Jardim de Luxemburgo: o que fazer, horário e dicas

por Bruna Correia

Jardim de Luxemburgo: o que fazer, horário e dicas

Situado no quartier latin, o Jardim de Luxemburgo é um dos mais belos espaços verdes no coração de Paris.

A origem do belo jardim se deu em 1612, quando Marie de Médicis decidiu construir um palácio cercado por um jardim suntuoso.

Daí em diante, o jardim de Luxemburgo passou por diversas transformações até chegar ao seu layout atual.

O Jardim de Luxemburgo é disparado o meu jardim favorito de Paris e é um dos lugares mais populares entre franceses e turistas que visitam a capital da França. Ele tem por 23 hectares dos quais 21 são abertos ao público.

Além de um grande espaço verde com árvores, muito florido na primavera e no verão, lagos, várias esculturas, estátuas e cadeiras de metal para relaxar, você ainda tem a possibilidade de fazer diversas atividades esportivas e até mesmo alguns cursos.

Se você viajará para a Cidade Luz e quer saber mais sobre esse ponto turístico imperdível de Paris, se é grátis, o que fazer perto do jardim, continue a leitura deste artigo pois separei algumas informações e dicas pra você!

Planeje sua viagem => Melhores bairro de Paris para turistas

Seguro viagem para França: qual fazer?»

 

Mapa do Jardim de Luxemburgo

O Jardim de Luxemburgo, localizado no 6° arrondissement entre o Quartier Latin, Saint-Germain des Prés e Montparnasse é o jardim preferido dos parisienses. Com certeza, o fato de ser um jardim lindíssimo coopera para esta escolha.

Contudo, o espaço concentra várias opções de entretenimento, além de sua área verde contornada por belíssimas flores, que resultam num visual de tirar o fôlego.

Por isso, o Jardim de Luxemburgo faz parte da lista do Quero Viajar Mais dos melhores parques da cidade.

Em 1830, um laranjal foi construído no jardim e atualmente, durante o inverno, ele abriga 180 árvores das quais algumas possuem mais de 250 anos.

Em seguida, foi adicionado um pomar, um jardim de rosas, 3 estufas que contam com 400 espécies de orquídeas, hortênsias e begônias, além de um apiário.

O espaço é dividido em dois estilos de jardim: um no estilo francês e o outro no estilo inglês. No jardim francês a vegetação é regular e geométrica e possui vários elementos de contemplação além da vegetação como esculturas, estátuas, chafariz etc.

Já a parte inglesa possui como característica principal a assimetria e a falta de ordenamento da vegetação. Neste jardim as plantas crescem sem intervenção e o objetivo principal é a valorização da natureza.

Os dois jardins são separados por uma floresta e um grande lago.

jardim de luxemburgo quartier latin
Jardim na primavera | Foto: Rdevany, via Wikimedia Commons.

Um total de 106 estátuas e duas fontes esculpidas, a Fonte Médici e o Monumento a Eugène Delacroix de Jules Dalou, estão espalhadas pelo jardim. O lindo palácio construído juntamente com o jardim, sedia o senado francês desde 1799.

O Petit Luxembourg, construído no século XVI, é a residência do Presidente do Senado desde 1825, mas não é possível vê-lo pois ele se situa dentro de um pátio fechado.

Para os amantes de arte, o jardim conta com o Museu du Luxembourg, 20 estátuas de mulheres ilustres e rainhas da França.

Há ainda um coreto e o pavilhão Davioud, que recebe algumas exposições no verão. Para quem viaja para com crianças, o jardim é o lugar ideal para ir passear com os pequenos. Possui playground, carrossel, passeios de pônei, teatro de marionetes entre outros.

E para quem quer se exercitar, há quadra de basquete, 6 quadras de tênis, 4 espaços para jogar pétanque (jogo típico francês) e mesas de xadrez.

Assim, além de um espaço para entrar em contato com a natureza e relaxar em pleno coração de Paris, o jardim do Luxemburgo é também um espaço cultural e de encontro.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

CLIQUE AQUI para agendar passeios ao Jardim de Luxemburgo »

 

História do Jardim de Luxemburgo

jardim de luxemburgo paris horário de funcionamento
Gravura antiga | Foto: Reprodução/Site oficial.

Em 1612, Marie de Médicis, esposa do rei Henrique IV, após o assassinato do seu marido, decidiu se mudar do Louvre. Assim, em busca de tranquilidade, decidiu adquirir um terreno para construir um palácio e um grande jardim.

Ao longo do tempo, algumas áreas próximas ao palácio foram adquiridas no intuito de aumentar a área dos jardins, que tinham inspiração italiana, no estilo florentino. Após Marie de Médicis, os próximos proprietários fizeram diversas mudanças no espaço.

Em algumas ocasiões ele chegou a ficar abandonado. Na época da Revolução Francesa, o Palácio de Luxemburgo acabou servindo como prisão, enquanto que na Segunda Guerra Mundial foi usado por alemães como quartel.

Contudo, o layout atual do jardim de Luxemburgo, foi concretizado no final do Segundo Império e foi orquestrado por Haussmann na época da Reforma Urbana de Paris.

 

Como chegar no Jardim de Luxemburgo

roteiro jardim de luxemburgo
Estação Luxembourg | Foto: David Monniaux, via Wikimedia Commons.

Chegar no Jardim de Luxemburgo é muito fácil com a grande oferta de transporte públicos de Paris.

As estações mais próximas dos jardins são: a estação Luxembourg, Mairie Du Ve – Pantheon, Theatre De L’Odeon, Senat e Auguste Comte.

Para ir até o Jardim do Luxemburgo é possível usar o metrô, ônibus, o RER ou trem.

   

Algumas das linhas que param nas proximidades do jardim:

  • Métro: station Odéon – Linhas 10,12 e 4
  • RER – RER B
  • Onibus – 38, 63,82,84
  • Trem – N

Se estiver passeando na capital francesa e quer ir andando até os jardins, você pode se localizar por meio de alguns atrativos de Paris, pois o jardim do Luxemburgo fica bem pertinho do Panteão (em breve), apenas 659 metros; a 632 metros do Musée Cluny e a cerca de 1km da Capela Santa.

 

Como funciona

dicas de paris
Entrada para o jardim é gratuita.

A entrada no Jardim do Luxemburgo é gratuita para todos. O horário de funcionamento do espaço varia de acordo com a estação. A abertura varia de 07h30/8 horas e o fechamento 16h30.

O horário é estendido até as 21h30 nas estações em que as noites são mais longas. Há a possibilidade de conhecer os jardins por meio de visitas guiadas, orientadas por um jardineiro que trabalha no local.

Algumas atividades voltadas para as crianças são pagas, bem como o acesso ao parque infantil.

 

O que fazer no Jardim de Luxemburgo

o que fazer perto do jardim de luxemburgo
Relaxe e faça um piquenique nos jardins | Foto: David Monniaux, via Wikimedia Commons.

Há uma infinidade de coisas para se fazer neste que considero o jardim mais bonito da Cidade Luz. Se você vai para Paris na primavera ou curtir o verão, existem ainda mais formas de aproveitar esse espaço à la française.

A primeira vez que visitei o jardim do Luxemburgo, fiquei muito encantada e impactada com a beleza das flores. Em um primeiro momento, foram elas que me chamaram mais atenção e tive a sensação de nunca ter visitado um espaço verde tão bonito como aquele antes.

Há uma variedade grande flores, o que deixa o espaço muito colorido e orna perfeitamente bem com todas as estátuas, esculturas, lago e o belo palácio. Relaxar na grama e fazer um piquenique nos jardins é uma das melhores e mais agradáveis atividades.

Porém, existe uma área delimitada para tal atividade e nos meses mais quentes, achar um espaço na grama pode ser complicado devido à alta concorrência.

Mas, há bancos e as famosas cadeirinhas de metal do jardim, que também são uma excelente opção para relaxar e aproveitar o espaço.

Caminhe pelo jardim para conhecer a variedade de plantas, esculturas, fontes e estátuas que fazem do jardim um verdadeiro museu ao ar livre.

O jardim botânico de Luxemburgo conta com um pomar, um laranjal com uma coleção de mais de 180 plantas como tâmaras, romãs, laranjas, 3 estufas com uma coleção de 400 espécies de orquídeas.

pontos turisticos de paris
Palácio do Luxemburgo abriga o museu.

Além disso, há uma escola de horticultura nos jardins que foi criada em 1809. E oferece cursos gratuitos ao público.

Aulas de floricultura, ioga e ginastica também são oferecidas no espaço. Tire um tempo para apreciar a Fontana Médicis, que é um dos destaques do jardim.

Foi encomendada por Catherine de Médici e possui estilo italiano, que confere um charme especial ao lugar.

O palácio do Luxemburgo fica localizado na parte norte do jardim e é rodeado por lindíssimas flores por toda parte. Seu interior foi reformado para a instalação de um novo salão senatorial.

O espaço é aberto para visita nos dias de Journées du Patrimoine (Jornadas Europeias do Patrimônio) ou, fora isso, apenas com o convite do senador.

O Museu de Luxemburgo é um dos primeiros museus do país e foi aberto em 1750. Em um primeiro momento ele foi instalado no Palácio do Luxemburgo e desde 1884.

Atualmente, o Museu de Luxemburgo abriga exposições temporárias. Se você curte esse tipo de passeio, não esqueça de de incluí-lo no seu roteiro. Para crianças, o jardim do Luxemburgo oferece várias atividades.

passeios na frança
Fontana Médicis | Fonte: Francis Bourgouin, via Wikimedia Commons.

No local há playground, carrossel (criado por Charles Garnier, arquiteto da Ópera Garnier – em breve), passeios de pônei e teatro de marionetes, que é o maior da França. Para mais informações sobre a programação do teatro acesse o site do Teatro de Marionetes de Luxemburgo.

Os míticos barquinhos a vela no lago fazem a alegria das crianças e adultos. Esta é uma tradição parisiense que passa de geração para geração.

Para os esportistas existem quadras de basquete e de tênis disponíveis, além de mesas de xadrez e espaços para jogar peteca.

   

Além de ser um ponto estratégico para um descanso merecido após um dia explorando Paris, o Jardim do Luxemburgo tem atrações e atividades imperdíveis para quem está de visita a capital francesa.

 

Tours e excursões ao Jardim de Luxemburgo

tours na frança
Diversos passeios de Paris passam pelo jardim.

Uma outra forma de explorar o jardim de Luxemburgo é por meio de excursões e tours.

Essa é uma opção interessante para quem quer descobrir o lugar de uma maneira mais informativa ou, até mesmo, combinar a visita ao jardim com outros pontos de interesse pela cidade.

A seguir, algumas opções de excursões que selecionei para você:

  • Excursão a pé – Mulheres de Paris – Esta excursão é um passeio muito interessante para quem deseja conhecer mais sobre as mulheres francesas importantes na história. Entre vários lugares no trajeto do passeio, o Jardim de Luxemburgo se destaca com 20 estátuas de rainhas e mulheres ilustres. Durante a caminhada, você aprende um pouco sobre essas mulheres que marcaram a história francesa.
  • Visita Guiada dos Destaques Culturais Parisienses – Este passeio engloba a descoberta de vários pontos turísticos de Paris e um pouquinho do modo de vida dos parisienses. Você vai explorar as ruas medievais da cidade, conhecer Saint Germain que é uma área badalada de Paris e fazer uma pausa no Jardim de Luxemburgo antes de continuar o passeio com um guia local.
  • Excursão Particular em Citroen 2CV Vintage – Para quem quer visitar a cidade com estilo e de uma forma inusitada, a excursão particular em um Citroen Vintage pode ser uma boa opção! Esse passeio te leva pra conhecer os principais monumentos, museus e jardins, incluindo o jardim de Luxemburgo com um guia em um carro clássico.

 

Hotéis perto do Jardim de Luxemburgo

hoteis em paris
Hotel de Nesle | Foto: Booking.

Se você deseja se hospedar nas proximidades do Jardim de Luxemburgo, confira algumas opções de hospedagem que selecionei para você:

  • Hôtel Stanislas – Esse hotel possui um dos melhores custo-benefício do 6° arrondissement. É um hotel simples, bem localizado e fica a apenas 450 metros do Jardins do Luxemburgo.
  • Tonic Hotel Saint Germain des Prés – Hotel bem localizado, a 250 metros do Odéon, a 1km do Museu do Louvre e a 350 metros do Jardim do Luxemburgo.
  • Hotel de Nesle – Esse hotel possui ótima localização para quem quer explorar a região a pé. Se situa 15 minutos a pé da Catedral Notre Dame, a 10 minutos do Louvre e a 900 metros do Jardim de Luxemburgo.

 

Dicas para aproveitar o Jd. de Luxemburgo

dicas da frança
Para uma refeição mais elaborada, o restaurante Le Petit Medicis é uma excelente opção.

Dentro do Jardim de Luxemburgo você encontrar algumas opções de restaurantes e brasseries para comprar alguns snacks, lanches rápidos e matar a fome. Contudo, como já é de se esperar em lugares turísticos, os preços são bem parisienses.

Uma dica é comprar um sanduiche no L’Avant Comptoir, pequena lanchonete bem próxima ao Jardim de Luxemburgo no endereço 3 carrefour de l’Odeon. Lá você encontrará sanduíches, a um preço justo, para fazer um belo piquenique no jardim.

Outra opção é a Casa de chá Angelina, que eu particularmente adoro. Ela se localiza no endereço 19 Rue de Vaugirard. Possui várias opções deliciosas de doces e quitutes franceses. Se você gosta de chocolate quente, não deixe de experimentar o seu clássico Chocolat Chaud l’Africain, que é imperdível.

Se você deseja uma refeição mais elaborada, o restaurante Le Petit Medicis é uma excelente opção. Localizado próximo ao jardim no endereço 13 Rue de Medicis, o restaurante oferece opções de menu com entrada, prato principal e sobremesas.

 

Curiosidades do Jardim de Luxemburgo

Como qualquer outro ponto turístico de Paris, o Jardim de Luxemburgo possui alguns fatos interessantes. Além de preferido dos parisienses, o jardim é o maior parque público de Paris, com uma área de aproximadamente 224 mil m².

Um outro fato curioso é o que espaço serviu de cenário para alguns clássicos do cinema mundial. Nos Três Mosqueteiros, é no Jardim de Luxemburgo que d’Artagnan deve lutar com Athos, Porthos e Aramis. E no clássico, Les Misérables, de Victor Hugo, Cosette e Marius têm um encontro romântico no jardim.

O Jardim de Luxemburgo é uma parada obrigatória em Paris. É um espaço que reúne natureza, arte, arquitetura, cultura e várias atividades de lazer que agradam a todas as idades. É um espaço de encontros, descontração, relaxamento e apreciação do meio ambiente no coração da Cidade Luz.

Em qualquer estação do ano vale a pena visitar este jardim, que é o mais bonito da capital francesa! Espero que este artigo te inspire a conhecer o Jardim de Luxemburgo e que todas minhas dicas e informações sejam úteis pra você! Au revoir!

E você, o que achou do Jardim de Luxemburgo em Paris? Já esteve no local e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados