Início / Europa / França / Paris em maio: o que fazer, vestir e como aproveitar o tempo

Paris em maio: o que fazer, vestir e como aproveitar o tempo

Vai pra Paris em maio e está em busca de um roteiro para curtir tudo que essa cidade pode oferecer? Vou dividir com você algumas dicas do que fazer de melhor durante essa época.

Paris em maio fica ainda mais linda no ápice da primavera, com dias mais longos e ensolarados.  Depois de uma temporada bem fria, o sol se instala no território francês e o céu fica mais azul. Uma combinação perfeita que favorece passeios ao ar livre na capital parisiense.

No mês de maio, Paris oferece possibilidades de lazer que vão de encontro a todos os gostos. Há festivais acontecendo por toda a cidade, os passeios ficam ainda melhores com a temperatura mais amena, a paisagem parisiense fica encantadora com a chegada da primavera e os pontos turísticos mais famosos convidam turistas e locais para uma visita.

Leia também => Onde ficar em Paris

Como funciona o seguro viagem para Europa »

 

Paris em maio: dicas para seu roteiro

Roteiro de Paris em maio
Wall of Peace e Torre Eiffel.

Como em todas as épocas do ano, Paris, capital da França, oferece muitas alternativas aos seus visitantes no mês de maio. Para você que quer relaxar em um dos terraços da cidade ao som de jazz, maravilhar-se com exposições artísticas, experimentar pratos típicos da culinária francesa ou ainda assistir uma partida de tênis, a capital da França tem sempre algo especial esperando por todos.

Confira => Internet portável e rápida na Europa

 

Temperatura e tempo em Paris em maio

Roteiro de primavera em Paris
Grande Palácio da Ponte Alexandre III | Foto: Eric Pouhier, via Wikimedia Commons.

A primavera começa a se consolidar mais no mês de maio no território francês e, como consequência, as temperaturas sobem em relação aos últimos meses, como Paris em abril ou Paris em março.

Se você visitar Paris nesse mês, você terá dias ensolarados, muito embora não faça muito calor, e manhãs e noites frescas. Além disso, ocasionalmente pode chover. Se isso acontecer, prepare-se para conhecer os melhores museus de Paris.

As temperaturas mínimas ficam em torno de 9°C e as máximas podem chegar até 20°C. As médias durante o dia ficam em torno de 16°C e 17°C. Assim, maio ainda não é um mês muito quente em relação aos meses do verão, mas é um mês em que a temperatura é muito agradável.

O tempo no norte da França nessa época torna os passeios ao ar livre muito gostosos, porque não está nem muito quente e nem muito frio. Não se pode esquecer também das chuvas, em menor quantidade em relação aos meses anteriores, mas ainda presentes. Esse conjunto de fatores torna maio um ótimo mês para visitar a Cidade Luz e conhecer os pontos turísticos de Paris.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa?

 

O que vestir em maio em Paris?

Melhores dicas para Paris em maio
Paris em maio | Foto: Chris, via Wikimedia Commons.

Em maio, a primavera se instala no continente Europeu e sendo um período de transição entre o inverno e o verão, ela permite combinar peças que são tendência na atualidade. Esse é o momento certo de optar por casacos de meia estação com vestidos leves e tirar suas calças jeans do armário!

Como as temperaturas ainda sofrem variações durante o dia, a melhor opção para esse mês é pensar em looks em camadas. Dessa forma, você se assegura que não passará frio e nem calor durante seus passeios em Paris.

Para não sentir frio, uma vez que você não trará seus casacos mais pesados, adotar combinações bem pensadas é a aposta certa.

De manhã, monte um look com uma camiseta básica, calça jeans, um colete de malha ou uma jaqueta e para finalizar um lenço. Todas essas camadas vão te proteger do frio e no caso de um aumento de temperatura, você estará preparado.

Passeio de primavera => Vistas incríveis de Paris à noite

O que vestir na primavera em Paris
Champ de Mars | Foto: Xiquinhosilva, via Wikimedia Commons.

Se você é mais friorento, assim como eu, leve um casaco mais quente e o utilize com blusas com blusa manga 3/4. Essa combinação é ótima pra quem tem medo de passar frio e, ao mesmo tempo, bastante prática para caso faça calor na parte da tarde.

Outra dica para aqueles que sentem mais frio, é apostar em acessórios como lenço, echarpe ou cachecol. Esse é um truque valioso, pois são peças-chave que podem ser usadas em quase todas as estações e é bem funcional no caso de te proteger do frio.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Pode ser que você encontre dias bem mais quentes do que as estatísticas prevêem para essa época. Quase sempre em maio há dias em que as temperaturas sobem mais que 20 graus, principalmente no final do mês. Se você for nesse período, confira também como é Paris em junho.

Sem fila =>  Museu do Louvre em Paris com hora marcada

Como fazer a mala para a primavera em Paris
Foto: Xiquinhosilva, via Wikimedia Commons.

Assim, ao preparar sua mala, você pode incluir um short ou bermuda, saia midi e até mesmo vestidos que te permitem criar combinações com casaquinhos ou coletes.

Além de ser combinações intermediárias versáteis, são confortáveis e indicadas para quem quer aproveitar tudo o que a capital francesa oferece na primavera.

Em relação aos calçados, sugiro investir em tênis, sapatilhas e botinhas de cano curto para passeios à noite, caso esfrie ou chova.

O importante é pensar em opções que te deixem à vontade na hora dos seus passeios e ao mesmo tempo elegante, afinal estamos falando de Paris!

Chip x Wi-Fi portátil => Quanto custa usar internet na Europa?

 

O que fazer em Paris em maio?

O que fazer em Paris em maio?
Albert Kahn Musée et Jardins | Foto: Jean-Pierre Dalbéra, via Wikimedia Commons.

A primavera começa no fim de março na Europa, isso quer dizer que em maio ela está no seu auge. Esse é definitivamente um dos melhores meses para visitar Paris, pois as temperaturas estão mais amenas e isso favorece qualquer tipo de passeio.

É uma ótima época para fazer os clássicos passeios aos monumentos e pontos turísticos mais conhecidos de Paris, andar pelas ruas e avenidas mais charmosas da cidade, os parques e jardins são atrações imperdíveis.

Além disso, a cidade oferece eventos nesse mês que fogem do tradicional. Aqui vão algumas dicas para você montar seu roteiro no mês de maio em Paris.

Aproveite => Ônibus turístico em Paris

 

La fête du pain

Festas em Paris em maio
Festa do Pão de Héricourt | Foto: Thomas Bresson, via Wikimedia Commons.

La fête du pain, ou a  festa do pão em português, é um evento que acontece todos os anos na capital francesa próximo ao dia 16 (dia Saint Honoré, padroeiro dos padeiros).

Em toda a França, padeiros e padeiras, se organizam em função de um tema comum animando suas boulangeries, padarias em português, e criando eventos como concursos, degustações ao ar livre etc.

A França é conhecida como o país das baguettes e realmente se tem um domínio em que os franceses são muito bons, esse domínio é a padaria. Esse evento é uma oportunidade ímpar de degustar um clássico da culinária francesa, conhecido no mundo todo. Leia também os principais pratos típicos de Paris.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

Os visitantes podem saborear as criações dos padeiros, crianças podem cozinhar com os chefs e a festa do pão ainda permite interação com os chefs, que ficam à disposição para responder as perguntas dos interessados. Vale a pena prestigiar esse evento.

Confira => Paris em fevereiro

 

Jardins em Paris

Jardins para visitar em Paris na primavera
Jardin des Plantes em Paris.

Primavera é tempo de passear nos parques e jardins mais lindos de Paris. As temperaturas agradáveis juntamente com as lindas flores e frutos que brotam por toda a cidade, são atrações que não podem passar despercebidas.

Tire um tempo para visitar o Jardin des Plantes, que é o jardim botânico mais importante em Paris, além de ser, sem dúvida, um dos melhores jardins da cidade. Ele conta com quatro museus e uma escola de botânica.

Originalmente foi construído e planejado para ser um jardim de ervas medicinais para a realeza francesa e se tornou um vasto jardim botânico. Você poderá explorar diversas espécies de plantas ou se perder pelos labirintos desse jardim.

Tour em maio =>  Ruas e monumentos do Quartier Latin

Jardim mais bonitos de Paris
Albert Kahn Musée et Jardins | Foto: Apostoly, via Wikimedia Commons.

Outra opção de jardim que foge do usual é o Albert Kahn Musée et Jardins. Com dez hectares, o museu e o jardim oferecem seções para representar jardins típicos de diferentes países como Japão, Inglaterra, França etc.

Se você puder, faça uma visita ao Albert Kahn em um domingo ou em uma terça-feira durante o mês de maio, pois uma cerimônia de chá japonês é realizada no jardim Pavillon du Thé.

Se você está em busca de tranquilidade e relaxamento e que dar uma fugidinha da agitação de Paris, esses são passeios que devem estar presentes no seu roteiro!

Onde?
Jardin des Plantes
Endereço: 57 Rue Cuvier, Paris, France
Albert Kahn Musée et Jardins
Endereço: 10–14 Rue du Port, Boulogne-Billancourt, France

Recomendo => Paris em dezembro

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

La Nuit européenne des musées

Eventos em maio em Paris
Musée Rodin na Noite dos Museus em 2013 | Foto: Yann Caradec, via Wikimedia Commons.

A Nuit des Musées ou Noite dos Museus é um dos meus eventos favoritos de Paris! Esse evento acontece na capital da França e em outros 30 países europeus no mês de maio.

Organizado depois de 2005 pelo ministério da cultura e da comunicação, a noite dos museus oferece a possibilidade de descobrir alguns dos museus da cidade de uma maneira original: ao anoitecer.

Adultos e crianças têm a oportunidade de admirar os museus de arte com suas coleções de arte, história, ciência, tradições folclóricas entre outros, em um ambiente diferente do usual.

Barato => Ingresso para o Museu de Orsay e o Musée de l’Orangerie

Dicas de museus para ir na primavera em Paris
Musée Rodin | Foto: Yann Caradec, via Wikimedia Commons.

O evento possibilita a entrada gratuita nos museus, que abrem suas portas geralmente a partir da 6h da tarde até meia-noite. É uma oportunidade única de visitar esses espações e conhecê-los por meio de uma perspectiva diferente. Essa é uma dica e tanto para os amantes de arte!

Vários museus participam desse evento como o Musée du Louvre, Centre Pompidou, Musée d’Orsay, Musée des Arts et Métiers, Musée National Picasso, Centre Culturel Suisse, Centre Pompidou, Musée du Service de Santé des Armées entre outros.

Veja também => Paris em janeiro

 

Festival Jazz à Saint-Germain-des-Prés

Festas em Paris em maio
Jazz em Saint-Germanin | Foto: David McSpadden, via Wikimedia Commons.

Que tal um concerto de jazz para animar suas noites parisienses? Essa dica vai pra todos os amantes de boa música.

Fundado em 2001, o festival Jazz à Saint-Germain-des-Prés traz anualmente uma série de shows e eventos que tomam pontos históricos, cafés e teatros na capital francesa.

Esse festival é conhecido como um dos melhores eventos de Paris na época da primavera. Todos os anos, a festa conta com artistas conhecidos internacionalmente.

Além dos shows, a temporada de festivais é também uma oportunidade para participar de aulas, exposições fotográficas, palestras e bate-papos. Existe até um passeio pelas ruas de Saint-Germain-des-Prés com muito jazz em Paris.

Incrível => Luzes noturnas em cruzeiro por Paris

 

Paris em maio vale a pena?

Paris em maio vale a pena?
Jardin des Plantes de Paris | Foto: Myrabella, via Wikimedia Commons.

Se você está pensando em visitar Paris no mês de maio, essas dicas não podem ficar de fora do seu roteiro! Para saber confira os melhores passeios de Paris para montar o seu roteiro.

A Cidade Luz encanta e convida seus turistas a viver uma experiência inesquecível no auge da primavera. Então, prepare suas malas e boa viagem!

Você já esteve em Paris em maio? Ou está de viagem marcada para a Cidade Luz? Deixe suas dúvidas nos comentários.

 

Confira mais artigos sobre a França:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Redação QVM

A redação do Quero Viajar Mais está sempre em busca das melhores dicas para você conseguir planejar sua viagem, seja um simples final de semana na praia ou mesmo uma volta ao mundo. Siga nossos perfis nas redes sociais: @QueroViajarMais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *