Paris em janeiro: confira o que fazer, temperatura e compras

por Bruna Correia

Paris em janeiro: confira o que fazer, temperatura e compras

Com as temperaturas mais baixas e noites mais longas, Paris em janeiro se torna uma ótima opção de viagem por duas razões: menos turistas e ótimos programas para fazer.

Em pleno inverno, a capital francesa não dorme e ainda oferece diversas opções pra quem quer aproveitar a cidade no inverno. O primeiro mês do ano coloca os parisienses de volta às ruas. Os cafés, os museus, as lojas e os restaurantes vão ficando pouco a pouco mais vazios, sem tantos visitantes.

Viajar para Paris em janeiro é bom, principalmente no início do mês, para aqueles que querem vivenciar um pouco da atmosfera maravilhosa de final de ano que ainda está presente na cidade. Fazer aquele passeio especial pelas ruas para observar as decorações e a iluminação de natal deve fazer parte do roteiro de viagem para esse mês.

A cidade luz, sustentando sua posição como um dos cenários mais importantes da moda, recebe a fashion week e é tempo de liquidações. Além disso, é a época do ano ideal para visitar museus e se aquecer dentro dos cafés e restaurantes, desfrutando da fantástica gastronomia francesa. Você vai se encantar com a beleza e a magia da cidade no inverno! Confira.

Leia também => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Vale a pena visitar Paris em janeiro?

Vale a pena visitar Paris em janeiro?
Ponte de Bir-Hakeim | Foto: Daniel Vorndran, via Wikimedia Commons.

Se você é do tipo de pessoa que adora curtir um friozinho, uma paisagem linda de inverno da Europa presente na França e comprinhas a um preço justo, a resposta é sim!

Janeiro é um mês do turista moderno, que prefere evitar grandes aglomerações e é quando você tem a cidade só pra você, ou seja, sem muitos visitantes como acontece em época de alta temporada, cujo auge é em julho em Paris e Agosto em Paris.

Se você busca mais tranquilidade para conhecer e aproveitar Paris, esse é o mês perfeito para desembarcar em Paris.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Temperatura de Paris em janeiro

Clima de Paris em janeiro
Foto das ruas da Paris em janeiro de 2015 | Foto: Patrick Janicek, via Wikimedia Commons.

Janeiro em Paris é um mês bem frio, as temperaturas ficam em torno de 2ºC e 6ºC e não há muita variação. Porém, a sensação térmica sempre varia, visto que janeiro é um mês chuvoso e ocasionalmente pode nevar.

Não é um mês de temporais, mas a chuvinha fina, com ventos e dias acinzentados aumenta a sensação de frio, o que é uma característica típica do inverno no norte da França.

Você entenderá a razão pela qual os franceses verificam constantemente a meteorologia e começará a ter o mesmo hábito. Dessa forma, você poderá programar quais serão os dias mais propícios para realizar seus passeios sabendo se há possibilidade de chuva, vento ou neve.

Mas não se desespere! O frio é intenso, mas é completamente suportável. O segredo é se agasalhar bem, levar muitas roupas de frio e acessórios como cachecol, luvas e gorros (não minimize a importância destes, eles vão fazer toda a diferença!). E assim, você poderá aproveitar bem sua viagem em um dos meses mais frio do ano!

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa

 

Paris em janeiro: o que fazer?

Paris em janeiro o que fazer
Torre Eiffel em janeiro de 2015 | Foto: Falcon, via Wikimedia Commons.

Paris é uma ótima escolha de destino para começar o ano. Mesmo no inverno, o frio não te impede de aproveitar a cidade e você terá a oportunidade de curtir atrações que estão presentes só no mês de janeiro. Veja aqui algumas das melhores sugestões para curtir a ville lumière na temporada mais gelada do ano.

Chip x Wi-Fi portátil => Quanto custa usar internet na Europa

 

Fashion Week

Dicas do que fazer em janeiro em Paris
Paris Fashion Week | Foto: Aveda Corporation, via Wikimedia Commons.

Paris em janeiro se torna palco de um dos eventos mais badalados do mundo da moda, a Fashion Week, e reúne vários nomes importantes entre estilistas, jornalistas, modelos e artistas.  

O evento é reservado para profissionais e não é aberto para o público. Porém, o espetáculo acontece também na rua, principalmente em torno dos centros de moda parisienses, como o Grand Palais, o Palais Brongniart ou o Palais de Tokyo.

Se você gosta de moda e tudo que é relacionado a esse universo, dê uma passadinha no Boulevard Haussmann e fique de olho, pois não é incomum ver celebridades por aqui no período da semana de moda.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Onde?
40 boulevard Haussmann
75009 Paris

Aproveite => Ônibus turístico em Paris

 

Les Soldes

Melhor mês para fazer compras em Paris
Les soldes | Foto: Erin, via Wikimedia Commons.

Uma das vantagens de ir para Paris em janeiro são as famosas soldes d’hiver ou liquidações de inverno, em português. Sabe aquela marca que você adora e que, geralmente, não tem um precinho muito acessível? Então, essa é a melhor hora para aproveitar e dar aquela cara nova tão aguardada para o seu guarda-roupa.

Para isso, é indispensável fazer um tour nas grands magasins, as grandes lojas de departamento, como a Galeries Lafayette ou a Printemps. Você poderá comprar os itens da marca que você adora com descontos que vão até 70% de redução. Existe até passeio guiado pelas Galerias Lafayette.

Diversão => Baladas de Paris

Melhor época do ano para fazer compras em Paris
Pimkie em Paris | Foto: James Petts, via Wikimedia Commons.

Se você, assim como eu, é apaixonada por maquiagem, não poderá deixar de fazer uma visita à Sephora. Um paraíso na terra em termos de make up e em tempos de liquidação, os preços se tornam incrivelmente acessíveis e cabem em todos os bolsos.

Não deixe de conferir também as ótimas promoções nas lojinhas populares como a Pimkie, a Jennifer e a Jules, essa última voltada para moda masculina. Você certamente encontrará várias roupas e acessórios interessantes, com estilo muito diferente do brasileiro e por um precinho mais que camarada.

Tenha em mente que quanto mais tarde você deixar para fazer suas compras mais descontos você terá, porém menos opções encontrará. Então, não deixe suas compras para última hora! Se quiser, veja uma excursão até as lojas de grife em Paris.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Onde?
Sephora – 70-72 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris, France
Jennyfer – Centre CIAL les Boutiques 112 Rue Maubeuge – cell 16, 75010 Paris
Pimkie – 130 Rue de Rivoli, 75001 Paris, France
Zara – 44 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris, France
Galeries Lafayette – 40 boulevard Haussmann 75009 Paris
Jules – Centre Commercial Passage du Havre, 67/69 Rue Caumartin, 75009 Paris, France

Confira => Melhores hotéis em Paris com vista

 

Museus

Dicas de passeios para os dias frios em Paris
Museus são ótimas opções para se abrigar do frio.

Que tal se aquecer nos dias frios e ao mesmo tempo admirar exposições e obras de arte nos museus de Paris? O tempo frio na capital francesa nos proporciona a oportunidade de visitar os seus incríveis museus e enfrentar menos filas, já que janeiro não é a temporada favorita da maioria dos turistas.

Paris oferece uma infinidade de museus para todos os gostos e se você quiser escapar da chuvinha fina ou dos ventos, programe-se para fazer uma visita a alguns deles. Para escolher, leia sobre os principais museus de Paris.

As opções que se destacam são: o famoso Musée du Louvre, que é o maior museu do mundo, e apresenta dez departamentos distintos que contém obras como pinturas, antiguidades egípcias, gregas, orientais etc. É um museu fantástico e imponente que chama atenção por si só com sua linda arquitetura. Você pode conhecer o Museu do Louvre sem fila em uma excursão guiada.

Outra estação => Paris em outubro

Dicas sobre o que fazer em Paris no inverno
Centre Pompidou, em Paris.

O Centre Pompidou e o Musée d’Orsay também são ótimas opções para os amantes da arte, não só com as suas grandes coleções permanentes, mas também exposições especiais muito interessantes. Veja um bilhete de entrada para o Museu de Orsay e o Musée de l’Orangerie, no coração de Paris.

Você é um amante de moda e quer aproveitar o clima da fashion week em Paris para se aprofundar mais nesse universo? Se a resposta for positiva, faça uma visita ao museu Yves Saint Laurent que está instalado nos antigos salões de haute-couture e no estúdio criativo do costureiro.

O espaço apresenta vestidos, acessórios, croquis, fotos e vídeos, propondo uma imersão na intimidade de um dos maiores criadores do século XX. Para os curiosos e apaixonados por moda, vale a pena uma visita. Inclusive, você pode até fazer um tour exclusivo pelo Yves Saint Laurent em Paris.

Onde?
Musée Yves Saint Laurent  – 5 Avenue Marceau, 75116 Paris, France
Musée du Louvre – Rue de Rivoli, 75001 Paris, France
Musée d’Orsay – 1 Rue de la Légion d’Honneur, 75007 Paris, France
Centre Pompidou – Place Georges-Pompidou, 75004 Paris, France

Recomendo => Paris em dezembro

 

Gastronomia Francesa

O que comer no inverno em Paris
Boeuf Bourguignon | Foto: balise42, via Wikimedia Commons.

Para fugir do friozinho, depois de um dia inteiro passeando por Paris no inverno, nada melhor do que ir se aquecer em um dos cafés ou restaurantes espalhados pela cidade e, de quebra, experimentar algo típico da culinária francesa.

Para isso, participe também de um tour degustação em La Marais, em Paris, ou ainda um tour pelo mercado de Paris.

Um dos pratos mais famosos da culinária francesa, o Boeuf Bourguignon é definitivamente uma iguaria que você deve experimentar durante um dia frio na capital da França. É uma espécie de cozido de carne de boi ao vinho tinto com cenouras, alho e cogumelos.

Contudo, você encontrará variações dessa receita com outros ingredientes, o que não a torna menos saborosa. Para conhecer todos os sabores do país, leia onde comer pratos típicos em Paris.

Um lugar muito interessante e estratégico para degustar esse prato é o Café George V, localizado na célebre Avenida Champs-Élysées. Um lugar muito charmoso, aconchegante e com um ótimo atendimento. Confie em mim, você vai se aquecer, curtir a atmosfera do lugar e se tornar um fã desse prato, que é de comer rezando!

O mês de janeiro na França traz consigo a tradição da Galette des Rois, que é um tipo de bolo servido no dia 6 do mesmo mês para celebrar a Epiphanie, Dia de Reis. Um doce delicioso composto por massa folheada recheado com um creme de amêndoas doce, manteiga, ovos e açúcar.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Há também outras opções de recheio como de chocolate, maçã, frutas cristalizadas, entre outros.

Guia completo => Paris para brasileiros

Cardápio de inverno em Paris
Galette des Rois, prato típico do inverno em Paris.

A galette des rois pode ser encontrada nos supermercados, nas pâtisseries (confeitarias) ou nas boulangeries (padarias) francesas durante o mês de janeiro. Quando você experimentar essa sobremesa deliciosa, fique atento ao encontrar uma fava (uma espécie de feijão) dentro do bolo.

Segundo a tradição, você será coroado o rei ou a rainha e poderá guardar a fava encontrada na sua carteira, dessa forma você terá sorte o ano todo! A brincadeira diverte crianças e adultos que aproveitam para deliciar esse quitute francês no primeiro mês do ano. Não deixe de experimentar, quem sabe você vai se tornar o rei ou rainha?

Onde?
Café George V – 120 Av. des Champs-Élysées, 75008 Paris, France

Descubra => Melhores vistas da Torre Eiffel em Paris

 

Traversée de Paris Hivernale

Carro antigos em Paris
Carro antigo em Paris | Foto: LPLT, via Wikimedia Commons.

Para você que procura um programa que foge do tradicional no primeiro mês do ano em Paris, a Traversée de Paris Hivernale pode ser uma boa pedida!

Organizada pela associação “Vincennes en Anciennes”, a Traversée de Paris reúne mais de 700 veículos (carros, motos, tratores agrícolas, ônibus etc.) de todas as marcas e que possuam ao menos 30 anos de existência para percorrer as ruas da capital.

Com os motores de carros antigos rugindo pelas ruas parisienses, a Traversée de Paris Hivernale convida os espectadores a uma volta ao tempo para uma Paris romântica do passado. Uma exibição muito interessante e divertida para quem curte automóveis e quer admirar um belo desfile de carros antigos.

Onde e quando?
Evento bianual
Saída: L’esplanade du château de Vincennes – Avenue de Paris, 94300 Vincennes, France

Dica => Lugares para ver o pôr do sol em Paris

 

Dicas para viajar para Paris em janeiro

Dicas de Paris em janeiro
Foto: @DrGarcia, via Wikimedia Commons.

Paris em janeiro convida seus turistas e locais para vivenciar experiências que tornam o inverno inesquecível. Não deixe de ler também sobre os passeios imperdíveis em Paris para montar o seu roteiro.

Não se esqueça de trazer todos seus acessórios de frio e muita disposição para curtir essa cidade que é maravilhosa em todas as épocas do ano!

Você já esteve em Paris em janeiro? O que fez seu roteiro mais inesquecível? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. MARIA

    Olá! Pretendo ir à Paris em janeiro, mas algumas pessoas me falaram que a Europa é muito frio! Alguém já foi à Paris no mês de janeiro que possa me ajudar? Indicar alguns lugares? Grata.

  2. Polly Batista

    Oi, Maria. Tudo bem? Eu já fui em dezembro e é muito frio (5, 6 graus). Em janeiro, a tendência é ser mais frio ainda. Mas tem algumas vantagens, pois os preços são mais baratos. Uma boa roupa térmica te ajudará, caso você vá nessa época. Os acessórios são imprescindíveis. Como eu amo muitoooo o inverno, é minha época favorita! Boa sorte!

  3. Rayssa

    Estou indo com meu marido passar o final de ano/início de janeiro em Paris. O que sugerem para fazer na noite do dia 31/12 ?

  4. Guilherme Tetamanti

    Oi Rayssa, Veja a matéria sobre Ano Novo em Paris. Abraços

  5. ZIRLANDE AMARAL

    Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por dividir seus conhecimentos. Estou indo para Paris passar o ano novo (chegaremos no dia 31) casal e uma criança de 9 anos. O que voce sugere? A euro Disney você recomenda? Quanto você acha que gostaríamos por dia 3 pessoas com relação a alimentação? Vamos ficar 10 dias. A minha filha quer muito conhece e o jardim de Monet. Obrigada

  6. Polly Batista

    Olá, Zirlande. Tudo bem?! O valor com alimentação pode variar muito. Mas, há ótimos pratos por 15-20 euros em Paris. Porém, há refeições que podem sair bem mais caras... Se você ficar em lugares com cozinha pode economizar bastante indo ao mercado e preparando algumas refeições. Temos mais artigos perfeitos para você: Paris com crianças e Disney Paris. Há também tem o post que fala dos Jardins de Monet, nos arredores de Paris. Boa viagem!!!!

  7. ELIMAR CRISTINA ALMEIDA DE LIMA TOLENTINO

    Amei o site! Em janeiro irei para Paris e estou pretendendo ir de carro até Genebra. Este trajeto é tranquilo? Posso locar qualquer tipo de carro?

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Elimar, As estradas da França e Suiça são ótimas, a viagem é linda. Pode sim alugar qualquer tipo de carro, recomendo pesquisar na RentCars. Abraços

  9. Yanka Resende

    Oi, tenho uma dúvida! Estou pensando em ir pra Paris em Janeiro do ano que vem e ficar uns 15 dias na cidades, mas tenho o orçamento baixo. Quanto é recomendado levar? Pretendo ficar em AirBnb, ir em alguns museus e ir em restaurantes baratos mas também conhecer alguns lugares mais famosos, como o macarron do Laduree. Já conheço a cidade, então não gastaria para ir à Versalhes ou Museu D'orsay, por exemplo. Aguardo retorno, Muito obrigada!

  10. Guilherme Tetamanti

    Oi Yanka, Fazendo duas refeições em casa e apenas entrando em pontos turísticos, sem passeios caros, guias, etc, é bem possível gastar entre 30 e 50 euros por dia. Abraços

  11. Polly Batista

    Oi, Ricardo. Tudo bem?! Não sei qual o seu aeroporto, mas os dois mais utilizados (de Gaulle e Orly) ficam a menos de 30km da Torre Eiffel, por exemplo. Sem dúvida, eu escaparia por algumas horas, no máximo 3 ou 4h. Mas para garantir, melhor pegar táxi ou Uber. O metrô de Paris é enorme, com muitas escadas e não é fácil se situar de primeira, não. Para você não perder tempo e muito menos seu voo principal para Tóquio, melhor ficar somente pelo Champs de Mars, apreciar a vista, Rio Sena, a Torre, as luzes e voltar para o aero. Boa Sorte e marca @queroviajarmais nas suas fotos para gente acompanhar!