Paris em março: clima e o que fazer na cidade luz

por Bruna Correia

Paris em março: clima e o que fazer na cidade luz

Pensando em visitar Paris em março e não sabe ainda o que fazer para aproveitar tudo o que a cidade oferece nesse mês? Não se preocupe, pois vamos listei as melhores opções para curtir a Cidade Luz no terceiro mês do ano.

Março traz o fim do inverno e com ele o início da primavera, e assim cria-se um novo cenário em Paris. De maneira geral, o começo do mês ainda é marcado por temperaturas baixas na Europa, mas a partir da segunda quinzena já é possível fazer passeios ao ar livre pela cidade sem sofrer tanto com o frio.

Março é um mês de baixa temporada na França, uma vez que as temperaturas ainda estão longe do ideal para grande parte dos turistas. Este é um ponto positivo que faz com que essa época seja ideal para evitar grandes filas em museus, igrejas e atrações turísticas.

Leia também => Onde se hospedar bem em Paris

Seguro viagem obrigatório para França »

O que fazer em Paris em março?

Há opções variadas para vivenciar o charme de Paris no mês de março que, aos poucos, traz o sol de volta ao norte da França. Visitas a igrejas, passeios pelos bairros mais charmosos da cidade, corrida nos parques, degustação da gastronomia francesa entre outras possibilidades, são opções imperdíveis para este mês na Cidade Luz da Europa.

Temperatura e clima de Paris em março

O início do mês de março ainda é bem frio na capital francesa. Mas, como é fim de inverno, a tendência é que as temperaturas comecem a ficar mais amenas e o sol comece a aparecer, o que deixa os dias e as caminhadas mais leves e agradáveis.

Com toda a mudança climática que acontece atualmente em todo o mundo, é difícil prever com exatidão como vai ficar o tempo nessa época. Normalmente, as temperaturas variam entre 5ºC e 12ºC na cidade no mês de março. As chuvas começam a dar trégua gradualmente e, geralmente, é rara a ocorrência de neve.

O que fazer em Paris em março
Em março o clima é gostoso | Foto: Guilhem Vellut, via Wikimedia Commons.

No final de março, é possível notar a tímida chegada da primavera e o cenário da cidade começa a mudar. Saiba como é Paris em abril, no auge da primavera.

As árvores secas começam a ganhar algumas folhas verdes e a paisagem sede a tonalidade marrom de inverno para uma coloração mais alegre com a presença do sol.

Contudo, não se descuide na hora de preparar suas malas. As temperaturas são menos agressivas em março que nos meses anteriores, porém para nós brasileiros continua frio. Leve seus casacos pesados e todo o seu arsenal de inverno para Paris. Leve também, roupas leves caso você vá caminhar em um dia ensolarado e leia o post sobre onde ver o pôr do sol em Paris.

Uma dica para o inverno parisiense é: verifique sempre a meteorologia e se baseie nela para programar seus passeios. Dessa forma, você estará preparado para poder curtir a capital da França sem surpresas com o tempo.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

Dicas para curtir Paris em março

O clima mais ameno, as filas menores devido à baixa temporada e os diversos eventos presentes na cidade nesse período são um convite aos turistas e locais para desfrutar da Cidade Luz.

Meia maratona de Paris

Março de 2015 | Foto: © Benoît Prieur, via Wikimedia Commons.

Para marcar a chegada da primavera, Paris recebe a Meia Maratona no mês de março. Esse evento traz de volta os parisienses às ruas, que fazem um percurso de 21 km ao leste da cidade.

A maratona conta, anualmente, com mais de 40 mil corredores. Entre eles parisienses, franceses de outras regiões e também estrangeiros. A corrida começa no Château de Vincennes e chega ao fim no Parc Floral.

A corrida colore a cidade e é diversão garantida para quem assiste. Durante o percurso, há varias atrações musicais e ainda é possível que o público encontre os profissionais do mundo da corrida presentes no evento, bem como os sócios e os expositores.

Pra você que adora corrida e quer descobrir uma atmosfera esportiva em Paris, esse evento não pode ficar de fora da sua lista!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Onde?

  • Saída: Château de Vincennes
  • Chegada: Parc floral

 Chip x Wi-Fi portátil => Quanto custa usar internet na Europa

Visita a Montmartre

Bairros para visitar no mês de abril em Paris

Quem já viu o filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” pode confirmar minha afirmação de que Montmartre é um dos bairros mais encantadores de Paris.

Situado no 18e arrondissement ou no bairro 18, com muita arte, casinhas charmosas e muita história, Montmartre é um lugar que você precisa conhecer.

É um bairro arborizado, com vários cafés, cabarés, construções antigas e artistas de rua que dão vida e um charme especial ao local.

O início da primavera é uma excelente época para fazer um passeio pelas ruas de Montmartre e apreciar uma das vistas mais lindas da cidade.

Lugares => Melhores vistas da Torre Eiffel

Lugar para visitar em Paris em abril
Basílica Sacré Coeur, em Montmartre.

Um dos pontos turísticos mais famosos desse bairro é a Basílica Sacré Coeur. Esta, definitivamente, merece uma visita. Além de ser linda, oferece uma das vistas mais fabulosas de Paris.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Se você subir pelas escadarias da basílica, fique atento aos “vendedores” do lado de fora da igreja. É melhor desviar o caminho e não dar muita conversa, pois eles são extremamente insistentes e às vezes agressivos se não conseguem o que querem.  É só prestar atenção ao subir as escadas e você não será incomodado.

Mais sobre Montmartre em março

Não deixe de visitar também o cabaré Moulin Rouge, que fica no boulevard de Clichy. Os espetáculos são caros, porém ele tem uma fachada maravilhosa e é possível tirar fotos muito legais. Então, não deixe de dar uma passadinha por lá! Você pode, inclusive, fazer um cruzeiro pelo Rio Sena e um show no Moulin Rouge.

Muro do Eu Te Amo | Foto: Alexander Baranov, via Wikimedia Commons.

Na Place Abbesses está situada uma das mais belas estações de metrô de Paris. Vale a pena conferir também o Le mur des je t’aime (o muro do Eu te amo) que fica em uma pequena praça próxima a Abbesses. É uma parede em que a frase “eu te amo” está escrita em mais de 300 idiomas.

O bairro também pode ser explorado em walking tour por Montmartre.

Lugares para conhecer em Paris em março
Café do filme Amélie Poulain | Foto: Rcsmit, via Wikimedia Commons.

Depois de se encantar com as ruas, pontos turísticos e com os artistas de rua, que tal tomar uma deliciosa bebida quente no famoso café da Amélie Poulain? Se você é fã do filme, assim como eu, não pode deixar de visitar o Le Deux Moulins, você vai se encantar!

Onde?

  • Basílica Sacre Cœur – 35 Rue du Chevalier de la Barre, 75018 Paris
  • Moulin Rouge – 82 Boulevard de Clichy, 75018 Paris
  • Café Le Deux Moulins – 15 rue Lepic 75018 Paris.

Aproveite => Ônibus turístico em Paris

Praias próximas a Paris

Que tal aproveitar a oportunidade pra dar uma fugidinha pra praia durante sua viagem a Paris? Com as temperaturas ainda baixas, é bem provável que você não vai conseguir tomar um banho de mar em março. Mas, se o sol aparecer e você estiver animado, não deixe de ir!

Existem praias a cerca de 2h de distância de Paris e se você quiser relaxar e conhecer um pouco o litoral norte francês, esta é uma bela oportunidade. Mesmo não sendo verão, se a temperatura contribuir você vai encontrar várias pessoas caminhando na orla da praia.

Bate-volta => O que fazer nos arredores de Paris

Praias próximo de Paris
Cabourg, na Normandia | Foto: Nikater, via Wikimedia Commons.

Uma opção de praia perto de Paris é a praia de Cabourg, na Normandia, que fica à 2h e 20 min da capital francesa. É uma praia calma e muito bonita e carrega uma atmosfera da belle époque. A Promenade Marcel Proust, ao longo do mar, possui 4 km de extensão e é a orla mais larga da Europa reservada para pedestres.

Programação em Paris em março
Trouville-sur-mer | Foto: Txllxt TxllxT, via Wikimedia Commons.

Outra alternativa é a praia Trouville-sur-mer, também na região da Normandia. Ela fica cerca 200km de Paris. O passeio pela orla da praia é imperdível, pois a arquitetura em torno da praia é uma atração por si só.

Não deixe também de aproveitar para degustar frutos do mar. Você vai poder escolher desde frutos do mar frescos até pratos mais elaborados com mexilhões, por exemplo. Se você gosta de frutos do mar, não pode deixar de experimentar!

Onde?

  • Praia de Cabourg (Cavalos)
  • 2h20 de carro saindo de Paris
  • 3h de trem e õnibus  via Caen
  • Praia Trouville-sur-mer
  • De Carro: 2h R$110
  • De Ônibus:3h 25 min R$30 a R$45
  • De trem: 2h 7 min – R$ 140 a R$ 210

 Veja também => Dicas de Paris em janeiro

Igrejas de Paris

Dicas de igrejas para conhecer em Paris
Notre Dame em Paris.

Se sua estadia em Paris tiver dias muito frios, visitar as belas igrejas de Paris pode ser boa alternativa para se aquecer. Atualmente a França é um país laico, mas durante vários séculos foi um país onde a religião católica predominava.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CLIENTE, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como legado, além de festas e tradições, a religião católica deixou sua marca quando o assunto é arquitetura.  Existem mais de 50 mil igrejas no território francês e 200 somente em Paris. Assim, se você é fã de arquitetura, você não pode deixar de visitar algumas delas.

   

Uma das minhas favoritas é sem dúvida a catedral de Notre Dame de Paris. Particularmente, sou fascinada por arquitetura e a Notre Dame com seu estilo gótico e com um período de construção que levou quase 200 anos, é um espetáculo a parte.

Belíssima tanto exteriormente quanto interiormente, você ainda tem a possiblidade de subir nas torres e apreciar uma das mais belas vistas de Paris.

Guia completo => Paris para brasileiros

O que visitar em Paris em março
Saint-Eustache em Paris.

Outra igreja clássica e que não pode deixar de fazer parte do seu roteiro de viagem é a basílica Sacré-Coeur. Situada em um dos bairros mais charmosos de Paris, possui uma vista linda da cidade e uma arquitetura de tirar o fôlego.

Você tem a opção de subir pelas escadarias ou pelo bondinho. Mas, sugiro as escadarias, pois o visual é imperdível. Há também a possibilidade de visitar o interior da Sacré-Coeur.

A Paróquia de Saint-Eustache apresenta uma mistura do estilo gótico e da renascença. Muito bonita exteriormente, seus vitrais e pinturas são particularidades que merecem ser apreciados.

Confira => Melhores hotéis em Paris com vista

Faz frio em Paris em março?
La Madeleine | Foto: Jebulon, via Wikimedia Commons.

E por fim, a igreja La Madeleine, que foi construída em 1806 por Napoleão como um templo para seu exército e transformada em igreja em 1845. Com estilo neoclássico inspirado em Roma e na Grécia, seu interior é ricamente decorado com colunas (no exterior são elas que chamam mais atenção), pinturas e estátuas. Um passeio inesquecível para todos aqueles que querem conhecer um pouco de historia e admirar lindas construções.

Onde?

  • Catedral Notre-Dame de Paris – 6 Parvis Notre-Dame, Place Jean-Paul II, 75004 Paris
  • Paróquia Saint-Eustache -2, Impasse Saint-Eustache, 75001 Paris.
  • La Madeleine – Place de la Madeleine, 75008, Paris.

Veja também => Paris em Fevereiro

Vale a pena visitar Paris em março?

Março é um mês que oferece muitas possibilidades para quem quer visitar Paris. Com essas dicas você vai poder curtir o que a cidade oferece de melhor! Aproveite para ler sobre os passeios imperdíveis em Paris para montar o seu roteiro.

Não esqueça os seus casacos e boa viagem! E já que falei tanto da Maratona de Paris, assista esse vídeo do site oficial de turismo de Paris dá vontade de virar atleta só para ter um cenário desses durante a competição:


Já conheceu Paris no mês de março? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Até + !!!

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *