Palácio de Versalhes: curiosidades, como é por dentro e como ir

por Aline Derísio

Palácio de Versalhes: curiosidades, como é por dentro e como ir

O Palácio de Versalhes ou Château de Versailles, em francês, foi a principal residência real da França em 1682. Desde a época do rei Luís XIV até o início da Revolução Francesa em 1789, reinado do rei Luís XVI. O atual monumento histórico, Patrimônio Mundial da Unesco e museu está localizado no departamento de Yvelines, na região de Île-de-France, a cerca de 20 quilômetros de Paris.

O Palácio de Versalhes é notável principalmente pelo famoso Salão dos Espelhos, pela Royal Opera, suas joias, apartamentos reais e o enorme e um dos mais bonitos jardins do mundo com fontes, canais, canteiros de flores e bosques geométricos. Já fica justificado porque o monumento recebe milhares e milhares de visitas por ano de todo o planeta.

Nesse artigo, escrevi sobre a história, arquitetura, dicas, curiosidades e todas as informações necessárias para que o seu passeio seja inesquecível e que você aproveite ao máximo.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França: preços »

 

Como ir ao Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes
Saiba tudo sobre o Palácio de Versalhes.

Agora, vou te mostrar a forma mais fácil de chegar de Paris a Versalhes de trem. O trem é chamado de RER e é a opção mais barata para chegar ao Palácio. O valor de uma passagem custará 7,10€ (ida e volta) e levará em média 1h30 de viagem.

O RER que faz esse trajeto é da linha C e o primeiro passo é pegar o metrô ou trem mais próximo. O que ajuda muito a planejar o seu trajeto é o Google Maps ou Citymapper (mostra em tempo real todos os horários dos transporte públicos de Paris e os melhores trajetos).

Chegando no metrô ou na estação de trem, compre o ticket para Versailles-Château-Rive Gauche em uma das máquinas ou com um funcionário.

Todas as máquinas tem a opção em inglês, aceitando cartão de crédito e dinheiro. Preste atenção que a máquina irá imprimir 2 tickets, um pra ida e outro para a volta, guarde todos em caso de fiscalização para não pagar multa.

O restante é fácil, só chegar até a estação RER C e encontrar o trem no sentido Versailles Château/Rive Gauche. Existem muitas placas e balcão de informação, caso você se perca. E voilá!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours no Palácio de Versalhes »

 

História e arquitetura do Palácio de Versalhes em Paris

Palácio de Versalhes Jardins de Versailles
O Palácio de Versalhes foi declarado a residência real oficial da corte da França em 6 de maio de 1682.

Até a época do rei Luís XIV, a cidade de Versalhes tinha apenas algumas casas. No entanto, as terras foram cedidas aos senhores da corte e surgiram novos edifícios, principalmente na região norte da cidade.

O Palácio de Versalhes foi declarado a residência real oficial da corte da França em 6 de maio de 1682, mas foi abandonado após a morte de Luís XIV, em 1715. Em 1722, no entanto, foi devolvido ao seu status de residência real.

Algumas mudanças foram feitas durante os reinados de Luís XV (1715-1774) e Luís XVI (1774-1792). Após a Revolução Francesa, o complexo foi quase destruído.

Com exceção das melhorias na parte dos Trianons do palácio, o imperador Napoleão negligenciou Versalhes, e Luís XVIII e Carlos X apenas o mantiveram. Louis-Philippe, no entanto, fez grandes reformas, em parte com a ajuda dos Estados Unidos.

Talvez a sua contribuição mais significativa para o palácio tenha sido a criação do Museu de História da França. Saiba mais sobre os principais museus de Paris.

Embora muitas das 6.000 pinturas e 3.000 esculturas do museu não estejam disponíveis para exibição pública, uma parte dessas das obras estão em exibição em todo o palácio.

Em 1870 e 1871, Versalhes foi ocupada como quartel general do exército alemão que cercava Paris, e Guilherme I da Prússia foi coroado imperador alemão no Salão dos Espelhos em 18 de janeiro de 1871.

Palácio de Versalhes arquitetos
Versalhes era a sede da Assembléia Nacional Francesa.

Após a paz com a Alemanha, Versalhes era a sede da Assembléia Nacional Francesa. Abrigou as duas câmaras do parlamento até 1879 e, durante esse período, a cidade foi a capital oficial da França.

Após a Primeira Guerra Mundial, o tratado entre os Aliados e a Alemanha foi assinado no Salão dos Espelhos, em 28 de junho de 1919.

O Tratado de Trianon, encerrando a guerra entre os Aliados e a Hungria, foi concluído em 4 de junho de 1920, na Galeria Cotelle, no Grand Trianon.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Após a Segunda Guerra Mundial, o palácio foi ocasionalmente usado para congressos do plenário e do parlamento francês ou como moradia durante a visita dos chefes de estado, mas, conforme o tempo foi passando, a sua principal utilidade é o turismo.

A UNESCO designou o palácio e os seus jardins como um Patrimônio da Humanidade em 1979. Após uma devastadora tempestade de inverno, em 1989, que destruiu mais de mil árvores, o governo francês iniciou um amplo projeto de reparo e renovação.

Uma forte tempestade de vento em 1999 causou a perda de cerca de 10.000 árvores, incluindo várias plantadas por Maria Antonieta e Napoleão.

Palácio de Versalhes por dentro
Antes da construção ordenada por Luís XIV, o Castelo de Versalhes era feito de tijolos.

Em 2003, um ambicioso programa de restauração e renovação foi lançado como o projeto “Grand Versailles”.

Com um cronograma de 17 anos e um orçamento que ultrapassava 500 milhões de euros, o plano foi anunciado como a expansão mais significativa das instalações do palácio desde o reinado de Louis-Philippe.

Antes da construção ordenada por Luís XIV, o Castelo de Versalhes era feito de tijolos. Foi durante o Renascimento Italiano (séculos 14 e 15), que teve um enorme impacto na arte francesa por muitas décadas.

O barroco é caracterizado pela extravagância na arquitetura, literatura e música e era uma verdadeira maneira de incentivar os artesãos a diversificar elementos decorativos, como dourados e  arabescos.

Além disso, o layout do palácio girava em torno do rei. Por exemplo, sua câmara particular está localizada exatamente no meio do palácio, demonstrando, portanto, que tudo deve e gira em torno dele. O primeiro andar é reservado para os apartamentos do rei e da rainha, alas norte e sul, respectivamente.

Apesar de ter sido significativamente influenciado pelo gênero barroco, a totalidade do Castelo de Versalhes é particularmente harmoniosa graças às ilusões de ótica.

A estrutura do palácio é muito geométrica, com algumas distorções que trabalham juntas para dar a ilusão de que existe uma perfeita harmonia.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Imperdível => Ingresso para Versalhes com áudio

 

Jardins do Palácio de Versalhes

Jardins de Versalhes
Os Jardins de Versalhes levaram 40 anos para serem concluídos.

Os jardins de Versalhes foram planejados por André Le Nôtre, o mais famoso e influente arquiteto paisagista da história da França. Atrás do palácio, existem bacias ornamentais no terraço incríveis e estátuas de bronze por todo o lado.

Na região oeste do terraço fica a Fonte Latona, projetada por Le Nôtre e esculpida por Gaspard e Balthazard Marsy. A fonte retrata os acontecimentos de “Ovídio‘s Metamorfoses”.

O “Royal Walk” se estende para o oeste a partir do palácio. Esse nome se dá por ser uma larga avenida centralizada na grama do tapete verde, toda a sua lateral tem fileiras de árvores grandes e termina na espetacular Fonte de Apolo.

O lindo caminho continua pelo Grande Canal, uma via fluvial de 60 metros de largura e 1,6 km de comprimento.

Durante o mandato do rei Luís XIV em Versalhes, as gôndolas venezianas atravessaram o Grande Canal e os visitantes modernos do palácio podem atravessar as mesmas águas em pequenos barcos a remo. Chiquérrimo!

Ao sul do terraço, canteiros de flores levam a um par de escadas que cercam o Orangerie, um bosque planejado por Hardouin-Mansart em 1685, que inclui mais de 1.000 árvores. P

alma, romã, limão e laranja estão entre as variedades representadas, com espécies tropicais e subtropicais sendo transportadas para ambientes fechados durante os meses de inverno.

Jardins de Versalhes como é
Os jardins de Versalhes foram planejados por André Le Nôtre.

Além da Orangerie, encontra-se o lago suíço, um lago artificial que substituiu um trecho de pântano problemático que era conhecido pelo antigo regime como “lago fedorento”.

Ao norte do terraço, jardins ornamentais bem cuidados descem suavemente até o Water Walk, um caminho alinhado com esculturas de bronze e topiárias geométricas e cercado por imponentes sebes.

O caminho termina na Fonte do Dragão, que apresenta um jato de água que sobe quase 90 pés (27 metros) no ar. Além disso, fica a Fonte de Netuno, construída por Le Nôtre entre 1679 e 1681.

A fonte em forma de crescente é notável por suas esculturas finas e pelo enorme volume de água projetado por seus 99 jatos. Muita ostentação, não é mesmo? Rs

As passarelas e caminhos dos parques são decorados com estátuas e vasos bem cuidados, são cercados por sebes e arbustos. Ao redor do Green Carpet existem inúmeros bosques, talvez o mais notável seja o Ballroom Grove, um anfiteatro paisagístico que apresenta uma cascata artificial.

Desfrute => Tour guiado no Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes descrição
Atrás do palácio, existem bacias ornamentais.

Um labirinto construído durante o reinado de Luís XIV foi substituído pelo Queen’s Grove, que se tornou um cenário de intrigas durante o Caso do Colar de Diamantes. Outros bosques incluem a Colunata, o Bosque do Rei, o Bosque dos Banhos de Apolo e a Fonte de Encélado.

Entre as principais atrações de Versailles são as fontes e distribuição de água encomendados por Louis XIV em imitação dos que estão em Nicolas Fouquet castelo de Vaux-le-Vicomte. Devido à escassez de água em Versalhes, foram elaboradas obras hidráulicas em Marly-le-Roi para explorar o Sena.

As águas do platô entre Versalhes e Rambouillet acabaram sendo coletados e transportados por canais para os jardins, cujo solo cobre inúmeros canos, abóbadas e aquedutos.

Espetáculos anuais e atrações noturnas realizadas nos jardins do palácio incluem son et lumière (som e luz), Grandes Eaux e uma variedade de apresentações de música ao vivo.

Uma curiosidade é que os Jardins de Versalhes levaram 40 anos para serem concluídos e o rei Luís XIV os valorizou tanto quanto o próprio palácio.

 

Palácio de Versalhes: como é por dentro

Palácio de Versalhes divisão
Cada seção do palácio também possui grandes tribunais interiores.

O monumento histórico desde 1862, os apartamentos do palácio estão localizados em seu eixo central. O ponto mais ao norte do palácio abriga a Galeria de Batalha e o Salão de Congressos.

A capela do palácio e a ópera real, concluídas após a morte de Luís XIV, estão na ala norte. Além de seus edifícios, o palácio é construído em torno de pátios internos e externos.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

A Praça dos Armas recebe os visitantes e evoca imediatamente a imensidão do palácio. Pode-se imaginar o tempo que levou para atravessar os 300 metros da praça antes de chegar ao Tribunal de Honra e impor o portão de ouro.

   

Os Tribunais Royal, Marble e Princes estão alinhados na parte sul do palácio e a Capela está localizada na parte norte.

Cada seção do palácio também possui grandes tribunais interiores que são divididos em dois menores. Um dos locais mais visitados do Palácio, especialmente pelo cerimonial Salão dos Espelhos, pela Royal Opera, como jóias, e pelos apartamentos reais; para as residências reais mais íntimas, o Grand Trianon e Petit Trianon localizados dentro do parque; o pequeno Hameau rústico (Hamlet).

Economia => Ingresso para Versalhes, jardins e translado

 

Dicas de tour pelo Palácio de Versalhes

Passeios pelo Palácio de Versalhes
O tour guiado em inglês pelo palácio de Versalhes dura 1h30.

Eu sempre acreditei em um turismo em que eu saiba cada detalhe do lugar em que eu estou conhecendo e nem sempre todas informações ou as verdadeiras estão na internet. Por isso, sempre que possível faço um tour guiado pelas cidades e monumentos por onde eu passo.

Se você pensa assim como eu, indico o tour guiado em inglês pelo palácio de Versalhes (apartamentos de Estado, o Quarto do Rei, a Galeria dos Espelhos e muito mais) dura 1h30.

Sem contar que você evitará passar por uma fila gigantesca que sempre tem no palácio. Inclusive, descubra também outros passeios diferentes em Paris.

 

Curiosidades do Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes detalhes
Ele é o segundo monumento mais visitado na região da Ilê de France.

O Palácio de Versalhes foi despido de todos os seus móveis após a Revolução Francesa, mas muitas peças foram devolvidas e muitas das salas foram restauradas.

Em 2017, o Palácio de Versalhes recebeu 10 milhões visitantes, tornando-o o segundo monumento mais visitado na região da Ilê de France, logo atrás do Museu do Louvre e à frente da Torre Eiffel (também fiquei surpresa por ultrapassar a torre).

Outro fato interessante é que aqueles que residiam dentro de seus muros influenciaram a arquitetura e a organização do palácio, que se tornou cada vez mais complexa até finalmente servir como residência real independente. O fato de possuir uma ópera real, sua própria capela e vários salões a torna funcional e eficiente.

Graças aos talentos de arquitetos e artesãos que Luís XIV conseguiu criar uma sociedade de prazer em que as cortesãs pudessem desfrutar de um certo luxo com, é claro, o Rei Sol em seu centro.

Exclusivo => Visita à propriedade de Maria Antonieta em Versalhes

 

Aproveite o Palácio de Versalhes

Mesmo o Palácio de Versalhes ter sido modificado ao longo dos anos por vários motivos, a sua arquitetura, estrutura, beleza e magnitude deixam qualquer um boquiaberto. O monumento está na wishlist de todos os viajantes que vêm para a França.

Acredito que deixei você com vontade ainda mais de visitar o Palácio de Versalhes e caminhar pelos seus lindos jardins para se sentir da realeza francesa. Conheça outros pontos turísticos imperdíveis de Paris.

O que você achou do Palácio de Versalhes? Deixe nos comentários sugestões ou dúvidas. Bon Voyage!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *