Montmartre é um dos bairros/distritos (arrondissement) de Paris. É conhecido por ser boêmio, mas principalmente por sua história religiosa, já que abriga a Basílica de cúpula branca chamada Sacré-Coeur e a igreja na colina Saint-Pierre.
Com essa descrição, parece difícil saber o que fazer em Montmartre. E é. Afinal, há muitas atrações no bairro.
Para te ajudar, este artigo é um guia de Montmartre. Embora a história religiosa seja presente, o bairro não é só igreja, tem muita arte e cultura. Vários artistas viviam, tinham estúdios ou trabalhavam compondo, pintando ou escrevendo em Montmartre, como os pintores Monet, Renoir, Picasso, Van Gogh, entre outros.
Montmartre é um dos distritos que mais gosto em Paris, por ter sido cenário de clipes e de vários filmes de sucesso. como o meu preferido “O fabuloso destino de Amélie Poulain”.
O bairro também é lindo, charmoso, traz inspiração, carrega as minhas energias e me ajuda a entender o que eu estou fazendo aqui em Paris e no mundo.
Pois é, esse bairro de Paris me traz os pensamentos mais dramáticos e profundos. Para você entender melhor o que estou falando e se apaixonar por Montmartre também, separei as informações mais relevantes e curiosidades para você. Confira agora.
Encontre => Onde se hospedar bem e barato em Paris
Melhor seguro viagem para a Europa »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Neste artigo você vai ver:
O que fazer em Montmartre
Este é um guia completo sobre o que fazer em Montmartre, para que você conheça a história e os principais pontos turísticos do bairro, otimizando o seu tempo. Muitos turistas que visitam a França ficam somente da região da Basílica Sacré-Coeur, mas Montmartre tem muito mais a conhecer.
Ao pegar o metrô você sairá na estação Abbesses (linha 12), que fica no 18° arrondissement. A arquitetura da estação é um charme com entradas de “libélula” cobertas por vidro e é uma das mais antigas (1913) de Paris. Saindo da estação você irá encontrar o muro do “eu te amo” (Le mur des je t’aime) onde está escrito “eu te amo” em mais de 200 idiomas.
Dali você pode ir para a Sacré-Couer a pé ou voltar para a estação Abbsses para pegar o metrô até a estação Anvers. Na rua de Steikerque há muitas lembrancinhas (souvenirs) de Paris com os melhores preços e no final dela já dá para ver a Basílica de Sacré-Couer.
Aproveite e compre todos as lembrançinhas que você pretende trazer por lá. Pois de fato, os preços são muito vantajosos e a variedade de souvenirs e de lojas são infinitas.
Ao se aproximar da Basílica de Sacré-Couer, você vai se deparar com um carrossel lindo que foi cenário de vários filmes, como o da Amélie Poulain. Então não perca a chance de tirar muitas fotos tendo como o fundo a Sacré-Couer.
CLIQUE AQUI para agendar passeios em Montmartre »
Basílica de Sacré-Couer
Cabe aqui uma referência especial para ela que é uma das principais se não, a principal atração do bairro de Montmartre a Basílica de Sacré-Coeur, ou Sagrado Coração em Português.
É uma igreja Católica Romana, sua construção iniciou-se em 1875 e só foi finalizada em 1914. Seu estilo tem influências românicas e bizantinas. A ideia de construir a basílica veio após a guerra Franco-Prussiana.
O arquiteto responsável foi Paul Abadie, que morreu antes que a obra fosse finalizada. Sua coloração branca vem da pedra de travertino usada para erguer a basílica.
Uma curiosidade bem interessante sobre a Sacré-Coeur é que até hoje alguns comparam a arquitetura da igreja a um bolo de noiva, mas a verdade mesmo é que ela se diferencia de todos os outros monumentos de Paris.
No seu interior a Basílica tem um formato de cruz, com quatro cúpulas e o seu teto central é ornado com um lindo mosaico.
Ao subir em Montmartre, adentrar na basílica é algo imperdível, independente de sua crença religiosa.
Existem duas formas de subir a colina da basílica: a pé pelas escadas ou pelo funicular, que custa o valor de uma passagem de metrô 1,90 euros.
Acho a vista bem mais bonita indo de escada, pois ao longo do caminho dá pra parar, tirar fotos ou até descansar num dos banquinhos entre as escadas, uma vez que a ladeira é bem pesadinha. Só tome cuidado com vendedores que te “forçam” a comprar pulseiras, já que eles amarram no seu braço quase que sem pedir. Diga que não quer e siga em frente.
Lá em cima você terá uma das vistas mais lindas de Paris sendo um dos pontos mais altos da cidade (130 metros de altura). A entrada da basílica é gratuita, mas se você quiser subir de escadas (300 degraus) até a cúpula o ingresso custa 10 euros para adultos. Você pode fazer também um passeio de trem no bairro por 6 euros.
Na frente da basílica está a estátua do François Jean de La Barre que foi decapitado e queimado por não ter saudado uma procissão religiosa em Abbeville.
Na volta optei por voltar de funicular, depois de subir as muitas escadas e passar um bom tempo dentro da basílica, é uma boa opção para um descanso e a descida é bem rápida.
Mais passeios em Montmartre
Contornando a rua lateral da basílica (rue Azais), entre a direita na rue du Mont-Genis para chegar na praça de Tertre (Place du Tertre), uma das mais artísticas da cidade com muitos restaurantes. Confira um tour em Montmartre com especialista.
Por lá passaram grandes poetas, pintores e escultores. Hoje ainda há artistas que pintam turistas e monumentos de Paris no meio da praça por prazer e dinheiro.
Lá está uma das mais antigas igrejas de Paris, chamada Saint-Pierre (870 anos) onde contém além de muita história, colunas romanas originais. É um dos passeios alternativos em Paris.
Outros lugares em Montmartre
Próximo dali, está o Cabaret do Lapin Agile, onde os artistas em que citei se reuniam. Depois, siga para a rua Norvins onde há maravilhosas lojas de macarons, cafés, creperia e muito mais. Indico comer no restaurante Le Consulat da rua, onde vários artistas já frequentaram.
Passando para a rua de Soules você vai se deparar com La Maison Rose, restaurante bem charmoso que virou um ponto turístico para fazer fotos.
Na esquerda da rua L’Abreuvoir está a Place Dalida, nomeada em nome de uma cantora bem famosa, que viveu e morreu no bairro, nessa praça há o busto dela na praça.
Se você entrar na rua Girardon irá encontrar a Place Marcel Ayme, que homenageia um romancista que criou a história de um personagem com um poder especial para atravessar as paredes, até que o foi perdido e ele fica preso na parede.
Na praça tem a estátua que representa essa passagem da história, “Le Passe-Muraille”, bem interessante.
Continue para a rua Lepic, você verá um restaurante bem tradicional que tem um dos últimos moinhos que restaram em Paris, chamado Le Moulin de la Galette.
Vale visitar o restaurante para uma refeição ou um café. Na rua Lepic número 54 está a casa onde viveu Van Gogh.
Descendo (a rua é tortuosa mesmo), você encontrará o café Des 2 Moulins onde foi filmado o filme “O famoso destino de Amélie Poulain”, cuja personagem principal trabalhava como garçonete. Falando nisso, recomendo que faça este tour pelos cenários do filme em Paris.
Vale pedir o menu da Amélie que é um café e o famoso crème brûlée, não indico você almoçar por lá para não se decepcionar.
Na rua Poulbot, você encontra um centro de exposição do Salvador Dalí com 300 obras originais com esculturas e gravuras do famoso artista surrealista; na rua Saint-Vincent há um pequeno vinhedo; e na rua Cortot número 12, Pierre-Auguste Renoir utilizou como ateliê. Agora, o prédio é o Museu de Montmartre.
Para finalizar o passeio vá para a avenida principal Boulevard de Clichy, onde você encontrará o espetacular Moulin Rouge, famoso teatro que serviu de inspiração para o filme com mesmo nome.
A atração são as bailarinas profissionais que dançam cancan, além de ter um restaurante que oferece a típica comida francesa. O valor do show com o jantar é a partir de 102 euros.
Recomendo => Cruzeiro com champagne e Moulin Rouge
Onde comer em Montmartre
Em Montmartre a oferta é grande de restaurantes, mas para ser sincera são poucos os que posso recomendar.
Os estabelecimentos que vou citar ganharam pelo menos uma estrela Michelin, indicando qualidade nos pratos, mas que também tem preços honestos e acessíveis. A minha referência foi o Bib Gourmand que é um guia dos bistrôs bons e baratos do Michelin.
Se você prefere um brunch indico o concorrido Marcel, que serve uma refeição deliciosa (culinária americana), opções veganas e vegetarianas, e fica em dos locais mais charmosos e discretos de Montmartre. Você vai adorar sentar nas mesas da calçada e apreciar a bela vista.
O L’Arcane é um restaurante para almoço e jantar de culinária francesa que oferece produtos frescos e de ótima qualidade e opções vegetarianas.
E o Le Réciproque, também de culinária francesa, mas com menu que utiliza alimentos da estação. É um dos melhores com relação custo/benefício, o menu (entrada, prato e sobremesa) fica a partir de 33 euros.
Além dos restaurantes maravilhosos, indico os melhores bistrôs como Café le Nazir e La Mascotte, para comer frutos do mar na calçada bem “a la francesa”. O Le Progrès também com opção vegetariana tem pratos que variam de 18 a 24 euros, servem todas as refeições, café da manhã, almoço, brunch, jantar e drinks.
Endereços:
- Marcel: 1 Villa Leandre, 75018 Paris
- L’Arcane: 39 rue Lamarck, 75018 Paris
- Le Réciproque: 14 rue Ferdinand Flocon, 75018
- Café le Zazir: 56 Rue des Abbesses, 75018 Paris
- La Mouscotte: 52 Rue des Abbesses, 75018 Paris
- Le Progrès: 7 Rue des Trois Frères, 75018 Paris
Delícia => Tour gastronômico em Montmartre
Onde se hospedar em Montmartre
Na rua des Abbesses você encontrará bons restaurantes e hotéis e no coração de Montmartre e ainda próximo ao metrô. Indico o Hotel Regyns Montmartre com quartos a partir de 137 euros, classificado com 2 estrelas e ótima localização.
O Bonséjour Montmartre é outro hotel econômico que fica no coração do distrito com quartos a partir de 162 euros. Se você não se importar em gastar um pouco mais e preferir um maior conforto existe o 5 estrelas Hotel Terrass com quartos a partir de 363 euros.
Em todo caso, você pode procurar o seu hotel ou hostel pelo site Booking. Você poderá filtrar de acordo com as suas necessidades e possibilidades financeiras, sempre reservo as minhas acomodações pelo Booking.
Dicas sobre Montmartre
Montmartre é um distrito histórico com desenvolvimento limitado a fim de manter o seu caráter cultural. Com uma atmosfera charmosa e agradável não é à toa que foi a morada de muitos artistas servindo de inspiração para muitos outros até hoje.
Cada rua em Montmatre é linda e interessante para conferir durante o seu roteiro por Paris; mesmo sendo turística, sempre cheia, com alguns restaurantes que exageram no preço.
Mas, é um dos principais locais de que você deve visitar e aconselho ir de manhã e tomar cuidado com os seus pertences, assim como devemos ter em toda grande cidade, mesmo que viajando.
Bom passeio e me despeço com uma reflexão de Amélie Poulain “A vida é um interminável ensaio de uma peça que nunca se realizará”.
Se você tem alguma dúvida ou sugestão deixe aqui embaixo nos comentários.
Até + !!!
Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Paris
Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Paris? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!
- Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Paris para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
- Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos de Paris. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
- Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Paris, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
- Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Paris. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
- Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela França, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.
Melhores passeios em Paris
O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Paris, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.
Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.
Chip de internet em Paris
Ter um chip de celular em Paris com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na França.
Seguro viagem em Paris
Contratar um seguro viagem para Paris é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.
Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *