Trocadéro em Paris: a melhor vista da Torre Eiffel

Trocadéro em Paris: a melhor vista da Torre Eiffel

O Trocadéro em Paris oferece uma das vistas mais privilegiadas da Torre Eiffel, sendo esta uma das razões para ser considerado um local particularmente muito apreciado pelos turistas.

Construído em 193, durante a Exposição Universal daquele mesmo ano, os Jardins do Trocadéro e a sua explanada, são uma das paradas obrigatórias em Paris. Este não é somente um lugar mítico, mas também carregado de história.

Localizado no 16° arrondissement, na outra margem do Sena, o Trocadéro abriga o Palais de Chaillot, que inclui vários museus, os jardins do trocadéro e a sua bela esplanada.

Particularmente, considero que ele seja um dos melhores lugares para fotografar e apreciar a Dama de Ferro. Contudo, há diversas coisas legais pra fazer por lá. Além da melhor vista da Torre Eiffel, existe muito o que descobrir e o que explorar no Trocadéro.

E se você vai para a Cidade Luz e quer saber um pouco mais sobre o Trocadéro em Paris, continue a leitura deste artigo pois fiz um guia pra você com todas as informações e dicas para seu passeio na capital da França.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem Europa »

 

Mapa do Trocadéro em Paris

Esta é uma daquelas atrações de Paris na França em que não tem como você errar de endereço! O Trocadéro fica situado no 16° arrondissement, bem em frente a Torre Eiffel. Inclusive  é um dos lugares com as melhores vistas para a Torre Eiffel.

Está localizado na confluência de importantes avenidas da capital parisiense que são a avenida du Président-Wilson, avenida Kléber, avenida Raymond-Poincaré, avenida d’Eylau, avenida Georges-Mandel et avenida Paul-Doumer.

Por isso, não deixe de incluí-lo durante a sua viagem a Europa fazendo um roteiro em Paris e ainda na lista de lugares para ver o pôr do sol em Paris. É imperdível.

CLIQUE AQUI para agendar passeios ao Trocadero em Paris »

 

História do Trocadéro em Paris

melhor vista da torre eiffel
Trocadéro | Foto: S.F. Electrographie, via Wikimedia Commons.

O Trocadéro, que conhecemos hoje, foi construído em 1937 para a Exposição Universal em Paris. Porém a construção desse espaço remonta o século XIX e é cheia de curiosidades.

Na verdade, a Praça do Trocadéro foi criada em 1869, com o nome de “Place du roi de Rome” ou em português, “Praça do rei de Roma”. O nome atual, Place du Trocadéro veio em 1877 em homenagem a uma batalha na Espanha.

O que muitos não sabem, nem eu mesma sabia até pesquisar mais sobre a história do lugar antes de visitá-lo, é que no lugar do Palais de Chaillot, existia uma outra construção o Palais du Trocadéro, que hoje não existe mais.

Em 1878, o Pálacio do Trocadéro foi construído para a Exposição Universal. Inspirado no estilo bizantino, o palácio se situava ao longo de toda a extensão da colina de Chaillot.

Possuía duas grandes alas ao redor de um edifício central circular, torres sobrepostas por um mirante e uma cúpula dourada. Além da presença de diversas esculturas espalhadas pelo espaço e uma espécie de cascata.

campo de marte paris
Palácio não existe mais | Foto: Library of Congress, via Wikimedia Commons.

O palácio, na verdade, era apenas uma enorme sala de espetáculos com várias salas de conferências e tinha a capacidade de receber 5 mil pessoas no salão de festas. Além disso abrigava o Museu de Monumentos Franceses e o Museu de Etnografia.

Assim como aconteceu com a Torre Eiffel, o Pálacio do Trocadéro não foi projetado para durar muito tempo, porém sem a mesma sorte da torre, ele realmente acabou sendo derrubado.

Símbolo de uma era de estilo eclético no final da década de 1930, a construção foi criticada durante anos em razão da sua “péssima acústica e seu estilo ultrapassado”, até que em 1935 foi demolida dando lugar ao Palais de Chaillot em 1937.

É impressionante e curioso pensar que este palácio, muito bonito por sinal, foi destruído no início do século XX e era detestado pelos franceses, que, acredite ou não, celebraram sua demolição. Contudo, para muitos o Palácio do Trocadéro continua sendo uma das construções mais emblemáticas e mais bonitas do século XIX.

Hoje o Trocadéro é um espaço constituído pelo Théâtre National de Chaillot, o Museu Nacional da Marinha, o  Museu do Homem , o Museu Citè de I’Architecture et du Patrimoine, seus jardins, sua esplanada e um carrossel, ótimo para quem está em Paris com crianças.

Não perca => Degustação de vinho em Paris

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

 

Como chegar ao Trocadéro em Paris

champ de mars
Estação Trocadero | Foto: Bernard, via Wikimedia Commons.

Chegar no Trocadéro em Paris é muito fácil e vai depender do seu ponto de partida ou do seu hotel. Contudo, de maneira simples, as linhas 6 e 9 do metrô e as linhas 22,63 e 82 de ônibus param pertinho do Trocadéro.

A estação Trocadéro fica a 73 metros de distância e com 1 minuto de caminhada, você chega ao seu destino. Se locomover em Paris, de uma forma geral, é bem fácil com toda estrutura de transporte público.

Para facilitar ainda mais sua locomoção, uma dica é baixar alguns dos diversos aplicativos de transporte da cidade, que irá te guiar em relação a qual meio de transporte, estação e horários que você deve utilizar.

Uma opção mais simples que uso bastante também é o google maps e funciona muito bem. Para mais informações sobre como chegar ao Trocadéro acesse Moovitapp. Entenda como se dividem os bairros de Paris e como funciona o transporte público em Paris.

Vida noturna => Show no Moulin Rouge em Paris

 

Como funciona

o que tem dentro da torre eiffel
Vista aérea do Trocadero.

O Trocadéro em Paris provavelmente será uma das visitas mais agradáveis que você vai fazer na cidade. Pra mim, particularmente, é uma parada incontornável quando vou a Paris e não me canso de admirar a Dama de Ferro através desse ângulo e de aproveitar dos jardins pra relaxar.

O acesso a esplanada e aos jardins do Trocadéro é gratuita e o espaço fica aberto em permanência. Seja a luz do dia, ao entardecer ou de noite, você tem acesso livre a esse espaço.

Inclusive, não deixe de visitá-lo em diferentes horários, assistir ao pôr do sol por lá é uma experiência única. E durante a noite, a sua iluminação combinada ao show de luzes da Torre Eiffel é um espetáculo mágico que merece ser vivido. Por isso, faça um tour noturno em Paris.

Prático => Paris City Pass

 

   

O que fazer no Trocadero em Paris

informações sobre a torre eiffel
Teatro Nacional de Chaillot.

Além de tirar fotos maravilhosas a partir da melhor vista de Paris e aproveitar pra relaxar e admirar a fantástica fonte em seu jardim, ainda é possível visitar alguns dos museus de Paris que ficam no Trocadéro.

O Pálacio de Challiot possui duas alas de estilo neoclássico e dois pavilhões que se estendem em direção ao rio Sena. O palácio abriga os principais museus, um restaurante, um café e o teatro.

Entre as duas alas se encontra a Esplanada dos Direitos Humanos, onde tem sempre muita gente circulando, tirando fotos, patinando e vendendo lembrancinhas.

  • Musée de l’Homme

Situado na ala Passy do Palais de Chaillot, o Musée de l’Homme foi criado em 1937 conta um pouco da história e da evolução do homem desde os primórdios por meio de suas coleções.

Dentro do museu destacam-se coleções permanentes de paleontologia e antropologia. A partir das coleções é possível conhecer o modo de vida de diferentes povos de todas as partes do mundo como os esquimós, as sociedades himalaias, os índios americanos, entre outros.

Preços dos ingressos: 7-10 euros

 

  • Musée de la Marine

O Museu da Marinha foi inaugurado em 1943 e apresenta a evolução das construções náuticas da marinha desde o século XVI. É um passeio muito interessante pra quem gosta do tema e pra quem viaja com crianças.

O museu possui mais de 2000 maquetes que representam embarcações de diferentes épocas como navios a vapor, navios de guerra, barcos egípcios, entre outros. Uma grande parte do espaço é dedicado a marinha da França.

 Preços dos ingressos: 7 euros

 

historia da torre eiffel
Jardins do Trocadéro.
  • Cité de l’Architecture et du Patrimoine

Consagrados como um dos mais importantes teatros de Paris, o Teatro Nacional de Chaillot foi construído entre 1934 e 1937 pelos irmãos Niermans. É uma grande sala de espetáculo e é palco de apresentações de dança contemporânea.

Uma série de espetáculos são oferecidos durante todo ano. Para saber mais sobre os espetáculos e preços do Teatro Nacional de Chaillot acesse o site.

 

  • Jardins do Trocadéro

Os belíssimos jardins do Trocadéro possuem uma área de 93.930 m2 e foram criados para Exposição Universal de 1937.

Sua fonte de Varsóvia possui 56 chafarizes e desbocam em oito quedas d’água, que promovem um espetáculo muito apreciado por turistas locais.

É sempre agradável passear pelos seus jardins e principalmente no verão e na primavera, o melhor programa é sentar no jardim e fazer um piquenique ou apreciar um bom vinho enquanto admira o espaço e, é claro, a Torre Eiffel.

Descubra => Passeios imperdíveis em Paris

 

Tours e excursões para o Trocadéro

passeios em paris
Ônibus turístico é um dos passeios com parada no Trocadéro.

Uma outra forma de conhecer e explorar o Trocadéro sob diferentes ângulos é fazendo excursões. É interessante para todas as pessoas que desejam conhecer mais de ponto turístico de uma vez. Alguns passeios interessantes para visitar o Trocadéro são:

  • Ônibus turístico em Paris – Esse passeio promove um tour pela Cidade Luz em um ônibus conversível de dois andares parando em alguns dos monumentos e pontos turísticos mais importantes da cidade. Entre os pontos abrangidos estão a Torre Eiffel, a pirâmide do Louvre, a Notre Dame, o Museu d’Orsay e é claro, o Trocadéro. Este passeio oferece opções diferente de bilhetes de acordo com a preferência de cada visitante.
  • Cruzeiro ao pôr do sol em Paris – Uma outra maneira de apreciar Paris e o Trocadéro é por meio de um passeio de barco. Além de contemplar várias vistas de Paris por uma perspectiva diferente, você poderá desfrutar de uma taça de champanhe enquanto admira o pôr do sol.
  • Circuito Hop on Hop off e Cruzeiro em Paris – Essa é uma opção mais completa de passeio que engloba as duas ultimas opções citadas acima. Este circuito abrange mais de 50 lugares de interesse na Cidade Luz, inclusive o Trocadéro.

O que fazer => Chuva em Paris

 

Hotéis perto do Trocadéro

hoteis em paris
Hôtel Palais de Challiot | Foto: Booking.

Se hospedar nas proximidades do Trocadéro pode ser uma boa ideia pra quem quer explorar os principais pontos turísticos de Paris se locomovendo a pé.

É interessante também para descobrir os pontos turísticos mais próximos em horários diferentes do que a maioria dos turistas vão.

A maior desvantagem talvez seja o preço, que é mais salgado, devido a excelente localização. Veja a seguir algumas opções de hospedagem próximo ao Trocadéro que separei pra você:

   
  • Les Hauts de Passy – Trocadero Eiffel – Hotel localizado no 16º arrondissement, com uma ótima localização perto de bares e restaurantes. Fica a 20 minutos a pé do Trocadero e a 400 metros do metrô La Muette.
  • Hostnfly Apartments – Pra quem busca um studio como opção de hospedagem o Hostnfly é uma boa opção no 16º arrondissement. Com instalações novas e modernas o studio oferece além de comodidades de quarto, sala e cozinha equipada.
  • Hôtel Palais de Challiot – Hotel moderno situado a apenas 15 minutos a pé do Trocadéro e da Torre Eiffel. A estação de metrô Boissière fica a apenas 350 metros.

Dúvida => Como usar WhatsApp na Europa

 

Dicas para aproveitar o Trocadero em Paris

roteiro em paris
Piquenique nos jardins | Foto: © Rijin S, via Wikimedia Commons.

Há várias formas de aproveitar bem o Trocadéro e todas as atrações que ele oferece.

Confesso que a minha preferida, além de fazer uma sessão de fotos, a partir de diferentes ângulos da sua esplanada, é aproveitar os jardins pra picniquer à la francesa e relaxar em frente a mais bela vista de Paris.

Se você for na primavera ou verão tente aproveitar pra fazer um piquenique por lá. Há vendedores ambulantes que vedem vinho, cervejas entre outras coisas, caso você não tenha organizada nada com antecedência.

Mas, programar seu piquenique sai sempre mais barato. Em tempos de alta temporada, apenas tenha paciência para encontrar um lugar para se assentar, pois há muitos turistas disputando espaço.

Já pra quem prefere comer em algum estabelecimento, há vários bares e restaurantes próximos ao Trocadéro.

O Café de L’Home, por exemplo, é um restaurante situado no rooftop do Museu de L’Homme no Trocadero. Possui uma vista de tirar o fôlego da Torre Eiffel, perfeito pra uma refeição a qualquer hora do dia.

O Café du Trocadéro é uma das opções mais disputadas pelos turistas, uma vez que que possui uma ótima vista para Torre Eiffel. O Café Carette é um café bem tradicional parisiense e possui uma torta de limão que é superfamosa na cidade.

A Maison Pradier é um restaurante tradicional em Paris e existe desde 1859. Situado no Theátre National de Chaillot, possui uma linda vista para a torre Eiffel. Entre vários quitutes deliciosos franceses, os éclairs de chocolat se destacam.

Roteiro => Amélie Poulain em Paris

 

Curiosidades do Trocadero em Paris

O fato mais curioso do Trocadéro em Paris é, sem dúvida, a existência do Palácio do Trocadéro no século XIX e a sua demolição que deu lugar atualmente ao Palácio do Chaillot.

Contudo, algumas lembranças do palácio podem ainda ser encontradas em Paris. É o caso de algumas estátuas que decoravam o palácio. As icônicas estátuas que chamam atenção em frente o Museu d’Orsay vieram do antigo Palácio do Chaillot.

O Trocadéro é um dos lugares incontornáveis da Cidade Luz. Além de oferecer uma das mais belas vistas da Torre Eiffel, possui várias coisas para explorar.

É um lugar carregado de história, arte, beleza e arquitetura, que permite seus visitantes vivenciar diferentes e agradáveis experiências.

Espero que este artigo contribua para o seu roteiro de viagem e, principalmente, que ele te inspire e te instigue a explorar todas as possibilidades desse lindo ponto turístico parisiense.

E você, o que achou do Trocadéro em Paris? Já esteve no local e tem alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

:

ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Tours Nacionais

Reserve atividades com pagamento em até 10x

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *