Sainte Chapelle, em Paris: arquitetura, ingresso e horários

por Aline Derísio

Sainte Chapelle, em Paris: arquitetura, ingresso e horários

A Sainte Chapelle em Paris, ou em português “Capela Santa”, é considerada um Patrimônio Mundial da Unesco. Esse local possuí um magnífico conjunto de vitrais que dá vontade de ficar admirando-os por horas e horas.

Quando a luz atravessa esses vitrais, o jogo de cores faz com que você se sinta uma magia no ar. Para quem é religioso, diria que até revigora a sua fé. Eu particularmente acho um dos lugares mais bonitos e é um dos meus preferidos aqui em Paris.

A visita na Sainte Chapelle é essencial durante a sua viagem neste pedaço da Europa. Uma arquitetura mística, onde podemos dizer até que é mundo de religião e poesia, todo um Oriente cristão está nos vitrais da capela, pinturas frágeis e preciosas. É uma baita dica de roteiro na França.

Se você quer saber mais de sua história, arquitetura, horários de funcionamento dessa atração turística que encanta e atrai tantos turistas, continue comigo neste artigo. 

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris: bairro a bairro

Seguro viagem com cobertura na França »

 

História da Sainte Chapelle

saint chapelle paris
Sainte Chapelle é um das igrejas mais bonitas do mundo.

A Sainte Chapelle em Paris é uma capela real no estilo gótico, construída em apenas 7 anos a mandato do rei Luís IX (futuro Saint-Louis) em meados do século XIII; assim como a Conciergerie no coração do Palácio da Justiça do Estado Francês (antigo palais de la Cité), para abrigar as relíquias que foram enviadas por Boudouin, o imperador de Constantinopla, que foi iniciada por volta de 1242 e concluída em 1248. 

Entre essas preciosidades, haviam as relíquias da Paixão de Cristo, que estavam recentemente na Catedral de Notre Dame, incendiada em abril de 2019. Confira outros fatos curiosos da França.

Esta capela foi construída por Eude de Montreuil, o arquiteto considerado o mais habilidoso da época; ela que fora considerada um pequena igreja para os padrões de antigamente, possuí tem dois andares.

A capela inferior foi projetada para os habitantes do pátio do palácio e dedicada à Virgem; enquanto que a superior era destinada ao rei e a seus oficiais, levando o título de Saint-Couronne e Sainte-Croix. 

Pitoresca, a Sainte Chapelle tem 110 pés de comprimento e 27 de largura. No interior, você verá duas entradas para o órgão, dois altares decorados com dois quadros pintados a esmalte, cada um dividido em vários assuntos que representam a “Paixão de Cristo”.

Na parte inferior encontram-se pinturas de François primeiro e a de Claude, sua esposa; em outra pintura,verá Henri II e Diane de Poitiers, sua amante.

ile d ela cite paris
Sainte Chapelle fica no charmoso bairro Ile de la Cité.

Foi estimado que mais de 6 milhões de euros somados das despesas de Saint Louis para construir a capela e com as relíquias que lá continha. 

Essas pinturas preciosas foram executadas por Léonard de Limoge e algumas foram transferidas para o Musée des Petits-Augustins.

No altar principal, por exemplo, havia um santuário, em pequena proporção, uma miniatura com formas exatas do edifício da Sainte-Chapelle.

Há relatos que essa obra-prima da França era enriquecida com pedras preciosas e continha os ossos de São Luís.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Acima, havia outro santuário maior, em bronze, que continha todas as relíquias que Luís IX comprou do imperador Boudouin.

Ainda em relação as maravilhas da capela, existe um baixo-relevo representando uma Senhora da Misericórdia, do famoso Germain Pilon. 

O tesouro da Sainte-Chapelle continha uma grande quantidade de objetos ricos e curiosos: uma grande cruz que Henri III havia feito, na qual havia um pedaço de madeira da cruz real, o busto de Saint Louis, coroado como a natureza, todo em ouro, enriquecido com pedras preciosas e apoiado por dois anjos. 

Como habitual, infelizmente antigamente existiam muitos incêndios e no dia 7 de março de 1618 foram perdidas algumas das obras de arte, dentre elas uma ágata-ônix muito importante historicamente que foi dividida em duas partes, e após reparada foi colocada na Biblioteca Real de Paris. 

sainte chapelle arquitetura
Arte dos vitrais impressiona pelos detalhes.

Outra curiosidade é que a capela teve que ser demolida antes da revolução francesa, porque ameaçava cair. 

Vale dizer também que em um lugar particular do monumento existia um oratório do rei, já que era uma capela, não é mesmo? Entretanto, por quase 25 anos, a Sainte-Chapelle deixou de se dedicar ao serviço devido e o edifício serviu para fins administrativos.

Emblemático em toda a Europa, o local continha arquivos do reino, uma série de documentos judiciais da coleção de registros da Igreja.

Existiam várias salas com armários para esse destino; outro fato interessante é que o imperador Boileau foi entrerrado em 1711 na igreja inferior da capela. 

   

Nos dias de hoje, a capela é conhecida pelo seu conjunto exclusivo de quinze vitrais (que cobrem 618 m2 da parte superior da capela) ornamentais altos com pinturas que retratam as passagens bíblicas. 

Essas cenas bíblicas são de ambos os testamentos e representam 1.130 figuras bíblicas.

A sua visita poderá começar na parte inferior, que tem um aspecto de cripta com várias ruínas e estátuas dedicadas à Virgem Maria.

Para chegar à capela superior – onde tem os vitrais e foi o local onde a família real rezava – você subirá por uma escada em caracol, cuidadosamente decorada.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Ingresso da Sainte Chapelle

sainte chapelle paris horarios precios
Quando for a Paris, visite a Sainte Chapelle | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

O valor do ingresso para entrar na Sainte Chapelle é de 10 euros, mas existem algumas condições em que o preço é reduzido. É possível adquirir o ingresso combinado para a visita da Sainte-Chapelle e a Conciergerie, que é um outro museu super interessante. A entrada é gratuita no primeiro domingo do mês.

Horário de funcionamento:

  • De Março a Outubro: das 09 horas e 30 minutos às 13 horas e das 14 horas às 18 horas.
  • De Novembro a Fevereiro: das 9 horas às 13 horas e das 14 horas às 17 horas.
  • Quartas-feiras, entre 15 de Maio e 15 de Setembro: até às 21 horas.

Como ter => Internet na França

 

Dicas de tours para a Sainte Chapelle

conciergerie paris
Inclua também o Conciergerie e o Rio Sena no roteiro | Foto: Dietmar Rabich, via Wikimedia Commons.

Durante o ano todo realizam na Sainte-Chapelle vários concertos de música sacra, recomendo e muito você tentar ir a algum.

Existe a opção também de você fazer um tour com um guia experiente e que saiba contar sobre cada detalhe desse rico monumento, acredito que valha muito a pena.

Por isso, indico aqui as opções mais procuradas pelos turistas de torus que envolvem a Sainte Chapelle: 

Transporte e descontos => Paris Pass

 

Curiosidades da Sainte Chapelle

sainte chapelle historia
Estátua de São Luís na capela.

As relíquias que o rei Luís IX guardava na capela foram penhoradas em um banco veneziado. Se um rei passa por problemas financeiros, imagine nós meros mortais.

Originalmente, foram 22 relíquias que foram adquiridas pelo Saint-Louis e agora existem apenas 3 que são: um fragmento da cruz, um prego e a coroa de espinho. 

   

Falando em coroa de espinhos, a mesma foi comprada por 135.000 libras, cerca de metade da renda anual do domínio real. A construção da Sainte-Chapelle custou cerca de 40.000 libras tournois, ou seja, três vezes menos que a coroa de espinhos!

As duas capelas – inferior e superior – foram completamente restauradas no século XIX.

A decoração da capela superior é baseada em descrições e desenhos dos edifícios originais, mas a capela inferior foi totalmente “reinventada” por falta de documentação. 

Do altar, Saint-Louis mostrava as relíquias aos parisienses todos os anos na sexta-feira. Será que era para “ostentar” ou por bondade para levar cultura a população?

E a última curiosidade é que a rosácea da capela não data do século XIII como vitral, mas do século XV. Possui 87 pétalas.

Imperdível => Tour com rota inteligente no Museu do Louvre

 

Conheça a Sainte Chapelle em Paris

A Sainte Chapelle é um dos monumentos de Paris que está na lista de qualquer roteiro de viagem que se respeite. Mesmo se você não é religioso, sugiro olhar o lugar por outro lado, pela riqueza histórica, de arte e arquitetura, com certeza não irá se arrepender.

Você verá que as luzes refletindo os vitrais coloridos que te trarão uma experiência incrível na sua visita a capital francesa. 

Espero que eu tenha colocado muitas informações que despertaram a sua vontade em conhecer a Sainte Chapelle, fazendo com que a sua visita ao monumento seja rica e mais interessante. 

Para finalizar, recomendo o artigos passeios diferentes em Paris, com dicas 10 lugares fantásticos que fogem da rota dos pontos turísticos mais tradicionais. E se a ideia é colocar mais de uma igreja no seu roteiro, veja também tudo sobre a Sacré Coeur.

Bon voyage!

E você, o que achou da Sainte Chapelle em Paris? Já esteve na capela e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *