Passeios diferentes em Paris: 10 lugares ocultos e incomuns

Passeios diferentes em Paris: 10 lugares ocultos e incomuns

Viajar para a Cidade Luz parece nunca ser o suficiente, principalmente se você quer fazer passeios diferentes em Paris. Pois a apaixonante capital da França tem tantos atrativos que sentimos a necessidade de voltar várias vezes para conhecer a maior parte deles.

Se esta será a sua primeira vez na cidade, você deve visitar os pontos turísticos mais famosos, como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre, e fazer aqueles passeios considerados essenciais, mas também pode conhecer lugares menos óbvios.

Agora, se você está planejando a sua segunda (ou terceira, ou quarta…) visita a Paris, já fica mais fácil ter espaço no roteiro para descobrir preciosas sugestões de lugares que você provavelmente nunca ouviu falar. Seja qual for o seu perfil de viajante, iniciante ou habitué de Paris, este artigo é para você!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Lugares diferentes em Paris

A capital da França é fantástica. Os pontos turísticos de Paris mais populares não devem ser deixados de fora de nenhum roteiro em Paris. Mas se você gosta de fugir um pouco dos lugares abarrotados por viajantes e incluir passeios inusitados (e gratuitos!) em suas viagens, preparei uma lista que vai te deixar com vontade de sair fazendo as malas e voar para a Europa.

Confira alguns lugares diferentes para desbravar Paris como um verdadeiro parisiense:

  • Parque Buttes-Chaumont
  • Café Aux Folies
  • Mirante de Belleville
  • Marché Auguste-Blanqui
  • Les Grands Voisins
  • Mercado das Pulgas de Saint-Ouen
  • Rua Crémieux
  • La Recyclerie
  • Cemitério do Pére-Lachaise e Montparnasse
  • Ponte de L’Alma

Ingressos => Passeios imperdíveis em Paris

 

O que fazer nos lugares diferentes em Paris

Parque Buttes-Chaumont

Passeios diferentes em Paris
Artistas no Parque Buttes-Chaumont.

O Buttes-Chaumont é um dos maiores e mais bonitos parques de Paris. Pouco conhecido entre os estrangeiros, mas muito frequentado pelos moradores da cidade, o local é um dos passeios prediletos de quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre ou simplesmente contemplar sua bonita paisagem.

O parque fica localizado em uma colina — daí o nome Buttes — e oferece uma vista ampla do 19º arrondissement. Por lá, é comum encontrar famílias com crianças brincando, correndo ou andando de bicicleta, principalmente nos meses mais quentes.

Além do destaque para o relevo, já que o parque é repleto de morros, outros pontos altos são a arquitetura de um templo em estilo romano, uma gruta com altos paredões e até um lago com cascata. Todo esse cenário foi construído artificialmente, como resultado de uma revitalização da região de uma antiga pedreira de Paris.

A gruta, por exemplo, é consequência de séculos de escavações para a extração de gipsita, minério utilizado pela indústria para a produção de diversos itens, como o gesso e o cimento.

A revitalização da área foi coordenada pelo Barão Haussmann, o então prefeito de Paris, a mando de Napoleão III, em uma época de grandes transformações na paisagem da cidade. Aproveite e veja um tour para apreciar arte de rua em Paris.

Se ficou com vontade de conhecer o parque, o melhor meio de transporte para chegar até ele é o metrô. As estações mais próximas são a Botzaris e a Buttes-Chamount, ambas localizadas na Rue Botzaris.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Café Aux Folies

Lugares diferentes em Paris
Café Aux Folies, em Belleville | Foto: Café Aux Folies/Divulgação.

O Café Aux Folies fica no coração de Belleville, praticamente em frente à estação de metrô de mesmo nome, na Rue de Belleville. O bairro é conhecido por abrigar a maior comunidade chinesa da margem direita do Rio Sena, de modo que conhecer esse rico território urbano e cultural de Paris, vem de brinde com a visita ao bar.

O café foi cenário para o filme “Paris” (2008), mas fica em um pedacinho da Cidade Luz que não é comumente visto no cinema. Na trama, a personagem da atriz Mélanie Laurent espera o seu professor em uma das mesas deste clássico botequim parisiense.

A fachada inconfundível do Aux Folies, com o seu letreiro cor-de-rosa em neon, é composta por mesas na calçada, que ficam ocupadas por um público jovem e animado. O bar costuma ficar lotado, por isso, se você deseja sentar, o ideal é chegar cedo.

O lugar é tido como um dos mais cool da região e reflete a agitada vida noturna de Belleville, região razoavelmente barata se comparada aos padrões de Paris. No passado, o Aux Folies foi frequentado pela cantora Édith Piaf, a mais célebre moradora do bairro. Piaf, inclusive, se apresentava no extinto teatro anexo ao café, onde hoje é um supermercado.

Uma dica importante: não vá esperando encontrar aperitivos no cardápio para acompanhar as bebidas, como acontece nos bares do Brasil. Por isso, siga o exemplo dos parisienses que frequentam o bar: atravesse a rua e compre um petisco nas lojas especializadas em gastronomia oriental, que ficam logo em frente ao estabelecimento.

Se preferir, marque um tour gastronômico em Paris para se deliciar com os pratos típicos da França.

Vida noturna => Baladas em Paris

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mirante de Belleville

Dicas de passeios em lugares diferentes de Paris
Mirante fica no Parque Belleville | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Apesar de ainda ser considerado um bairro não turístico, a fama de Belleville vem crescendo gradualmente. Hoje, a região, que fica entre o 10º e o 11º arrondissements, é muito procurada por jovens que apreciam arte contemporânea e grafites, por boêmios e, claro, aqueles que querem conhecer a Paris da vida real.

O bairro oferece diversos atrativos, como o emblemático Café Aux Folies, citado acima, mas local o mais visitado de lá é o mirante localizado no Parque de Belleville. Do alto, se tem uma vista panorâmica de Paris, incluindo a grande estrela da cidade, a Torre Eiffel.

O cenário rende fotos interessantes e é o lugar ideal para fugir um pouco da agitação turística dos arrondissements mais próximos ao Sena. Agora, se você é fã do luxo da Avenida Champs-Élysées, talvez Belleville e seus arredores não sejam os destinos ideais para você.

É que no bairro, o grande destaque é a vida urbana acontecendo como ela é. Você pode exercitar seu lado voyeur, espiando a vida dos parisienses de perto. Para isso, sente-se em algum dos bares e cafés, que ficam na parte mais alta do bairro em charmosas calçadas de paralelepípedo. Daí é só relaxar e curtir a vista.

Se viajar no verão, fique de olho na programação de shows na cidade, pois o parque costuma ser palco de diversas atrações ao ar livre. As estações de metrô mais próximas do Parque de Belleville são Pyrénées ou Couronnes. Por falar em show, agende o espetáculo no Moulin Rouge em Paris.

Imperdível => Lugares para ver o pôr do sol em Paris

 

Marché Auguste-Blanqui

Passeios em Paris
Mercado acontece na Boulevard Auguste-Blanqui | Foto: Mbzt, via Wikimedia Commons.

Há quem diga que se conhece a cultura de um país pela sua gastronomia e, para descobrir os prazeres da culinária francesa, mais bacana do que visitar um restaurante renomado é ir direto à fonte dos alimentos frescos e selecionados: os mercados abertos, ou feiras livres, como chamamos no Brasil.

Na França, essas feiras são chamadas de marchés e estão entre nossas dicas de passeios diferentes em Paris. Eles estão espalhados por toda a cidade e, por isso, se você esbarrar com algum, nem pense duas vezes antes de explorá-lo. Confira também onde comer pratos típicos em Paris.

Para quem não gosta de contar com o acaso, é só checar nesta lista todos os locais e horários dos marchés de Paris, separados por arrondissements. Minha dica é visitar o Marché Auguste-Blanqui, que acontece aos domingos, das 7 às 15 horas, na Boulevard Auguste-Blanqui, próxima a Place d’Italie (13º arr.).

Na verdade, a feira acontece três vezes por semana, mas aos domingos tem maior variedade de produtos. Além de diversos tipos de queijos, cogumelos, azeitonas e frutas e muito mais. Também é possível encontrar pratos prontos, preparados bem ali diante dos seus olhos. São muitas opções e você vai achar até uma paella completa.

O lugar é uma explosão de cheiros, sabores e, definitivamente, uma boa parada para comprar os petiscos antes de um piquenique no parque. A estação de metrô mais próxima é a Corvirsart.

   

Tradicional => Jantar no restaurante da Torre Eiffel

 

Les Grands Voisins

Passeios diferentes em Paris
Foto: Les Grands Voisins.

Mais uma dica de passeio “lado b” e gratuito em Paris, e que fará você se sentir como um verdadeiro morador local, é conhecer o Les Grands Voisins (Os grandes vizinhos, em português), um projeto social fundado no antigo prédio do Hospital Saint-Vicent-de-Paul, no número 74 da Avenue Denfert-Rochereau.

O local foi criado para abrigar 600 pessoas em situação de vulnerabilidade e ainda outras 250 associações, startups, artesãos e artistas. A proposta foi justamente transformar o ambiente em um ponto de encontro para atividades compartilhadas.

Hoje, esse projeto que recebe um público jovem e descolado e é uma atração imperdível para quem aprecia a arte moderna e busca por passeios diferentes em Paris. O prédio abriga galerias comandadas por coletivos de artistas locais, com exposições que englobam diversas expressões artísticas. A programação fica disponível no site do projeto.

O Les Grands Voisins ainda conta com lojas de roupas (no estilo second hand e com foco no consumo consciente), um charmoso café-restaurante diferente em Paris, com pratos elaborados a partir de ingredientes locais, realiza eventos musicais, teatrais e atividades esportivas ou criativas. Tudo isso em um ambiente totalmente revitalizado e alto astral.

Prático => Como funciona o transporte público em Paris

 

Mercado das Pulgas de Saint-Ouen

Pontos turísticos mais tranquilos em Paris
Mercado de Pulga de Saint-Ouen | Foto: Shadowgate, via Wikimedia Commons.

O Mercado das Pulgas de Saint-Ouen, cidade limítrofe a Paris, é uma dica apenas para os apaixonados por antiguidades. Isso porque a viagem de metrô é longa – você desce na última estação na direção norte da linha 4 – e ainda é preciso caminhar duas quadras até chegar ao destino.

Mas, para os amantes desse tipo de experiência a visita vale muito a pena, pois o Mercado das Pulgas de Saint-Ouen é reconhecido como o maior do mundo. Há muitas ruas com lojas e galerias, cada uma delas especializada em um tipo de achado vintage.

Você encontra móveis, roupas, objetos de decoração diversos, discos de vinis, fotografias antigas e todo o tipo de quinquilharia. Uma dica importante é arrumar companhia para fazer o passeio, pois o mercado fica em uma região periférica da Grande Paris.

Porém, apesar de ser comum encontrar muitos ambulantes vendendo produtos falsificados no trajeto até chegar no local, as pessoas são respeitosas e não costumam importunar excessivamente os visitantes. Os marchés só funcionam três vezes por semana (sábado e domingo, 9 às 18 horas, e segunda-feira, 10 às 17 horas), por isso você deve se programar. Ou então, marcar um tour guiado para o mercado de pulgas de Paris.

Para chegar até o mercado, desça na estação Porte de Clignancourt, caminhe no sentido norte em direção a Rua de Rosiers e voilá! Será como fazer uma viagem de volta ao passado. E se você gosta de outras épocas, vale a pena também conferir o post sobre os principais museus de Paris.

Veja => Bilhete do ônibus turístico de Paris

 

Rua Crémieux

Dicas de Paris
Rua Crémieux | Foto: couscouschocolat, via Wikimedia Commons.

A Rua Crémieux é uma pequena passagem nos arredores de um importante ponto histórico e turístico de Paris, a Praça da Bastilha. Por isso, vale aproveitar para esticar até ela quando visitar a região. A rua é tida como o endereço mais colorido da cidade, graças às fachadas super bem cuidadas das casas.

Essas cores, inclusive, são o grande charme dessa ruela e muitas pessoas vão até o local para fazer fotos e stories no Instagram. Se você é apaixonado por fotografia, essa rua com certeza vai render muitos cliques, pois a manutenção é feita com capricho pelos moradores.

As casas estão sempre com a pintura nova e com muitas plantas nas fachadas, fazendo com que tudo por ali seja “fotografável”. As estações de metrô mais próximas desse destino são Quai de La Rapée e Ledru-Rollin.

Programe-se => Paris no Inverno ou Verão em Paris

 

La Recyclerie

Onde comer em Paris
Café no La Recyclerie | Foto: Instagram La Recyclerie/Divulgação.

O espaço La Recyclerie está localizado no 18º arrondissement o que, por si só, já não é um dos destinos mais turísticos de Paris, apesar de oferecer uma série de opções de passeios diferentes na cidade. O ambiente é voltado para a biodiversidade.

Você encontrará desde um café-restaurante, com alimentos preparados com produtos totalmente orgânicos (ou “bio” como dizem os franceses, em uma abreviação da palavra biologique), até uma verdadeira fazenda urbana.

O La Recyclerie tem espaço para horta e também para a criação de galinhas e abelhas para produção de ovos e mel. Além de oferecer uma vivência única bem no meio de Paris, o local ainda conta com uma programação mensal que inclui oficinas, palestras e visitas guiadas por todo o espaço. Agende também uma aula de culinária em feira em Paris com almoço.

Com certeza uma experiência rural que você nunca imaginou viver em um território tão urbano quanto Paris. O estabelecimento fica bem próximo à estação de metrô Porte de Clignancourt.

Incrível => Hotéis em Paris com vista

 

   

Cemitérios do Père-Lachaise e Montparnasse

Passeios em cemitérios de Paris
Cemitério Père-Lachaise | Foto: Étienne-Hippolyte Godde, via Wimkimedia Commons.

Você nunca se imaginou fazendo turismo em um cemitério ou sequer já visitou esse tipo de lugar pelo mundo? Saiba que, em Paris, esse lugar inusitado merece uma visitinha. É no Cemitério do Pére-Lachaise onde estão os restos mortais de famosos pensadores, filósofos, artistas e outras personalidades de destaque ao longo da história mundial.

Você visitará as sepulturas de nomes como Jim Morrison, Édith Piaf, Allan Kardec, Marcel Proust, Oscar Wilde, Maria Callas, Frédéric Chopin, Georges Méliès, Moliére, entre outros. É muita história enterrada em um só lugar. Aproveite para marcar um tour guiado pelo Cemitério do Pére-Lachaise.

Para quem se entusiasmar com esse tipo de passeio, também encontrará alguns nomes famosos enterrados no Cemitério de Montparnasse, como Simone de Beauvoir, Jean-Paul Sartre, Charles Baudelaire, Serge Gainsbourg, entre outros.

A estação de metrô mais próxima da entrada do Cemitério do Père-Lachaise é a Gambetta. Já para chegar ao Cemitério de Montparnasse, você deve se deslocar até a estação Raspail.

Experiência => Walking tour pelo Cemitério Pére-Lachaise

 

Ponte de L’Alma

Lugares para ver a torre Eiffel em Paris
Ponte de L´Alma | Foto: Ibex73, via Wikimedia Commons.

A Ponte de L’Alma está longe de ser a mais badalada de Paris, e nem é a que possui a arquitetura mais impressionante, mas é o lugar de uma das melhores vistas para a Torre Eiffel e, por isso, é a última das nossas dicas de passeios diferentes na cidade.

A ponte recebeu esse nome em homenagem à Batalha de Alma, que ocorreu durante a Guerra da Crimeia. Foi inaugurada em 1856 por Napoleão III e, infelizmente, ficou conhecida mundialmente em 1997, com a morte da Princesa Diana. O acidente automobilístico que matou a princesa aconteceu justamente no túnel que passa por debaixo da ponte.

Muitas pessoas que visitam Paris sequer passam pela Ponte de L’Alma, mas, se você quer conferir uma vista ímpar ou ainda apreciar um dos melhores pores do sol da cidade, esse é o destino ideal.

Acredite, a experiência será memorável e suas fotos vão parecer verdadeiros cartões-postais. Para chegar até lá, desça na estação de metrô Alma-Marceau. Confira outros lugares em Paris com as melhores vistas da Torre Eiffel.

Divertido => Passeio de segway por Paris

 

Dicas para passeios diferentes em Paris

Tudo sobre Paris
Além dos pontos turísticos imperdíveis, Paris tem lugares diferentes para se conhecer.

Paris é uma cidade linda, cheia de vida e cosmopolita que oferece passeios diferentes para todos os gostos e bolsos. Por isso, a principal dica na hora de escolher lugares únicos para visitar é ter clareza do seu perfil de viajante, já que há alternativas fora dos roteiros tradicionais para os amantes da cultura, da música e da gastronomia.

Algumas atrações inusitadas da cidade são, sobretudo, para quem busca fazer uma imersão na cultura local e se sentir como um parisiense. E, por isso, podem até exigir que você vá além do “bon jour” e arranhe um pouquinho mais no francês.

Outra dica para fazer passeios em Paris é pesquisá-los com antecedência e montar um pré-roteiro. Se você não se preparar, anotando as informações básicas de funcionamento e como chegar, corre o risco de ter furos na sua programação. Guia completo com dicas sobre o que fazer em Paris.

E, não é porque sua programação é focada em lugares diferentes, que não pode dar ao menos uma espiadinha na Torre Eiffel. Ah, e uma dica básica, que vale tanto para os principais pontos turísticos quanto para os menos tradicionais: não se esqueça da garrafinha de água na bolsa e de colocar um par de sapatos confortável nos pés.

Se você se animou para fazer os passeios fora do circuito turístico de Paris, assista esse vídeo produzido pelo site oficial de turismo de Paris que mostra a Paris dos parisienses. Um primor!

Gostou das nossas dicas de passeios diferentes em Paris? Deixe nos comentários os lugares incríveis que você já conheceu ou quer ver na capital da França.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Silvia Montico

ESCRITO POR

Silvia Montico

Silvia Montico tem 33 anos, é jornalista, fotógrafa e ativista pelos direitos dos animais. Ama viajar e vivenciar os destinos visitados como uma moradora local. É apaixonada por cinema, praia, vinho e sonha morar em uma casinha no meio da natureza.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *