Ano Novo em Paris: dicas para réveillon na Cidade Luz

por Aline Derísio

Ano Novo em Paris: dicas para réveillon na Cidade Luz

O Ano Novo em Paris é cheio de encantos e atrações. Essa data festiva (nouvel an) pega carona com as magníficas decorações e a magia do Natal que a capital francesa transmite.

Já adianto que em Paris não existem grandes badalações e fogos de artifícios que duram horas como no Brasil, mesmo assim acredito que vale a pena passar a data na cidade. Afinal, a Cidade Luz é deslumbrante e merece a sua visita em qualquer época do ano.

Existem eventos para todos os gostos, desde aqueles voltados para os jovens até os mais experientes. Porém, como o Ano Novo se passa no inverno da França. Logo, não dá para ficar batendo perna pela cidade.

Confira algumas informações e sugestões quentinhas do que fazer no réveillon em Paris.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Como é a festa de ano novo em Paris

Ano Novo na Torre Eiffel
Na Torre Eiffel não há fogos, mas apenas um show de luzes.

O ano novo em Paris ou “St. Sylvestre”, oferece a maioria das atrações em lugares fechados, como restaurantes e casas de shows, e os preços costumam ser salgados. Existe o aclamado show de fogos de artifícios à meia noite na avenida mais famosa da Europaa Champs-Élysées.

Mas, esse não é o programa preferido de réveillon dos parisienses, sendo mais procurado por turistas. Como falar de Ano Novo em Paris e não falar de champanhe (champagne) ou espumante (pétillant)? Se você não quiser ouvir um “sermão” de um francês é melhor saber a diferença.

O champanhe vem da região com o mesmo nome e também é um espumante branco de ótima qualidade, mas existem outros vinhos espumantes deliciosos como o Crémant de Loire ou Crémant de Bourgogne. Outras bebidas costumam ser apreciadas durante a virada do ano, como o vinho quente (vin chaud) e cidra da Bretanha sendo as escolhas mais populares.

Existe também um doce parecido com um bombom, com uma embalagem que parece fogos de artifício ao abrir, nomeado de papillottes e encontrados em todos os supermercados e confeitarias de Paris. Assim como em todas as datas comemorativas, os franceses trocam muitos cartões nos meses de dezembro e janeiro como forma de presentes.

Outra curiosidade é que eles falam “Feliz Ano Novo” durante o mês de janeiro inteiro, trocando dois beijos em cada bochecha. O cumprimento é feito com a frase bonne année (Feliz Ano Novo) que também fica escrita em todas as vitrines e meios de comunicação da França.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Clima e temperatura no réveillon em Paris

Inverno em Paris Ano Novo
Dias com neve são bem comuns durante o Réveillon em Paris.

O réveillon em Paris é diferente do Brasil, principalmente porque acontece durante o inverno dando um toque mágico às festividades. A data é uma mistura das luzes natalinas, além das cores e sabores que encantam todos. As festas de Paris em dezembro acontecem no inverno.

A estação dura de 21 de dezembro à 20 de março e as temperaturas neste período variam entre 1ºC e 7ºC, onde as sensações térmicas são negativas. Como o ar da cidade é bem seco, principalmente devido ao uso excessivo de aquecedores em todos os ambientes, sugiro que você use hidratante e beba bastante água.

A neve, chuva, ou até mesmo neve e chuva ao mesmo tempo, podem aparecer durante a sua passagem por Paris. Entretanto, não se preocupe, pois a neve por aqui não é catastrófica e você não precisará de uma roupa especial para se jogar nos flocos mágicos que caem silenciosamente do céu.

Aproveite para descobrir o que fazer em Paris no inverno e já pesquisar os ingressos para passeios imperdíveis em Paris que você quer fazer durante a viagem.

 

Onde passar o Ano Novo em Paris?

Ano novo nos restaurantes em Paris

Ano Novo em restaurante de Paris
Um dos mais badalados no réveillon de Paris. | Foto: *Checco* / Francesco, via Wikimedia Commons.

Assim como no Natal em Paris, os franceses passam o Ano Novo entre amigos e familiares no aconchego dos seus lares com um bom vinho e boa comida. A opção então é reservar com antecedência um horário para jantar em um tradicional restaurante parisiense.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas devido à alta demanda nessa época do ano, os preços dos pratos aumentam de forma considerável, seja para comer no local ou levar para casa, no caso dos parisienses. Lembrando que o jantar é servido cedo, por volta das 19 e 20 horas e a maioria dos “restôs” não vão aceitar te receber sem reserva prévia.

Existem muitos restaurantes em Paris com menus especiais para a noite do Réveillon, mas separei algumas opções que considero as melhores e próximas aos pontos turísticos de Paris:

  • Les Ombres: você poderá se deliciar com uma comida francesa e uma visão deslumbrante da Torre Eiffel sentado em sua mesa. Endereço: 27 Quai Branly, 75007;
  • Le Procope: é um dos restaurantes com comida francesa mais badalado de Paris com pratos de tamanho considerável e bons preços. Endereço: 13 rue de l’Ancienne Comédie, 75006;
  • Jazz Club Étoile: esse clube de música ao vivo é palco de shows de Jazz internacional com um restaurante que vai te proporcionar uma experiência única com vinho à vontade e tipos de comidas variadas, como mexicana, italiana e francesa. Endereço: 81 Boulevard Gouvion Saint Cyr, 75017;
  • La Crémaillère 1900: localizado no charmoso bairro de Montmartre, pode promover na noite de Ano Novo uma pista de dança e um espetáculo de cancan regado a pratos de culinária francesa. Endereço: 15 Place du Tertre, 75018;
  • L’Opéra Restaurant: situado em um dos bairros mais antigos de Paris (Ópera) é um dos restaurantes mais tradicionais com comida típica francesa. Endereço: 1 Place Jacques Rouché, 75009.

Os valores dos menus com entrada, champanhe, prato principal e sobremesa variam muito com o passar dos anos, mas posso dizer que ficam entre 120 e 270 euros por pessoa. Descubra quais os pratos típicos de Paris e tenha um jantar tradicional na virada do ano.

 

Ano Novo nas ruas de Paris

Ano Novo na Champs Elysees Paris
Arco do Triunfo atrai milhares de turistas. | Foto: Falcon® Photography, via Creative Commons

Se você já pretende passar a virada do ano de uma forma mais animada, poderá ver os fogos na avenida mais famosa de Paris, a Champs-Elysées. Ao contrário do que todos os turistas pensam, não há fogos de artifício à meia-noite na Torre Eiffel, apenas jogos de luzes cintilantes.

E essas luzes podem ser vistas, inclusive, da Avenida Champs-Elysées (dependendo da altura em que você estiver). O show de fogos acontece da Torre Eiffel somente no dia 14 de julho às 23 horas para celebrar a queda de Bastilha. Se quiser ver esse espetáculo vá para Paris em julho.

O Ano Novo na Champs-Elysées é uma das atrações mais requisitadas por turistas e, além de ser magnífico, é de graça. Mas ainda assim não se compara com a proporção dos fogos de artifício de Copacabana, por exemplo. O show com fogos ocorre mais especificamente no Arco do Triunfo (Place Charles de Gaulle, 75008).

Além dos fogos, também são projetados vídeos com imagens nas paredes do arco (contagem regressiva). Os fogos são disparados por um tempo limitado (cerca de 5 minutos) e depois disso as pessoas vão embora diferente do Brasil onde se soltam fogos praticamente o dia inteiro e noite inteira no dia 31 de dezembro e 1 de janeiro.

Até porque a Prefeitura de Paris proíbe a venda de fogos de artifício nessa época do ano e quem for pego manuseando esse tipo de material pode pagar uma multa por perturbar a ordem pública. A avenida Champs-Elysées fica bem cheia e não é permitido o uso nem a venda de bebida alcoólica.

Infelizmente quase ninguém obedece, por isso, tome cuidado ao circular entre as pessoas. A infração, porém, pode acarretar multa para quem for pego andando pelas ruas alcoolizado (policiais revistam as bolsas das pessoas durante a festa).

   

 

Ano novo na Sacré-Coeur

Réveillon em Montmartre Paris
Praça da Basílica de Sacré-Coeur também é um ponto frequentado pelos parisienses no Ano Novo.

O bairro chamado Montmartre é um dos mais antigos de Paris e com certeza um dos pontos turísticos que você tem que visitar pelo seu charme artístico. O local também é conhecido pois foi cenário do filme da Amélie Poulain – O Fabulose destino de Amélie Poulain é de 2001.

Além disso, no bairro está uma das mais antigas e lindas igrejas do mundo, a Basílica de Sacré-Coeur (35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018). Sugiro a praça Sacré-Coeur para você passar o Ano Novo se a sua preferência for algo mais calmo, porém festivo.

No topo da colina não haverá fogos de artifício, mas você poderá ter uma visão espetacular de todo o horizonte de Paris. Além disso, esse bairro te oferecerá bares, clubes e até cabarés que ficam abertos depois de meia noite nas proximidades de Pigalle.

 

Ano novo em um cruzeiro no Rio Sena

Cruzeiro de Réveillon no Rio Sena
Rio Sena é um ótimo cenário para um cruzeiro na noite de Ano Novo. | Foto: SoWhat, via Wikimedia Commons

A noite de Ano Novo em Paris pode ser comemorada ao som de música ao vivo, DJ com pista de dança, apresentação de transformistas e de bailarinas com um delicioso jantar embarcando em um cruzeiro pelo Rio Sena.

No trajeto você passará por pontos turísticos perfeito para um roteiro em Paris e poderá avistar a Torre Eiffe. São vários cruzeiros que disponibilizam esse serviço com um jantar especial de Réveillon como os: La Marina, Le Montebello, Le Grand Bleu, Bateaux Parisiens e Cruzeiro Orsay.

Os valores variam entre 260 e 400 euros, necessitando de reserva prévia nos sites correspondentes. Se informe no seu hotel se eles têm algum convênio e descontos com um dos cruzeiros para economizar.

 

Ano novo nos shows e espetáculos

Espetáculo no Ano Novo em Paris
Uma opção de local para ver um espetáculo no Ano Novo é o cabaré Moulin Rouge.

Se você quer uma noite mais agitada na virada do ano em Paris, saiba que existem baladas, festas, apresentação de balé, ópera e shows do tipo cabaré te esperando.

Paris tem festas divertidas e temáticas nas baladas, além de locais mais variados como pool parties em barcos e em ônibus. As baladas mais famosas na virada do ano em Paris são:

  • Les Planches: direcionada para um público jovem e com referências de músicas americanas como Pop, R&B, Electro, HipHop, a casa tem capacidade para 800 pessoas e a festa rola das 22 até às 6 horas. O valor do ingresso fica na faixa dos 45 euros+10x o direito de consumir bebidas e café da manhã servido. Endereço: 40, rue du Colisée 75008.
  • Palais de Tokyo: essa casa enorme tem capacidade para 1300 pessoas e promete um Ano Novo inesquecível com DJ que toca house, RnB, Pop e Electro. O preço da festa de 2019 foi 55 euros+3x consumação + café da manhã. Endereço : 13, Avenue du Président Wilson 76016.
  • La Palmeraie: considero essa balada a mais cool porque parece que você está em uma floresta, toda decorada com palmeiras com uma piscina no meio, dando um ar tropical. A capacidade é de 1500 pessoas e as músicas mais tocadas pelo DJ oficial da casa são Pop, RnB, Electro, HipHop e Disco. O valor do ingresso é de 49 euros + 3x consumação ou 59 euros + 10x consumação. Endereço: 20, Rue du Colonel Pierre Avia 75015.
  • Flow Paris: essa casa à beira do Rio Sena com vista da Torre Eiffel já tem um estilo mais chique e é um barco/restaurante em dias comuns com capacidade para 600 pessoas. Entretanto, promete uma festa de cair o queixo com músicas do estilo House, Hiphop, Pop, Electro e Rock. O valor da entrada em 2019 foi 59 euros+3x consumação ou 69 euros+5x consumação. Endereço: 4 Port des Invalides 75007
  • Bus Palladium: é uma balada mais tradicional parisiense com capacidade para 800 pessoas e toca um pouco de tudo, incluindo músicas dos anos 80. O preço da entrada para a noite especial é de 49 euros+3x consumação ou 59 euros+10x consumação. Endereço: 6 rue Pierre Fontaine 75009
  • Le Globo: com um público de todas as idades e estilos, a casa conta com um DJ bastante eclético, tocando músicas dos anos 80, 90 e de tudo um pouco. A capacidade é de 700 pessoas e o preço da última festa de réveillon foi de 45 euros+3x consumação ou 55 euros+10x consumação. Endereço: 8 boulevard de Strasbourg 75010

 

Baladas no Ano Novo em Paris

Baladas no Réveillon em Paris
Quem gosta de dançar vai encontrar muitas opções de baladas no Ano Novo.

Esses são apenas alguns exemplos de casas noturnas em Paris, mas existem várias outras. Normalmente essas festas acontecem das 22 até às 6 horas. O site Sortir à Paris e o Réveillon à Paris também disponibilizam outras dicas de atrações para o Ano Novo.

Se você já prefere riscar o seu checklist de atrações turísticas e ainda passar a virada do ano em grande estilo, os espetáculos de cabaré são uma ótima opção. As casas mais famosas são:

  • o Moulin Rouge (82, Bd de Clichy, 75018),
  • Lido de Paris (116, Av. des Champs-Élysées, 75008),
  • Paradis Latin (28, Rue du Cardinal Lemoine, 75005),
  • e Crazy Horse (12, Avenue George V, 75008).

O que você poderá esperar são shows magníficos tradicionais, que te darão um bom ânimo para iniciar o próximo ano, e um jantar de dar água boca.

Os ingressos nas casas de cancan já são caros em dias normais e no dia 31 de dezembro o preço fica mais salgado ainda: 170 a 400 euros, com direito a ceia especial. Leia também sobre as baladas em Paris em qualquer época do ano.

 

Espetáculos de Ópera em Paris

Não importa a época do ano, os espetáculos de ópera em Paris são as principais atrações turísticas devido a sua tradição com belíssimas apresentações. O bairro chamado Ópera é considerado o mais antigo e com monumentos lindíssimos, entre eles a Ópera Garnier.

Para assistir um espetáculo no Réveillon você gastará aproximadamente 65 euros com o ingresso, o endereço é Palais Garnier (próximo à Apple store) Place Jacques Rouché 75009. Alguns países da Europa, como a França e Rússia são famosos pelas tradicionais e importantes companhias de ballet.

Os principais teatros em que ocorrem as apresentações são o Opéra Bastille (Place de la Bastille, 75012) e o Ópera Garnier. Os valores ficam entre 150 até 350 euros. Lembrando que os espetáculos não acontecem na virada do ano, verifique a programação nos sites oficiais.

 

   

Dicas para o réveillon em Paris

Réveillon na avenida Champs-Élysées
Decoração da Avenida Champs-Élysées para as festas de fim de ano.

Verifique o dress code (código de vestimenta) do local em que você irá passar o Ano Novo, pois muitos restaurantes exigem determinado tipo de roupa mais formal. Na rua, pode se vestir de uma maneira mais informal, claro. Vale ressaltar que não é tradição usar roupa branca na virada do ano na França.

Nas vitrines durante essa época do ano só tem roupas de festa da cor preta, cor que é mais usada no inverno parisiense. É difícil achar roupa branca, por isso, se você quiser passar o ano novo mantendo as tradições brasileiras, traga a sua roupa na bagagem.

A festa de Ano Novo na avenida Champs-Elysées começa às 21 horas, mas se você quiser um lugar legal perto do Arco do Triunfo, sugiro que você chegue bem antes. Use roupa formal, mais sofisticada sem tênis e jeans e, claro, proteja-se do frio.

Como o Ano Novo em Paris é lotado de turistas tome cuidado com os pickpockets (ladrões), deixando os seus pertences em local seguro e prestando atenção nas ruas e locais públicos.

 

Transporte no réveillon em Paris

Transporte no réveillon em Paris

Capriche na reserva do hotel em que vai ficar hospedado, escolhendo um lugar próximo de atrações turísticas em Paris. Isso sairá um pouco mais caro, mas vale a pena na hora de se deslocar e não passar nervoso durante a sua viagem. Não queira nem imaginar como será para pegar transporte público para voltar para o hotel após a meia-noite.

Falando em transporte público em Paris, ele funciona 24 horas no dia 31 de dezembro até o dia 1º de janeiro e também é gratuito das 17 horas do dia 31 às 2h15 do dia 1º. Então, prepare-se porque a muvuca será grande nesses dias. Confira também como se locomover na capital francesa com o Paris City Pass.

Se você for passar o Ano Novo em ambientes internos, por exemplo, restaurantes ou assistir algum espetáculo, compre o seu ingresso com bastante antecedência, pois esgotam rápido. Ingressos para festas em baladas, por exemplo, já começam a serem vendidos a partir de março.

 

Réveillon à moda parisiense

A celebração do Ano Novo em Paris é bem diferente do estilo brasileiro pé na areia e não tem uma queima de fogos generosa, além de ter a fama de ser uma das únicas cidades do mundo que não é comemorado apropriadamente.

Entretanto, promete te proporcionar momentos coloridos, divertidos com boa comida e espumantes compensando qualquer badalação, afinal estamos falando da cidade da luz, do amor, da culinária e do bom gosto.

Eu particularmente amo o estilo parisiense de se divertir, digamos que é tudo moderado e sem exageros, me dando momentos para refletir sobre o ano que passou e permitindo boas energias e vibrações para iniciar um Ano Novo.

Espero que as minhas dicas tenham te ajudado a passar um bonne année em grande estilo.

Se você tiver alguma sugestão ou dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários e curta o Instagram @QueroViajarMais.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *