8 dicas da França para planejar sua primeira vez em Paris

por Bruna Correia

8 dicas da França para planejar sua primeira vez em Paris

Vai desembarcar em solo francês e está procurando pelas melhores dicas da França?

Neste artigo há dicas sobre questões que muitas vezes deixamos passar despercebidas, sobretudo pela empolgação da viagem.

A França é um país maravilhoso, repleto de lugares incríveis, muita arte, história e cultura riquíssima para se conhecer. Assim, há muito o que fazer na França e muitas dicas de Paris.

É fundamental ter conhecimento prévio sobre a moeda, visto, melhor época para ir, entre outros detalhes que a gente descobre apenas por meio de muita pesquisa, principalmente se é a primeira viagem à França.

Por isso, para que você possa curtir sua viagem da melhor forma possível, vou te dar 8 dicas da França para planejar sua viagem em agosto ou qualquer outra época do ano.

Espero que elas possam ajudar você a se divertir mais e, quem sabe, em como gastar pouco na França.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Paris

Seguro viagem necessário para França »

 

Dicas da França para você se dar bem

Dicas da França
Planejamento é essencial para qualquer viagem.

Uma coisa que aprendi viajando é que o planejamento é o princípio básico para começar bem uma viagem.

Claro, é ilusão achar que você terá tudo sobre controle, até porque quase nunca temos (talvez esta seja a parte mais divertida).

Quando falo em planejamento, me refiro em conhecer melhor o destino e tudo que possa vir a ser diferente do seu país de origem e como se adaptar a nova situação.

São talvez coisas simples que podem te poupar uma grana, estresse e te dar uma maior segurança para viajar. São dicas que completam as curiosidades da França. Neste artigo falo sobre as seguintes dicas da França:

  • Melhor época para visitar a França
  • Moeda local
  • Visto
  • Comidas típicas da França
  • Segurança
  • Tomada na França
  • Documentos necessários

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

O que saber antes de ir para França

Melhor época para visitar a França

Primeira viagem a França
País conta com uma certa variedade climática em relação ao seu território.

A primeira das dicas da França é a melhor época do ano para viajar. Já aviso que vai depender das suas preferências pessoais.

O país conta com uma certa variedade climática em relação ao seu território. Então, a primeira questão a se fazer é qual tipo de experiência você quer ter.

As estações do ano são bem definidas. O norte do país tem o clima mais frio e, muitas vezes, cinzento e nublado. Os invernos são bem rigorosos, chuvosos e com poucos dias de sol. Os verões no norte são amenos, mas podem ter dias com termômetros acima de 30°C.

Já o sul do país é a região que possui mais dias ensolarados. Os invernos são mais amenos e o verão é quente e seco, podendo chegar a 40°C como as ondas de calor que a Europa tem enfrentando. Entenda melhor o país conhecendo o mapa da França.

Se você gosta de calor e seu objetivo é aproveitar as praias francesas, a época ideal para viajar é entre os meses de junho e agosto. Mas tenha em mente que esta é a alta temporada europeia e tem muita gente em todos os cantos do país.

Blog Paris
Estações de transição podem ser a época certa para visitar a França.

Já para quem quer aproveitar o inverno e gosta de frio, o ideal é partir entre novembro e fevereiro.

Em geral, em todo o território francês as temperaturas estão mais baixas e ocorrem alguns episódios de neve. Cenário ideal pra quem quer conhecer essa paisagem invernal europeia.

E se você não gosta de extremos, as estações de transição podem ser a época certa para visitar a França. A primavera, entre março e maio, deixa a França colorida e alegre com lindas flores e temperaturas agradáveis em torno de 20°C.

Já entre setembro e novembro, o outono chega trazendo um pouco mais de chuvas e folhas secas por todos os lugares, o que confere um charme todo especial a paisagem.

O ponto positivo de viajar na baixa temporada é que tem menos viajantes, menos filas, preços mais interessantes e por aí vai.

Logo, a quando para ir para França vai depender do tipo de experiência que você procura. De qualquer forma, posso te garantir que a França é linda em qualquer época do ano! Saiba quais são as cidades da França mais bonitas!

Conectado => Internet na França

 

Moeda na França

Moeda da França
Moeda corrente usada na França é o euro.

A próxima informação da lista de dicas da França é a moeda. Assim como na maioria dos países europeus, eles usam o euro.

Para efetuar a compra dos seus euros, é importante acompanhar as variações da moeda, pois elas podem sofrer alterações que vão tornar sua viagem mais cara ou mais barata.

Nunca deixe para comprar os euros na última hora ou no aeroporto, pois você vai pagar um preço absurdo com altas taxas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Comece sua pesquisa sobre as casas de câmbio disponíveis em sua cidade com uma boa antecedência e fique de olho onde as ofertas são mais interessantes.

Uma outra opção é fazer um cartão de viagem, as próprias casas de câmbio disponibilizam esse serviço.

Funciona como um cartão de débito, no qual você vai creditar o montante desejado para usar na viagem. São cobradas taxas por esse serviço, contudo, essa opção pode sair mais barata que utilizar seu cartão de crédito internacional.

Dinheiro em Paris
Existem casas de câmbio espalhadas por todo território francês.

Sempre leve com você uma quantidade de dinheiro em espécie, pois imprevistos podem ocorrer e, assim, você vai preparado. Se possível, leve um cartão de crédito internacional para o caso de emergências.

É importante lembrar que a conversão do euro conta no dia em que você utilizar o cartão. Só não esqueça de se informar em seu banco a respeito de taxas e tarifas cobradas por esse serviço e, principalmente, de verificar se seu cartão já está desbloqueado para o uso no exterior.

Existem casas de câmbio espalhadas por todo território francês, mas aconselho sempre fazer a compra dos euros no Brasil.

Pois, fora do país tudo pode se tornar mais complicado e caro. Saiba mais no artigo sobre qual moeda levar para França.

Prático => Ingresso para Chatêau Azay-le-Rideau

 

Visto

Visto para França
Não é necessário visto de turismo para brasileiros que desejam entrar na França.

Para brasileiros que desejam passar até 3 meses (90 dias) no país, não é necessário visto para a França. Isso ocorre devido a um acordo do Brasil com diversos 26 países europeus que foram o Espaço Schengen, o Tratado de Schengen.

O tratado é uma convenção em que foi acordada a supressão do controle nas fronteiras internas dos países participantes.

Sendo assim, quando o viajante entra em solo europeu, em um dos países que fazem parte do espaço Schengen, ele possui a permissão de circular livremente durante 90 dias.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Dessa forma, não é necessário visto de turismo para brasileiros que desejam entrar na França e no espaço Schengen. Já para quem tem o intuito de passar mais de 3 meses na França é necessário se informar sobre um visto de longa permanência (long séjour) com as autoridades responsáveis.

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na França

 

Comida na França

O que comer na França
Ratatouille é uma das comidas típicas da França.

A França tem uma das gastronomias mais reputadas internacionalmente e faz jus ao seu título.

Todo o território possui sua culinária própria, repleta de pratos apetitosos e renomados. Aproveite para saber quais são as comidas típicas da França.

O país dos queijos, baguetes e vinhos tem um cardápio enorme de pratos e especialidades.

Seria impossível fazer uma lista de todas as iguarias francesas que vão desde os conhecidos croissants e macarrons, até pratos como o Ratatouille, coq au vin, cassoulet, raclette, tartiflette, entre outros.

Sugiro conhecer também a rota do vinho na França. É interessante perceber, ao viajar pelo país, como a culinária é variada e ganha diversos elementos diferentes que agregam sabor e um charme todo especial aos pratos.

De forma geral, a França é conhecida por seus vinhos, queijos, variedade de carnes e sua maravilhosa pâtisserie (confeitaria em português), mas a verdade é que sua gastronomia vai muito além disso. E experimentar de tudo é uma das principais dicas da França.

O norte da França, é possível perceber vários pratos a base de creme de leite, batatas, manteiga, queijos derretidos etc.

Essa região sofre muita influência da gastronomia belga, então, saiba que você vai encontrar muita batata frita nas friteries, que são uma espécie de food trucks que só existe nessa região, com as mais variadas comidas de rua.

Já no nordeste do país, é possível encontrar uma forte influência alemã com vários pratos que utilizam banha de porco, salsichas, chucrute etc. Na região provençal, você vai encontrar pratos com muitas ervas frescas, azeites, legumes e verduras.

Na região da Occitanie, que fica próxima a divisa com a Espanha, a culinária tradicional possui uma enorme influência catalã, assim, não faltam opções de pratos com frutos do mar, peixes, tapas e até mesmo a famosa paella espanhola.

Na região sudoeste, os franceses costumam usar gordura de pato , o foie gras (fígado de pato) é estrela de saladas, entradas e acompanhamentos, além de cogumelos e crepes.

Se você gosta de queijos, venha preparado para degustá-los, pois a França possui centenas de queijos diferentes e passar por aqui sem experimentar alguns deles é um baita pecado.

Comidas típicas da França
Torta de maçã também é outra especialidade francesa.

O vinho francês, reconhecido mundialmente, é uma bebida típica do cotidiano dos franceses e, se você gosta de um bom vinho, não pode deixar de ter essa experiência. O ponto positivo é que você pode encontrar um bom vinho no supermercado por 3 ou 4 euros.

Em relação ao preço das refeições, depende muito da cidade que você vai visitar. Por exemplo, o preço da comida em Paris é significativamente mais alto que em cidades menores. Essa máxima vale para todos os lugares e regiões turísticas.

Se você busca economizar um pouco, a dica é sempre sair dos grandes centros turísticos para fugir das armadilhas para pegar turistas. Há sempre bons restaurantes escondidos e mais afastados.

Outra dica é pedir pela formule du jour ou o le plat du jour que é o prato do dia. Você tem uma entrada, prato principal e sobremesa, o que é bastante interessante pelo preço. Falei de uma forma bem geral sobre o que você vai encontrar na França.

Há muitas boas opções e que vão ao encontro de todos os gostos. Pode ir tranquilo que a comida francesa, em regra geral, agrada o paladar da maioria dos viajantes e, ao adentrar o território francês, você estará prestes a ter uma experiência gastronômica fantástica.

 

Segurança

Segurança em Paris
Segurança é sem dúvida um dos principais quesitos da França.

A segurança é sempre um tópico de preocupação quando se vai viajar e é sempre bom ter ideia de como o país visitado é em relação a essa questão. A França pode ser considerado um país seguro, principalmente se comparamos com a maioria das cidades brasileiras.

Nos últimos anos, os ataques terroristas na Europa e o aumento da roubos e furtos nas grandes cidades refletiram no aumento do índice de criminalidade. Cidades grandes são sempre consideradas como mais perigosas e o número de crimes é sempre maior.

Marselha (Marseille, em francês), por exemplo, é considerada uma das mais perigosas da Europa.

É importante se manter atento em grandes cidades tais como Paris, Montpellier e Marselha, como em qualquer outra cidade grande do mundo. Essa entre as dicas da França é básica: tenha os cuidados básicos que você teria no Brasil.

Contudo, a França é um país seguro sim. A tranquilidade ao sair na rua, poder usar seu celular, joias e aparelhos eletrônicos em espaço público é realmente maravilhosa. A segurança é sem dúvida um dos principais quesitos que fazem valer a pena visitar ou morar na França!

Tour => Passeio a pé por Lyon

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAI, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

   

Tomada na França

Tomada na França
Tomada na França | Foto: QVM.

Saber qual a voltagem e o tipo de tomada do país que você vai visitar é fundamental para ir preparado e evitar transtornos com aparelhos eletrônicos.

Na França a voltagem é 230 Volts. Dessa maneira, aparelhos bivolt ou 220 Volts vão funcionar tranquilamente na França.

Uma das dicas da França é verificar a voltagem dos seus aparelhos, pois se eles são 110 Volts correrão o risco de queimar com a intensidade da corrente elétrica, caso você não use um transformador. As tomadas mais comuns na França possuem dois furos redondos e um fio-terra no centro.

Normalmente, os aparelhos brasileiros funcionam sem nenhum problema nestas tomadas.

Exceto, quando o aparelho possui uma tomada com pinos achatados ou desalinhados, aí é melhor comprar um adaptador. Se for o caso, compre o seu adaptador com antecedência, pois nos aeroportos é bem provável que você pague caro.

Se o hotel ou casa em que você irá se hospedar forem mais antigos, vale a pena perguntar a respeito das tomadas, visto que elas podem ser mais antigas e dessa forma, pode ser que você precise de um adaptador.

Prático => Aluguel de carro na França

 

Documentos para entrar na França

Documentos para entrar na Europa
Outro documento importante é um atestado do seu seguro saúde.

Para encerrar as dicas da França, vou falar sobre os documentos. Antes de viajar é importante conferir se todos eles estão ok para evitar problemas no aeroporto.

Assegure-se que seu passaporte tenha uma validade superior ao tempo que você pretende passa na França, esse é o primeiro item básico a verificar.

Tenha em mãos sua passagem de retorno para o Brasil. Pode acontecer, e acontece na maioria das vezes, que as autoridades francesas peçam para verificar sua passagem de volta como uma garantia de que você não pretender ficar ilegal no país.

Inclusive, com todos esses problemas que a Europa vem enfrentando com a imigração, esse protocolo é comum em vários países europeus. Outro documento importante é um atestado do seu seguro saúde e repatriamento.

Para viajar para França ou para qualquer outro país participante do Espaço Schengen, é necessário contratar um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros. Esse tipo de controle pode ou não acontecer, mas é melhor não brincar com a sorte, não é mesmo?

Leve com você um comprovante de estadia, que seja sua reserva em um hotel ou até mesmo uma carta que comprove que você ficará hospedado na casa de um amigo ou familiar. Dessa forma, você vai preparado para todos os possíveis requerimentos das autoridades francesas.

Prático => Ingresso para Torre Eiffel sem fila e com acesso ao topo

 

Explore as dicas da França

Quando se fala em dicas da França, a primeira imagem que passa pela cabeça de muitas pessoas é Paris.

A cidade luz encanta com seus atrativos turísticos, linda arquitetura, cena cultural vibrante, espaços verdes de tirar o fôlego etc. De fato, é indiscutível que Paris é uma das mais belas cidades pra se visitar.

Contudo, há uma França de infinitas possibilidades que merecem serem descobertas, tanto quanto Paris. De norte a sul e de leste a oeste, a França possui muitos atrativos espalhados por todo seu território.

Então, é interessante passar aos menos vinte ou até trinta dias no país, se você realmente quiser conhecer mais lugares e aproveitar o máximo.

Pense comigo, somente Paris já vai preencher uma boa parte dos seus dias na França, pois tem muito o que ser visto na cidade e uma viagem ao país é um investimento alto.

Logo, a melhor opção é passar mais dias e fazer um belo roteiro pelo país, se possível. Antes de embarcar, conheça os feriados na França e seus eventos.

Gostou das dicas da França? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Bruna Correia

ESCRITO POR

Bruna Correia

Bruna, 30 anos, é mineira, turismóloga e reikiana. Aquariana e sonhadora, desde criança sempre teve em mente que o mundo é muito grande para se criar raízes em apenas um lugar. Adora viajar, descobrir novas culturas e escrever sobre suas aventuras.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *