Museus em Paris: Louvre, Orsey, Rodin, Georges Pompidou etc

Museus em Paris: Louvre, Orsey, Rodin, Georges Pompidou etc

A lista de museus em Paris é longa, e para quem gosta de arte, sejam obras impressionistas ou arte moderna, muitos deles são parada obrigatória. Se você ainda não aprendeu a apreciar, é a chance de ter uma aula de história da arte, vendo de perto grandes obras de diversas partes do mundo.

Louvre, Rodin e Pompidou são alguns dos mais visitados e imperdíveis museus parisienses, e saiba que será uma tarefa árdua visitar todos eles. Caso seja sua intenção, o ideal é comprar o passe livre, ou passaporte que dá acesso aos principais museus de Paris.

O cartão é conhecido como Paris Museum Pass (falo mais sobre ele abaixo), que dá acesso livre a cerca de 60 casas. O cartão tem validade de dois, quatro ou seis dias consecutivos e custa respectivamente 48, 62 e 74 euros.

Para aqueles que pretendem visitar apenas os museus mais famosos de Paris, é bom colocar no papel para ver se o cartão é vantajoso. Caso não seja, a dica é comprar ingresso pela internet para evitar filas na hora da entrada, e assim poupar tempo de viagem! Para te ajudar nessa tarefa, preparei uma lista com os 7 museus mais importantes de Paris.

Planeje sua viagem => Bairros para ficar em Paris

Seguro viagem para a França: qual contratar? »

 

Principais museus de Paris

Melhores museus para visitar em Paris

Escolher entre dezenas de opções é realmente uma tarefa difícil, ainda mais numa cidade como Paris, que é reconhecida por hospedar muitos dos lugares que estão no ranking dos melhores museus do mundo.

Você certamente não terá tempo e disposição para visitar nem uma fração de todos eles, mas não deixe de explorar muito bem os top museus da Europa.

Você também pode comprar seus ingressos antecipados para outras atrações e transporte gratuito, utilizando o Paris City Pass.

CLIQUE AQUI para reservar ingressos dos museus em Paris »

 

1) Museu do Louvre

Melhores museus de Paris

O Louvre é o museu mais famoso do mundo. Ele tem um acervo com mais de 30 mil peças, entre pinturas, esculturas, gravuras e objetos diversos. Para conhecer todo o acervo são necessários muitos dias, mas poucos turistas têm este tempo e anseio.

A ala mais visitada do museu é a “Denon”, onde estão a “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, e outros quadros importantes como “A Balsa da Medusa”, de Géricault, além da escultura “Os Escravos”, de Michelangelo. Outra obra muito visitada é a “Venus de Milo”, que fica na ala Sully.

Mas seu acervo é muito maior que essa galeria, abrigando pinturas representativas de todas as escolas de pintura européias do século XVIII, esculturas da Idade Média, do Renascimento e dos tempos modernos. Além disso, tem coleções de antiguidades egípcias, africanas, gregas, etruscas, romanas e orientais, da Mesopotâmia, acervo de artes do Islã, entre vários outros.

Então, antes de ir ao Louvre, acesse o site, pesquise seu acervo e separe aquilo que realmente te interessa. Ou acesse esse texto do Escolha Viajar com um roteiro completo do que ver no Louvre.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Uma boa dica para quem deseja mais tranquilidade para visitar o museu, é aproveitar os dias em que os museus estão abertos a noite (quarta e sexta), quando ficam bem mais vazios. E não se esqueça de comprar seu ingresso com antecedência, caso contrário, prepare-se para as filas!

Os ingressos de visitação ao acervo não incluem as exposições temporárias e o horário de funcionamento é de 09 às 18, e até 21:45 todas às quartas e sextas. Há também os tours guiados sem filas no Louvre.

Atenção:o Louvre não abre às terças-feiras e alguns feriados, confira no www.louvre.fr.

 

2) Museu de Orsay

Museu d'Orsay em Paris
Veja todas as informações sobre o Museu d’Orsay em Paris.

O Museu de Orsay (em francês Musée d’Orsay) é um dos mais bonitos e conhecidos de Paris. Instalado em uma antiga estação ferroviária, datada de 1900, fica bem pertinho do Louvre, na margem esquerda do Rio Sena e diante do famoso Jardim das Tulherias, um dos pontos turísticos mais visitados de Paris.

Seu acervo reúne peças importantes da criação artística ocidental entre 1848 até 1914 de artistas como Monet, Rodin, Caillebotte, Cézanne, Renoir e Pizarro.

Entre suas principais obras estão o “Autoportrait”, de Van Gogh; “Coquelicots”, de Claude Monet; “L’homme qui marche”, de Auguste Rodin, entre muitas outras. Ele não é um museu tão grande, então é possível fazer uma rápida visita.

O ingresso que dá acesso a todo o museu, mas vale a pena fazer uma compra casada, que dá direito de visitar o museu l’Orangerie, que fica do outro lado do Rio Sena, no Jardim das Tulherias. Também é possível comprar o passaporte Musée d’Orsay + Musée Rodin.

Compre => Excursão em português no Museu de Orsay

   

 

3) Museu l’Orangerie

Melhores museus parisienses
“Les Nymphéas”, de Claude Monet.

O Jardim das Tulherias (Jardin des Tuileries) é uma das áreas mais visitadas de Paris e além de lindo, abriga o Musée de l’Orangerie, que ficou conhecido principalmente por ter em seu acervo a imperdível “Les Nymphéas”, de Monet. O museu tem ainda coleções de outros importantes artistas, como Renoir, Paul Guillaume e Henri Matisse.

O jardim é cheio de fontes, esculturas de diversas épocas e muito verde, que muda para o branco no inverno parisiense e colorido na primavera e outono. Ele abriga ainda dois cafés/restaurantes, que espalham suas mesas em meio às árvores (Café Renard e Café Diane).

A entrada no jardim é gratuita e o bilhete para o Museu l’Orangerie pode ser comprado individual ou junto com o Museu d’Orsay. Veja ingresso antecipado para o Museu l’Orangerie.

 

4) Museu Rodin

Quantos museus tem em Paris?
Museu Rodin é um dos principais pontos turísticos de Paris.

O museu é dedicado às obras do escultor Auguste Rodin, e também pinturas e esculturas de sua coleção privada. Inaugurado em 1919, além de um acervo incrível, o museu tem um lindo jardim, que em meio as suas roseiras, abriga esculturas como “O Pensador”, “A porta do Inferno” e “Os burgueses de Calais e Balzac”.

O valor do bilhete do Museu Rodin depende do tipo de visita desejada. Se preferir, pode fazer um tour particular pelo Museu Rodin.

 

5) Centre Georges Pompidou

Museus em Paris que vale a pena ir

O Centro Cultural Georges Pompidou é um espaço voltado para a arte moderna e contemporânea. Projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, dois arquitetos que simbolizam o espírito do século XX, sua fachada moderna de plástico e tubos coloridos contrastam com os antigos predinhos de seis andares da vizinhança.

O Pompidou abriga o Museu de Arte Moderna, uma biblioteca (a mais visitada do mundo), uma cinemateca e exposições de fotografia e esculturas faraônicas. Sua parte externa é muito frequentada por artistas de rua. O local é um dos pontos mais visitados de Paris, com cerca de 6 milhões de pessoas por ano.

Confira uma tour guiado pelo Pompidou em Paris. Os ingressos variam conforme o acesso, que pode incluir cinema ou exposições temporárias.

 

6) Museu Picasso

Museus mais importantes de Paris
Foto: Pol, via Wikimedia Commons.

O Museu Picasso tem uma coleção com mais de 5000 peças, consagrado à obra de Pablo Picasso. Ele está instalado em um casarão construído no ano de 1656, no coração do bairro Le Marais, um dos mais turísticos de Paris.

Recomendo => Museu Picasso sem filas | Visita guiada no Museu Picasso

 

7) Museu do Quai Branly

Famosos museus de Paris
Foto: King of Hearts, via Wikimedia Commons.

O Museu do Quai Branly (musée du quai Branly, em francês), foi inaugurado em 2006 para preservar um acervo de 300 mil obras de arte de civilizações da África, Ásia, Oceania e Américas, sendo um dos mais novos de Paris.

Apenas 3.500 estão em exposição, entre roupas, artesanato, instrumentos musicais, máscaras, entre outros. Além da exposição permanente, o museu promove cerca de dez exposições temporárias no decorrer do ano.

Da mesma maneira que acontece no Louvre, no Quai Branly é possível fazer uma volta ao mundo por suas coleções. Outro diferencial é a modernidade do edifício, se destacando bastante da arquitetura tradicional de Paris.

   

 

Vale a pena comprar o Paris Museum Pass?

Passe / passaporte dos museus de Paris

Esse é um exemplo dos valores para entrar em algumas das atrações de Paris. Como o Paris Museum Pass tem validade de dois, quatro ou seis dias consecutivos (48, 62 e 74 euros), faça as contas e decida.

Na minha opinião, vale a pena comprar o Paris Museum Pass entrando em pelo menos dois lugares por dia. Nem tanto pelo preço das entradas, mas devido à vantagem de não precisar pegar filas.

 

Dias dos museus em Paris que são gratuitos

Antes de tudo, saiba que é normal ter dias de entrada gratuita nos museus de Paris. Cada um tem suas próprias regras, e muitos deles são até mesmo integralmente gratuitos.

Contudo, um padrão é serem abertos ao público no primeiro domingo de cada mês, inclusive os museus que listei aqui. Somente o Louvre tem uma excessão, oferecendo gratuidade apenas entre 1 de outubro e 31 de março.

No site oficial do turismo em Paris, há uma lista completa de lugares e espaços culturais acessíveis gratuitamente (em espanhol, francês, inglês e alemão). O blog Paris Lado B fez uma lista com seus Top 5 museus gratuitos de Paris.

 

Quais os museus imperdíveis de Paris?

Mesmo numa visita de quase 30 dias que fiz a Paris, não consegui visitar mais do que 10 museus. Claro, tenho outras prioridades. Mas quantos museus tem em Paris? São cerca de 130 e certamente pouquíssimas pessoas podem dizer que conhecem todos eles.

Para mim os 7 que indiquei no post são os museus mais legais de Paris, então reserve as entradas ou encare as filas. De qualquer forma, será uma experiência para nunca mais esquecer! Animou? Confira esse vídeo incrível que o site oficial de turismo sobre a arte contemporânea espalhada por Paris.

Pesquisando sobre os melhores museus de Paris? Procurando um roteiro de museus para visitar? Foi e gostaria de contar sua experiência? Deixe suas dicas e comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *