Onde tomar café da manhã em Paris: guia para comer bem

Onde tomar café da manhã em Paris: guia para comer bem

A preocupação sobre onde tomar café da manhã em Paris é bem comum entre os viajantes que não costumam se hospedar em hotéis que oferecem essa refeição inclusa em seus serviços.

Afinal, a maioria dos turistas com destino à Cidade Luz prefere economizar com hospedagem, e os estabelecimentos que oferecem café da manhã dentro das diárias geralmente têm as maiores tarifas.

Além disso, tomar um café da manha típico em Paris é uma oportunidade única, mesmo que a sua estadia ofereça. Se você viajará para a capital da França, mas está se vendo diante dessa dúvida, este guia sobre café em Paris veio para te salvar!

Confira minhas dicas sobre onde tomar café da manhã neste incrível destino da Europa, onde comer barato, o que pedir e as sugestões de cafés, boulangeries e pâtisseries e alimentação em Paris para todos os tipos de bolsos. Deu água na boca? Então, continue a leitura!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem para França »

 

  • Croissant
  • Pain au chocolat
  • Baguete
  • Geleia de frutas
  • Café (puro ou com leite)
  • Manteiga
  • Brioches
  • Suco de laranja

Esses itens são os que não costumam faltar na mesa de café da manhã da maioria dos franceses. Sentiu falta de frutas? É que por no país é bem difícil encontrar pessoas que tenham esse hábito, uma vez que é tradição não se comer frutas logo pela manhã. Sobretudo, nas épocas em que as temperaturas estão mais baixas, como em Paris no inverno.

No petit déjeuner dos franceses, que na tradução literal significa pequeno almoço, você também não encontrará ovos, bacon, salsicha ou panquecas tão facilmente, como acontece no café da manhã de outros países do hemisfério norte.

Em Paris, assim como em toda a França, essa refeição não é a mais valorizada do dia e há quem coma somente um croissant acompanhado de uma xícara de café preto. E para outras refeições, confira o artigo com 17 restaurantes com vista em Paris.

Independente do seu gosto, os itens citados acima são os que você vai encontrar com mais facilidade nos estabelecimentos que listo a seguir.

Uma dica preciosa: o croissant e os pain au chocolat (pãezinhos de massa folhada que se assemelham aos croissants, mas tem formato diferente e são recheados com gotas de chocolate) são pedidas obrigatórias — e que deixam saudade em qualquer um que já os tenha provado.

E falando em comidas na França, caso tenha interesse recomendo leitura do artigo sobre onde comer pratos e doces típicos em Paris.

Ingressos => Passeios imperdíveis em Paris

 

10 lugares para tomar café em Paris

 

1) Le Pain Quotidien

Comer barato em Paris
Rede conta com 14 lojas | Foto: Nick Burt, via Wikimedia Commons.

A Le Pain Quotidien é mais do que uma padaria e hoje se transformou em uma rede de franquias espalhadas pelo mundo (tem até mesmo uma loja em São Paulo).

A história começou na Bélgica, quando Alain Coumont resolveu a abrir uma pequena boulangerie para fabricar os seus próprios pães artesanalmente e fez da sua arte um verdadeiro negócio de família.

Atualmente, existem 14 unidades da Le Pain Quotidien espalhadas por diversos bairros de Paris e, para saber qual fica mais próxima do seu hotel, basta consultar o site oficial da empresa. Mas não se preocupe, é bem provável encontrar uma filia perto de quase todos os principais pontos turísticos de Paris.

Além de opções de café da manhã com os principais alimentos consumidos pelos franceses (há também opções de combos no cardápio que levam ovos), o estabelecimento ainda oferece um brunch diversificado, além de almoço e jantar.

O padrão de qualidade é o mesmo em todas as lojas da rede. Já os preços são de moderados a sofisticados.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours em Paris »

 

2) Pomme de Pain

Melhor café da manhã em Paris
Rede de fast-food popular na França | Foto: Lionel Allorge, via Wikimedia Commons.

A Pomme de Pain é uma rede de fast-food muito popular entre os franceses. E quando pensamos nesse tipo de comida, é comum vir a nossa mente os famosos combos com sanduíches variados.

Porém, o local vai além e também serve opções bem tradicionais de café da manhã, para aqueles que querem gastar pouco com essa refeição em Paris.

Os preços são bem baratos e o custo benefício para o café da manhã é sempre muito interessante. Há opções de croissants, pain au chocolat, brioches, cookies e baguetes recheadas com queijo e presunto.

Se você já fez o seu petit déjeuner, mas cruzou com uma das diversas lojas da rede espalhadas pela capital da França, aproveite para conhecer outras opções do menu e fazer um lanche rápido para recarregar as energias e seguir seu caminho rumo à próxima atração turística, que pode ser um dos museus imperdíveis de Paris ou ainda os melhores parques de Paris.

Aproveite => Ingresso para múltiplos dias para a Disney Paris

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

3) Café Mimosa

O Café Mimosa é uma opção mais sofisticada para tomar café em Paris como um verdadeiro parisiense. O local é lindo, o menu de dar água na boca e, além do petit déjeuner, ainda há opções de brunch e para o almoço (déjeuner).

O café da manhã é oferecido diariamente das 8h às 11h30, e no cardápio constam opções mais simples, que incluem desde um café expresso com madeleines, até às mais completas, que são chamadas de grands formules.

Nessa variação, há bebidas quentes, sucos, tortas, bolos de cenoura, panquecas com frutas, ovos e até acompanhamentos mais elaborados como salmão e bacon defumado.

A opção de café da manhã mais simples sai por 3,50 euros e a completa por 19 euros, mas há ainda variações intermediárias.

Além disso, também é possível escolher o menu de café da manhã simples combinado com ingredientes extras (que são cobrados a parte) como ovos, bolos, cereais, torradas com avocado, entre outros.

Para conhecer o lugar, o ideal é efetuar uma reserva antecipada pelo site, pois ele pode estar um pouco cheio no dia em que você for para Paris. Por isso, saiba também quando ir para a França.

O café está localizado no número 11 da Rue Buffault e as estações de metrô mais próximas são Cadet ou Le Peletier (linha 7) ou Notre Dame de Lorette (linha 12).

Confira => Passeio em ônibus turístico em Paris

 

4) Soul Kitchen

O Soul Kitchen é uma boa opção de lugar para tomar café da manhã em Paris, sobretudo se você estiver hospedado na região do Montmartre, já que está situado na Rue Lamarck, próximo a estação de metrô de mesmo nome.

E citando em metrô, aconselho você a ler os posts sobre como ir do aeroporto ao centro de Paris, e também como funciona o transporte público em Paris.

Mas voltando a falar sobre o Soul Kitchen, o café é pequeno, mas sua decoração o transforma em um lugar extremamente aconchegante. Seu balcão com a vitrine de bolos, pães e brioches é de fazer qualquer um salivar. Há opções de bebidas quentes e frias, além de brunch e almoço.

Em dias de verão em Paris, é possível se sentar em uma das charmosas mesinhas da calçada e curtir a sua refeição enquanto observa o vaivém da vida local.

   
   

Por isso, confira também:

Os preços são moderados, as “formules” (combos) ficam na faixa de 13,90 euros e há opções para vegetarianos.

Sugestão => Tour na Torre Eiffel

 

5) Boulangerie Alexine

A Boulangerie Alexine fica no coração do Montmartre, na famosa Rue Lepic, 40 (fãs do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain entenderão o porquê de ser famosa), e é uma ótima opção para quem não tem muito tempo para tomar o café da manhã, pois nela é tudo para viagem.

Não há mesinhas para sentar, mas os preços baixos e a qualidade dos produtos compensam. Além disso, nada mais francês do que comprar uma baguete em uma genuína padaria de Paris e ir aproveitar o seu café da manhã em uma praça próxima dali, enquanto explora a riqueza cultural de um dos bairros de Paris mais importantes.

A Alexine é uma padaria francesa daquelas bem tradicionais e nada turísticas, o que justifica os preços baixos. Como quase todos os comércios de Paris, é bem pequena, mas não se engane pelo tamanho! Os produtos do lugar são tão deliciosos que diariamente há fila na porta para comprar essas iguarias.

A estação de metrô mais próxima é a Abesses (linha 12).

Prático => Paris City Pass

 

6) Chambelland Boulangerie

A Chambelland Boulangerie é um lugar que você precisa reservar ao menos um café da manhã em Paris para conhecer. A padaria é especializada na panificação artesanal e suas receitas são todas sem glúten e feitas a partir de ingredientes orgânicos certificados, fazendo dela um verdadeiro paraíso para turistas celíacos (e também para os veganos, pois são diversas as opções de massas sem ingredientes de origem animal).

Os preços da Chambelland não são os melhores para quem está viajando com pouco dinheiro, mas a experiência sem dúvida vale cada centavo investido.

A padaria também tem uma farta oferta de sobremesas, que também são todas indicadas para os intolerantes ao glúten.

Além da unidade de Paris, há também uma loja em Bruxelas. Por falar nisso, saiba como ir de Paris a Londres e outras cidades da Europa, como a capital da Bélgica.

Na Cidade Luz, a padaria artesanal fica na Rue Ternaux, 14, e as estações de metrô mais próximas são Oberkampf e Parmentier.

Navegação => Rio Sena em Paris com jantar romântico

 

7) Café Antonia

Tomar café em Paris
Café está situado no Hotel Le Bristol | Foto: Grenouille vert, via Wikimedia Commons.

O Café Antonia fica dentro do luxuoso Hotel Le Bristol Paris, mas abre suas portas para o público. Essa dica é somente para aqueles que querem tomar um café da manhã como se fossem verdadeiros integrantes da realeza francesa, pois tanta sofisticação, é claro, não sai barato.

Os preços, como se pode imaginar, ficam na faixa de R$ 91 e R$ 378, valores um pouco fora da realidade de quem viaja no esquema mochilão ou tentando gastar pouco.

Porém, quem frequenta o Café Antonia busca mesmo é a experiência de viver um dia digno de Maria Antonieta (que era conhecida por esbanjar o dinheiro da família real em festas luxuosas). Saiba mais sobre festas, no post sobre as melhores baladas em Paris.

A ex-rainha da França, aliás, está inclusive retratada em uma obra de arte que fica bem no meio do impecável salão, como se estivesse abençoando os frequentadores desse café em Paris.

Os pratos são super elaborados e valorizam a tradição da alta pâtisserie francesa, mas também há opções de café da manhã americano e japonês no menu, que pode ser consultado previamente no site oficial da casa.

Os preços das opções também são disponibilizados no cardápio online, o que facilita a vida de quem quer se dar um dia de rei ou rainha de presente. Assim, já dá para ir sair do Brasil com uns euros extras.

E já que falei em um café dentro de um hotel, indico a você a leitura do texto sobre os hotéis em Paris com vista.

Divertido => Passeio de bike em Paris

 

8) Angelina

Dicas de café da manhã em Paris
Café tem o melhor chocolate quente local | Foto: Gryffindor, via Wikimedia Commons.

O Angelina é uma casa secular, fundada em 1903, e um dos salões de chá mais históricos e tradicionais de Paris. A aposta é na pâtisserie francesa, e no estabelecimento você vai poder degustar um café da manhã com delícias autênticas da alta gastronomia da França.

O chocolate quente é famoso por ser o melhor da cidade e uma boa pedida para iniciar um dia frio antes de bater perna pelas ruas de Paris. Além de três endereços na capital, o Angelina é uma rede que está presente em países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Cingapura e Líbano.

Há opções vegetarianas no local e o doce fica somente por conta das sobremesas, já que os preços são bem salgados e ficam acima dos R$ 110.

   
   

Confira => Internet portátil e rápida na Europa

 

9) The Smiths Bakery

A The Smiths Bakery é uma simpática padaria localizada na Rue de Buci, 12, bem próximo ao badalado quartier de Saint-Germain-de-Prés. Para chegar até ela, salte na estação Mabillon (linha 10).

Apesar de pequeno, o estabelecimento é charmoso, graças ao seu balcão envidraçado que serve de vitrine para os mais variados tipos de bolos, pães, brioches e opções de sobremesa, estas ideais para complementar o almoço servido no local.

Para o café da manhã, por 5,50 euros é possível tomar uma bebida quente (café puro ou com leite), um suco de laranja e uma unidade da pastelaria (que inclui os famosos croissants ou outro brioche similar).

Como nas férias é comum se tirar um dia para dormir um pouco mais, você pode querer pular o café da manhã e partir direto para o almoço. E na The Smiths Bakery as opções para almoçar também são bem em conta.

Por isso, se você se hospedar na margem esquerda do Sena, ou estiver batendo perna por ali, essa é uma ótima escolha para matar a fome em Paris.

Saiba também => Como usar WhatsApp na Europa

 

10) VG Pâtisserie

A VG Pâtisserie é a única cafeteria 100% vegetal de Paris. Isso quer dizer que é o paraíso para pessoas intolerantes à lactose e também para os veganos. O destino é a melhor opção para quem é adepto dessa filosofia de vida e tem dificuldades para comer na rua ou simplesmente encontrar oferta de um bom café da manhã em Paris.

A apresentação dos doces e de todos os itens da pastelaria é uma atração à parte, pois tudo é irresistivelmente pensado. Os preços são de moderados a altos. Saiba também qual moeda levar para a França.

Além das delícias tradicionais da França serem todas feitas sem ingredientes de origem animal, a empresa também se preocupa com o meio ambiente na hora de fornecer as embalagens, disponibilizando lindos saquinhos de tecido reutilizáveis para a venda.

Assim, os fregueses ainda podem levar os seus pães ou brioches para viagem e também guardar uma embalagem bonita, funcional e ecologicamente correta na volta para o Brasil.

Os croissants e o pain au chocolat da VG Pâtisserie também são comercializados nas lojas de artigos naturais Naturalia Vegan, e me salvaram dos perrengues de encontrar café da manhã vegano em Paris.

Quando fiquei hospedada em um apartamento onde tinha acesso à cozinha, só precisei de um forno elétrico para aquecer os que tinha levado para casa e voilá, meu petit déjeuner na cidade foi o mais barato e tradicional possível.

A VG Pâtisserie está localizada na Boulevard Voltaire, 123, a cerca de 700 metros do Cemitério Père-Lachaise, e a estação mais próxima é a Voltaire.

Não perca => Jantar no restaurante da Torre Eiffel

 

Desfrute de um bom café da manhã em Paris

Como um dos polos de referência da gastronomia mundial, é claro que Paris não deixaria a desejar quando o assunto é a primeira refeição do dia. Apesar de ser considerado simples em comparação com o café da manhã em outros países, os parisienses não deixam o prazer de comer de lado, nem mesmo na hora de degustar o seu café da manhã.

A riqueza da culinária local faz de Paris um paraíso para quem gosta de descobrir mais da cultura de um país da maneira mais prazerosa que existe durante uma viagem: provando os pratos típicos locais.

Participe nos comentários e escreva sobre qual opção de café em Paris te deixou com mais vontade de conhecer. Participe!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Silvia Montico

ESCRITO POR

Silvia Montico

Silvia Montico tem 33 anos, é jornalista, fotógrafa e ativista pelos direitos dos animais. Ama viajar e vivenciar os destinos visitados como uma moradora local. É apaixonada por cinema, praia, vinho e sonha morar em uma casinha no meio da natureza.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *