Outono em Paris: clima, atrações, o que vestir e levar

Outono em Paris: clima, atrações, o que vestir e levar

O cenário de outono em Paris parece ter sido extraído de um filme. Não existe época em que essa cidade não fique bonita, é verdade, mas o outono tem um charme extra. A cartela de cores das ruas de Paris ganha tons alaranjados, amarelos e terrosos, deixando os cartões-postais da Cidade Luz ainda mais fotogênicos.

Além da paisagem maravilhosa, que fica ainda mais dourada quando o tímido sol de outono ilumina a copa das árvores, outro motivo bastante tentador para conhecer o outono em Paris é fugir das filas e alvoroço dos turistas, típico das estações mais quentes da França.

Outra vantagem para conhecer o outono em Paris é que os custos para visitar a cidade também costumam ser reduzidos. É nesse período que as companhias áreas disponibilizam algumas das passagens mais baratas para a Europa, sobretudo no mês de novembro, além de diversas promoções.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem mais barato para a França »

 

Como é o outono em Paris

Outono em Paris
Temperaturas de outono são frias e os dias com neve podem fazer parte da sua viagem.

O outono no Hemisfério Norte vai de 22 de setembro a 21 de dezembro e as paisagens de Paris costumam variar bastante nesse período.

Se você quer curtir o friozinho na cidade e ver de perto o cenário característico da estação — as árvores alaranjadas e as folhas secas enfeitando os caminhos —, prefira viajar entre outubro e meados de novembro. Isso porque no final deste mês e no início de dezembro, as folhas já começam a cair, deixando os galhos sequinhos para receber o inverno.

As temperaturas de outono da Europa são frias e os dias com neve, apesar de não serem tão comuns, podem fazer parte da sua viagem. No outono, as temperaturas vão caindo gradualmente mês a mês. Em setembro, as mínimas médias ficam por volta dos 13°C.

Já em novembro, o mês que antecede à chegada do inverno, as mínimas médias são de 6°C. Porém, lembre-se que essa é apenas uma média e é bem provável que nesse mês você enfrente até mesmo temperaturas negativas. As máximas não costumam passar de 21°C em setembro, de 16°C em outubro e 11°C em novembro.

Ao contrário da maior parte do Brasil, onde o outono se caracteriza por uma estação mais seca, na França a umidade é maior, inclusive com a incidência de chuvas frequentes. Novembro é o mês mais chuvoso, com índice pluviométrico médio de 57 mm.

Por todos esses fatores, é possível que durante o outono você prefira fazer passeios em Paris em locais fechados, deixando para caminhar pelas ruas da cidade somente na hora que precisar se locomover entre um ponto turístico e outro.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

O que vestir no outono em Paris

Outono em Paris temperatura
Se vestir com camadas é o jeito mais prático de enfrentar as baixas temperaturas.

Com a possibilidade de enfrentar chuvas a qualquer momento, além das baixas temperaturas, é normal se preocupar com o que levar na mala. Mas a dica é bastante simples: invista nas camadas na hora de se vestir.

O ideal é começar por uma camisa e ir acrescentando outras peças mais quentes, como tricôs ou suéteres. Por cima de tudo, um casaco, cachecol e, se sentir necessidade, gorro e luvas. Esses acessórios típicos do inverno são muito bem-vindos, principalmente se você for visitar Paris no mês de novembro ou dezembro.

Se vestir com camadas é o jeito mais prático de enfrentar as baixas temperaturas quando se viaja a um país frio. Assim, é possível ir tirando ou colocando as peças de roupa, à medida que for sentindo frio ou calor.

Vale lembrar que a maioria dos ambientes internos conta com aquecedores. Por isso, você provavelmente vai querer tirar o casaco e os outros acessórios de inverno quando entrar em um local fechado.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Na hora de montar a mala, invista em três opções de casacos, dois cachecóis, sapatos sem salto e confortáveis, meia calça, calças de tecidos quentes e blusas grossas. Não se esqueça do guarda-chuva, pois você vai precisar.

 

Atrações do outono em Paris

  • Parc Monceau;
  • Visitar espetáculos e exposições;
  • Tomar um chocolate quente no Angelina;
  • Ir ao cinema;
  • Provar o marron glacê.

Navegação => Rio Sena em Paris com jantar romântico

 

Parque Monceau

Paris em setembro o que vestir
Parque Monceau | Foto: Guillaume Jacquet, via Wikimedia Commons.

Depois de visitar os principais e mais famosos parques de Paris, uma alternativa para apreciar a paisagem de outono é o Parque Monceau, que fica no 8° arrondissement, com entrada principal pela Rua Boulevard de Courcelles. O parque ainda possui outros três portões, mas a estação de metrô mais próxima da entrada principal é a Monceau.

Esse parque público e secular foi inaugurado no ano de 1778 e até hoje é muito frequentado pelos parisienses. Na época de sua fundação, sua área ainda não fazia parte da região que hoje integra Paris e, então, a burguesia local aproveitou para construir suas casas no entorno do parque, dando início ao povoamento do local.

Dois dos palacetes que pertenciam aos aristocratas foram doados ao poder público e transformados em museus, já que continham uma extensa coleção particular de obras de arte.

Enquanto o Museu Cernuschi é voltado para a arte asiática, o Museu Nissim de Camondo guarda verdadeiras relíquias de arte, mobiliário e objetos de valor inestimável que pertenceram à família Camondo. Ambos são ótimas opções de lugares para visitação na região do Parque Monceau, durante o outono em Paris. Não deixe de comprar o Paris Pass, para ter entrada sem fila e com desconto nos museus.

Dicas => O que tem pra fazer em Paris

   

 

Espetáculos e exposições

Dicas de Paris no outono
Nuit Blanche | Foto: Yann Caradec, via Wikimedia Commons.

Junto com a chegada do outono também começa a temporada mais cultural de Paris. Durante as estações mais frias, a vida cultural dos parisienses entra em efervescência, com inúmeros espetáculos e exposições proliferando nos teatros, galerias e museus da cidade.

É exatamente durante o outono que é realizada a famosa Nuit Blanche (termo que significa literalmente Noite Branca, em português, mas que faz uma alusão sobre passar a noite em claro). Conheça os museus de Paris, que são imperdíveis.

O evento é um festival anual que acontece sempre no primeiro sábado de outubro, durando a noite toda. Na ocasião, os museus e principais monumentos parisienses ficam abertos ao público e, o melhor, com entrada gratuita. Se você quer visitar em outro dia, agenda uma entrada sem fila do Museu d’Orsay.

Além de exposições permanentes, o público ainda pode conferir uma série de instalações artísticas madrugada afora, com destaque para a arte contemporânea. Por conta da programação, as ruas também costumam ficar muito movimentadas. A cidade de Toronto, no Canadá, também é uma metrópole que aderiu ao movimento.

Se você não estará em Paris durante o primeiro fim de semana de outubro, a dica é consultar a programação cultural da cidade antes de viajar, para poder garantir com antecedência os bilhetes das atrações que você deseja visitar.

Conheça => Excursão para a Sacré-Coeur

 

Tomar um chocolate quente no Angelina

O que comer no outono em Paris
Angelina oferece chocolates, sobremesas e itens típicos das pâtisseries francesas. | Foto: Angelina.

Entre uma caminhada e outras pelas ruas parisienses, enfrentando as baixas temperaturas do outono na cidade, nada melhor do que aquecer o corpo e recarregar as baterias tomando um delicioso chocolate quente.

E, em Paris, não faltam boas opções de lugares para degustar a bebida. A mais famosa delas é o salão de chá Angelina, casa que é um ícone de tradição na cidade, tendo sido fundada em 1903. Por falar nisso, leia também sobre onde comer pratos típicos de Paris.

Além de deliciosos chocolates, sobremesas e itens típicos das pâtisseries francesas, o Angelina está para os chocolates quentes assim como a Glacier Berthillon está para os sorvetes e ostenta o título de melhor chocolate quente de Paris. Os doces costumam ser sazonais e mudam a cada estação. E esta é uma boa desculpa para visitar a casa de chás durante o ano todo.

A própria arquitetura do espaço, que remonta à Belle Époque, já é um atrativo a parte, mas a grande estrela da casa, o chocolate quente, também faz jus a sua fama e compensa a visita. Para te deixar com mais água na boca ainda, o chocolate quente também vem acompanhado de uma xícara com chantilly.

O Angelina abre diariamente e fica na Rue de Rivoli, uma das mais importantes para a cidade. Para chegar, desça na estação de metrô Tuilleries.

 

Ir ao cinema

O que fazer no outono em Paris
Le Champollion | Foto: LPLT, via Wikimedia Commons

Você já pensou em ir ao cinema enquanto está em Paris? Não? Pois essa pode ser uma boa dica para uma noite fria de outono, quando você quer fazer algum programa que não seja andar pelas ruas. A cidade tem grande variedade de salas dedicadas à sétima arte, que vão desde os pequenos e antigos cinemas até as grandes redes, conhecidas como multiplex. Conheça também o Paris City Pass, que inclui inúmeras atrações, sem fila e com desconto.

Se você é um cinéfilo de carteirinha, essa pode ser uma ótima oportunidade para aliar a sua paixão pelo cinema à curiosidade em relação à cultura francesa. Isso porque é impressionante a quantidade de títulos do país em cartaz nas salas de cinema. Nada mais justo, afinal, o cinema nasceu na França (mais precisamente em Lyon).

Para quem tem intimidade com a língua, assistir um filme nos cinemas locais pode ser uma experiência incrível. Agora, se o seu francês não vai muito além do “oui, oui”, talvez essa não seja uma opção de passeio tão indicada para você. Uma alternativa seria apostar em uma sessão de um filme com áudio original em inglês.

   

Para quem quer se jogar na imersão à sétima arte da França, a dica é visitar o Le Champollion, o pequeno cinema que fica na Rue des Écoles, no 5° arrondissement. Por ser bem próximo à Universidade Sorbonne, o Le Champo — como é carinhosamente conhecido — é bastante frequentado por jovens e estudantes e se dedica principalmente à exibição de filmes antigos e clássicos.

Um verdadeiro paraíso para os amantes do cinema. As saídas de metrô mais próximas do Le Champo são a Odéon e a Cluny- La Sorbonne.

 

Provar o famoso “marrom”

Outono em Paris doces
Marron Glacé | Foto: Tamorlan, via Wikimedia Commons

Se você estiver em Paris no outono, com certeza vai se deparar com alguém vendendo o famoso “marrom” pelas ruas da cidade. Trata-se de uma castanha, de origem portuguesa, que é comercializada depois de ter sido aquecida. Essa castanha é também a matéria-prima para a preparação do marrom glacê original, versão bastante diferente da encontrada no Brasil.

Você encontrará o marrom em duas variações: in natura, vendida por ambulantes nas ruas, ou em refinadas confeitarias na forma da sobremesa marrom glacê. Mas prepare-se, pois o preço da segunda opção pode assustar.

O doce custa caro, pois é feito a partir de um processo de 16 etapas, que consiste, resumidamente, em cozinhar a castanha no vapor e deixá-la descansar por vários dias em uma calda de açúcar aromatizado, como se fosse um xarope.

Na dúvida sobre quais das versões experimentar, indico as duas, pois ambas têm o sabor genuíno do outono em Paris. E também indico restaurantes com vista para a Torre Eiffel.

Imperdível => Cidades próximas de Paris para visitar

 

Dicas para aproveitar o outono em Paris

Depois de conhecer essas dicas sobre o que fazer no outono em Paris, aposto que você já deve estar pesquisando os preços de passagens para voar para a capital da França nessa estação fascinante. Para tirar todas as suas dúvidas, leia sobre:

A boa notícia é que, além das passagens serem mais em conta no outono, as diárias dos hotéis também acompanham as tarifas da baixa temporada e seus valores se tornam mais atrativos. Se você prefere outras épocas do ano, não deixe de ler também sobre:

Se você não tiver disponibilidade para conhecer Paris no outono, afinal, a época não coincide com os meses mais tradicionais das férias dos brasileiros, há vantagens de visitar a cidade em todas as estações do ano. Afinal, não importa o mês de sua visita, Paris é sempre uma boa pedida.

E, então, qual foi a sua dica favorita sobre o outono em Paris? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Silvia Montico

ESCRITO POR

Silvia Montico

Silvia Montico tem 33 anos, é jornalista, fotógrafa e ativista pelos direitos dos animais. Ama viajar e vivenciar os destinos visitados como uma moradora local. É apaixonada por cinema, praia, vinho e sonha morar em uma casinha no meio da natureza.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *