Verão em Paris: passeios, o que fazer, vestir e clima

Verão em Paris: passeios, o que fazer, vestir e clima

Todo mundo quer passar um verão em Paris ou pelo menos deveria querer. Isso porque a cidade é ainda mais encantadora e cheia de vida nessa estação do ano. Até os sons ambientes, típicos de uma grande cidade, parecem mudar. As pessoas ficam mais bem humoradas, mais gentis e o “bonjour” vem sempre acompanhado de um sorriso.

Você ouvirá os pássaros cantando nas praças espalhadas pela cidade, verá muitas pessoas se deslocando de bicicleta e ainda morrerá de amores pelo céu azul do verão parisiense (coisa não tão comum nas outras estações do ano).

Apesar de ter muito o que se fazer em Paris, reuni as principais dicas para aproveitar ao máximo a vida ao ar livre, além de atrações e lugares que ficam super agitados nessa época do ano.

Leia também => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Verão em Paris: quando começa

Verão em Paris
O verão em Paris tem temperaturas médias em torno de 24°C e 15°C.

O verão na Europa vai do dia 21 de junho a 21 de setembro, período no qual o sol fica mais forte e os dias mais longos. Em Paris, a partir de junho, o sol nasce antes das 6h e se põe poucos minutos antes das 22h.

A partir daí, o tempo que o sol permanece no céu vai diminuindo gradualmente, à medida que os dias vão passando. Em agosto, por exemplo, os parisienses têm cerca de 3 horas a menos de sol por dia, se compararmos com o mês em que o verão se inicia.

Para checar com precisão os horários do nascer e pôr do sol em Paris — isso pode ser útil para você programar uma visita àquele ponto turístico especial para ver o pôr do sol —, o site Ephemerid é um ótimo aliado.

O verão na Cidade Luz tem temperaturas médias em torno de 24°C e 15°C. Os dias são quentes, mas Paris é uma cidade chuvosa e pode haver precipitação durante o ano todo. Nos três meses de verão, a probabilidade média de chuvas na cidade fica entre os 20 e 30%.

Vale lembrar que o verão também é a época mais aguardada pelos moradores locais, não só porque a atmosfera da cidade muda, mas também por ser o período em que o francês sai de férias (sobretudo no mês de agosto, período do recesso escolar) e viaja para o litoral ou para outros destinos europeus.

Por esse motivo, agosto pode não ser o melhor mês para visitar a cidade, já que muitos estabelecimentos ficam fechados e só reabrem no final do mês ou no início de setembro.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

O que vestir no verão em Paris

Temperatura do verão em Paris
Apesar do clima quente, nunca é demais levar ao menos um casaco na mala.

Se você vai a Paris no verão, roupas frescas e leves são obrigatórias e não devem faltar na sua mala. Além do calor das ruas, lembre-se de que a maioria dos estabelecimentos não tem ar-condicionado.

Mulheres precisarão de shorts, saias, vestidos, blusas, calças leves, sandálias e óculos escuros. Já os homens podem apostar em bermudas, camisetas, calças, camisas, tudo com tecidos bastante arejado.

Apesar do clima quente, nunca é demais levar ao menos um casaco na mala — dois seriam ideais —, pois quando anoitece ou chove, as temperaturas baixam e já é possível sentir um friozinho.

 

Atrações de verão em Paris

  • Bassin de La Villette;
  • Praia no Rio Sena;
  • Piqueniques nos parques;
  • Ground Control;
  • Drinques nos terraços parisienses;
  • Festivais de música;
  • Tomar um sorvete na Sorveteria Berthillon.

Confira => Passeios imperdíveis em Paris

 

Bassin de La Villette

Verão em Paris passeios
Bassin de la Villette | Foto: Traktorminze, via Wikimedia Commons.

A Bassin de La Villette é o maior lago artificial da cidade e um destino certo para quem busca agitação nos dias de verão em Paris. Apesar de ser pouco visitado por turistas, o lago se transforma na piscina pública dos moradores locais, durante os meses mais quentes do ano.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

É que, a partir de junho, ele conta com uma estrutura completa para que os parisienses possam nadar com segurança e se refrescar nos dias de alta temperatura. Além das piscinas, o local ganha uma faixa de areia, cadeiras de praia e até vestiários.

Também dá para andar de pedalinho e o melhor de tudo é que essas atividades são gratuitas, já que a iniciativa integra o projeto Paris Plages, promovido pela Prefeitura. Aproveite e veja dicas para montar um roteiro em Paris.

Quem não quiser nadar, pode simplesmente se sentar às margens do canal de La Villette e tomar uma cerveja gelada. Por ali, muitos moradores locais se reúnem para tocar violão ou simplesmente conversar.

A região também conta com agitados bares no entorno do canal, que estão sempre cheios de gente jovem e animada. Para chegar até a Bassin de La Villette, vá de metrô e salte em qualquer uma destas estações: Jaurès, Laumière ou Riquet.

Sugestões => Tour na Torre Eiffel

 

Praia às margens do Sena

Verão em Paris eventos
Paris Plages | Foto: Tangopaso, via Wikimedia Commons.

Assim como acontece na Bassin de La Villette, o projeto Paris Plages também invade a região do Rio Sena. Parte das margens direita e esquerda, próximas às pontes mais turísticas, como a Alexandre III e a Ponte Neuf, também são incrementadas com faixas de areia, guarda-sóis e cadeiras.

Você encontrará muitas famílias e turistas vivenciando a oportunidade única de curtir uma praia bem no meio de Paris. Mas não se esqueça: nadar no Rio Sena é proibido.

Primavera => Entrada sem fila do Museu d’Orsay

 

Piqueniques no parque

Verão em Paris sem piquenique não tem a menor graça. Esse programa, que já faz parte da rotina dos moradores locais, é uma das atividades mais legais para se fazer no verão na cidade.

   

Parques e praças para estender uma toalha no chão não faltam. O gramado do Campo de Marte, bem abaixo da Torre Eiffel, é um dos mais concorridos e algumas pessoas levam até cadeiras de praia para aproveitar o dia ao ar livre com mais conforto.

O Jardim de Luxemburgo também é outro destino muito procurado por parisienses e turistas na hora de curtir um piquenique e, claro, tomar um solzinho.

Para quem quer fugir um pouco das regiões turísticas, mas não quer abrir mão da experiência de se jogar em um gramado parisiense, os parques Buttes-Chaumont e o de Belleville também são ótimas opções.

Independente do lugar escolhido, não se esqueça de rechear a sua sacola com deliciosos petiscos, uma boa peça de queijo e um ótimo vinho francês.

Confira => Internet portável e rápida na Europa

 

Ground Control

Eventos especiais no verão em Paris
Ground Control | Foto: Jeanne Menjoulet, via Wikimedia Commons.

O Ground Control é um espaço multicultural que funciona em uma estação ferroviária abandonada, em um galpão anexo à Gare de Lyon. No verão, é o ambiente ideal para curtir o calor tomando uma bebida gelada, pois é repleto de mesas ao ar livre.

Você encontrará uma série de food trucks, que oferecem comidas e bebidas variadas. O ambiente tem uma atmosfera jovem (e bastante hipster!) e fica bem na área central da cidade.

Além de bares e restaurantes, o Ground Control oferece uma programação repleta de cursos e oficinas, sobretudo com atividades de yoga e outras voltada para a gastronomia. Leia também sobre onde provas as deliciosas comidas típicas de Paris.

O espaço funciona de quarta a domingo e é mantido pela SNCF, a famosa companhia ferroviária da França. A estação de metrô mais próxima é a da própria Gare de Lyon ou a Montgallet.

Prático => Paris City Pass

 

Drinques nos terraços parisienses

Bares no verão em Paris
Le Perchoir tem quatro unidades diferentes espalhadas pela cidade. | Foto: Le Perchoir.

No verão de Paris, os bares e restaurantes com espaços abertos costumam ficar concorridos. A estação é ideal para aproveitar um pôr do sol tomando um belo vinho francês.

Um bar bem animado e surpreendente é o Le Perchoir, que tem quatro unidades diferentes espalhadas pela Cidade Luz, todas com aconchegantes espaços ao ar livre e ideais para um drinque no fim do dia.

Quem passa pela frente do prédio da matriz da rede, que funciona no terraço do número 14 da Rua Du Crespin Du Gast, nem imagina que o charmoso bar está fervilhando lá em cima. O espaço ocupa o sexto e o sétimo andar do prédio e tem cerca de 400m².

A vista é panorâmica – você vai ter uma visão privilegiada da região do Montmartre e da Basílica Sacre Coeur – e o menu sazonal. Veja também uma excursão para a Sacré-Coeur.

A rede também conta com uma unidade em uma área mais badalada, no turístico bairro do Marais. A vista é igualmente incrível e você poderá tomar a sua bebida admirando a impressionante arquitetura do Hôtel de Ville – que fica bem em frente ao bar – e os famosos telhados de Paris.

Aproveite => Jantar na Torre Eiffel

 

Festivais de música

Festivais de música no verão de Paris
Rock en Seine | Foto: Lara Janssen, via Wikimedia Commons.

Os festivais de música proliferam por toda a Europa durante o verão e em Paris não seria diferente. Durante a estação mais quente do ano, a cidade recebe diversas atrações musicais, voltadas para os mais variados gêneros.

Se você visitará Paris entre junho e agosto, não deixe de conferir a programação dos principais eventos da cidade, pois com certeza vai encontrar algum que será do seu interesse. Por falar nisso, confira também ingresso para um espetáculo no Moulin Rouge.

   

Um dos mais famosos, voltado para a cena pop e rock, é o Rock en Seine, um mega festival com três dias de duração. O evento é realizado em agosto, na região conhecida como Grande Paris, no perímetro de Saint-Cloud, às margens do Rio Sena.

O ingresso para cada dia custa 69€. Para os amantes do Jazz, anualmente acontece nos meses de junho e julho o Paris Jazz Festival, um evento totalmente dedicado ao estilo musical e que conta com uma série de apresentações no Parc Floral de Paris, localizado no 12° arrondissement.

No verão de Paris, a música ecoa mesmo de todos os lados e prova disso é que, se você viajar para a capital francesa em junho, provavelmente vai cruzar com apresentações acontecendo bem no meio da rua.

É que nessa época também acontece a Fête de La Musique, onde músicos de toda parte inscrevem seus projetos para se apresentar como parte da programação do evento. O festival é promovido pela Secretaria da Cultura da cidade e, portanto, gratuito.

Conheça => Melhores vistas da Torre Eiffel em Paris

 

Conhecer a sorveteria mais famosa de Paris

Comidas para o verão em Paris
Além dos clássicos sorvetes, essa glacier também oferece diversos tipos de sorbet. | Foto: Berthillon.

Se você passará o verão em Paris, precisa fazer uma visita a sorveteria mais famosa da cidade: a Berthillon, que fica situada bem no coração da Ilha de Saint Louis.

O estabelecimento existe desde 1954, quando foi fundado por Raymond Berthillon, e até hoje é comandado por seus descendentes. Além dos clássicos sorvetes ao leite, essa glacier também oferece diversos tipos de sorbet, para atender ao público vegano e intolerante à lactose.

Converter os preços dos sorvetes para a nossa moeda pode ser um pouco assustador, pois uma bola pequena custa em média 3€. Porém, se você quiser saber o que os sorvetes Berthillon têm de tão especial, só pagando para ver e descobrindo por conta própria. A estação de metrô mais próxima da Ilha de Saint Louis é a Pont Marie.

Navegação => Rio Sena em Paris com jantar romântico

 

Um sonho de verão em Paris

Visitar a França em qualquer época do ano é uma boa pedida, mas o verão em Paris é como viver um sonho! Além da vida que pulsa ainda mais forte nas artérias da cidade, os dias mais longos são sempre vantajosos para explorar ao máximo cada cantinho. Para saber mais leia os artigos Paris em junho, Paris em julho e Paris em agosto.

É importante ter em mente que com o verão a cidade fica mais lotada de turistas. Por isso, se você quer fugir desse cenário e das inevitáveis filas, o ideal é escolher outra estação. Mas se a sua ideia é aproveitar os termômetros lá em cima, curta Paris entre junho e agosto. E para animar ainda mais, assista esse vídeo institucional sobre o verão em Paris, produzido pelo site oficial de Turismoo de Paris. É dar o play e fazer as malas!

E você, tem mais alguma dica do que fazer para aproveitar o verão em Paris? Escreva nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Silvia Montico

ESCRITO POR

Silvia Montico

Silvia Montico tem 33 anos, é jornalista, fotógrafa e ativista pelos direitos dos animais. Ama viajar e vivenciar os destinos visitados como uma moradora local. É apaixonada por cinema, praia, vinho e sonha morar em uma casinha no meio da natureza.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *