Paris em dezembro: o que fazer, clima e atrações de Natal

por Bruna Correia

Paris em dezembro: o que fazer, clima e atrações de Natal

Paris é sempre uma boa ideia e Paris em dezembro é uma ideia melhor ainda! Seja em família ou na companhia de amigos, a capital francesa oferece infinitas possibilidades para aproveitar essa época do ano tão aguardada em clima de festa.

Já sabemos que Paris é linda em todas as estações do ano e não poderia ser diferente no inverno, a cidade faz jus ao seu título de Ville Lumière – cidade luz em português, e ganha uma nova cara. Paname (como é conhecida pelos franceses) com certeza deve entrar para sua lista de viagens na estação mais fria do ano.

Vale a pena conferir a magia natalina que se propaga na cidade durante o período das festas de final de ano e se você ainda não sabe o que fazer, opções para se divertir é o que não falta. As luzes por toda a cidade são um espetáculo à parte, os mercados de natal dão vida às ruas e nos convidam para uma experiência gastronômica inesquecível, as vitrines das grandes lojas encantam os que observam as suas fachadas e há vários eventos que animam a cidade.

Leia também => Dicas de onde se hospedar em Paris

Seguro viagem obrigatório para França »

 

Vale a pena visitar Paris em dezembro?

Vale a pena visitar Paris em dezembro?
Galeries Lafayette é atração durante dezembro em Paris.

A resposta é, definitivamente, sim! Paris, capital da França, é especialmente encantadora no inverno. Sabe o natal que idealizamos na infância por meio de filmes, no qual faz muito frio, as pessoas estão sempre muito bem vestidas e felizes e a cidade se enfeita com todos os adereços natalinos que têm direito?

Pois é, Paris é assim em dezembro. Há algo mágico no ar, as pessoas ficam mais sorridentes, a cidade incrivelmente iluminada e oferece à sua população e aos seus visitantes um conjunto de experiências que você só poderá vivenciar na capital francesa.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Clima em Paris em dezembro

Paris em dezembro clima
Foto de dezembro de 2009 | Foto: Alex Proimos, via Wikimedia Commons.

Dezembro é um mês frio na França e Paris não foge à regra. As temperaturas mínimas ficam em torno de 2°C e as máximas em torno de 7ºC.  Porém, quem já esteve em Paris nesse período sabe que o clima não é nada evidente e que pode variar bastante.

O inverno na França é úmido e chove frequentemente. O céu fica acinzentado e o dia geralmente começa nublado com garoa e neblina, que são eventos muito comuns nesta época. Saiba também como é Paris em novembro.

Os dias são mais curtos e as noites são mais longas, sendo assim, não se surpreenda quando começar a anoitecer por voltas das 16h horas e a amanhecer por volta das 8h da manhã. Veja também como a capital francesa pode ser bem diferente nos meses de:

Por falar em amanhecer, veja quanto custa uma visita para apreciar o pôr do sol da Torre Eiffel.

Confira => Internet portável e rápida na Europa

Paris em dezembro vale a pena
Cidade Universitária de Paris em dezembro de 2010 | Foto: tangi bertin, via Wikimedia Commons.

O vento é recorrente e acompanhado pela chuva pode tornar a sensação de frio ainda mais intensa. Com todas as mudanças climáticas que ocorrem atualmente não é possível afirmar se o inverno será rigoroso ou não.

Existe sempre a possibilidade de neve, porém em dezembro geralmente neva poucos centímetros e é um acontecimento de curta duração. A possibilidade maior de neve é em fevereiro em Paris.

A paisagem da cidade no inverno é fantástica e se torna uma atração turística por si só. O verde dos parques e das praças dá lugar a um cenário amarronzado, com a grama queimada e as árvores que perderam suas folhas. Um belo cartão postal a ser apreciado ao vivo e a cores!

Certamente, você pode aproveitar esses lugares lindos de Paris, fazendo os seguintes passeios guiados:

Então, além do seu casaco pesado, luva, gorro, cachecol e um par de botas, não se esqueça de levar um guarda-chuva para poder curtir bastante a temporada mais fria em Paris. Confira também um roteiro de até 5 dias em Paris.

 

Paris em dezembro: o que fazer?

Paris em dezembro: o que fazer?
Champs-Élysées iluminada em dezembro em Paris.

Dezembro é o mês em Paris que apresenta uma mistura de luzes, cores e sabores que encantam parisienses e turistas. Confira algumas dicas imperdíveis de passeios que você poderá fazer durante sua estadia na cidade:

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Marchés de Noël

Neva em Paris em dezembro
Mercado de Natal em Paris | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

Os marchés de noël, ou mercados de natal em português, são feiras natalinas tradicionais que misturam artigos de decoração, gastronomia, produtos locais e artesanais expostos em charmosos pequenos chalés de madeira.

Por falar em comida consulte esse jantar imperdível pela Rio Sena em Paris e veja um walking tour guiado pelo bairro Quartier Latin em Paris, um lugar com vários bares e cafés.

Visitar um mercado de natal em dezembro em Paris é uma oportunidade única de se deliciar com as comidas típicas de Paris como os queijos temperados e derretidos, crepes, marron grillé (castanhas), entre outros quitutes franceses. As bebidas também se destacam nos mercados e você poderá experimentar o famoso vin chaud (vinho quente em português) que faz muito sucesso entre locais e turistas.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa

Passeio em dezembro em Paris
Foto: Jean-Pierre Dalbéra, via Wikimedia Commons.

E se você é um apreciador de cervejas, existe uma opção muito interessante que é a bière de noël, que como o próprio nome diz é uma cerveja comercializada apenas no natal. Ela apresenta características especiais, uma vez que possui um gosto forte e adocicado, sua cor é mais escura e é feita com especiarias. E se ainda busca um diferencial, você pode jantar no restaurante da Torre Eiffel, que fica no primeiro andar do monumento.

Além disso, os mercados são uma ótima oportunidade para quem quer fazer compras de natal, pois eles oferecem diversas opções de souvenirs e presentes.

Os melhores marchés em Paris são, o marché de noël de Saint Germain des Prés, marché de noël de Notre-Dame, marché de noël Quai de Branly e o marché de noël Alsacien – Gare de l’est.

Onde e quando?

  • Marché de noël de Saint Germain des Prés – Église Saint-Germain-des-Prés de Paris – 6ème arrondissement/ De novembro ao início de janeiro
  • Marché de noël de Notre-Dame –  Square René Viviani/ Dezembro
  • Marché de Noël Quai de Branly – em frente à torre Eiffel / Dezembro
  • Marché de Noël Alsacien – Gare de l’est – Parvis de la Gare de l’Est, 75010 Paris/ Dezembro

Delícia => Tour gourmet no natal em Paris

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Luzes de natal

Paris iluminada em dezembro
Foto: ktanaka, via Wikimedia Commons.

As ruas de Paris oferecem um espetáculo maravilhoso nessa época do ano. Bolas de natal gigantes, guirlandas brilhantes, lâmpadas multicoloridas, árvores de natal de diferentes cores e tamanhos e outras decorações adornam todos os cantos da cidade.

Mesmo sem a famosa e tradicional Grande Rue, que era a roda gigante instalada na Place de la Concorde, e sem o típico marché de noël da Champs-Élysées, um passeio pela icônica Avenida Champs-Élysées é obrigatório.

Se você não quer enfrentar fila, conheça a entrada prioritária no Arco do Triunfo ou aproveitar uma visita guiada ao Arco do Triunfo.

As lindas luzes brilham da Place de la Concorde até o majestoso Arc de Triomphe. Se você, assim como eu, adora contemplar as decorações natalinas, não deixe de visitar também a Avenida Montaigne, a Place Vendôme, e o Forum des Halles, igualmente encantadores.

Incrível => Tour pela Champs-Élyssées no natal em Paris

Decoração de dezembro em Paris
Foto: Jean-Pierre Dalbéra, via Wikimedia Commons.

Uma possibilidade interessante para admirar e se encantar ainda mais com o brilho natalino de Paris é fazer o tour Illuminations de noël à Paris, com um ônibus que oferece uma vista panorâmica para descobrir os mais belos monumentos iluminados da cidade.

O passeio dura cerca de 1 hora e 30 minutos e contém explicações sobre esse circuito em diversas línguas, inclusive o português. É uma ótima oportunidade de aprender um pouco de história e, ao mesmo tempo, maravilhar-se com a cidade luz.

Onde?

  • Illuminations de noël à Paris
  • Saída: Boutique Open Tour Paris – 13 rue Auber, 75009 Paris.
  • Metrô: Auber ou Opéra.
  • Preço: 27 euros para adulto e preços especiais para crianças de 4 à 15 anos
  • É necessário reservar com antecedência

Incrível => Tour guiado em Paris no natal

 

Vitrines decoradas das grands magasins

Decoração de natal das Galeries Lafayette
Galeries Lafayette | Foto: ErasmusOfParis, via Wikimedia Commons.

Fiel à tradição, as fachadas das tradicionais lojas de departamento parisienses (Galeries Lafayette, Printemps Haussmann, Bon Marché, BHV) se enfeitam com decorações super coloridas e se tornam uma atração imperdível na capital francesa.

As vitrines ganham vida com apresentações interativas que fazem a alegria de adultos e crianças. É um espetáculo único. Se você quiser comprar algo, saiba como receber de volta os impostos pagos na Europa.

A imensa árvore de natal da Galeries Lafayette surpreende todos os anos. Sempre com um tema específico, a decoração das vitrines é divertida e apresenta bonecos e efeitos especiais que sempre contam alguma história interessante. Uma boa pedida para quem está viajando em família e quer ver brilhar os olhinhos dos pequenos.

Dicas => Tour de compras de natal em Paris

Cidade de Paris em dezembro
Printemps Haussmann | Foto: Arnaud 25, via Wikimedia Commons.

Mesmo não sendo alta temporada, Paris recebe muitos turistas em dezembro. Se você quer encontrar um pouco mais de tranquilidade para seus passeios, principalmente em lojas, prefira a primeira quinzena do mês, pois, as férias escolares ainda não começaram e os lugares estão menos lotados.

Onde?

  • Boulevard Haussmann
  • 75009 Paris

 

Casa de chá Angelina

Lugares lindos em Paris
Salão da Casa de Chá Angelina | Foto: Facebook Angelina Paris.

Acredite, depois de passear por Paris em um dia frio, tudo que você vai querer fazer é dar uma pausa em algum lugar aconchegante e tomar um bom chocolate quente. E uma das casas de chá mais famosa da França, Angelina, é o lugar perfeito pra isso. Existem várias filiais da Angelina na cidade, porém a matriz que fica localizada em frente ao Jardin de Tuileries é o lugar que mais resgata o charme e a atmosfera parisiense.

É um ambiente muito elegante, requintado e que traz elementos da belle époque francesa. Lá você encontra os mais deliciosos elementos da pâtisserie (confeitaria) francesa. E sinceramente, se tem uma época do ano que combina bem com doces e chocolate quente, essa época é o Natal.

Barato e prático => Bilhete do ônibus turístico de Paris

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 
Onde comer em dezembro em Paris
Fachada da Casa de Chá Angelina | Foto: Facebook Angelina Paris.

Você vai se surpreender com a quantidade de opções de doces, tortas e chás, mas o que ficou marcado em minha memória como um dos melhores chocolates que já tomei até hoje é o chocolate chaud africain. E para acompanhar você pode pedir o delicioso e clássico Mont-Blanc, que é o doce carro-chefe da casa feito com suspiros recheados com chantilly e cobertos por um creme de castanha.

   

Dependendo do seu pedido, em média, você vai gastar em torno de 15 a 20 euros para vivenciar essa experiência gastronômica sensacional. Se você gosta de tomar um bom chocolate quente e comer doces deliciosos, você não vai se arrepender e ainda vai repetir a dose.

Onde?

  • Matriz Angelina Paris Rivoli: 226 rue de Rivoli 75001, Paris.

Imperdível => Ônibus com tour luzes de natal em Paris

 

Pistas de patinação

Pistas de patinação em Paris
Pista da Torre Eiffel | Foto: ErasmusOfParis, via Wikimedia Commons.

Você gosta de um pouco de aventura? Então, patinar pode ser um dos programas mais divertidos que você vai encontrar em Paris. A patinação é uma atividade muito tradicional na época natalina e existem várias pistas espalhadas pela cidade entre os meses de dezembro e janeiro. Por falar nisso, saiba como é Paris em janeiro.

Se você quer tentar algo diferente e típico, reserve um dia para patinar. E não precisa ter medo, já que as pistas são acessíveis para todos os níveis de patinadores. Há opções por toda a cidade e algumas das pistas de patinação que se destacam são a da torre Eiffel, do l’Hôtel de ville, Charléty sur neige e a do Trocadéro.

Mas não deixe também de fazer também:

Paris em dezembro com crianças
Le Grand Palais des Glaces | Foto: Passion Leica, via Wikimedia Commons.

Você não pode deixar também de conferir o Le Grand Palais des Glaces, a maior pista de patinação indoor do mundo. Com seus 2.700 m² de gelo e várias atrações para animar sua noite como DJs e iluminação especial, essa pista de patinação é uma das atrações mais frequentadas de Paris. Um espetáculo lindo que deve ter um espaço reservado na sua agenda.

Onde?

  • Le Grand Palais des Glaces
  • Avenue Winston Churchill, 75008 Paris (Champs-Elysées/ Clemenceau/ Invalides)
  • Preço: entre 10 à 25 euros
  • Aberto a todas as idades

Inesquecível => Passeio de natal em Paris

 

Dicas de Paris em dezembro

Com todas essas dicas você não vai querer perder a oportunidade de visitar Paris no mês de dezembro. Vale lembrar que os preços dos hotéis em Paris nessa época do ano estão mais baratos, por ser baixa temporada. Quer incentivo melhor?

Paris é sempre mágica, então, deixe essa magia encantar você! Aproveite para ler sobre os passeios imperdíveis em Paris para montar o seu roteiro.

Programe-se bem, aqueça-se e curta essa cidade maravilhosa da melhor maneira possível! O site oficial de turismo de Paris fez um vídeo super fofo sobre Paris em dezembro, inclusive para curtir com seu amor!

Já foi a Paris em dezembro? Pretende ir? Deixe nos comentários sua experiência!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *