Paris no dia a dia: o que fazer nos 7 dias da semana

por Silvia Montico

Paris no dia a dia: o que fazer nos 7 dias da semana

Para planejar bem o seu roteiro na cidade, é bom ficar de olho no que acontece em Paris no dia a dia. Não importa a época do ano, nunca faltam programas para se fazer na capital da França, em todos os dias da semana.

Assim, você descobre quando determinadas atrações ficam fechadas, sobretudo os museus, ou quando disponibilizam entrada gratuita. O que deixa mais fácil a decisão do que fazer (e quando!) e conhecer o melhor de Paris.

Neste artigo, te dou algumas dicas do que visitar em cada dia da semana na Cidade Luz, considerando uma estadia de 7 dias corridos na capital francesa.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Paris

Sugestão para roteiro de 5 dias em Paris »

 

Paris no dia a dia: 7 dias na cidade

  • Segunda-feira em Paris
  • Terça-feira em Paris
  • Quarta-feira em Paris
  • Quinta-feira em Paris
  • Sexta-feira em Paris
  • Sábado em Paris
  • Domingo em Paris

 

Segunda-feira em Paris

Passeios em Paris
Paris tem passeios para todos os dias da semana.

Como uma pessoa apaixonada por Paris, sou assertiva em dizer que quanto mais tempo você tiver disponível para conhecer esse destino, melhor. Para mim, a estadia mínima para explorar uma cidade do tamanho de Paris — e que reúne tantos atrativos — é de pelo menos 7 dias. Principalmente, se você não gosta de fazer nada com pressa durante suas viagens.

Para quem quer passar uma semana em Paris, recomendo chegar em uma segunda-feira e partir na próxima segunda. Assim você conseguirá sentir um pouco da energia de cada dia da semana na maior cidade da França. Garanto que atrações para se entreter não vão faltar. Confira a seguir as minhas dicas sobre o que fazer em cada dia da semana.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

O que fazer em Paris em cada dia da semana

Roteiro em Paris
Torre Eiffel é um dos pontos turísticos mais famosos, comece por ele.

Uma segunda-feira é o dia ideal para chegar à cidade e começar o tour pelas principais atrações, pois é quando Paris já está a todo vapor.

Você encontrará a maior parte dos pontos turísticos em pleno funcionamento, com a exceção de alguns museus, que ficam fechados às segundas.

Entre os mais populares que não abrem nesse dia da semana estão

  • Museu d’Orsay,
  • Museu Rodin,
  • Petit Palais,
  • Palais de Tokyo,
  • as Catacumbas de Paris e o Castelo de Versalhes.

A lista completa de museus fechados em Paris na segunda-feira pode ser conferida no site oficial do turismo na cidade. Agora, vamos às dicas!

Se você acabou de chegar à cidade, não tem como começar a explorá-la sem antes ver de perto o seu maior símbolo, a icônica Torre Eiffel.

Para chegar, desça na estação do metrô Trocadéro (linhas 6 e 9) para ter uma vista inesquecível da dama de ferro. Em seguida, siga pelos Jardins do Trocadéro em direção à torre para admirá-la de perto.

O monumento abre normalmente às segundas-feiras e, se você tem intenção de subir, pode comprar o bilhete da Torre Eiffel antecipado ou então adquirir a sua entrada na hora.

Lembrando que você pode enfrentar algumas filas, principalmente na alta temporada (primavera em Paris e verão em Paris).

Roteiro de 7 dias em Paris
Hôtel des Invalides | Foto: Daniel Vorndran, via Wikimedia Commons.

O passeio é ideal para uma manhã (ou tarde), pois assim você terá tranquilidade para explorar todos os ângulos do maior cartão-postal de Paris.

Minha dica é levar alguns petiscos na bolsa, pois fazer uma refeição nessa região da cidade não sairá barato. E, por falar nisso, confira o post com as melhores vistas da Torre Eiffel.

Porém, se você está buscando se deliciar com a alta gastronomia francesa (e pagar por isso), os quarteirões na região da Torre Eiffel são destinos perfeitos, já que contam com refinados restaurantes. Não se esqueça de andar pelo charmoso Champ de Mars, logo aos pés da torre.

Na sequência, caminhe por algumas quadras até o Hôtel des Invalides, destino que pode ser seu primeiro programa cultural na cidade.

Nesse museu do exército, que pode ser avistado de longe por conta da sua cúpula dourada, você vai encontrar uma igreja e tumbas de oficiais famosos, inclusive a de Napoleão.

A maior vantagem para quem se programa para chegar a Paris em uma segunda-feira é aproveitar para se locomover com o passe Navigo Découverte, um cartão magnético com foto, que tem validade de segunda a domingo, sendo ideal para quem vai passar a semana toda na cidade.

Por um preço único — atualmente o investimento mínimo é de 27,50 euros — é possível andar em todos os meios de transporte de Paris, de forma ilimitada, durante uma semana.

 

Terça-feira em Paris

Quantos dias ficar em paris
Catedral Notre dame.

Na terça-feira, o segundo dia deste roteiro em Paris, conheça o marco zero da cidade: a ilha de la Cité, bem no meio do Rio Sena. Comece o dia cedo nessa região, visitando o principal atrativo turístico: a Catedral de Notre Dame de ParisDepois de explorar o interior da igreja, suba em suas torres para ter uma vista privilegiada da cidade. O local está interditado deste um incêndio ocorrido durante sua reforma em abril de 2019.

Nessa área, também se encontra a maioria dos demais monumentos medievais de Paris, como a igreja Sainte Chapelle e a Conciergerie, construção que já foi parte do primeiro castelo real da França e, posteriormente, transformada em um presídio.

Aproveite para caminhar pelas margens do Sena e conhecer outros pontos históricos como a Pont Neuf que, apesar do nome (Ponte Nova), é a mais antiga de Paris.

Se o tempo estiver bom, compre algum lanche para a viagem e faça um mini piquenique na praça que fica logo abaixo da ponte, a Square du Vert-Gallant, bem na altura das águas do Sena.

Paris com a família
Pont Saint Michel.

Se preferir um restaurante, vá até ao charmoso Au Vieux Paris d’Arcole. Como o lugar não é grande, a reserva antecipada é aconselhada.

Depois de recarregar as energias, siga em direção à Pont-Saint-Michel e cruze para a margem esquerda do rio. Dedique seu tempo para explorar o Quartier Latin, um dos bairros mais turísticos de Paris.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Caminhe pela Rue de La Huchette, uma rua estreita que remete à Paris medieval, e que também é uma das mais movimentadas da cidade.

Nesse bairro, você vai encontrar cafés, restaurantes, lanchonetes com comidas rápidas e que podem ser levadas para a viagem, além de muitas livrarias.

A região é onde fica a Universidade Sorbonne. Por isso, é cheia de jovens, agitada e tida também como um dos redutos intelectuais da cidade.

Outros pontos interessantes que merecem ser explorados nessa área são o Jardin de Plantes (sobretudo na primavera), o Panteão e o Museu Cluny. Vale lembrar que seu roteiro deve ser personalizado, visitando apenas seus pontos de interesse!

Dica => Ingressos Arco do Triunfo, Almoço e Cruzeiro no Rio Sena

 

Quarta-feira em Paris

Louvre em Paris dicas
Reserve um dia para conhecer o Museu do Louvre.

Dedique a quarta-feira para conhecer o emblemático Museu do Louvre, o maior museu de arte do mundo.

Os bilhetes podem ser comprados antecipadamente ou então no dia de sua visita, nas bilheterias presencias e ainda fazer um tour guiado sem filas.

O tempo que você vai passar dentro do museu vai depender do seu interesse por arte e história e também do cansaço.

É que depois de muitas horas seguidas explorando as incontáveis salas do Louvre, é normal que você aos poucos vá perdendo o interesse pela atração e queira voltar para o ar livre.

Se quiser trocar o dia de sua visita ao livre, é bom saber que ele não abre às terças-feiras.

Agora, se você quiser conhecer esse ponto turístico sem gastar nada, programe-se para que sua viagem coincida com o primeiro sábado de cada mês, data em que a atração se torna gratuita, sempre a partir das 18 horas. Saiba mais no post com os museus mais visitados de Paris.

Depois de conhecer o Louvre, passe pelo Arc du Triomphe du Carousel (na direção oposta à Pirâmide de Vidro) e aproveite para relaxar um pouco no maravilhoso Jardin des Tuileries.

Aproveite para explorar a região caminhando e também para conhecer o impressionante Palais Royal, onde estão as intrigantes Colunas de Buren, obra conceitual do artista francês Daniel Buren.

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Quinta-feira em Paris

Roteiro na França
Basílica de Sacré-Coeur fica no bairro de Montmartre.

Apesar de uma semana parecer bastante tempo, não se iluda, pois você não conseguirá conhecer todas as atrações da cidade.

Porém, alguns passeios não podem faltar em nenhum roteiro, como uma visita ao bairro Montmartre. Estou sugerindo a quinta-feira, mas todos os dias da semana são bons para explorar essa região de Paris. Veja nosso guia dos bairros de Paris.

Lá está a lindíssima Basílica de Sacré-Coeur e também o cabaré Moulin Rouge.

O mais legal desse passeio é caminhar pelas ruas e escadarias do bairro a pé e, aos poucos, ir desvendando os seus mistérios. Pare em um dos charmosos cafés ou boulangeries e curta um pouquinho a energia do local. Veja um espetáculo Moulin Rouge com cruzeiro no Rio Sena.

Quando visitar a basílica, reserve um tempo para se juntar aos turistas nas escadarias da igreja e apreciar a vista, que é, sem dúvida, uma das mais interessantes da cidade. Outros pontos de interesse no bairro são o Museu de Montmartre e o Les mur des Je T’aime.

Após conhecer o bairro, se dirija até a região do 9° arrondissement, onde está o teatro Opera Garnier de Paris.

Além da arquitetura que já é impressionante por fora, o interior do prédio é ainda mais extraordinário. Os bilhetes antecipados podem ser comprados pelo site oficial.

Ao sair, caminhe até a rua de trás do prédio da Opera, a famosa Boulevard Haussmann, e visite as lojas de departamento Galerias Lafayette e Au Printemps, dois dos endereços de compras mais tradicionais da cidade. A rua é bastante extensa e abriga também lojas com preços mais populares.

Navegação => Rio Sena em Paris com jantar romântico

 

Sexta-feira em Paris

Dicas de turismo em Paris
Palácio de Versalhes.

Programe a sua sexta-feira em Paris para conhecer o Palácio de Versalhes, que é um dos Patrimônios da Humanidade, declarado pela Unesco.

Como fica em uma área fora de Paris, o ideal é que você reserve o dia inteiro para o passeio.

A forma mais prática de chegar até lá é pelo trem RER C, descendo na estação Versailles Rive Gauche.

Ao chegar, administre o seu tempo para explorar o palácio e também os incomparáveis jardins. Não se esqueça de intercalar a visita com algumas paradas para um café ou refeições.

Versalhes é o máximo símbolo do luxo e da extravagância da corte francesa, que mandou no país durante séculos. Foi nesse local que a rainha Maria Antonieta esbanjava os recursos do país com os seus hábitos de vida nada modestos.

Para entender melhor a dimensão desses luxos que custaram até mesmo à cabeça da rainha, recomendo que você assista ao filme Maria Antonieta (2006), de Sofia Coppola, antes mesmo de viajar. Sobretudo porque as gravações aconteceram no próprio Palácio de Versalhes. Ele é uma boa opção também para dias de chuva em Paris.

Na volta para Paris, busque por um restaurante ou bistrô aconchegante para jantar e finalizar o dia mergulhando em pratos da gastronomia francesa.

 

Sábado em Paris

Compras em Paris
Saint-Germain-des-Prés | Foto: Mbzt, via Wikimedia Commons.

Conhecer pontos turísticos é importante, mas também acho essencial durante uma viagem ter um dia no roteiro dedicado aos passeios livres.

E o sábado é ideal para isso! Busque por endereços ou atrativos que combinem com o seu gosto pessoal e perfil.

Quem gosta de compras, pode esticar até os outlets que ficam no entorno da cidade. Se você gosta de passeios ao ar livre, pode explorar os parques menos conhecidos.

Aos amantes da arte, não faltam opções de galerias com exposições de artistas contemporâneos, e ainda as feiras de antiguidades para quem é fã dos artigos vintage.

Uma sugestão para aproveitar o dia é ir até a região de Saint-Germain-des-Prés. A área é cheia de lojas de roupas, decoração, antiquários, livrarias, cafés e bistrôs.

Veja as sugestões no artigo sobre onde fazer compras em Paris.

Comece o tour pela Rue de Rennes e, em seguida, permita-se se perder pelo quartier, pois o bairro tem uma série de tesouros que estão a sua espera para serem descobertos.

Se optar por conhecer essa área, que fica no 6° arrondissement, estique até o Jardim de Luxemburgo e aproveite para relaxar apreciando a bela vista do parque. Descubra quais são os melhores parques de Paris.

Roteiro no fim de semana em Paris
Parque Belleville | Foto: Mbzt, via Wikimedia Commons.

Para quem gosta de arte de rua, uma dica para fazer um dos passeios diferentes e sair do óbvio é ir até o bairro de Belleville.

A área também concentra a maior comunidade oriental da margem direita do Sena e, por isso, restaurantes especializados na gastronomia asiática. Lá, dá para fazer uma refeição diferente (e barata!).

Se tiver pique, suba a colina até o Parque de Belleville, para ter uma vista inusitada da cidade. Aproveite o seu sábado para conhecer alguns lugares diferentes e menos turísticos de Paris, e ver de perto como vivem os moradores locais.

Para isso, salte na estação de metrô Buttes-Chamount (linha 7B) e entre no parque de mesmo nome para explorar um verdadeiro retiro em meio à natureza, bem no centro da metrópole parisiense.

Saindo de lá, uma dica é caminhar rumo a Bassin de La Villette, local pouco frequentado por turistas, mas adorado pelos locais.

No verão, a área é transformada em uma verdadeira praia no meio de Paris e a visita é ainda mais recomendada.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Os fins de tarde são sempre animados, com muitos jovens espalhados pelas margens do canal, que se reúnem para comer e beber ao ar livre.

   

Descubra também onde tomar café da manhã em Paris.

 

Domingo em Paris

Dicas de passeios em Paris no domingo
Maison de la Photographie | Foto: MEP, via Wikimedia Commons.

Domingo é um dia que pode se tornar um pouco entediante em Paris, principalmente se você não considerar alguns pontos na hora de montar o seu roteiro.

É que nesse dia o parisiense descansa e a maior parte dos restaurantes e lojas fica fechada. Para os demais dias, leia e conheça restaurantes com lindas vistas de Paris.

Mas calma, se você se programar levando em conta minhas dicas a seguir, nem mesmo o domingo em Paris será mal aproveitado.

Como apenas alguns bairros mais turísticos é que mantém o movimento nesse dia da semana, a minha sugestão é guardar o domingo para explorar justamente essas regiões.

Destine a maior parte do dia para explorar a região do Marais (3° e 4° arr). Esse é um dos meus bairros favoritos de Paris e considero uma ótima opção de passeio para um domingo na cidade. Aliás, nesse dia é quando o Marais fica ainda mais agitado.

Escolha um restaurante, café ou bistrô para um brunch e, assim, comece um dia digno de quem está de férias em Paris.

Em seguida, para quem gosta de arte, recomendo uma visita à Maison Europeènne de la Photographie (Casa Europeia da Fotografia), aberta durante o fim de semana, das 10 às 20 horas, e sempre conta com exposições de artistas incríveis na programação.

Divertido => Tour de bicicleta por Paris

 

Mais opções de passeios ao domingo

Atrações imperdíveis em Paris
Arco do Triunfo.

Outra opção para quem está à procura de um domingo cultural no Marais é visitar o Museu Centre Georges-Pompidou, aberto das 11 às 22 horas. Além do acervo permanente do museu, o espaço ainda conta com exibições rotativas e um cinema.

Cansou de ver arte? Então, aproveite o dia para bater perna pelo bairro e fazer compras. Nele se concentram as lojas e brechós mais legais de Paris e tudo estará aberto até mesmo no domingo. Na Rue de Rivoli você também vai encontrar abertas lojas como Zara, H&M, Bershka, C&A, Rirever 21, entre outras.

Emende o passeio caminhando até a Avenida Champs-Élyseés, o destino de compras mais famoso de Paris.

Apesar de ter algumas lojas de fast-fashion, com preços mais em conta, a maioria dos estabelecimentos da Champs-Élyseés é mesmo voltada para as compras de luxo – como as lojas da Channel, Hermès, Louis-Vuitton e Tifanny.

Não quer comprar nada? Percorra a rua mesmo assim e pare na famosa confeitaria Ladurée, onde estão os macarons mais famosos da cidade.

Para terminar a sua semana em Paris em grande estilo, continue caminhando pela avenida até chegar ao Arco do Triunfo. Suba até o topo e aproveite uma das mais estonteantes vistas de Paris, um cenário que será ideal para se despedir da cidade em sua última noite em Paris.

Saiba mais => Excursão para Giverny saindo de Paris

 

Dicas para curtir Paris dia a dia

Para aproveitar Paris todos os dias da semana, a melhor dica é montar um roteiro de acordo com as suas prioridades.

Liste os locais que você deseja conhecer e pesquise com antecedência os dias e horários de funcionamento. Lembre-se de que comprar bilhetes antecipados também pode ajudar a economizar seu precioso tempo na cidade, evitando filas indesejáveis.

Se você vai passar uma semana em Paris, escolha alguns dias e regiões para andar mais, intercalando-os com outros em que você se locomoverá bastante de transporte público.

A melhor forma de conhecer uma cidade é andando por ela e, por isso, não se esqueça de levar sapatos bem confortáveis na mala.

Não tenha vergonha de bancar o turista e tenha um mapa sempre em mãos.

Seja físico, ou em um app em seu celular, estar munido de um mapa vai te ajudar e muito a se localizar e otimizar o seu tempo.

Gostou das sugestões do que fazer em Paris em todos os dias da semana? Então, conte nos comentários qual dos dias pareceu mais empolgante para você.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Silvia Montico

ESCRITO POR

Silvia Montico

Silvia Montico tem 33 anos, é jornalista, fotógrafa e ativista pelos direitos dos animais. Ama viajar e vivenciar os destinos visitados como uma moradora local. É apaixonada por cinema, praia, vinho e sonha morar em uma casinha no meio da natureza.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *