serviu como loja. A continuação da obra se dá ao fim da guerra.

A construção, por vezes, se mostrou mais cara do que o previsto e os fundos que deveriam ser investidos na construção da ópera eram dirigidos a outras obras da cidade, como o Hôtel-Dieu. Um episódio de incêndio em outubro de 1873, destruiu a Ópera Le Peletier.

opera garnier ingressos
Projeto do arquiteto Charles Garnier foi escolhido em concurso.

Isso acabou contribuindo para que as obras da Ópera Garnier fossem aceleradas. Assim, investimentos financeiros suplementares foram concedidos para que Charles Garnier pudesse concluir a obra o mais rápido possível. Napoleão também contribuiu com suas ideias para que ocorressem atrasos no projeto.

Ele determinou a construção de uma avenida que ligasse o Palácio des Tuileries à nova ópera. Várias casas foram destruídas e famílias foram expropriadas para ceder aos caprichos do Imperador e concluir a construção da avenida. O Palácio de Tuileries foi destruído por um incêndio em 1871.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E o que sobrou foi seu belo jardim que conhecemos hoje como o Jardin de Tuileries, um dos melhores parques de Paris. O Barão Haussmann, que orquestrou a obra da Ópera Garnier junto a Napoleão sofre, até hoje, várias críticas por ter destruído o bairro para a construção da avenida e apagado parte importante da antiga Paris.

A obra da ópera foi estimada em 15 milhões de francos, mas seu custo total, foi de 36 milhões de franco, aproximadamente 330 milhões de euros. Finalmente, a construção da Ópera Garnier foi terminada em 30 de dezembro de 1874 e sua inauguração aconteceu em 5 de janeiro de 1875.

 

Como chegar na Ópera Garnier

opera garnier preço
Estação Ópera, do metrô | Foto: Cristian Bortes, via Wikimedia Commons.

A Ópera Garnier fica localizada no Centro de Paris, 9° arrondissement da cidade. É muito fácil chegar até ela com o transporte público.

A estação mais próxima do Palácio Garnier é a estação Ópera e você pode pegar as linhas do metrô 3,7 e 8 para chegar até lá.

Se preferir, pode pegar a linha 9 do metrô que para na estação Chaussée d’Antin – La Fayette. A linha A do RER também é uma opção para chegar até a ópera.

Se você já está passeando por Paris e prefere chegar até lá a pé, é fácil se baseando por alguns pontos históricos da cidade. Do Louvre você vai andar aproximadamente 17 minutos até chegar ao seu destino.

Já a partir do Centre Pompidou é preciso fazer uma caminhada de 30 minutos. O endereço: Place de l’Opéra, 75009 Paris.

 

Como funciona

dicas de Paris
Além de assistir espetáculos, é possível visitar o interior da Ópera Garnier.

Além de assistir aos seus espetáculos, é possível visitar o interior da Ópera Garnier, assim como qualquer outro monumento de Paris. O horário de funcionamento é de 10 às 17 horas, todos os dias. O preço dos tickets dos para espetáculos varia de acordo com a produção. Confira a programação no site oficial.

Existem diferentes tipos de visitas e os preços dos tickets variam de acordo com elas. A visita autônoma propõe a descoberta do Palácio Garnier de forma independente.

   

Os preços dos ingressos variam entre 12 e 14 euros para adultos e a tarifa reduzida varia entre 8 e 10 euros. Há a possibilidade de visitas guiadas, em que os preços variam entre 17 e 21 euros, além de visitas em grupo.

O que fazer => Paris no dia a dia

 

 O que fazer na Opera Garnier

frança
Fachada já chama a atenção.

Visitar a Ópera Garnier significa fazer uma viagem para Paris do século XIX. A visita desse monumento começa já em seu exterior com sua fantástica fachada, que é praticamente um museu a céu aberto com a presença de suas lindas esculturas.

O que me chamou atenção, no primeiro olhar para a Ópera Garnier, além dos seus lindos e complexos detalhes arquitetônicos, foi seu telhado abobadado e os detalhes em dourado na parte superior da construção. É muito impactante sair da estação de metrô Ópera e se deparar com tamanha imponência.

Em seu interior, os visitantes são recebidos pela “La pythie”, estátua feita por Adèle d’Affry, duquesa de Castiglione-Colonna. Uma vez na bela escadaria, composta por mármore branco, verde e vermelho, observe o teto para conferir os trabalhos do pintor Isidore Pils.

roteiro em paris
Área interna da Ópera Garnier.

A sala de espetáculos surpreende pela sua grandiosidade e decoração suntuosa em vermelho e dourado. Tire um tempo para observar a riqueza dos detalhes do lugar, com todas as suas esculturas, pinturas e mosaicos.

Acredite, toda a descrição aqui não faz jus a real beleza do lugar. Além de visitar o interior deste majestoso edifício e observar um pouco de todo o luxo e riqueza que ele reflete desde o século XIX, você pode se organizar para assistir um espetáculo.

Para garantir os melhores preços é sempre bom comprar seu ingresso com antecedência, já que as tarifas podem ser um pouco salgadas. A temporada cultural começa em setembro e é nesta época que os ingressos começam a ser vendidos.

pontos turísticos de Paris
Detalhe do teto.

Existe toda uma organização para a venda de ingressos na qual o primeiro lote são os “abonnements”, que representam um conjunto de 4 ou 5 espetáculos. Logo em seguida, os outros ingressos são colocados à venda. Então, se você se interessa por este programa, é importante acompanhar a programação.

Se houver disponibilidade de ingressos na última hora, pode haver promoção nos ingressos para menores de 28 anos e maiores de 65 anos. Há também descontos de 10% para espetáculos diurnos no sábado e noturnos na segunda.

É possível comprar os ingressos diretamente nos guichês da Ópera Garnier. O horário de abertura dos guichês vai de 11h30 até 18h30. Comprando pela internet você pode retirar seus tickets com 45 minutos de antecedência nos guichês ou recebê-los diretamente em casa.

 

Tours e excursões para a Ópera Garnier

Tours para a Ópera Garnier
Há diversos passeios no local | Foto: Falcon® Photography, via Wikimedia Commons.

Uma das formas de conhecer a Ópera Garnier é por meio de excursões. Vários tours são propostos pra quem quer explorar esta que é considerada a ópera mais bonita do mundo. A seguir selecionei algumas opções de excursões pra você:

  • Tour privado à Ópera Garnier e passagens cobertas – Esta visita inclui o acesso a todas as áreas abertas ao público e o passeio abrange 5 passagens secretas localizadas na margem direita, e seu guia vai evocar o período romântico partilha de contos divertidos de uma época passada. Dura 5h30. O valor da excursão é a partir de 706 euros por grupo de até 5 pessoas;
  • Excursão Ópera Garnier com Guia Especializado – Pra quem quer descobrir a Ópera Garnier a fundo e de maneira mais informativa, este passeio oferece uma visita com duração de 90 minutos, com um guia especializado passando pelos principais pontos de interesse do espaço. Os guias falam inglês e espanhol. O valor desta excursão é a partir de 17 euros por pessoa;
  • Excursão Noturna Ópera Garnier – Uma outra opção muito interessante é a excursão noturna pela Ópera Garnier. A visita permite desvendar os mistérios da ópera, a partir de uma perspectiva diferente das visitas diurnas. Conta com guias especializados que falam inglês e francês. O tour passa pelos mesmos pontos de destaque dos passeios anteriores. O valor desta excursão é a partir de 21euros.

 

Hotéis perto da Opera Garnier

hotel em Paris
Hôtel Diva Opera | Foto: Booking.

O 9° arrondissement em Paris é conhecido pela sua grande oferta cultural. Além da Ópera Garnier, o bairro conta com cinemas, teatros e museus. Além de ser uma região muito bem servida no que se diz respeito aos transportes públicos.

Por possuir uma localização privilegiada, o ponto negativo talvez seja os preços elevados. Se você deseja se hospedar no 9° arrondissement, próxima a Ópera Garnier, confira as opções de hospedagem que selecionei para você:

  • Hotel Opera Deauville – O hotel Opera Deauville fica localizado a menos de 1km da Ópera Garnier e a 10 minutos a pé da Galeries Lafayette e do Moulin Rouge. É uma ótima opção pra quem quer fazer compras. O preço da diária é a partir de 76 euros;
  • Hotel Victor Massé – Além da proximidade de menos de 1km da Ópera Garnier, o Hotel Victor Massé, se situa a 15 minutos a pé da Basílica Sacré Coeur, e a 240 metros da Estação de Metrô. O preço da diária é a partir de 95 euros.
  • Hotel Diva Opera – O Hotel Diva Opera se situa perto dos Grands Boulevards e fica situado a apenas 1km da Ópera Garnier e a 1,5km do Museu do Louvre. O preço da diária é a partir de 104 euros.

 

Dicas para aproveitar bem a Opera Garnier

restaurante em Paris
Coco Paris | Foto: Site oficial.

A Ópera Garnier merece uma visita em qualquer época do ano. Contudo, para assistir um dos seus espetáculos, a melhor estação, é sem dúvidas, o inverno. No verão a programação fica mais reduzida e os parisienses saem da cidade.

O inverno é a época em que eles se apropriam da programação cultural da cidade. Inclusive, se você estiver em solo francês no final do ano, confira o calendário da ópera, pois há sempre espetáculos voltados para as festas natalinas.

Instalada no interior da Ópera Garnier, a Galerie de l’Opéra de Paris é uma livraria-boutique, filial da Galeries Lafayette.

   
passeios em Paris
Galeries Lafayette | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Ela reúne uma biblioteca, um espaço com jogos educativos para crianças e uma seleção de objetos relacionados à arte lírica e ao mundo do balé.

Vale a pena uma visita! Se você quer ter uma experiência gastronômica no coração da Ópera Garnier, saiba que é possível. Após 150 anos da sua inauguração o restaurante Coco Paris se instalou no Palácio Garnier, trazendo ainda mais elegância ao espaço.

O Restaurante Coco é um mergulho na antiga Paris, uma vez que ele traz à tona o requinte e a leveza dos anos 20 em sua decoração. A cozinha é orquestrada pelo chef Julien Chicoisne, com várias opções que vão do simples ao refinado, mas, que cabem dentro do bolso.

 

Curiosidades da Opera Garnier

dicas de passeios na França
Lenda inspirou história do Fantasma da Ópera.

Há algumas histórias e superstições curiosas sobre a Ópera Garnier. A mais famosa dela é a história de um acidente que teria acontecido em 1896, durante uma apresentação de Faust.

Diz a lenda que durante o espetáculo, o contrapeso do grande lustre na sala de espetáculos, que pesava sete toneladas, caiu sobre os espectadores. O acidente causou muitos feridos e uma pessoa morreu: uma mulher que estava sentada na cadeira número 13.

Isso gerou uma série de superstições e, por muito tempo após o acidente, pessoas relataram ouvir barulhos e sussurros vindos dos camarins. Toda essa história serviu de inspiração a Gaston Leroux, que escreveu o livro “O fantasma da ópera”.

A criação de uma avenida que ligasse a ópera ao Palácio de Tuileries foi um capricho de Napoleão que, por sinal, expropriou várias pessoas de suas casas. Charles Garnier, com o objetivo de destacar sua construção, fez somente uma exigência.

o que fazer em Paris
Arquiteto não quis árvores na rua | Foto: Wouter Hagens, via Wikimedia Commons.

Ele não queria que nenhuma árvore fosse plantada nas margens da avenida. Dessa forma, nada poderia atrapalhar a visão dos passantes! Curiosamente, ainda hoje, esta é a razão pela qual você não vê nenhuma árvore nesta avenida. A construção da Ópera Garnier foi marcada por vários incidentes que atrasaram a obra.

Um deles foi a descoberta, durante as escavações, de um solo inadequado e pantanoso, o que prejudicaria a obra. Para resolver o problema de infiltração, Garnier criou uma caixa de concreto cheio de água, praticamente um “lago” debaixo da ópera, para suportar a pressão da água e distribuir melhor o peso do edifício.

Atualmente, os bombeiros utilizam do “lago” para fazer seus treinamentos de salvamento de pessoas inundadas. O lago também serve como reservatório para o caso de incêndio. O idealizador da Ópera Napoleão III, não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído.

Exilado na Inglaterra, ele morreu em 1873 e a inauguração da ópera ocorreu em janeiro de 1875. Nessa época, o governo francês era presidido pelo governador Mac Mahon, que era conservador e fazia inúmeros esforços para destruir todos os vestígios do Segundo Império.

Sendo assim, Charles Garnier não foi nem ao menos convidado para a inauguração da ópera, tendo que pagar pelo seu lugar para participar do evento.

 

Tudo sobre a Ópera Garnier

A Ópera Garnier é um marco importante na história da Europa e um dos monumentos incontornáveis de Paris.

Conhecer seu interior te transportará para o passado luxuoso da Cidade Luz, marcado por várias memórias, história e muita arte.

Espero que todas as informações e dicas que eu trouxe neste artigo possam te ajudar a planejar sua visita à França! À bientôt!

E você, o que achou da Ópera Garnier? Já esteve no local e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *