Montmartre: dicas do que fazer no famoso bairro de Paris

por Aline Derísio

Montmartre: dicas do que fazer no famoso bairro de Paris

Montmartre é um dos bairros/distritos (arrondissement) de Paris. É conhecido por ser boêmio, mas principalmente por sua história religiosa, já que abriga a Basílica de cúpula branca chamada Sacré-Coeur e a igreja na colina Saint-Pierre.

Com essa descrição, parece difícil saber o que fazer em Montmartre. E é. Afinal, há muitas atrações no bairro.

Para te ajudar, este artigo é um guia de Montmartre. Embora a história religiosa seja presente, o bairro não é só igreja, tem muita arte e cultura. Vários artistas viviam, tinham estúdios ou trabalhavam compondo, pintando ou escrevendo em Montmartre, como os pintores Monet, Renoir, Picasso, Van Gogh, entre outros.

Montmartre é um dos distritos que mais gosto em Paris, por ter sido cenário de clipes e de vários filmes de sucesso. como o meu preferido “O fabuloso destino de Amélie Poulain”.

O bairro também é lindo, charmoso, traz inspiração, carrega as minhas energias e me ajuda a entender o que eu estou fazendo aqui em Paris e no mundo.

Pois é, esse bairro de Paris me traz os pensamentos mais dramáticos e profundos. Para você entender melhor o que estou falando e se apaixonar por Montmartre também, separei as informações mais relevantes e curiosidades para você. Confira agora.

Encontre => Onde se hospedar bem e barato em Paris

Melhor seguro viagem para a Europa »

 

O que fazer em Montmartre

bairros de paris

Este é um guia completo sobre o que fazer em Montmartre, para que você conheça a história e os principais pontos turísticos do bairro, otimizando o seu tempo. Muitos turistas que visitam a França ficam somente da região da Basílica Sacré-Coeur, mas Montmartre tem muito mais a conhecer.

Ao pegar o metrô você sairá na estação Abbesses (linha 12), que fica no 18° arrondissement. A arquitetura da estação é um charme com entradas de “libélula” cobertas por vidro e é uma das mais antigas (1913) de Paris. Saindo da estação você irá encontrar o muro do “eu te amo” (Le mur des je t’aime) onde está escrito “eu te amo” em mais de 200 idiomas.

Dali você pode ir para a Sacré-Couer a pé ou voltar para a estação Abbsses para pegar o metrô até a estação Anvers.  Na rua de Steikerque há muitas lembrancinhas (souvenirs) de Paris com os melhores preços e no final dela já dá para ver a Basílica de Sacré-Couer.

Aproveite e compre todos as lembrançinhas que você pretende trazer por lá. Pois de fato, os preços são muito vantajosos e a variedade de souvenirs e de lojas são infinitas.

Ao se aproximar da Basílica de Sacré-Couer, você vai se deparar com um carrossel lindo que foi cenário de vários filmes, como o da Amélie Poulain. Então não perca a chance de tirar muitas fotos tendo como o fundo a Sacré-Couer.

CLIQUE AQUI para agendar passeios em Montmartre »

 

Basílica de Sacré-Couer

Basílica de Sacré-Coeur.

Cabe aqui uma referência especial para ela que é uma das principais se não, a principal atração do bairro de Montmartre a Basílica de Sacré-Coeur, ou Sagrado Coração em Português.

É uma igreja Católica Romana, sua construção iniciou-se em 1875 e só foi finalizada em 1914. Seu estilo tem influências românicas e bizantinas. A ideia de construir a basílica veio após a guerra Franco-Prussiana.

O arquiteto responsável foi Paul Abadie, que morreu antes que a obra fosse finalizada. Sua coloração branca vem da pedra de travertino usada para erguer a basílica.

Uma curiosidade bem interessante sobre a Sacré-Coeur é que até hoje alguns comparam a arquitetura da igreja a um bolo de noiva, mas a verdade mesmo é que ela se diferencia de todos os outros monumentos de Paris.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No seu interior a Basílica tem um formato de cruz, com quatro cúpulas e o seu teto central é ornado com um lindo mosaico.

Ao subir em Montmartre, adentrar na basílica é algo imperdível, independente de sua crença religiosa.

 

Existem duas formas de subir a colina da basílica: a pé pelas escadas ou pelo funicular, que custa o valor de uma passagem de metrô 1,90 euros.

Acho a vista bem mais bonita indo de escada, pois ao longo do caminho dá pra parar, tirar fotos ou até descansar num dos banquinhos entre as escadas, uma vez que a ladeira é bem pesadinha. Só tome cuidado com vendedores que te “forçam” a comprar pulseiras, já que eles amarram no seu braço quase que sem pedir. Diga que não quer e siga em frente.

Lá em cima você terá uma das vistas mais lindas de Paris sendo um dos pontos mais altos da cidade (130 metros de altura). A entrada da basílica é gratuita, mas se você quiser subir de escadas (300 degraus) até a cúpula o ingresso custa 10 euros para adultos. Você pode fazer também um passeio de trem no bairro por 6 euros.

Na frente da basílica está a estátua do François Jean de La Barre que foi decapitado e queimado por não ter saudado uma procissão religiosa em Abbeville.

Na volta optei por voltar de funicular, depois de subir as muitas escadas e passar um bom tempo dentro da basílica, é uma boa opção para um descanso e a descida é bem rápida.

 

Mais passeios em Montmartre

Passeios em Paris
Muro Le mur des je t´aime | Foto: Aline Derísio.

 

   

Contornando a rua lateral da basílica (rue Azais), entre a direita na rue du Mont-Genis para chegar na praça de Tertre (Place du Tertre), uma das mais artísticas da cidade com muitos restaurantes. Confira um tour em Montmartre com especialista.

Por lá passaram grandes poetas, pintores e escultores. Hoje ainda há artistas que pintam turistas e monumentos de Paris no meio da praça por prazer e dinheiro.

Dicas de Montmartre
Igreja de Saint-Pierre | Foto: Aline Derísio.

Lá está uma das mais antigas igrejas de Paris, chamada Saint-Pierre (870 anos) onde contém além de muita história, colunas romanas originais. É um dos passeios alternativos em Paris.

 

Outros lugares em Montmartre

Dicas de passeios em Paris
La Maison Rose | Foto: Aline Derísio.

Próximo dali, está o Cabaret do Lapin Agile, onde os artistas em que citei se reuniam. Depois, siga para a rua Norvins onde há maravilhosas lojas de macarons, cafés, creperia e muito mais. Indico comer no restaurante Le Consulat da rua, onde vários artistas já frequentaram.

Onde comer em Montmartre
Le Consulat | Foto: Aline Derísio.

Passando para a rua de Soules você vai se deparar com La Maison Rose, restaurante bem charmoso que virou um ponto turístico para fazer fotos.

Na esquerda da rua L’Abreuvoir está a Place Dalida, nomeada em nome de uma cantora bem famosa, que viveu e morreu no bairro, nessa praça há o busto dela na praça.

O que ver em Montmartre
Busto de Dalida | Foto: Aline Derísio.

Se você entrar na rua Girardon irá encontrar a Place Marcel Ayme, que homenageia um romancista que criou a história de um personagem com um poder especial para atravessar as paredes, até que o foi perdido e ele fica preso na parede.

Na praça tem a estátua que representa essa passagem da história, “Le Passe-Muraille”, bem interessante.

Continue para a rua Lepic, você verá um restaurante bem tradicional que tem um dos últimos moinhos que restaram em Paris, chamado Le Moulin de la Galette.

Vale visitar o restaurante para uma refeição ou um café. Na rua Lepic número 54 está a casa onde viveu Van Gogh.

Turismo em Montmartre, em Paris
Moulin de la Galette | Foto: Marilane Borges, via Wikimedia Commons.

Descendo (a rua é tortuosa mesmo), você encontrará o café Des 2 Moulins onde foi filmado o filme “O famoso destino de Amélie Poulain”, cuja personagem principal trabalhava como garçonete. Falando nisso, recomendo que faça este tour pelos cenários do filme em Paris.

Vale pedir o menu da Amélie que é um café e o famoso crème brûlée, não indico você almoçar por lá para não se decepcionar.

Na rua Poulbot, você encontra um centro de exposição do Salvador Dalí com 300 obras originais com esculturas e gravuras do famoso artista surrealista; na rua Saint-Vincent há um pequeno vinhedo; e na rua Cortot número 12, Pierre-Auguste Renoir utilizou como ateliê. Agora, o prédio é o Museu de Montmartre.

Para finalizar o passeio vá para a avenida principal Boulevard de Clichy, onde você encontrará o espetacular Moulin Rouge, famoso teatro que serviu de inspiração para o filme com mesmo nome.

A atração são as bailarinas profissionais que dançam cancan, além de ter um restaurante que oferece a típica comida francesa. O valor do show com o jantar é a partir de 102 euros.

Recomendo => Cruzeiro com champagne e Moulin Rouge

 

Onde comer em Montmartre

Gastronomia francesa
Marcel tem culinária americana.

Em Montmartre a oferta é grande de restaurantes, mas para ser sincera são poucos os que posso recomendar.

Os estabelecimentos que vou citar ganharam pelo menos uma estrela Michelin, indicando qualidade nos pratos, mas que também tem preços honestos e acessíveis. A minha referência foi o Bib Gourmand que é um guia dos bistrôs bons e baratos do Michelin.

Se você prefere um brunch indico o concorrido Marcel, que serve uma refeição deliciosa (culinária americana), opções veganas e vegetarianas, e fica em dos locais mais charmosos e discretos de Montmartre. Você vai adorar sentar nas mesas da calçada e apreciar a bela vista.

   

O L’Arcane é um restaurante para almoço e jantar de culinária francesa que oferece produtos frescos e de ótima qualidade e opções vegetarianas.

E o Le Réciproque, também de culinária francesa, mas com menu que utiliza alimentos da estação. É um dos melhores com relação custo/benefício, o menu (entrada, prato e sobremesa) fica a partir de 33 euros.

Além dos restaurantes maravilhosos, indico os melhores bistrôs como Café le Nazir e La Mascotte, para comer frutos do mar na calçada bem “a la francesa”. O Le Progrès também com opção vegetariana tem pratos que variam de 18 a 24 euros, servem todas as refeições, café da manhã, almoço, brunch, jantar e drinks.

Endereços:

  • Marcel: 1 Villa Leandre, 75018 Paris
  • L’Arcane: 39 rue Lamarck, 75018 Paris
  • Le Réciproque: 14 rue Ferdinand Flocon, 75018
  • Café le Zazir: 56 Rue des Abbesses, 75018 Paris
  • La Mouscotte: 52 Rue des Abbesses, 75018 Paris
  • Le Progrès: 7 Rue des Trois Frères, 75018 Paris

Delícia => Tour gastronômico em Montmartre

 

Onde se hospedar em Montmartre

Hotéis em Paris
Bonséjour Montmartre.

Na rua des Abbesses você encontrará bons restaurantes e hotéis e no coração de Montmartre e ainda próximo ao metrô. Indico o Hotel Regyns Montmartre com quartos a partir de 137 euros, classificado com 2 estrelas e ótima localização.

O Bonséjour Montmartre é outro hotel econômico que fica no coração do distrito com quartos a partir de 162 euros. Se você não se importar em gastar um pouco mais e preferir um maior conforto existe o 5 estrelas Hotel Terrass com quartos a partir de 363 euros.

Em todo caso, você pode procurar o seu hotel ou hostel pelo site Booking. Você poderá filtrar de acordo com as suas necessidades e possibilidades financeiras, sempre reservo as minhas acomodações pelo Booking.

 

Dicas sobre Montmartre

Montmartre é um distrito histórico com desenvolvimento limitado a fim de manter o seu caráter cultural. Com uma atmosfera charmosa e agradável não é à toa que foi a morada de muitos artistas servindo de inspiração para muitos outros até hoje.

Cada rua em Montmatre é linda e interessante para conferir durante o seu roteiro por Paris; mesmo sendo turística, sempre cheia, com alguns restaurantes que exageram no preço.

Mas, é um dos principais locais de que você deve visitar e aconselho ir de manhã e tomar cuidado com os seus pertences, assim como devemos ter em toda grande cidade, mesmo que viajando.

Bom passeio e me despeço com uma reflexão de Amélie Poulain “A vida é um interminável ensaio de uma peça que nunca se realizará”.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão deixe aqui embaixo nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *