Paris no inverno: o que fazer, roteiro na neve e looks para vestir

Paris no inverno: o que fazer, roteiro na neve e looks para vestir

Está planejando viajar para Paris no inverno? Então saiba que a Cidade Luz é o melhor destino para observar e prestigiar o charme e a melancolia que essa época do ano traz.

Mas, deixando um pouco de lado o romantismo do céu cinzento de Paris no inverno, é preciso planejamento para que essa aventura seja inesquecível. Afinal, o tempo fica fechado o inverno todo, as temperaturas são muito baixas, há oscilação na sensação térmica, deixando o clima ainda mais frio.

Por isso, é importante saber o que fazer de graça em Paris no inverno, o que vestir, onde comer e como se deliciar com os excelentes vinhos e chocolates quentes na capital da França nessa época do ano.

Para te ajudar, separei as melhores dicas de quem mora em Paris e já foi viajante um dia! Veja como planejar um roteiro dos sonhos e aproveitar o inverno parisiense.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Paris no inverno: atrações imperdíveis

  • Museu do Louvre
  • Museu d’Orsay
  • Torre Eiffel
  • Restaurantes
  • Mercados de Natal
  • Basílica Sacré-Coeur
  • Livrarias parisienses

Ingressos => Passeios imperdíveis em Paris

 

Paris no inverno: clima e temperatura

Turismo em Paris
Paris tem sensação térmica negativa no inverno.

É inverno em Paris, assim como em toda a Europa, entre 21 de dezembro e 20 de março. Nesse período, as temperaturas na França variam entre 1ºC e 7ºC, mas as sensações térmicas para essa época do ano costumam ser negativas.

Além disso, pode ter dias de neve, chuva, ou até mesmo neve e chuva ao mesmo tempo. Mas, não se preocupe, a neve em Paris não é catastrófica e acredito que não precise de uma bota especial para você se jogar nos flocos mágicos que caem silenciosamente do céu, deixando a cidade ainda mais encantadora.

Pessoalmente, encaro a neve como um presente para o nosso dia ficar mais aconchegante e ainda render fotos lindas, principalmente da Torre Eiffel. Aproveite um tour até o 2º andar da Torre Eiffel.

Sugiro que, assim que a neve comece, já corra para aproveitar a paisagem, pois em Paris a neve derrete rápido, diferente das regiões ao redor da cidade.

No entanto, nos dias de chuva e de neve, tome cuidado, as ruas ficam escorregadias. Para você ter ideia da temperatura que irá enfrentar durante a viagem, veja a estimativa média de temperatura durante o inverno:

  • Dezembro: temperatura média entre 2°C e 7°C com 50mm de chuva.
  • Janeiro: temperatura média entre 1°C e 6°C com 56mm de chuva.
  • Fevereiro: temperatura média entre 1°C e 7°C com 46mm de chuva.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

O que fazer em Paris no inverno

O inverno em Paris não impede você e nenhum parisiense de sair para comprar a sua baguete ou de visitar qualquer atração. E quando o sol aparece, traz junto a alegria e muda até o humor das pessoas que aproveitam mais a rua. Falando nele, veja quanto custa uma visita para apreciar o pôr do sol da Torre Eiffel.

Entretanto, sugiro passeios em ambientes internos como museus e restaurantes, assim você se protege do frio e ainda conhece uma das melhores gastronomias e pinturas/estátuas mais famosas do mundo. Dá até para fazer o passeio do ônibus turístico de Paris na parte interna.

 

Museu do Louvre

Roteiro de viagem para Paris
Museu do Louvre.

Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo, além de ser um monumento histórico de Paris. Ao chegar, você vai se deparar com a famosa pirâmide de vidro. Se essa entrada estiver lotada, vá visitar o Carrousel do Louvre, um shopping subterrâneo onde fica à pirâmide invertida do museu.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

No Louvre, há 35 mil obras de arte. Por isso, você não conseguirá ver tudo em um dia só. Então use o Mapa do Louvre, distribuído gratuitamente no próprio museu, para se organizar e conseguir ver as obras mais famosas como a Monalisa (La Gioconda) e a Vênus de Milo.

A entrada do Museu do Louvre é gratuita no primeiro sábado do mês, das 18 às 21h45. Nos outros dias o ingresso custa 17 euros, se comprado online, e 15 euros, quando comprado na bilheteria. Ou então, agende seu ingresso do Louvre com hora marcada.

O Louvre funciona de quarta à segunda-feira, fechando sempre às terças, das 9 às 18 horas. Nas quartas e sextas-feiras tem horário ampliado até às 21h45, exceto feriados.

Top => Lugares onde ver o pôr do sol em Paris

 

Museu d’Orsay

Roteiro de 7 dias em Paris
Museu d´Orsay | Foto: Daniel Vorndran, via Wikimedia Commons.

Outro museu importante de Paris é o Museu d’Orsay, situado na margem esquerda do Rio Sena, em frente ao Museu do Louvre e ao Jardim das Tulherias. A instalação do Museu d´Orsay foi feita na estação ferroviária construída para a Exposição Universal de 1900, seu acervo é dedicado a exposição de magníficas obras impressionistas de 1848 a 1914.

A entrada no Museu d’Orsay é gratuita no primeiro domingo do mês, sem restrições de horário. Nos outros dias o valor do ingresso é 14 euros e pode ser comprado online ou no próprio museu. Ou ainda com entrada sem fila do Museu d’Orsay.

O d´Orsay está aberto todos os dias, exceto às segundas, e funciona das 9h30 às 18 horas. Nas quintas tem o horário ampliado até às 21h45, exceto feriados.

Descubra => Imperdíveis museus em Paris

 

Torre Eiffel

Roteiro de 5 dias em Paris
Torre Eiffel | Foto: Делфина, via Wikimedia Commons.

A Torre Eiffel é o maior símbolo de Paris, um monumento conhecido mundialmente e o sonho de consumo de  viajantes de tudo que é canto do mundo. Por isso, não é porque você vai para a Cidade Luz no inverno que deve tirar a torre da sua lista de roteiro.

   
   

Inclusive, no frio, as filas de visitantes costumam ser menores sobretudo entre a segunda semana de janeiro e a segunda de fevereiro e também nas primeiras semanas de março. Mas, para ter aquela vista maravilhosa de Paris do alto da Torre Eiffel é preciso se preparar, afinal, se venta bastante ao longo do ano, imagina nessa época.

Se preferir, reserve um jantar no restaurante da Torre Eiffel para aproveitar a vista incrível em um ambiente quentinho.

Por isso, além de sua câmera fotográfica, não se esqueça do casaco, luva, cachecol e gorro. Visitar o entorno da torre e, claro, tirar fotos maravilhosas não tem nenhum custo, mas se você quiser subir precisa comprar ingresso. Para o 2º andar o ingresso de escada custa 10,20 euros e de elevador 16,30 euros, e para o topo 19,40 euros (escada e elevador) e 25,50 euros (elevador). Veja também um acesso guiado à Torre Eiffel com elevador

Nessa época, a torre funciona de 9h30 às 23h45 para quem vai subir de elevador (sendo que a entrada na torre deve ser até às 22 horas) e 9h30 às 18h30 para que vai subir de escada.

Dicas => O que fazer em Paris

 

Restaurantes

Roteiro de 3 dias em Paris para inverno
Moulin Rouge tem um cardápio variado e espetáculos.

Fazer uma pausa entre os passeios e sentar nos balcões dos famosos cafés de esquina de Paris como o Café de la Mairie e o Café de la Paix é obrigatório. Assim como experimentar um croissant fresquinho ou macarons acompanhado de um chocolate quente, um café ou uma taça de vinho.

Assim você conseguirá sentir a alma da cidade. E, se mesmo com o frio, você estiver disposto a uma experiência autêntica parisiense, sente nas cadeiras do lado de fora do café, alguns tem até cobertores disponíveis com aquecedores instalados no teto para deixar tudo ainda mais aconchegante.

Visitar os restaurantes e experimentar pratos típicos da França também é uma experiência obrigatória. Para comer bem, você pode ir ao Le Baron Rouge ou ao La Felicità, em uma brasserie (bars) como o Le Terminus Nord, que fica em frente à estação Gare du Nord.

Outra dica é jantar na famosa casa de shows Moulin Rouge, que foi inspiração para o filme de mesmo nome. Com certeza você terá momentos sofisticados e divertidos. Agende antecipamente seu lugar no espetáculo no Moulin Rouge.

No restaurante, você pode experimentar pratos tradicionais com frutos do mar, sopas, steak tartar, chucrute da Alsácia, cozidos, bouillabaisse, os famosos queijos. Em geral, os menus tem entrada, prato principal, sobremesa, café e digestivo.

Além disso, em cada esquina é possível encontrar uma convidativa crêperie para você provar o legítimo crepe francês. Entre elas, a Breizh Café, eleita a melhor de Paris, a Candelma e a La Petite Bretonne.

Conheça => Onde comer pratos típicos de Paris

 

Mercados de Natal

Mapa dos pontos turísticos de Paris
Jardin des Tuileries tem mercados de Natal | Foto: Pline, via Wikimedia Commons.

Se você chegar à cidade entre dezembro e a metade de janeiro, ainda poderá se deslumbrar com as decorações natalinas nos principais pontos turísticos e com os famosos mercados natalinos. Há muita comida e decorações típicas, e eles ficam localizados em aproximadamente 120 chalés espalhados por Paris.

Alguns dos mercados natalinos são montados na Canopée des Halles, no Jardin des Tuileries (ou na Champs Élysées), na praça do Hôtel de Ville (Prefeitura de Paris), nas catedrais de Notre-Dame e de Saint Germain des Prés.

Incrível => Lugares de Paris com vista para Torre Eiffel

 

Basílica de Sacré-Coeur

Pontos turísticos de Paris no frio
Basílica de Sacré Coeur.

Basílica do Sagrado Coração de Montmartre (Sacré-Coeur) é um importante ponto turístico e que, independente da sua crença ou religião, vale a visita. É que elas, além da riqueza da história envolvida, são as construções mais impressionantes de Paris, sendo sempre estudadas por sua arquitetura.

A basílica fica localizado em um dos bairros mais antigos e charmosos pela riqueza de detalhes, Montmartre. Há artistas expondo as suas obras nas calçadas, ruas íngremes, longas escadarias e casas cobertas de vegetação. A Sacré-Coeur fica no alto da colina (Butte), você pode subir de teleférico, que custa o mesmo valor do passe do metrô 1,90 euros. Veja também uma excursão para a Sacré-Coeur.

A vista é deslumbrante tanto da cidade quanto da própria basílica. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 6 até às 22h30.

   
   

Imperdível => Cidades perto de Paris

 

Livrarias parisienses

Passeios gratuitos em Paris
Livraria Shakespeare and Company | Foto: Shadowgate, via Wikimedia Commons.

As livrarias parisienses mostram o verdadeiro coração dos moradores a capital francesa. Elas permitem a você garimpar sobre os diversos assuntos que Paris mais respira como arte, arquitetura, design. Assim, esse é um passeio intelectual que te permitirá sentir a verdadeira alma da cidade.

Próximo à Catedral Notre-Dame, em um dos bairros universitários de Paris onde ficam as grandes écoles (universidades) como a Sorbonne, está a famosa livraria Shakespeare and Company, uma das mais antigas e charmosa do jeito que vemos nos filmes.

Nas ruas também podemos nos deparar com algumas bancas de livros ao ar livre chamada de Les Bouquinistes. Outras livrarias famosas e com preço acessíveis são:

Inspire-se => Roteiro em Paris

 

Como aproveitar Paris no inverno

Inverno em Paris o que fzer
Janeiro é uma boa época para comprar roupas de frio.

Em Paris, ninguém se importa com o que o outro está vestindo e o estilo de roupa nas ruas são os mais diversos – todos com muito charme, não podemos negar. Mas, se você planeja andar bastante, sugiro que use aquele casaco quentinho e um tênis bem confortável, porque “brega” é passar frio e ficar desconfortável.

Aproveite as promoções do mês de janeiro, as Soldes, quando as lojas liquidam todas as roupas de inverno para dar espaço à coleção de primavera. Compre um bom casaco de inverno, assim por baixo você pode usar somente uma blusa térmica e não muitas camadas. Confira também o que fazer em Paris em janeiro e dicas de Paris em fevereiro.

Não se esqueça dos acessórios como gorro e um cachecol bem grande para aguentar o frio e ficar no estilo parisiense. Essa é uma boa maneira de como se vestir em Paris no inverno.

Outra dica importante: tenha cuidado com os pickpockets, os “malandros” que furtam os pertences de viajantes distraídos. Inclusive, existem avisos em pontos turísticos, metrô. É a mesma recomendação que você tem no Brasil, sempre mantenha os pertences próximos ao corpo e em segurança.

Paris inspira o que há de mais criativo em nós e existem muitas atividades. Você facilmente pode visitar os pontos turísticos de Paris no inverno. Diferentemente do Brasil, cada estação é bem demarcada e não existe “tempo ruim” nessa cidade maravilhosa.

Tem dúvidas? Confira esse vídeo inspirador produzido pelo site oficial de turismo de Paris sobre a temporada de inverno em Paris. Dá vontade de colocar o casaco na mala e partir para a Cidade Luz!

Paris tem vida própria e seu coração irá pulsar em cada esquina e a cada monumento, pois até a cor bege dos prédios conta um pouco da história da cidade que o mundo inteiro tem o sonho de visitar.

Já visitou Paris no inverno? O que achou da cidade na época mais fria do ano? Conte nos comentários.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Antonio Carlos Derísio

    Excelentes dicas e com informações completas, suficientes para que possamos nos localizar e entender o funcionamento das coisas, principalmente museus. Também gostei das informações sobre a temperatura e clima em geral. Ótima guia essa Aline.

  2. Polly Batista

    Oi, Antônio. Ficamos felizes que tenha gostado! Muito obrigada pelo comentário.