Primavera em Paris: quando começa, atrações e o que vestir

por Silvia Montico

Primavera em Paris: quando começa, atrações e o que vestir

Visitar a Cidade Luz na estação mais florida do ano é curtir “La vie en rose”, já que a primavera em Paris é, literalmente, cor-de-rosa. As nuances e os tons rosados se devem, em boa parte, à flor de cerejeira,  a característica árvore local, que pode ser vista em dezenas de ruas, praças e parques.

Além de ficar mais bonita do que nunca, as temperaturas amenas também fazem de Paris uma ótima pedida na primavera. Nessa chamada meia-estação, os passeios ao ar livre se tornam extremamente agradáveis. A seguir, confira um guia completo com dicas de como aproveitar a cidade na primavera.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem mais barato para a França »

 

Primavera em Paris: tudo sobre a estação

Primavera em Paris
Paris tem temperatura amena e muita chuva na primavera.

A primavera na Europa vai de 20 de março a 21 de junho, mas no final de fevereiro já é possível perceber os seus sinais. Na França, em março, o clima ainda é mais frio e as temperaturas ficam entre os 12°C e os 5°C.

E, a cada mês, os termômetros vão aumentando gradualmente. Em maio – o ápice da estação -, a temperatura média máxima fica em 19°C, enquanto a mínima bate a casa dos 11°C. Em um único dia, é provável que você sinta frio e calor várias vezes. Inclusive, confira o que fazer em Paris em maio.

Além disso, a primavera é também uma das estações mais chuvosas do ano em Paris. Por isso, ter um guarda-chuva de prontidão é essencial, sobretudo se você for viajar em maio, o mês com maior probabilidade de chuvas. O índice pluviométrico médio do período é de 62 mm.

 

O que vestir na primavera em Paris

Mala de viagem para Paris
Leve jaquetas e casacos leves, além de roupas confortáveis.

As dicas para se vestir na primavera em Paris se assemelham às sugestões para o outono. Por falar nessa época do ano, leia também sobre o outono em Paris. Ambas estações não contam com temperaturas extremas e exigem alguns cuidados parecidos. Na primavera, os dias são quentes e agradáveis (há um solzinho gostoso no céu), mas chove bastante.

Por isso, você vai precisar estar preparado para conhecer as principais atrações turísticas de Paris. A dica principal é se vestir em camadas, mas com tecidos mais leves e arejados. Aposte em camisas de manga longa por baixo e uma jaqueta ou casaquinho leve por cima. Assim você tira as camadas de roupa quando sentir calor e as coloca quando a temperatura cair.

Sapatos como tênis, sapatilhas ou oxford, são recomendados pelo conforto e para o caso de chover. As mulheres também podem apostar em calças legging ou de tecidos confortáveis. Para acompanhar um vestido ou saia, vale a pena investir em uma meia-calça.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Atrações da primavera em Paris

Para admirar a estação mais bonita do ano na Cidade Luz, você não precisa se esforçar muito. Afinal, as ruas já estarão floridas e perfumadas e qualquer atividade ao ar livre será ideal para aproveitar a primavera em Paris. Confira os melhores lugares para passear na estação das flores:

  • Jardin des Plantes
  • Alugar uma bicicleta
  • La Maison Rose
  • Parc Floral
  • Casa e jardins de Monet
  • Fotografar a floração das cerejeiras

 

Jardin des Plantes

Passeios em Paris
Museu no Jardin des Plantes | Foto: Benh LIEU SONG, via Wikimedia Commons.

Se durante a primavera em Paris você busca por espaços verdes para espiar toda a natureza da cidade de perto, o Jardin des Plantes é o lugar certo. São tantos atrativos que esse será um passeio didático e florido, já que no espaço há um museu de história natural e também o jardim botânico da cidade.

Na primavera, o jardim fica ainda mais encantador com muitas flores e pássaros. Você encontrará árvores históricas (como uma Metasequoia plantada em 1948), plantas nativas e ainda um apaixonante jardim de rosas, que parece até ser o cenário de um filme de época.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A flora do Jardin des Plantes faz dele um dos lugares mais românticos de Paris, sobretudo na primavera. O local ainda conta com uma Escola de Botânica em suas dependências e até mesmo um pequeno zoológico. Uma dica importante para visitar o local é comprar os ingressos antecipados pelo site.

Mas, se preferir, leve dinheiro e escolha o que quer visitar, já que cada atração tem ingresso à parte. O ingresso do zoológico custa 13 euros e do Museu de História Natural 10 euros ou 15 euros com guia. Há meia-entrada em todas as atrações, mas é preciso consultar as condições no site oficial.

As estações de metrô mais próximas são a Censier-Daubenton e a Place Monge.

 

Alugar uma bicicleta

Como andar de bike em Paris
Estação do Vélib em Paris.

Durante a primavera, as temperaturas começam a esquentar e já é possível ver o parisiense dando às caras nos espaços abertos. Essa estação é muito aguardada pelos franceses, pelo fim do clima gelado do inverno e porque as ruas ficam mais coloridas e alegres.

Para contemplar esse cenário inspirador, nada melhor do que dar um passeio de bicicleta pelas charmosas ruas de Paris, sentindo um ventinho no rosto. A cidade tem o sistema de aluguel de bicicletas mais famoso do mundo, o Vélib (junção das palavras velo [bicicleta] e liberté [liberdade]).

Há estações para pegar e devolver as bikes a mais ou menos 300 metros uma da outra. Para alugar a sua, é preciso ir até um dos pontos onde as bicicletas ficam estacionadas, onde você verá um totem computadorizado. A máquina só aceita cartão de crédito.

É possível pagar pelo uso durante um dia, sete ou até contratar o aluguel anual. Em horários de pico, como de manhã e no fim da tarde, será difícil encontrar bicicletas disponíveis, pois muitos parisienses usam a bike para ir até o trabalho.

Antes de sair pedalando, é preciso ficar de olho nas regras de trânsito e procurar andar apenas pelas ciclovias, que são bem sinalizadas. Os motoristas costumam ser gentis, mas se você for visto andando pela contramão, pode ter problemas com os fiscais de trânsito.

   

Ah, e o melhor: de bike você pode encontrar os lugares de Paris com as melhores vistas da Torre Eiffel.

 

Almoçar no La Maison Rose

Dicas de passeios em Paris na primavera
La Maison Rose | Foto: Moonik, via Wikimedia Commons.

O bairro de Montmartre e a Basílica Sacré Coeur são pontos imperdíveis para se conhecer durante uma viagem à Cidade Luz em qualquer estação do ano. Porém, se você vai visitar Paris na primavera, aproveite para esticar o passeio e caminhar pela encantadora Rue de L’Abreuvoir.

Você pode chegar a essa rua descendo o caminho pelas “costas”da igreja. É nela que está o emblemático café-restaurante La Maison Rose. Como o próprio nome diz, o estabelecimento funciona em uma casa rosa, que é pequenina, mas muito charmosa.

Nos dias mais quentes, como os da primavera, você pode se sentar em uma das mesas na calçada e acompanhar o vaivém de pessoas. O restaurante cor-de-rosa como as flores da cerejeira tem um menu a la carte completo, com preços bem mais atrativos do que nas regiões mais centrais da cidade.

Se você for conciliar a visita com o passeio à Basílica, então é só descer pela parte esquerda dos fundos da igreja, em direção à Rua Cortot. Ao final dela, você sairá bem de frente com o La Maison Rose.

 

Parc Floral de Paris

O que fazer em Paris na primavera
Parc Floral de Paris | Foto: Alexandre Vialle, via Wikimedia Commons.

Outra dica de passeio para fazer durante a primavera em Paris é visitar o Parc Floral, que fica na região do Bosque de Vincennes (12° arrondissment), sobretudo se for viajar acompanhado de crianças. É uma enorme área verde, cheia de atrativos para os pequenos. Por falar nisso, leia o artigo sobre o que fazer em Paris com crianças e descubra muito mais.

Além dos parques com brinquedos infantis, é possível alugar bicicletas e conhecer o espaço enquanto pedala. Durante a primavera, a entrada é gratuita. Os visitantes só pagam ingresso para conhecer o Parc Floral nos meses de verão (de junho a setembro).

O lugar também é uma ótima opção para fazer passeios diferentes em Paris, e merece ser explorado se você não estiver com um roteiro tão apertado para conhecer a cidade. Além, é claro, de ficar ainda mais lindo na primavera.

 

Casa e jardins de Monet

O que fazer nos arredores de paris
Casa Monet em Giverny | Foto: Michal Osmenda, via Wikimedia Commons.

A primavera é a tão aguardada estação de reabertura da Fundação Claude Monet, onde está localizada a casa que morou o famoso pintor e também os jardins que inspiraram as suas obras mais famosas. A propriedade é situada em Giverny, cidade nos arredores de Paris.

O espaço fica fechado entre os meses de novembro e março, funcionando na primavera e no verão. O passeio é imperdível, não só para quem quer contemplar a estação das flores, mas para todos os amantes das artes plásticas. O ingresso custa 9,50 euros (adultos) e 5,50 euros (crianças maiores de 7 anos).

Pacotes que incluem outras atrações, como os três museus que estão situados na casa de Monet, custam mais e podem ser consultados no site da fundação. Para quem tem pouca familiaridade com a obra do pintor, uma visita ao Museu da Orangerie (um dos que fica na propriedade) é altamente indicada. Inclusive, confira o artigo com os museus mais visitados de Paris.

Como Giverny está localizada a noroeste de Paris e o trajeto de trem dura 45 minutos, é bom reservar um dia inteiro para fazer o passeio. Para fazer a viagem de trem, compre uma passagem com saída da Gare Saint Lazare com destino a Gare de Vernon, em Vernon.

Chegando à estação, será preciso pegar um ônibus (navette, como são chamados) com destino a Giverny, que parte sempre 15 minutos após a chegada dos trens. Para quem prefere ir dirigindo, é possível alugar um carro em Paris e fazer um bate e volta.

A viagem dura cerca de 1h20 e os pedágios ficam em torno de 17,50 euros. Para descobrir todos os lugares fascinantes, leia sobre as cidades perto de Paris para visitar de trem.

 

Tomar um vinho na beira do Sena

Primavera em Paris dicas
Rio Sena.

Na primavera, não deixe de fazer um programa tipicamente parisiense: tomar uma taça de vinho às margens do Rio Sena. É só escolher uma garrafa de vinho que mais lhe agrada (nos supermercados é possível encontrar ótimos rótulos por bem menos que 10 euros), procurar um espaço na margem do rio e aproveitar o dia.

   

Vale levar também algum petisco e ficar por ali aproveitando a vista. Você vai perceber que a região costuma ficar bastante movimentada, pois, com a chegada dessa estação, onde há um banco e um pouco de sol, há um grupo de pessoas reunido.

Os lugares mais disputados são nas margens próximas à Pont Neuf ou a Pont des Arts, ambas na região da Île de la Cité.

 

Fotografar as cerejeiras floridas

Parques de Paris
Cerejeiras no Parc de Sceaux | Foto: Dinkum, via Wikimedia Commons.

A partir do fim de fevereiro e início de março, as floradas das cerejeiras anunciam a chegada da primavera parisiense. E bastam as primeiras flores surgirem para que as redes sociais, sobretudo os perfis do Instagram, já fiquem repletas de registros.

Durante a primavera, as cerejeiras emolduram os principais cartões postais parisienses e certamente você também vai querer vê-las enquadradas em suas selfies. Além dos parques, há diversos outros pontos da cidade para contemplar a beleza da cerejeira em flor.

O jardim do Champ de Mars é um deles. Por ali, além de registrar as floradas bem ao lado da principal atração da cidade, a Torre Eiffel, você também pode se espalhar pela grama para curtir o sol.

 

Aproveite a magia da primavera em Paris

A cada texto escrito sobre Paris, o coração acelera e bate forte com vontade de voltar. Se você está planejando a sua viagem, anote nossas dicas para viver intensamente cada segundo da mágica primavera parisiense.

Para que a sua experiência seja inesquecível e tenha menor chance de imprevistos, prepare um roteiro completo em Paris detalhado com todas as informações práticas dos pontos turísticos (e dos nem tão turísticos assim) que você deseja explorar.

Acredite, ter todos esses detalhes em mãos fará muita diferença na hora que você estiver um pouco perdido no metrô ou sem saber exatamente qual a melhor forma de chegar até o seu próximo destino.

E não vá embora antes de assistir esse vídeo incrível feito pelo site de turismo oficial de Paris sobre os jardins de Paris. Espaços ideais para curtir a primavera em Paris.

Conte nos comentários qual das nossas sugestões te deixou com mais vontade de conhecer Paris na primavera!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Silvia Montico

ESCRITO POR

Silvia Montico

Silvia Montico tem 33 anos, é jornalista, fotógrafa e ativista pelos direitos dos animais. Ama viajar e vivenciar os destinos visitados como uma moradora local. É apaixonada por cinema, praia, vinho e sonha morar em uma casinha no meio da natureza.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *