Grand Palais, em Paris: preços dos tickets e o que fazer

por Aline Derísio

Grand Palais, em Paris: preços dos tickets e o que fazer

O Grand Palais é um dos monumentos mais imponentes e bonitos de Paris e você consegue avistar a famosa cúpula de vidro há muitos metros de distância.

Este Grande Palácio, como podemos chamar em português, está localizado ao longo da avenida Champs Élysées, em frente ao Petit Palais, separados somente pela avenida Winston Churchill no 8º arrondissement.

Seus 77.000 m2 abrigam regularmente eventos e exposições de prestígio. Eu como moradora de Paris amo esse lugar, tanto que sempre o indico para os meus amigos que vem fazer turismo na França.

Neste artigo, separei as principais informações do incrível Grand Palais em Paris: ingressos, horário de funcionamento, endereço, dicas de passeios, história e curiosidades. Tudo isso para que a sua passagem por esse monumento seja inesquecível.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis em Paris

Seguro viagem para a França »

 

História do Grand Palais

grand palais o que é
Grand Palais é o principal centro de exposições de Paris | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

O Grand Palais em Paris na França foi construído em 1897 para a Exposição Universal e, assim como a Torre Eiffel, foi programado para ser do dia 15 de abril até o dia 12 de novembro de 1900.

Este monumento foi dedicado pela República à glória da arte francesa e o objetivo original era sediar os principais eventos artísticos oficiais da capital, o que acontece até hoje.

Muitas estruturas construídas para a Exposição Universal de 1900 foram demolidas após a conclusão da feira, mas o Grand Palais foi poupado.

Para a Europa, no final do século XIX, essas feiras mundiais foram um ponto de encontro para todo o continente se reunir e revelar suas mais recentes inovações e invenções. A construção do enorme edifício levou três anos, com 1.500 trabalhadores.

Este aparecimento do Art Nouveau esteve sempre presente nesta exposição e o Grand Palais não foi exceção. Por exemplo, o exterior da estrutura apresenta ferragens em estilo Art Nouveau e obras de escultores de destaque, como Alfred Boucher e Camille Lefèvre.

vista da torre eiffel
Grand Palais visto da Torre Eiffel | Foto: Gerard Ducher, via Wikimedia Commons.

As vitrines foram dedicadas principalmente a inovações modernas, como automóveis, aviação e eletrodomésticos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Grand Palais foi usado como hospital militar e, durante a Segunda Guerra Mundial, abrigou duas exposições de propaganda nazista. Como Paris estava sendo libertada no final deste período, a resistência parisiense instalou sua sede no edifício.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O local recebeu status histórico de monumento em 2000, o que permitiu ao governo francês avançar com planos de renovação, que eram desesperadamente necessários. Embora tenham sido feitos progressos, o Palais ainda está sendo restaurado.

Hoje, o ele abriga exposições de arte, desfiles semestrais da Chanel, Paris Photo, uma mostra anual e muitos outros eventos e atividades. No local há algo para todos, com exposições que envolvem artes plásticas, moda, fotografia, música, dança, cinema, teatro e até esportes.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Tickets do Grand Palais

grand palais tickets
Exposições mobilizam milhares de pessoas | Foto: Grand Palais.

O ingresso do Grand Palais custa normalmente em torno de 15 euros o adulto, entretanto, vai depender da exposição que são várias ao longo do ano.

Então sugiro consultar sempre antes o site oficial: www.grandpalais.fr/pt.

  • Horário de funcionamento: cada exposição tem dias e horários específicos.
  • Endereço: 3 avenue du Général Eisenhower, 75008 Paris.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Curiosidades do Grand Palais

1. A maior pista de patinação de gelo do mundo

maior pista de patinação do mundo
Patinar durante o show de luzes é uma experiência incrível | Foto: Grand Palais des Glaces.

Na época de natal em Paris, entre dezembro e janeiro, inauguram muitas pistas de patinação na cidade, mas nenhuma é tão grande e linda quanto à do Grand Palais Des Glaces.

Considerada a maior pista de patinação do mundo, com 2.700 m², é certamente e mais animada de Paris. A partir das 20 horas, vira pista de dança todas as noites com a presença de DJs e show de luzes, além de eventos e animações.

Os preços das pistas de patinação podem variar entre 10 e 25 euros, dependendo do lugar, horário e faixa etária.

Indico olhar o site antes, pois sempre mudam o valor, data e horário da abertura da pista. Se você estiver por Paris nessa época, indico muito conhecer essa pista, pois é uma oportunidade única de patinar em um dos lugares mais emblemáticos de Paris.

 

2. Salões com diferentes temas de exposição

grand palais tudo sobre paris
Salões recebem as mais variadas exposições | Foto: Grand Palais.

O Grand Palais sempre teve exposições e antigamente elas eram divididas em vários salões, cada um separado com uma temática diferente. Como exemplos mais famosos, o dos artistas independentes, dos artistas franceses, dos pintores, gravadores, litógrafos, técnicos e de automóveis.

Por último, um salão que sempre chamava a atenção dos parisienses era que expunha aparatos de uso doméstico, até porque a primeira panela de pressão da história que chiou no loca

Em 1964, foi criada a Galeria Nationales, com o objetivo de receber obras temporárias, como foi no caso do Pablo Picasso e Rodin.

 

3. O Grand Palais já foi um hospital

grand palais curiosidades
Hoje símbolo da arte, local foi um hospital militar | Foto: Jean-Pierre Dalbéra, via Wikimedia Commons.

Junto com a história da França, o Grand Palais também passou por períodos sombrios, como foi no caso da Primeira e Segunda Guerra Mundial.

Durante a Primeira Guerra, serviu como hospital militar para abrigar os soldados feridos em camas espalhadas pelos enormes salões do monumento. Ainda assim, era disponibilizado tratamentos de fisioterapia, radioterapia, hidroterapia para os enfermos.

Acredito que você deva estar se perguntando onde foram parar as artes! Elas eram mantidas no Grand Palais e até alguns artistas se propunham a desenhas próteses e até decorar os quartos.

Já na Segunda Guerra Mundial, os alemães ocuparam o local com o objetivo de usar como depósito de caminhões e para fazer exposições de propagandas nazistas (felizmente, tiveram fracasso).

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

4. Petit Palais

petit palais paris
Petit Palais fica em frente ao Grand Palais | Foto: Gerd Eichmann, via Wikimedia Commons.

Citei acima sobre o Petit Palais, mas aqui vou me prolongar mais porque eu acho o conceito muito legal. O local é bem parecido com o Grand Palais, inclusive a principal porta de entrada em art nouveau.

   

Ele nada menos do que sede do Museus das Belas Artes, em francês Musée des Beaux-Arts de Paris, com exposição de tapeçarias, objetos de arte, pinturas, esculturas francesas do século XIX, desenhos renascentistas e medievais.

O edifício do Petit Palais foi construído bem na frente do Grand Palais, sendo como se fosse o seu complemento e a entrada é gratuita para as exposições permanentes.

Todos falam que o jardim é o lugar mais famoso do monumento, por ser impressionante. Aproveite para tomar um café com a vista para este cenário.

 

Conheça o Grand Palais em Paris

É difícil perder de vista o Grand Palais com a sua arquitetura em estilo Beaux-Arts, com o imenso teto de vidro e a maior estrutura de ferro do mundo. Esse marco parisiense é um local histórico, uma sala de exposições e um museu.

O Grand Palais não possui acervo e abre suas portas somente para as sempre excelentes exposições temporárias e eventos; então não deixe de comprar o seu ingresso com antecedência, pois as suas exposições são bem concorridas e as filas para comprar ingresso na hora chegam a ser quilométricas.

Um monumento que foi feito para todos, não há desculpa para não visitar o Grand Palais o mais rápido possível.

Para finalizar, recomendo que leia o artigos passeios diferentes por Paris, com dicas de 10 lugares fantásticos que vão além dos pontos turísticos mais tradicionais.

Bon voyage!

E você, gostaria de conhecer o Grand Palais? Já esteve em Paris e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *