Praça da Concórdia em Paris: arquitetura, obelisco e dicas

Praça da Concórdia em Paris: arquitetura, obelisco e dicas

A Praça da Concórdia, ou Place de la Concorde, é um dos lugares a céu aberto mais bonito de Paris, com uma arquitetura e história incrível.

Eu passo todos os dias para ir trabalhar pela Concórdia e sempre fico deslumbrada, são muito detalhes e monumentos lindos para olhar. Dela você poderá observar a Torre Eiffel, o Jardin des Tuileries (Jardim das Tulherias), a avenida Champs Elysées (Campos Elísios), o obelisco de Luxor e muitas estátuas maravilhosas.

Você poderá passar bons momentos tirando fotos na praça da Concórdia, que certamente é um dos pontos turísticos mais marcantes da França.

Toda vez que recebo visita de amigos e familiares que vem passar férias na Europa, levo para a Praça da Concórdia, caminhamos depois pelo rio Sena e te garanto que é um passeio muito agradável.

Nesse artigo, separei algumas informações para você aproveitar ao máximo o seu dia nesse incrível ponto turístico, sobre a história, arquitetura, dicas e muito mais.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

História do Praça da Concórdia

praça da concórdia paris
Praça da Concórdia foi palco de grandes momentos | Foto: Wikimedia Commons.

A Praça da Concórdia em Paris, foi construída entre 1757 e 1779, recebendo originalmente o nome de “Place de Louis XV”. No centro, havia uma grande estátua representando o monarca da França na época, o rei Luís XV.

Durante a Revolução Francesa, a praça sofreu mudanças dramáticas, ou seja, destruíram tudo que tinha relação com a monarquia francesa; o maior exemplo foi em 1792, quando a estátua foi destruída e a praça foi renomeada para Place de la Revolution (Praça da Revolução). Confira as principais curiosidades da França.

Ainda neste período, a praça se tornou o local selecionado para a guilhotina e logo transformou-se em um local manchado de sangue quando a revolução desceu à anarquia.

O governo revolucionário executou mais de 1200 pessoas na Place de la Révolution, cercado por multidões animadas; algumas das vítimas mais famosas foram o rei Luís XVI, sua esposa Maria Antonieta e o líder da revolução, Maximilien Robespierre.

Com o reinado do terror chegando ao fim em 1795, a praça foi renomeada oficialmente como Place de la Concorde, que é uma referência à paz e harmonia. 

praça da concordia paris fotos
Obelisco foi um presente do Egito aos franceses | Foto: Nitot, via Wikimedia Commons.

Nas décadas seguintes ao caos da Revolução Francesa, a praça adquiriu sua aparência atual entre 1836 e 1840, quando o imponente obelisco egípcio de 3.300 anos foi colocado no centro, por ordens do rei Louis Philippe, em 1836. Desde então tornou-se um dos pontos turísticos de Paris.

O obelisco foi um presente enviado pelo governo egípcio à França em 1829. Ele é decorado com hieróglifos que aludem ao reinado do faraó, Ramsés II; este monumento já havia marcado a entrada do Templo de Luxor.

Para imortalizar a intrépida e complicada tarefa de transportar o obelisco (devido às limitações técnicas da época) no pedestal, são diagramas entalhados explicando as máquinas que deveriam ser usadas no transporte do Egito para França. Por falar em locomoção, confira como ir de Paris para Londres e outras partes da Europa.

Desde que o obelisco estava sem o seu topo original (acredita-se ter sido roubado no século VI ac), o governo francês adicionou um topo de pirâmide de ouro ao topo do obelisco em 1998.

fonte praça da concórdia
Fontes da Praça da Concórdia.

Ainda na década de 1830, a praça foi adornada com duas fontes elegantes, projetadas por Jacques Hittorff, um estudante da famosa École des Beaux-Arts. Hittorff serviu como arquiteto oficial de festivais e cerimônias para o rei e passou dois anos estudando a arquitetura e as fontes da Itália. 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Eu amo essas fontes, são as mais lindas que eu já vi, mas só funcionam nos períodos de calor, ou seja, durante o verão em Paris. Mesmo sem água elas se mantem lindas. 

A fonte norte é dedicada aos rios da França, com figuras alegóricas representando o Ródano e o Reno. Ele honra a arte de colher flores e frutos, bem como o brilho da navegação e da agricultura.

Enquanto que a fonte sul, mais próxima do Sena, representa os oceanos Atlântico e Mediterrâneo. Ele honra a arte de colher corais e peixes e faz alusão à astronomia e ao comércio. Saiba onde fazer compras em Paris.

Hoje, a Place de la Concorde é a linha de chegada da corrida anual de bicicleta do Tour de France, cujo vencedor fica no ilustre Hotel Crillon, localizado ao lado norte da praça.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

Ingressos e dicas de tour pela Praça da Concórdia

passeio praça da concórdia
Escolha um tour para conhecer melhor o local | Foto: David McSpadden, via Wikimedia Commons.

A Praça da Concórdia é uma atração a céu aberto, então não precisa comprar ingresso para “entrar”.

Entretanto, existem alguns tours que você poderá fazer que com certeza enriquecem mais o passeio, assim como conhecer bem todos os monumentos ao redor.

Dentre os passeios mais procurados, indicarei os seguintes:

   
  • Bilhete de 1, 2 ou 3 dias para ônibus turístico de Paris: conheça Paris no seu ritmo, são 3 circuitos para conhecer os diferentes pontos turísticos da cidade. Para isso é só embarcar no ônibus turístico. Conhecendo atrações com um guia de áudio que pode ser em português, você poderá sair e entrar no ônibus a qualquer hora e quantas vezes quiser. 
  • Destaques de Paris em Excursão de Segway: outra opção é conhecer Paris durante 2h30 por Segway, que é um diciclo (meio de transporte de duas rodas lado a lado). Você receberá um treinamento de 30 minutos e andará em um grupo de até 10 pessoas.
  • Paris de Motocicleta Sidecar Vintage: descubra Paris por uma perspectiva diferente, a bordo de uma motocicleta sidecar vintage sobre 3 rodas com duração de 40 a 90 minutos. O melhor de tudo é que você terá um motorista/guia para poder desfrutar melhor das paisagens e pontos turístico por onde passa sem ter que se preocupar. Está incluso também um translado do seu hotel, uma taça de champanhe e um capacete. O mais interessante é que o ponto de encontro será na praça da Concórdia.
  • O Melhor de Paris: Excursão de Bicicletaagora você poderá conhecer com um pequeno grupo os principais pontos turísticos de Paris durante 4 horas de bicicleta. Tente fazer esse tour no período de primavera/verão, para nós brasileiros 15 graus já é dureza, imagina no frio. Você terá direito a um guia local divertido que fala inglês, uma bicicleta confortável, capacete, capa de chuva (se chover) ou luvas e echarpe (se estiver frio).

Imperdível => Paris Museum Pass

 

Curiosidades do Praça da Concórdia

A Praça da Concórdia tem o maior relógio de sol do mundo

maior relógio de sol do mundo
Obeliso é o maior relógio de sol do mundo | Foto: Tom Hilton, via Wikimedia Commons.

Paris também possuí um obelisco que foi erguido na Place de la Concorde, originalmente ocupava o centro do palco em frente ao templo de Luxor no Egito naquela época, antes de ser oferecido à França pelo vice-rei Mehemet Ali a Carlos X em 1830. Saiba tudo também sobre a Champs-Élysées.

Mas, você sabia que, além de seu função simbólica de marcar a amizade franco-egípcia, também é usada como relógio de sol?

Na verdade, a praça é atravessada por linhas com algarismos romanos escritos; ao longo do dia, a sombra do obelisco informa o tempo. Interessante, não é?

Incrível => Tour guiado pela Ópera Garnier

 

Cuidado ao andar de bicicleta pela praça

trânsito em Paris
Praça recebe um fluxo grande de carros | Foto: Alexander Hoernigk, via Wikimedia Commons.

A praça da Concórdia é muito movimentada, afinal é nela que você passara do river gauche para o river droite (rio direito e rio esquerdo), que dividem os dois lados da cidade.

Então, sempre tem muito trânsito de carros, ônibus, bicicleta, patinete e pessoas. Entenda como funciona o transporte público em Paris.

São pessoas indo para trabalhar, saindo do Jardim de Tulherias e dos hotéis luxuosos que tem em volta. Enfim, eu já vi muito acidentes acontecerem por lá e principalmente envolvendo ciclistas, então tome cuidado.

Como ter => Internet na França

 

Pont de la Concorde

pontes em paris
Pont de la Concorde em Paris.

A Ponte da Concórdia foi construída a partir das pedras da prisão da Bastilha, depois de ter sido derrubada por uma multidão para iniciar a Revolução Francesa

Essa ponte de cinco arcos foi projetada pelo renomado construtor e arquiteto de pontes, Jean Rodolphe Perronet; a construção continuou durante a Revolução e a ponte foi concluída em 1791.

A Pont de la Concorde atravessa o Sena na Place de al Concorde (naturalmente) para conectar o Quai des Tuileries na margem esquerda ao Quai d’Orsay à direita.  Conheça o famoso Museu d’Orsay em Paris.

Em 1810, Napoleão colocou estátuas de generais franceses na ponte, no entanto, o peso era muito grande para a estrutura e as estátuas foram transferidas para Versalhes.

Sem fila => Tour guiado pelo Palácio de Versalhes

 

   

Estação de Metrô Concorde

curiosidades de Paris
Metrô Concorde em Paris | Foto: Clicsouris, via Wikimedia Commons.

Alguns, inclusive eu, consideram o metrô da Concorde uma das estações mais bonitas da capital francesa.

É também uma das maiores trocas, ligando a poderosa linha, que começa no norte de La Défense ao Chateau de Vincennes, com as linhas 8 e 12. Saiba tudo sobre a Torre Eiffel, principal ponto turístico de Paris.

As paredes da estação Concorde parecem um gigantesco caça-palavras, onde cada peça contém uma carta da Declaração dos Direitos do Homem, escrita nos dias mais brilhantes da Revolução Francesa de 1789.

Adquira => Passes de trem na França com desconto  

 

O que ver na Praça da Concórdia

praças em paris
Praça fica localizada em um lugar estratégico de Paris.
  • Ao oeste da praça avista-se a famosa avenida Champs-Élysées.
  • Ao leste, você encontrará o Jardim das Tulherias; dentro dele existe a Galerie nationale du Jeu de Paume e o Musée de l’Orangerie, fazendo fronteira com a praça.
  • Ao norte, dois edifícios de pedra idênticos: o Ministério Naval e o Hôtel de Crillon. A Rue Royale leva à Église de la Madeleine, é uns 7 minutos de caminhada. A Embaixada dos Estados Unidos está localizada na esquina da praça, no cruzamento da Avenue Gabriel e Rue Boissy d’Anglas.
  • Ao sul, o rio Sena, atravessado pela Pont de la Concorde, construída por Jean-Rodolphe Perronnet entre 1787-1790 e ampliado em 1930-1932. O Palais Bourbon, sede da Assembléia Nacional Francesa (recentemente reformada), fica do outro lado da ponte, na margem oposta do rio.

O que eu acho interessante é que, em cada um dos oito ângulos há uma estátua, iniciada pelo arquiteto Jacques-Ignace Hittorff, representando uma das cidades da França.

Desfrute => Passeio de barco no Rio Sena

 

Conheça a Praça da Concórdia

A Praça da Concórdia está localizada entre a Champs Elysées e o Jardin des Tuileries e, por sua história elaborada, é um dos espaços públicos mais evocativos de Paris.

Esta praça é a maior de Paris e a segunda maior do país, depois da Place de Quinconces, em Bordeaux. Só não se confunda, existem muitas praças na capital e que são famosas também, como a Bastilha.

Para finalizar, recomendo que leia o artigo roteiro em Paris, com dicas de lugares para conhecer (os famosos e os alternativos) e tudo o que fazer na cidade em até 5 dias de viagem.

Bon voyage!

E você, o que achou da Praça da Concórdia em Paris? Já esteve na capital francesa e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *