Paris em fevereiro: dicas do que fazer no inverno francês

Paris em fevereiro: dicas do que fazer no inverno francês

Está indo pra Paris em fevereiro e não sabe o que fazer no inverno francês? Fique tranquilo, pois vou te apresentar algumas alternativas para aproveitar a cidade luz no mês mais romântico do ano.

Em fevereiro, o inverno está a todo vapor na capital francesa, as temperaturas baixas e os corações dos apaixonados se aquecem com a chegada do Saint-Valentin, dia dos namorados.

Durante todo o mês, Paris oferece uma grande variedade de passeios para fazer acompanhado, solteiro ou em família. Exposições, festivais, espetáculos e simples caminhadas, para admirar a linda paisagem invernal da capital francesa, são algumas das possibilidades para o segundo mês do ano.

Como ainda é inverno, a cidade recebe menos turistas e as filas ficam menores. Uma chance ímpar de ter mais tranquilidade para fazer tudo que você deseja e ainda conhecer uma Paris diferente daquela abarrotada por visitantes, como em períodos de alta temporada.

Leia também => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

Vale a pena visitar Paris em fevereiro?

Paris em fevereiro
Fevereiro em Paris pode ter neve.

Vale muito a pena visitar Paris em fevereiro. Mesmo não sendo a temporada favorita de grande parte dos turistas para visitar a Europa, a capital da França ganha um charme super especial com seu lindo cenário de inverno, que é, às vezes, contemplado pela neve.

A atmosfera romântica, as diversas atividades para se aquecer e a possibilidade de conhecer lugares incríveis são a garantia de que você pode desfrutar bastante dos dias frios em Paris.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

Temperatura de Paris em fevereiro

Temperatura de Paris em fevereiro
Temperatura fica, em média, 4 graus.

As temperaturas em fevereiro são bem baixas, podendo chegar a temperaturas negativas. É um período em que o sol fica bem tímido, encoberto pelas nuvens e acredite, você vai ficar feliz quando ele aparecer, bem diferente de Paris em agosto, por exemplo.

Nesse mês tudo pode acontecer, ou seja, chove frequentemente, pode nevar e os ventos sopram para dar aquela sensação mais fria.

A temperatura média gira em torno de 4ºC, sendo que pela manhã e à noite ela pode chegar a uma média negativa e durante à tarde ela pode aumentar um pouco, chegando ao máximo a 7ºC. Leve todo o seu arsenal de roupas de inverno e todos os acessórios para se aquecer bem.

Inverno em Paris o que fazer
Lugares fechado contam com aquecedor, proteja-se nas ruas.

Em lugares fechados você estará protegido do frio, uma vez que há aquecedores em todos os locais, mas na rua e em espaços abertos é sempre bom contar com casacos pesados impermeáveis, blusas de gola alta (é imprescindível proteger seu pescoço), gorros, cachecol, botas e luvas. Não se esqueça do seu guarda-chuva, pois ele será um item essencial pra te livrar da chuva fina de inverno.

Contudo, mesmo com os dias mais curtos e mais frios, o mês de fevereiro é particularmente encantador em Paris e é o mês onde a possibilidade de neve é maior. Sem dúvida, uma experiência linda e mágica para aqueles que não conhecem e querem ver a neve pela primeira vez. Ou até quem sonha em ver Paris branquinha.

 

Paris em fevereiro: o que fazer?

Paris em fevereiro: o que fazer?
Baixa temporada é sinônimo e preços mais atrativos.

Ainda que o segundo mês do ano possa evocar imagens de um céu chuvoso e frio, é um ótimo momento para estar em Paris. Com a baixa temporada, os parisienses voltam às ruas e a Cidade Luz oferece oportunidades únicas pra quem gosta de uma boa gastronomia, cultura e belas paisagens.

Confira algumas dicas para ter uma estadia maravilhosa na capital francesa em fevereiro.

 

Carnaval em Paris

Carnaval em Paris
Carnaval em Paris | Foto: Basili, via Wikimedia Commons.

Quando o carnaval cai no mês de fevereiro, você precisa saber que tem carnaval em Paris também! Esse evento, que é a festa mais popular do Brasil, é uma tradição que existe desde a idade média na França. O carnaval na capital francesa, durante cinco séculos, foi um dos carnavais mais importantes do mundo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A Associação ao Direito à Cultura resgata, no coração do inverno, um desfile festivo que colore as ruas de Paris. O carnaval parisiense se destaca com a presença de muita música, trajes com os mais variados estilos para fugir do frio, máscaras com muito brilho e pinturas faciais. Uma linda explosão de cores que contrasta com o cenário invernal da cidade.

E para finalizar a festa, no Mardi Grass ou terça-feira gorda em português, os foliões queimam um boneco do Rei Momo. Além de participar de um lindo desfile de Carnaval diferente de tudo o que você já viu no Brasil, nesse dia você ainda poderá se deliciar com os mais saborosos crepes pelas ruas de Paris, como manda a tradição!

Onde?

  • Início: O desfile começa na Place Gambetta  e vai atá à Place de la République

 

Saint-Valentin

Dia dos namorado em Paris
Passeio de barco é uma opção romântica para os namorados.

O dia 14 de fevereiro, dia dos namorados, romantiza ainda mais Paris com suas decorações, flores, chocolates e champanhe. Pode parecer clichê, mas a verdade é que estar em Paris no mês de fevereiro é maravilhoso.

Várias chocolatarias famosas como Patrick Roger e Pierre Hermé lançam lindas criações para comemorar o dia.  Os restaurantes não ficam de fora e oferecem cardápios especiais para data, com muito champanhe e o politicamente incorreto foie gras (fígado de ganso).

Roteiro em Paris em fevereiro
Pierre Herme Paris | Foto: Vincent Bourdon, via Wikimedia Commons.

Várias são as opções para curtir esse dia especial com seu amor ou mesmo solteiro. A escolha vai depender do que você procura e existe um leque extenso de possibilidades.

As opções vão desde espetáculos, visita a monumentos, city tours românticos até jantares super badalados em lugares estratégicos, como a Torre Eiffel. Confira uma opção inesquecível de jantar no restaurante da Torre Eiffel.

   

Uma ótima dica para quem não quer deixar a data passar em branco e está disposto a gastar seus euros, é um jantar inesquecível nos Bateaux Parisiens (barcos parisienses). Esse é um passeio de barco pelo rio Sena que te permite conhecer Paris através de uma perspectiva diferente.

Enquanto o barco passa pelos principais monumentos da cidade, você saboreia um cardápio típico francês acompanhado de um bom vinho. Parece uma boa ideia celebrar esse dia tão icônico em um cruzeiro pelo rio Sena.

 

Raclette

O que comer no inverno em Paris
Raclette tradicional | Foto: Arnaud 25, via Wikimedia Commons.

A temporada de frio na França nos proporciona a oportunidade de experimentar seus deliciosos pratos que aquecem o corpo e a alma. Para conhecer todos os sabores do país, leia onde comer pratos típicos em Paris.

Um dos meus pratos favoritos de inverno da culinária francesa é a raclette.

Prato típico das regiões montanhosas Suíças, mas já adotado pela maioria dos países fronteiriços, essa iguaria é composta por um delicioso queijo derretido (queijo raclette, que dá o nome ao prato), batatas feitas ao forno e charcuterie (carne de porco em seus diversos formatos como bacon, presunto, linguiça etc.).

Esse prato é definitivamente a cara do inverno e toma conta da mesa dos franceses, que possuem seus próprios aparelhos especiais para fazer essa maravilha culinária.

O que comer em fevereiro em Paris
Queijo derretido pela Raclette | Foto: Hubertl, via Wikimedia Commons.

Nos restaurantes, a tradição da idade média é mantida e é servido um generoso pedaço de queijo em suporte de madeira, com uma espécie de suporte metálico elétrico que derrete o queijo gradualmente.

Escolha um dia e um horário tranquilo para comer sua raclette, pois é um prato que, apesar de muito saboroso, é muito calórico e pesado. Com certeza você não vai dar conta de fazer muita coisa depois.

É, também, uma refeição que deve ser saboreada à la francesa, ou seja, sem pressa, acompanhado de um bom vinho branco ou tinto leve e em boa companhia.

Se você adora queijo, assim como eu, a raclette é um must eat e eu te garanto que ela vai se tornar um dos seus pratos franceses preferidos!

Para conhecer outros pratos da culinária francesa, participe também de um tour com degustação em La Marais.

Onde?

  • Le Chalet Savoyard
  • Endereço: 58 rue de Charonne, 75011
  • Preço: em torno de 25 euros

 

Ano Novo Chinês

Festa em Paris em fevereiro
Comemorações nas ruas de Paris em fevereiro | Foto: dany13, via Wikimedia Commons.

Paris possui um grande número de imigrantes chineses e fevereiro, o mês que marca o início do Ano Novo Chinês, não poderia passar em branco na capital francesa. A comunidade asiática festeja a data, também conhecida por “Festa da Primavera”, pelos vietnamitas.

A Parada Chinesa em Paris é um espetáculo exótico à parte! Muita música, demonstrações culinárias, fantasias tradicionais, shows, oficinas e enormes dragões de papel que percorrem as ruas parisienses. O Ano Novo Chinês é uma ótima oportunidade para descobrir um pouco mais a cultura oriental.

Em Paris, vários bairros assumem essa atmosfera festiva, com decorações e desfiles. Você encontrará celebrações em diversos arrondissements (bairros) parisienses, com destaque para a do13ème arrondissement, que tem a festa mais popular e antiga da Cidade Luz. Se você adora um belo desfile, esse programa deve com certeza fazer parte da sua agenda.

Onde?

   
  • Celebrações na Rive Gauche
  • Saída: Avenue d’Ivry

 

Museus

Museus diferentes em Paris
Museu “de cera” fracês | Foto: Chabe01, via Wikimedia Commons.

Uma ótima opção para quem quer fugir do frio e, ao mesmo tempo, fazer algo interessante, é a visita aos museus parisienses. Fevereiro é o momento ideal para apreciar exposições, sejam elas temporárias ou permanentes.

Além dos clássicos museus parisienses conhecidos no mundo todo como o Louvre(visite o Museu do Louvre sem fila em uma excursão guiada), Pompidou ou Petit Palais, você deve ficar de olho na programação cultural do mês na cidade, pois há várias exposições temporárias que chegam a Paris e encantam os amantes de arte.

Se você não é muito fã de arte e quer conhecer um museu divertido e que traga alguns elementos distintos do usual, você deve fazer uma visita ao Musée Grevin. Lá, você encontrará várias personalidades em forma de boneco de cera e poderá posar para fotos com seus ídolos preferidos.

Lugares divertidos em Paris
Foto: Chabe01, via Wikimedia Commons.

Há mais de 200 figuras conhecidas, entre esses, personagens importantes da história da França, jogadores de futebol, cantores, estrelas de Hollywood entre outros.

A decoração interna do museu é fantástica e antes da sua visita, há um show de apresentação com efeitos especiais, luzes e música. É de encher os olhos!

Fique atento dentro do museu, pois uma hora ou outra você vai se surpreender com algum personagem que vai sair andando e conversando com você! Não perca a oportunidade de ir ao Grevin, pois é diversão garantida!

Se você quer mais sugestões de museus, leia sobre os principais museus de Paris, em um artigo bem completo.

Onde?

  • Endereço: 10 boulevard Montmartre – 75009 Paris
  • Opéra – Grands Boulevards – 9e Arrondissement
  • Preço : 22,50 euros adulto/ 17,50 euros criança. Há promoções para quem deseja comprar no site.

 

Dicas para aproveitar Paris em fevereiro

temperatura de Paris em fevereiro
Torre Eiffel em dia nublado de fevereiro.

Paris, considerada um dos destinos mais românticos do mundo, em fevereiro oferece uma gama de opções aos seus viajantes, seja para os apaixonados ou para os solteiros. Leia também sobre os passeios imperdíveis em Paris para montar o seu roteiro.

O frio não diminui a beleza da cidade, ao contrário, destaca todas suas peculiaridades e cria um dos cenários mais lindos do inverno europeu.

Com todas essas dicas, não dá pra perder a chance de visitar Paris no inverno. Não esqueça suas roupas de frio e prepare-se para criar memórias inesquecíveis na Cidade Luz!

Você já esteve em Paris no inverno? Como foi a sua experiência? Deixe nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Fabiana

    Olá, estava procurando dicas de viagem e acabei chegando até seu blog e justamente parei para ler o seu texto sobre Paris. Estou planejando minha viagem para as próximas férias e ao ler suas dicas e mostrar seu ponto de vista sobre: os lugares, a culinária - já decide que vou aproveitar o clima todo especial que o Inverno proporciona eesta cidade linda junto com meu namorado.