Sacré Coeur, em Paris: história, horários e ingressos

Sacré Coeur, em Paris: história, horários e ingressos

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

A Basilique du Sacré Coeur (Basílica do Sagrado Coração), consagrada em 1919, é um dos monumentos mais emblemáticos de Paris. Com o seu estilo romano-bizantino, a Sacré-Couer é reconhecível por sua cor branca majestosa, muitos até a comparam com um bolo de casamento.

O monumento fica no topo do Butte Montmartre, com uma das mais belas vistas panorâmicas da capital, a 130 metros acima do solo. Além disso, a basílica foi projetada em um dos bairros mais charmosos e bem frequentados de Paris: Montmartre. Mesmo assim, podemos avistá-la de muitas partes de Paris, inclusive à noite, quando as luzes se acendem para enfatizar a sua beleza e jamais ser esquecida.

Se você se encanta, assim como eu, com cada monumento de Paris, continue para prestigiar esse artigo com várias informações e história da Sacré Coeur.

Planeje sua viagem => Onde é melhor se hospedar em Paris

Seguro viagem para França: dicas para contratar »

 

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.

 

 

 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.

 

 

História da Sacré Coeur em Paris

Sacré Coeur
A Sacré Coeur foi desenhada por Paul Abadie | Foto: Aline Derísio.

A história do bairro de Montmartre e, consequentemente da Sacré-Couer, está ligada à vida de numerosos santos: Santa Clotilde, Santo Tomás de Aquino ou San Ignácio de Loyola são alguns dos que passaram pela colina sagrada.

Da mesma forma, o Papa João Paulo II fez uma peregrinação ao Sagrado Coração em uma de suas viagens.

Após as guerras franco-prussianas, que mergulharam a França em um estágio social e econômico complicado, no final do século XIX, vários empresários, em colaboração com o arcebispo de Paris, propuseram a criação de uma igreja em Paris para ajudar sua população a recuperar a fé religiosa, perdida após tantos anos de infelicidade do povo francês e em memória de todos os soldados mortos durante as batalhas.

Pensando nisso, a Sacré Coeur foi desenhada por Paul Abadie, embora ele tenha morrido antes de terminá-la. Ele foi sucedido por muitos outros arquitetos para a conclusão do projeto.

O início da construção começou em 1875 e terminou em 1914. Foi consagrada como basílica 5 anos depois, em 16 de outubro de 1919 (quando a Primeira Guerra Mundial terminou).

Basilica Sacre Coeur horários
Na entrada encontra-se duas estátuas, a de Joana D’Arc e a do rei Luís IX | Foto: Aline Derísio.

Essa igreja é um lugar da Europa impressionante tanto pela sua beleza quanto pelo seu tamanho, são 83 metros de altura e 35 metros de largura e 83 metros de comprimento.

A cúpula e a torre sineira têm 91 metros de altura. Na entrada encontra-se duas estátuas, a de Joana D’Arc e a do rei Luís IX.

No seu interior, na forma de uma cruz grega, você encontrará o maior mosaico da França, criado por Luc-Oiliver Merson. Outra obra importante é grande e dourada que representa o Sagrado Coração de Jesus.

Fique boquiaberto ao observar a grande cúpula central, apoiada por várias colunas e o enorme sino de várias toneladas, batizado como Savoyarde. Da sua sacada dá para ter vista da Torre Eiffel e de boa parte da cidade.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours para a Sacre Coeur »

 

Ingressos para a Sacré Coeur

Sacre Coeur Tickets
O acesso à basílica é gratuito | Foto: Aline Derísio.

O acesso à basílica é gratuito. Agora, se quiser visitar a cúpula e a cripta, o que vale muito a pena ter uma vista ainda mais privilegiada. Para conhecer, confira as opções de ingressos para Sacre Coeur em Paris aqui.

Endereço: 35 rue du Chevalier de la Barre – 75018 Paris

Horário de funcionamento: A basílica está aberta todos os dias das 6h às 22h30 (última entrada às 22h15 para visitantes). A cúpula (acesso pelo lado esquerdo da basílica): das 8h30 às 20h de maio a setembro; 9h às 17h, de outubro a abril.

 

Dicas de tour pela Sacré Coeur

Sacre Coeur significado
Vai se deparar com um teto decorado com o maior mosaico da França,

Embaixo da basílica, você avistará um carrossel lindo, bem parisiense. A região já foi cenário de vários filmes, como “O fabuloso destino de Amélie Poulin”.

Existem duas formas de subir: à pé pelas escadas ou pelo funicular. Eu acho a vista bem mais bonita indo de escada, porque você poderá fazer umas paradas, tirar foto e apreciar o quanto quiser a paisagem.

Só tome cuidado com os golpistas! Normalmente, são africanos que forçam você a “comprar” umas pulseiras. Na verdade, eles colocam a pulseira no seu braço dando um nó cego e te pedirá uma quantia de dinheiro.

O melhor a fazer é não parar, não deixar ninguém colocar nada na sua mão, dizendo que não quer nada. Você vai ver também pessoas que vendem lembrancinhas, esses já são mais tranquilos.

Quando você entrar no edifício, vai se deparar com um teto decorado com o maior mosaico da França, medindo aproximadamente 480 m2. A cripta também merece a sua visita, embora atualmente esteja fechada.

Se tiver mais folego para subir 300 degraus, pois não tem elevador no local, tem a opção de subir até a cúpula onde terá uma das vistas em 360o mais impressionantes de Paris.

Sacre Ceur história
Tem a opção de subir até a cúpula onde terá uma das vistas em 360 mais impressionantes de Paris.

Para aproveitar ainda mais a atmosfera parisiense, indico a conhecer o restante do bairro de Montmartre, com os seus restaurantes e uma praça muito charmosa, chamada Place du Tertre que foi frequentada por muitos artistas famosos, como Monet, Renoir, Picasso e Van Gogh.

Em uma curta caminhada está distrito de Abbsses com suas ruas charmosas e sinuosas, no final da colina, o famoso cabaré Moulin Rouge.

Para que a sua visita seja mais fácil e prática, recomendo adquirir o passeio chamado tour Sacré Coeur e Montmartre com Guia Especialista. Esse passeio inclui uma visita no interior da Basílica e pelo bairro de Montmartre com um guia especializado que fala francês, inglês, espanhol e alemão, com a duração de 1 hora.

 

Curiosidades da Sacre Coeur

Sacre Cœur informações
Este é o ponto mais alto da cidade.

A Sacré Coeur é um dos principais atrativos de Paris e tem muitas curiosidades.

A primeira delas é sobre sua localização, pois agora está no topo da colina de Montmartre, mas, antes de sua construção, esse local já era de culto. De fato, o paganismo costumava ser praticado e os templos galo-romanos foram construídos em dedicação ao deuses Mercure e Mars.

O estilo arquitetônico da Sacré-Coueur foi inspirado em igrejas, como Santa Sofia em Constantinopla e San Marco em Veneza.

Montmartre (Monte dos Mártires, em português) tem uma longa tradição religiosa. Esta colina já era ocupada por vários templos na época romana e a tradição nos diz que o mártir Saint Denis, que veio cristianizar os habitantes da Gália, foi decapitado neste lugar.

Sendo o ponto mais alto da cidade, este local sempre foi escolhido pelos fiéis, devido à sensação de estar mais perto do céu, que mantém a ideia de estar mais perto de Deus, do céu e do perdão no catolicismo.

O monumento foi construído graças a pequenas doações de paróquias e indivíduos. Os nomes daqueles que contribuíram com suas doações para a construção da basílica estão gravados nas pedras.

Como visitar a basílica Sacre Coeur
A visitação a Sacré Coeur aumentou muito.

Após a grande e trágica queimada da Catedral de Notre Dame, a visitação a Sacré Coeur aumentou muito.

Vamos pensar juntos, se um viajante tem pouco tempo para conhecer Paris, a primeira escolha de monumento religioso será a Notre Dame, dada a sua história. Depois dela, a Sacré Coeur é a igreja mais visitada da França.

A outra curiosidade é o fato de ser o segundo ponto mais alto da cidade. Você provavelmente sabe qual é o primeiro: é a icônica Torre Eiffel.

Portanto, a altura total do Sacré Coeur é de 213 metros acima do nível do mar. Como a Torre Eiffel tem 300 metros de altura e a Torre Montparnasse tem 210 metros, a basílica ocupa o segundo lugar nos pontos mais altos de Paris.

Como você sabe agora, muitas pessoas contribuíram para a construção da igreja. Por exemplo, o Savoie, um departamento francês localizado nos Alpes, ofereceu um sino gigantesco chamado “Savoyarde”, fundido pela empresa Paccard.

Eles o trouxeram em 1895, com a ajuda de 21 cavalos que arrastaram o sino para o topo da colina de Montmartre. Ele é um dos mais pesados ​​do mundo, com cerca de 19 toneladas.

Monumentos de Paris
A Sacré Coeur era dedicada ao sagrado coração de Jesus Cristo.

Na época em que a basílica que foi construída, costumavam chamá-la pelo nome de Maria, mãe de Jesus, a Sacré Coeur era dedicada ao sagrado coração de Jesus Cristo, o símbolo do amor divino que Jesus tinha pelos humanos e da sacrifício que ele fez por seus pecados, como diz a Bíblia.

Uma das coisas mais impressionantes sobre esta igreja é a sua brancura. Você pode vê-lo à distância, devido a sua aparência brilhante. Mas há uma razão para que permaneça tão branco ao longo dos anos.

Paul Abadie escolheu uma pedra muito específica para a construção. A pedra branca veio das pedreiras de Souppes, no departamento francês de Seine-et-Marne.

É a mesma pedra que foi usada para o Arco do Triunfo e a ponte Alexandre III em Paris. É muito resistente e a água não se infiltra. De fato, em contato com a água, quando chove, as pedras liberam uma substância, chamada “calcita”, que limpa a pedra e permite manter sua cor branca.

 

Enalteça a importância do monumento

A basílica Sacré Coeur deixa todo mundo deslumbrado ao vê-la pela primeira vez. Eu mesma sempre fico suspirando ao admirá-la.

Esse lindo monumento tem muitas histórias a descobrir e muitos segredo bem guardados para si. Seja você um entusiasta da arquitetura ou religioso, você amará o monumento, onde arte e adoração se misturam. Se você gosta de lugares históricos, leia também o post com os monumentos mais famosos do mundo.

Espero que tenha gostado da leitura, deixe aqui no embaixo algum comentário e compartilhe com os seus amigos e familiares que vão embarcar nessa deliciosa viagem para Paris. Salut!

Dicas para ECONOMIZAR MUITO em Paris

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para Paris? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis em Paris para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos de Paris. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para Paris, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel em Paris. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil viajar de trem pela França, e por toda a Europa. Muitas vezes mais rápido, pois não se perde tempo com embarque e check-in. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de trem. A ferramenta também busca bilhetes de ônibus e para travessias de balsa.

Melhores passeios em Paris

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios em Paris, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet em Paris

Ter um chip de celular em Paris com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem na França.

Seguro viagem em Paris

Contratar um seguro viagem para Paris é essencial para sua segurança no exterior, além de ser um requisito para entrar nos países da Europa que fazem parte do Tratado de Schengen, com cobertura médico-hospitalar de pelo menos 30 mil euros.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

CATEGORIAS
COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Quero Viajar Mais