Paris em abril: primavera, clima, eventos e o que fazer

por Bruna Correia

Paris em abril: primavera, clima, eventos e o que fazer

Os termômetros esquentam na cidade de Paris em abril, o sol começa a dar as caras, as árvores recuperam suas folhas verdes e a cidade fica mais colorida! É o início da primavera que se instala no território francês, e com ele os parisienses voltam a passar mais tempo fora de casa.

Paris é linda em abril, como em todos os meses do ano. A passagem do inverno para a primavera é uma atração à parte, uma vez que há flores brotando por toda a cidade e as pessoas ficam mais sorridentes com o aparecimento do sol.

Com a chegada da primavera, as temperaturas mais amenas e os dias mais longos, a cidade oferece programas para todos os gostos ao ar livre. Você está em busca de bons planos para o mês de abril em Paris? Vou compartilhar com você ótimas ideias para curtir sua viagem na capital francesa na época mais florida do ano.

Leia também => Dicas de onde se hospedar em Paris

Entenda sobre seguro viagem para França »

O que fazer em Paris em abril?

Além dos passeios tradicionais e mais célebres, este mês convida locais e visitantes para aproveitar a bela paisagem da Ville Lumière por meio de longas caminhadas, piquenique nos parques, pôr do sol em pontos estratégicos e atividades em espaços abertos. Há várias possibilidades para desfrutar dessa Paris, na França. Em abril as cidades da Europa costumam ficar mais coloridas e cheias de vida!

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

Temperatura de Paris em abril

Temperatura de Paris em abril
Place du 19 Mars 1962, Paris em abril | Foto: Advencap, via Wikimedia Commons.

No mês de abril, as condições climáticas se tornam mais amenas em Paris, graças à chegada da primavera. Bem diferente de Paris em fevereiro ou do clima de Paris em março.

Normalmente é um mês onde há presença de chuva.  O clima, de maneira geral, oscila bastante entre sol, frio e pancadas d’água durante o dia.

A temperatura mínima em Paris em abril é de 6°C e a máxima fica em torno de 17°C. Esta é apenas uma média, visto que as temperaturas já chegaram a ficar bem mais baixas ou mais altas do que as estatísticas para essa época.

Com todas as oscilações, mais intensas principalmente no meio do mês de abril, você vai encontrar manhãs e noites frias e tardes ensolaradas, um convite para passeios e caminhadas ao ar livre.

No começo de abril, os dias ainda podem ser bem frios, especialmente se o inverno foi rigoroso, porém a partir da metade do mês, o sol aparece com mais frequência para aquecer a capital francesa.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa

Primavera em Paris

Primavera em Paris
Torre Eilffel em abril | Foto: © Jorge Royan, via Wikimedia Commons.

Na primavera a natureza renasce e as pessoas revivem! Depois de um inverno sempre muito longo, frequentemente cinzento e quase continuamente rigoroso, os parisienses saem da toca para procurar bons planos. Assim como os turistas, que, também, procuram fazer programas ao ar livre.

Passeios e atividades em espaços abertos, acompanhados com o delicado perfume das margaridas e da grama recém-cortada, devem preencher quase todo o seu roteiro de viagem na capital da França em abril. Confira algumas dicas para curtir essa vibe alegre que a primavera traz à Paris.

Chip x Wi-Fi portátil => Quanto custa usar internet na Europa

Eventos de Paris em abril

Eventos de Paris em abril
Paris em abril | Foto: Jonathan Petit, via Wikimedia Commons.

Em abril, a capital francesa não deixa de sediar eventos, alguns deles curiosos. Neste mês acontece a Journée Mondiale de Batailles d’Oreillers (Dia Mundial da Guerra de Travesseiros).

Este evento acontece simultaneamente em várias cidades do mundo no primeiro fim de semana de abril e Paris não fica de fora.

Se você procura uma boa dose diversão na Cidade Luz no mês de abril, a Guerra de Travesseiros é uma ótima opção de entretenimento. É um evento gratuito, que leva pessoas de várias idades para brincar na rua.

Aproveite => Ônibus turístico em Paris

Outro evento tradicional que agita a cidade é a Maratona de Paris que acontece logo no inicio do mês. Mais de 50 mil participantes fazem um percurso de 42,195 quilômetros passando pelos principais atrativos turísticos de Paris.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A largada começa na icônica Avenida Champs-Élysées, passando por atrativos como a Torre Eiffel e a La Concorde. Um evento memorável pelas ruas de Paris que encanta seus participantes e público. Veja também passeios incríveis na Torre Eiffel e subida ao terraço no Arco do Triunfo na Champs-Élysées.

Onde?

  • Schneider Electric Marathon de Paris
  • Largada: Avenida Champs-Élysées
  • Journée Mondiale de Batailles d’Oreillers

Confira => Paris em janeiro

Passeios pelas áreas verdes de Paris

Passeios pelas áreas verdes de Paris
Jardin du Luxembourg em abril | Foto: Jason Riedy, via Wikimedia Commons.

Em abril, com a chegada da primavera, Paris fica florida e convida parisienses e turistas para passeios ao ar livre, principalmente em seus parques.

Muitos turistas são atraídos por atrativos históricos e culturais, que claro, tem uma importância enorme dentro do contexto turístico. Paris, mesmo sendo uma grande metrópole, oferece uma gama de possibilidades de espaços verdes a serem explorados.

Parques contemporâneos, jardins à la française e bairros bucólicos são apenas uma das alternativas pra quem procura fazer uma pausa e se reconectar com a natureza.

Passeio => Ingresso para o Jardim de VersalhesO meu jardim preferido em Paris é o Jardin du Luxembourg. Mesmo sendo um jardim que atrai muitos turistas e locais, o conjunto de elementos presentes resulta numa beleza diferente, eu diria até indescritível.

Na primavera é uma explosão de cores, com diversos tipos de flores, que conta com uma belíssima coleção de orquídeas e um jardim de rosas, além de um pomar com vários tipos de macieiras.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Existem muitas opções de lazer como: quadras de tênis, brinquedos para crianças, barquinhos de controle remoto, um gramado para piqueniques e exposições e concertos gratuitos. Vale muito a pena uma visita!

Prefere calor? => Como é Paris em julho

Mais sobre as áreas verdes de Paris

Passeios em Paris em abril
Jardin des Tuileries em abril |Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Outro jardim que merece ser visitado é o Jardin des Tuileries, que fica praticamente ao lado do Louvre. É um jardim mais antigo e muito bonito onde é possível apreciar sua exuberante natureza e, também, belas esculturas.

Navegação => Passeio de barco pelo Rio Sena

O Parc des Buttes Chaumont é um dos maiores espaços verdes de Paris. Situado na região leste da cidade, ganha destaque por seu relevo acidentado que forma lindas montanhas e permite uma vista fantástica da capital francesa.

Com a presença de grutas e cachoeiras, o parque também é composto por árvores exóticas, nativas e muitos pássaros, que conferem um encanto especial parque. Por falar em água, confira também um cruzeiro em Paris.

Não deixe de conhecer alguns dos espaços verdes de Paris, seja pra fazer um piquenique ou simplesmente tomar um banho de sol. É um dos passeios mais clássicos e mais prazerosos que você vai poder fazer na primavera parisiense.

Onde?

  • Jadin du Luxembourg: Rue de Médicis – Rue de Vaugirard – 75006 Paris
  • Jardin des Tuileries : 113 Rue de Rivoli, 75001 Paris, France
  • Parc des Buttes Chaumont : 1 rue Botzaris – 75019 Paris

Recomendo => Paris em dezembro

Pôr do sol parisiense

Onde ver o pôr do sol em Paris

As temperaturas mais amenas da primavera possibilitam atividades ao ar livre na cidade de Paris. Que tal apreciar o pôr do sol as margens do rio mais famoso da cidade?

A Cidade Luz tem vários lugares estratégicos para curtir um lindo pôr do sol, porém o Rio Sena é um lugar bastante indicado e badalado para tal prática. Para aproveitar esse cenário, nada melhor do que uma navegação pelo Rio Sena em Paris com jantar romântico.

Sugiro a Ponte Alexandre III como um dos melhores pontos para curtir esse momento.

Bate-volta => Arredores de Paris

O que fazer em Paris no mês de abril

À noite, ela se transforma em um observatório impressionante, em que os tons alaranjados do céu juntamente com o reflexo da silhueta da torre Eiffel no rio Sena resultam num cenário incrível. É de tirar o fôlego!

A Esplanada do Trocadéro é outra alternativa que eu, particularmente, adoro. Prestigiada por sua visão direta do Champ de Mars e da Torre Eiffel, a Esplanade du Trocadéro revela ainda mais seu potencial à noite, contra o sol poente.

Lugares => Melhores vistas da Torre Eiffel

Seu espaço oferece uma vista majestosa do sol que fica atrás da Dama de Ferro, tornando-se um dos pontos mais fotogênicos da capital. Veja os melhores lugares para ver o pôr do sol em Paris.

Você vai encontrar vendedores com garrafas de vinho tinto, rosé, champanhe e cerveja, sorveterias e crêperies por perto, caso você queira iniciar o seu apéro (aperitivo) em clima parisiense!

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Onde?

   
  • Pont Alexandre III
  • Endereço: Pont Alexandre III, 75008 Paris
  • Esplanade du Trocadéro
  • Endereço: Avenue Charles Risler, 75007 Paris

Veja também => Paris em outubro

O que vestir em Paris em abril

O que fazer em Paris na primavera
Quai de Jemmapes, Paris | Foto: Greg Hanson, via Wikimedia Commons.

Se você pretende visitar Paris em abril deve ter em mente que esse mês representa o momento de transição de estações, logo não se pode abandonar de vez as roupas de frio e colocar na mala só roupas leves. É necessário ponderação e pensar em looks intermediários, pois esta é a melhor escolha.

Sugiro um mix de peças com itens variados e peças-chave que podem ser úteis em todo o período da sua viagem. Normalmente, as manhãs e as noites são mais frescas, então, sua mala deve contar com roupas que vão desde casacos e cachecóis até shorts e óculos de sol.

Looks em camadas, que possam ser removidas em dias mais quentes, são uma boa aposta para essa época. Tenha sempre um casaco com você para sair pela manhã, à noite e à tarde também, caso o sol não apareça. Casacos trench coat são boas opções, pois são elegantes e fáceis de carregar na mala.

Blusinhas mais leves, de algodão e com mangas ¾ são excelentes alternativas quando o objetivo é montar um look em camadas. Práticas, finas e com muito estilo, é o tipo de roupa que não ocupa espaço, que é confortável e versátil. O tipo de item que combina com essa fase de transição que é a primavera.

Confira => Melhores hotéis em Paris com vista

Mais sobre como se vestir em Paris em abril

Basilique du Sacré Cœur de Montmartre | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Em relação às calças, aposte no bom e velho jeans, calça legging e de tecido fino. Como o frio não chega a ser muito intenso, calças básicas cumprem bem o papel de proteger suas pernas.

Haverá dias em que será possível também colocar as pernas à mostra na primavera parisiense, assim, é sempre interessante levar um short ou uma bermuda para ficar mais a vontade nos dias mais quentes.

Pode deixar suas botas de inverno em casa. Sapatilhas, botas de cano curto, sem salto e tênis serão bons aliados para bater perna em Paris de forma confortável.

Não se esqueça de levar um cachecol ou uma echarpe, pois são peças-chave para todas as situações, principalmente para os friorentos como eu.

Certifique-se que você tenha sempre um guarda-chuva na bolsa, pois pancadas d’água durante a primavera é uma ocorrência típica e recorrente. Com todos essas dicas você poderá aproveitar o mês de abril em paris sem surpresas!

Confira => Melhores hotéis em Paris com vista

Vale a pena visitar Paris em abril?

São várias as opções para curtir a Cidade Luz no mês de abril. Aproveite para ler sobre os passeios imperdíveis em Paris para montar o seu roteiro.

Se você tinha alguma dúvida em relação ao seu roteiro de viagem para esse mês, com todas essas dicas você está preparado!

Agora é só arrumar as malas e desembarcar em Paris, que fica ainda mais linda na primavera! E já que falei tanto das áreas verdes de Paris, confira esse vídeo feito pelo site de turismo oficial de Paris e tente resistir a uma cidade tão cheia de encantos.

Você já imaginou curtir Paris com todas os seus jardins? Deixe nos comentários qual é o período do ano que você quer conhecer a Franca.

Até + !!!

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Tomas

    Otimo texto...minha unica ressalva é que na parte do vestuário, o texto focou apenas dicas para roupas femininas.

  2. Polly Batista

    Oi, Tomas. Desculpe, por isso. Não havíamos nem percebido.

  3. Lidis

    Adorei as dicas...vou viajar em Abril...mas não abro mão de saltos...levarei 1 bota... Shorts, jeans legging e blusas com mangas completarão meu look...

  4. Janaina Fowkes

    Quero tanto ir em abril...comemorar meu aniversario la, mas..nao quero frio.

  5. Polly Batista

    Oi, Janaina. Tudo bem?! Boa sorte, então! Mas leva um casaquinho para as noites, caso esfrie um pouco. Boa viagem!

  6. Aneilton Paiva

    Olá. Excelente! Vou a Paris em abril. Como faço para adquirir os ingressos para as atrações antecipadamente? Obrigado!

  7. Polly Batista

    Oi, Aneiton. Tudo bem? Recomendo esse site com passeios em Paris. Boa viagem!

  8. Giselle Mortari

    ola tudo bem! adorei a matéria! Eu vou em Abril para Paris e Londres! Só gostaria de tirar uma duvida se possível, se que tem muita fila nas atrações nesse mês? como o a Torre e o Louvre? Obrigada!!!!

  9. Polly Batista

    Oi, Gisele. Tudo bem?! Em abril, as filas são menores que no verão, por exemplo. Mas em se tratando de Paris, a procura é sempre grande. Recomendo que você compre as entradas antes e se sua preocupação for mesmo a fila, algumas entradas prioritárias são vendidas. É só chegar e entrar. A entrada no Louvre é mais tranquila que a da Torre. Escolha horários mais alternativos, como de manhã, mais cedo. Boa sorte e boa viagem!

  10. Sara Romero

    Nossa eu amei suas orientações, me ajudaram muito, é minha primeira viagem a Paris, e ainda não havia conseguido definir minhas roupas ou o que levar, amei suas sugestões de passeios, inclui algumas que você sitou, agora só é espera o grande dia da viagem.

  11. Polly Batista

    Que bom que gostou, Sara! Aproveita muito essa cidade incrível!!! Boa Viagem!

  12. Ju

    Eu estava procurando saber sobre como fazer a mala para o mês de abril. Achei suas dicas super! Vou ter que caprichar com roupas para o frio. Sou de Fortaleza 30° qdo faz 20° já achamos frio.

  13. Guilherme Tetamanti

    Hahahah Oi Ju, Capricha mesmo nas roupas, mesmo sendo primavera faz bastante frio. Abraços

  14. Suelen Lapa Marcolino de Souza

    Eu vou em Abril 2019! Muito ansiosa!

  15. Polly Batista

    Oi, Suelen!! Que delícia!!! Você vai amar Paris na primavera!

  16. Polly Batista

    Que bom que gostou, Cinthia! Paris é demais mesmo!!!

  17. Mari

    Quero viajar em abril para Paris

  18. Polly Batista

    Oi, Mari! Que bom! Você vai amar!!! Boa viagem!