Catacumbas de Paris, na França: lendas, ingresso e dicas

por Aline Derísio
5/5 - (3 votes)

Catacumbas de Paris, na França: lendas, ingresso e dicas

As catacumbas de Paris são para os turistas que curtem um mistério, turismo alternativo ou até mesmo um pouco de terror.

Para ser sincera eu moro em Paris há um ano e demorei para ir, pois me impressiono fácil com esse tipo de coisa; entretanto, muitos amigos foram  mais de uma vez e gostaram muito pela história. A melhor época para visitá-la é  no verão, porque é um local bem fresquinho. 

São mais de 320 km de túneis que ficam logo abaixo da capital da França, alguns até alinhados ao teto com caveiras e ossos; você poderá passar bastante tempo neste ponto turístico diferente da Europa.

Neste artigo, eu preparei as melhores informações: preço dos ingressos para a entrada, a história, curiosidades e dicas de tours nas Catacumbas de Paris. Ah! Não esqueça de levar o seu mapa para não se perder. Brincadeira, mas leve sim!

Planeje sua viagem => Dicas de hospedagem em Paris

Seguro viagem para a França »

 

História das Catacumbas de Paris

catacumbas de paris sepultamentos
Catacumbas de Paris são um grande atrativo turístico da cidade.

Como Paris se tornou um importante centro europeu, acabou por se deparar com um grande problema: no século XVII, muitas pessoas haviam vivido e morrido na capital da França  na Europa e os cemitérios ficaram lotados, repletos de sepulturas ao ponto dos cadáveres, que ao longo do tempo começaram a ficar expostos. 

E assim surgiu a solução para colocá-los em túneis que existiam sob as ruas de Paris, remanescentes de uma época em que pedreiras de calcário eram mineradas para transformar

Paris em uma cidade próspera. Quando os enterros terminaram antigamente, aproximadamente 6 milhões de ossos de parisienses chegaram ao seu local de descanso final nas catacumbas da cidade. 

Aqueles que moravam no bairro chamado Les Halles – perto do Les Innocents, o maior e mais antigo cemitério da cidade – foram os primeiros a reclamar, relatando que o cemitério exalava um forte cheiro de carne em decomposição (cruzes).

Inclusive, até as lojas de perfumaria alegavam que não podiam fazer negócios por causa do mau cheiro. Por falar nisso, saiba onde comprar produtos de beleza em Paris.

catacumbas de paris lendas
Subterrâneos de Paris viraram alternativa por por conta dos cemitérios superlotados da cidade.

Em 1763, o rei Luís XV emitiu um decreto proibindo todos os sepultamentos de ocorrerem dentro da capital; porém devido à reação da Igreja, que não queria que os cemitérios fossem perturbados ou movidos, nada mais foi feito.

Depois o sucessor Luís XVI continuou a batalha, proclamando também que todos os cemitérios deveriam ser transferidos para fora de Paris. Não foi até 1780, no entanto, que algo foi feito em relação a essa catástrofe.

Naquele ano, um período prolongado de chuva na primavera causou a queda de um muro ao redor do cemitério Les Innocents, derramando cadáveres apodrecidos em uma propriedade vizinha. A cidade precisava urgentemente de um lugar melhor para mandar os seus mortos.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide em Paris. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Então foi para os túneis, movendo ossos dos cemitérios cinco andares abaixo para as antigas pedreiras de Paris. Os cemitérios começaram a ser esvaziados em 1786, começando com Les Innocents. \

Paris levou 12 anos para mover todos os ossos de corpos, com números entre 6 e 7 milhões para as catacumbas. Algumas das mais antigas datam da era merovíngia (mais de 1.200 anos atrás).

A partir da Revolução Francesa, os mortos foram enterrados diretamente nos ossários da catacumba e o local começou a se tornar um dos principais pontos turísticos de Paris.

Alguns personagens famosos da história que chamam as catacumbas de seu local de descanso final incluem Jean-Paul Marat, uma das vozes mais radicais da Revolução, e Maximilien de Robespierre, uma figura influente também durante o período do terror.

A cidade parou de mover ossos para os ossários em 1860, o que hoje em dia virou atração turística, onde você poderá explorar caminhando por uma parte (um pouco mais de 1km está aberto aos visitantes) das catabumbas sabendo um pouco da história dos ali presentes.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios em Paris »

 

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Ingresso do Catacumbas de Paris

catacumbas de paris preço
Conhecer o ossuário é uma experiência única | Foto: Rijin, via Wikimedia Commons.

O ingresso para as Catacumbas de Paris custa 29 euros para adultos com áudio-guia. Certifique-se de trazer uma jaqueta, pois os túneis são frios, com uma temperatura constante de 14 °C e a taxa de umidade por ser elevada; vá com sapatos confortáveis também, porque são mais 100 degraus para descer e subir ao longo do passeio. 

A entrada pública está localizada no 14º arrondissement de Paris, na avenida du Coronel Henri Rol-Tanguy. Demora cerca de 1 hora para percorrer a parte que é permitida a passagem de turistas.

No local, os guias estão disponíveis, mas acredito que não são necessários. Os túneis se estendem por muito mais quilômetros sob a cidade, mas não é permitido visitar a maioria das áreas.

Antes da entrada do ossuário, há um espaço subterrâneo usado para exposições temáticas (a exposição de 2014 trata da história geológica de Paris como um mar antigo). 

Quando você passar pelo ossuário, andará sob uma porta com uma inscrição assustadora acima: “Arrête, c’est ici l’empire de la mort!” (Pare! Este é o império da morte!).

catacumbas de paris ingresso
Placas indicam a quais cemitérios ossos pertenciam | Foto: Wikimedia Commons.

Entrando, verá que os ossos são agrupados pelos cemitérios de onde vieram. Alguns estão empilhados ordenadamente ao longo dos corredores; outros dispostos em padrões, criando cruzes e outras imagens. 

Você poderá também ver esculturas no corredor Port-Mahon, criadas por um pedreiro e veterano do exército de Luís XV. 

A escultura principal é um modelo da fortaleza de Port-Mahon, uma grande cidade na ilha onde se acredita que o criador “Décure” tenha sido mantido prisioneiro pelos ingleses durante a Guerra dos Sete Anos.

  • Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9 horas e 45 minutos às 20 horas e 30 minutos

 

Dicas de tour pela Catacumbas de Paris

catacumbas de paris vale a pena
Desça mais de 20 metros e conheça os segredos do local | Foto: Rijin, via Wikimedia Commons.

Nas Catacumbas de Paris existem 130 degraus que levam a uma profundidade de 20 metros.

Para não pegar muita fila, é preferível chegar muito cedo e em um dia da semana, senão você poderá correr o risco de ficar duras horas esperando na Place d’Enfer.

Excluído: Se deseja conforto completo e acesso prioritário, te indico aqui os melhores tours guiados para as Catacumbas de Paris.

 

Curiosidades das Catacumbas de Paris

catacumbas de paris entrada
Entrada principal das Catacumbas de Paris | Foto: Campola, via Wikimedia Commons.

Como as catacumbas passam por vários quilômetros de Paris, existem entradas em que o acesso é proibido, sujeito a uma multa de 60 euros. Você só poderá entrar pela entrada principal indicada para os turistas. Confira dicas da França que irão te ajudar muito na viagem.

Algumas pessoas preferem correr o risco e entrar de forma ilegal por passagens que não são de conhecimento público, seja pela excitação de burlar as regras ou outro motivo qualquer. :

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Como um grupo chamado como “cataphiles”, que estão dispostos a enfrentar águas turvas e profundas das catacumbas, para passar horas embaixo festejando, explorando, filmando e até exibindo filmes no cinema “underground”. 

   

Se você quiser se aventurar, essas entradas secretas estão espalhadas por todo o sul de Paris, geralmente assumindo a forma de tampas de bueiros.

Mas fique preparado para lutar contra a claustrofobia e saiba que ainda há um risco de entrar nos túneis secretos mesmo se seguir as placas corretamente.

Confira outros fatos interessantes sobre as Catacumbas de Paris:

  • Alguns eventos secretos são realizados dentro dos túneis das Catacumbas: raves, jantares subterrâneos e cultos satânicos. Há uma abundância de pinturas, eventos de artes, grafites, piscinas subterrâneas, esculturas e espaços comuns nos túneis subterrâneos.
  • Em 2004, uma pequena força policial, conhecida como “cataflics” descobriu o que parecia ser um cinema e bar totalmente equipados. Dizem que tudo isso é uma ideia de criar arte e um espaço fora dos olhos da lei.
  • Os túneis das Catacumbas são tão grandes que dizem que a última morte conhecida nas catacumbas tenha sido em 1793, quando um homem chamado Philibert Aspairt se perdeu e cujo corpo não foi encontrado até onze anos depois...
  • Em 2017, 2 adolescentes foram encontrados após 3 dias perdidos nas catacumbas e levados para o hospital para serem tratados por congelamento.
  • Também vale lembrar que os túneis foram construídos sob o imenso peso de Paris e a quantidade de rochas e detritos espalhados pelo chão do túnel é o suficiente pra fazer a gente pensar duas vezes antes de sair dos trilhos.
  • Outra curiosidade é que, no século 19, o parisiense Chambery entrou nos túneis e encontrou cogumelos silvestres crescendo em uma das câmaras. Ocorreu-lhe que poderia ser uma boa ideia fazer disso um negócio e ele começou a cultivá-los, alcançando um notável sucesso de vendas. Dizem que ainda hoje alguns agricultores continuam a cultivar cogumelos ilegalmente em algumas casas.
  • Durante a Segunda Guerra Mundial, membros da resistência francesa usaram os túneis para esconder e planejar ataques contra os alemães. O engraçado é que o exército alemão também esteve presente nas catacumbas, construindo vários bunkers.
  • As Catacumbas de Paris são tão interessantes que são tema de um filme. O diretor e escritor John Erick Dowdle, em 2014, lançou o filme “Assim na Terra Como no Inferno”, falando de uma jovem historiadora que procurou a seguir do seu pai um tesouro nas Catacumbas de Paris.

 

Conheça as Catacumbas de Paris

Posso te dizer que, sob as ruas da Cidade Luz, há um império da morte esperando por você turista. 

Agora uma das maiores atrações turísticas da capital francesa, vale a pena uma visita se você estiver interessado em ver os fêmures e crânios artisticamente empilhados de milhões de parisienses.

O passeio as Catacumbas de Paris pode ser muito misterioso, mas também com muita história, onde você aprenderá muita coisa do que se passava em Paris antigamente. Espero que tenha gostado desse texto sobre os túneis mais emblemáticos do mundo.

Além de conhecer as Catacumbas, uma boa dica é adquirir o Paris Pass, que te permite conhecer mais de 60 atrações culturais da capital francesa, entre museus e outros pontos turísticos. certamente essa é uma ótima forma de economizar nos passeios pela cidade.

Para finalizar, recomendo o artigo roteiro de viagem em Paris, com tudo o que fazer na cidade durante a sua viagem.

Bon voyage!

E você, o que achou das Catacumbas de Paris? Já esteve no local e tem mais alguma dica? Deixe sua resposta nos comentários!

 

 

ESCRITO POR

Aline Derísio

ESCRITO POR

Aline Derísio

Aline Derísio de Lima, 29 anos, é biomédica, cientista e bailarina. Fez doutorado pela faculdade de medicina da USP e doutorado sanduíche durante 1 ano pelo ciências sem fronteiras na Boston University. Largou a carreira de cientista maluca para se aventurar em Paris onde mora com o marido. Gosta de gastronomia vegetariana, da mãe terra e de conhecer o planeta.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados