Mapa da França: 7 regiões turísticas e cidades para explorar

Mapa da França: 7 regiões turísticas e cidades para explorar

O mapa da França tem muitas regiões turísticas para se conhecer e, para ajudar na montagem do seu próximo roteiro, trago neste artigo as características de cada região.

Para começar, saiba que o mapa da França está dividido em 18 regiões, sendo 13 na parte metropolitana e as outras 5 em regiões ultramarinas. No país há muita diversidade, por isso um roteiro passando por regiões diferentes pode ser uma aventura muito interessante!

Um exemplo sobre como cada região pode te surpreender é o idioma. O francês é a única língua oficial do país, entretanto em algumas regiões, como no sul, nordeste e oeste, você pode ver a população local falando outros idiomas de origem local.

Traçar um passeio pelo mapa da França conhecendo as principais regiões turísticas é o meu convite para você hoje! Vamos lá?

Confira => Internet rápida na Europa

Seguro viagem para França »

 

Mapa da França: regiões turísticas

  1. Auvergne-Rhône-Alpes (Auvérnia-Ródano-Alpes)
  2. Bourgogne-Franche-Comtéc (Borgonha-Franco-Condado)
  3. Centre-Val de Loire (Centro-Vale do Líger)
  4. Normandie (Normandia)
  5. Île-de-France (Ilha de França)
  6. Nouvelle-Aquitaine (Nova Aquitânia)
  7. Provence-Alpes-Côte d’Azur (Provença-Alpes-Costa Azul)

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours na França »

 

O que fazer nas regiões da França

Auvergne-Rhône-Alpes

Cidades de Auvergne-Rhône-Alpes, na França
Mapa da França: Lyon é a capital da região Auvergne-Rhône-Alpes.

Essa região da França está repleta de atrativos como estações de esqui, lagos, atividades esportivas e muito mais. Sua capital é a belíssima Lyon, que fica a 466 quilômetros de Paris. Você pode conhecer a região em uma semana, mas acho pouco provável desejar sair dela!

Veja aqui os atrativos turísticos de Lyon. Outra atração são os vulcões de Auvergne, um tesouro natural único na Europa.

Eles se estendem do norte ao sul da região e são parada obrigatória para quem vai até a região, seja para contemplar a vegetação local ou se aventurar até o topo pelas trilhas.

Sugiro um passeio por Salers, uma das mais belas aldeias da França. Se estiver em Aurilac se informe sobre o festival de teatro de rua, é uma ótima pedida para os amantes de cultura!

Há um museu bastante visitado na região, Musée-de-la-Haute-Auvergne, que apresenta coleções surpreendentes sobre a história local.

Outro passeio indispensável é no Puy-en-Velay, por onde passou Santiago de Compostela, que impressiona pela deliciosa gastronomia e tem uma herança religiosa importantíssima. A Catedral de Notre-Dame lá fundada é classificada como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Adquira => Melhores passeios em Lyon

 

Bourgogne-Franche-Comtéc

Cidades da região Bourgogne-Franche-Comtéc, na França
Yonne tem construções na lista de patrimônio da Unesco.

Dijon, conhecida como a Capital da Mostarda, é a sede da região e está situada a 316 quilômetros de Paris.

Esse pedacinho da França te convida a visitar uma herança histórica desde a Idade Média ao Renascimento. Passar 4 dias na região é uma boa pedida para essa aula de história!

Alguns passeios são indispensáveis na região como a rota dos vinhos, onde se explora as caves e os vinhedos, e o Castelo Guédelon que está sendo construído por voluntários usando apenas técnicas e materiais disponíveis na época!

A construção começou em 1997. Inclusive, você pode se candidatar como voluntário para participar dessa fantástica iniciativa.

Se você deseja uma rota tranquila e com muito verde, aposte em um passeio pelo Parque Natural Regional Morvan.

É uma das reservas naturais mais antigas da França, com lagos, fauna e flora diversificada, e que corta alguns departamentos: Nièvre, Saône-et-Loire, Yonne e Côte-d’Or.

Passando por Yonne pare para se deslumbrar com a Abadia de Vézelay. A construção, de arquitetura romântica, é Patrimônio Mundial da Unesco.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

E, para fechar com chave de ouro o tour vá à rocha de Solutré, um penhasco magnífico cercado por um vinhedo a poucos quilômetros de Mâcon.

 

Centre-Val de Loire

Cidades da região de Centre-Val de Loire, na França
Mapa da França: Jardim de Villandry, no Vale do Loire.

Se você, assim como eu, ama histórias de príncipes, princesas e castelos, essa é a região que não pode deixar de visitar na França. Sua capital, Orleães fica a aproximadamente 134 quilômetros de Paris e te reserva paisagens espetaculares.

A região foi palco de diversas guerras durante a Idade Média, pois era onde os nobres habitavam e isso justifica o imenso número de castelos que lá se encontram, nos quais tiveram produções de vinhos que são reconhecidos por sua qualidade e que contribuem até os dias atuais para o reconhecimento da mesma.

Recomendo fortemente visitar o castelo e os famosos jardins de Villandry. Você vai se maravilhar com os desenhos geometricamente perfeitos dos jardins que são modificados a cada estação, trazendo novas cores, posições e sensações para os visitantes. Dá para fazer uma excursão para Villandry com almoço em castelo.

Chinon pode ser sua próxima parada. Para passear na cidade vá de tênis pois suas ruas são de paralelepípedo e te levam ao famoso castelo da cidade.

A gastronomia é fundamentada no vinho, então vale a pena parar em um de seus restaurantes e apreciar a culinária local.

A cidade de Tours, além de guardar muita história por ter sido a capital francesa, é uma ótima base para quando for conhecer a região central.

De lá é possível traçar uma rota para visitar lugares próximos, cuja estadia de 4 dias são suficiente.

Transporte e ingressos => Tour pelos castelos de Tours e Amboise

 

Normandie

Cidades da Normandia, na frança
Catedral de Rouen | Foto: Deborah Cordwell, via Wikimedia Commons.

Sou suspeita para falar dessa região que simplesmente adoro! É um dos lugares mais frios da França, então tenha sempre um agasalho à mão! Sua capital, Rouen, está situada a 135 quilômetros de Paris e é conhecida pelos Vikings que lá habitaram.

Como se trata de uma região mais fria, sua gastronomia é particular e conta com o leite como seu principal ingrediente. Comece seu passeio por Caen, que é pequena e pode ser explorada a pé.

   

A região foi a primeira a ser liberada pelos americanos na Segunda Guerra Mundial e tem uma herança cultural inestimável simbolizada por um memorial construído em homenagem aos soldados.

Cherbourg é um lugar especial, famoso por sua conexão com o mar e a chuva (assistam ao filme Les Parapluies de Cherbourg).

Minha dica na cidade é La Cité de la Mer, que abriga um submarino que pode ser visitado, e uma réplica audiovisual do Titanic que atracou em seu porto 2 dias antes do naufrágio. Tudo nesse cenário é muito real, você se sente de fato um passageiro do majestoso navio.

Deveria ser proibido passar pela Normandia sem conhecer o Mont-Saint-Michel! Me faltam palavras para descrevê-lo, é inacreditável!

É uma ilha rochosa construída em homenagem ao arcanjo São Miguel. Confesso que me faltou fôlego para chegar ao topo. Inclusive, escolha entre os passeios para o Mont Saint Michel para conhecê-lo bem. Sugiro passar ao menos 5 dias na região dos Vikings para conhecer seus encantos!

 

Île-de-France

Cidades da região Île-de-France, na França
Paris é parada obrigatória em toda viagem à França.

Parada obrigatória de todo viajante que vai até a França, essa região abriga a estonteante Paris, simplesmente o lugar mais visitado pelos amantes de viagem.

A primeira vez que estive nessa região me disseram que eu poderia voltar diversas vezes, pois sempre haveria algo novo para conhecer, e hoje sei que isso é verdade!

Portanto, vou te apresentar o que fiz na primeira visita de uma 1 semana para região, tendo em mente que há muito mais a se fazer. Veja antes:

Auvers-sur-Oise é uma linda vila onde o pintor holandês Van Gogh passou seus últimos meses de vida e foi sepultado. Lá está o Castelo de Auvers, que tem muito desse artista único.

A Catedral Basílica de Saint-Denis é outra atração que impressiona. Foi o primeiro monumento gótico a ser construído e lá descansam dezenas de monarcas, inclusive, o coração de Louis XVII foi enterrado na catedral.

regiões turísticas no mapa da França
Mapa da França: Provins é uma cidade medieval.

O deslumbrante Palácio de Versalhes é o edifício mais notório do país e uma visita obrigatória caso esteja na região. Nada na França te deixará tão maravilhado!

A cidade Enghien-les-Bains foi construída por parisienses ricos e é famosa pela sofisticação de seu resort, spa e cassino, e um belo Centro de Artes.

Para os amantes de história, recomendo conhecer Provins, situada a cerca de 90 quilômetros a sudeste de Paris. Essa cidade medieval te encantará com torres a passagens subterrâneas. Desde 2001, ela é Patrimônio Mundial da Unesco.

Quem quer se divertir deve ir para Marne-la-Vallée, a 32 quilômetros a leste de Paris, para se deparar com um cenário de sonho na Disney de Paris, que atende às expectativas de pessoas de todas as idades e gostos!

 

Nouvelle-Aquitaine

Cidades da região Nouvelle-Aquitaine, na França
Bordeaux é a capital de Nouvelle-Aquitaine.

Essa região tem diversos contrastes em suas paisagens, isso porque os ingleses a recuperaram após o casamento de Aliénor com o rei da Inglaterra.

Sua capital, Bordeaux, está a 585 km de Paris e é um destino absolutamente imperdível dessa região; sendo este um dos principais destinos da rota do vinho na França.

Bordeaux tem paisagens incríveis e te indico ir até a Place de la Bourse para vislumbrar os edifícios refletidos no maior espelho d’água do mundo. Outra parada obrigatória é na Cité du Vin inaugurada em 2016 e que mostra tudo sobre a arte do vinho.

Saint-Emilion é uma cidade medieval cercada por muralhas e reconhecida por seus vinhedos, vale a pena um passeio para admirar a paisagem.Confira uma excursão para degustar vinho em Saint-Emilion.

Logo em seguida, embarque numa balsa em Arcachon e vá Cap Ferret, que separa o Oceano Atlântico da Baía de Arcachon, e é famosa por seu cultivo de ostras.

Para quem gosta de uma caminhada com uma vista sensacional, a duna de Pilat é um passeio inesquecível. Essa é a duna mais alta da Europa!

Já os praieiros vão amar a costa de Landes, de Biscarosse a Capbreton, a vista para o Oceano te deixa inebriado!

Um passeio memorável é pela pequena vila de Pujols, com apenas 24,98 km², mas que surpreende com tamanha beleza, charme e simplicidade!

Não é a toa que pertence à rede das mais belas aldeias da França. Cinco dias nessa região são suficientes para ver o contraste que mencionei, pois a rota te leva do luxo de Bordeaux à simplicidade de Pujols!

   

 

Provence-Alpes-Côte d’Azur

Cidades da região de Provence-Alpes-Côte d'Azur
Mapa da França: Avignon tem um lindo Centro Histórico.

Quem procura um clima mais quente e pessoas mais acolhedoras, deve ir para a região Provença-Alpes-Costa Azul, cuja capital é Marseille.

Quando chegar lá você vai pensar: “Uau, eu moraria aqui facilmente”. Foi o que aconteceu comigo, que fui de férias e não consegui mais sair.

Em uma semana é possível conhecer as principais belezas dessa região. Marseille (Marselha) é um lugar alegre e contagiante, a 774 quilômetros de Paris.

Seu centro histórico tem arquitetura magnífica. Vá ao Museu de Civilização da Europa e do Mediterrâneo (MUCEM) e ao Parque Nacional das Calanques de Marselha em direção a Cassis.

A biodiversidade impressiona com 60 espécies do patrimônio marinho. Conheça boa parte desses lugares ao adquirir passeios em Marselha.

Avignon é outro destino imperdível nessa região, que impressiona de cara ao chegar em seu centro histórico, por ser cercado de muralhas que protegiam o Papado que lá viveu por volta de 1309. A noite a cidade também é bastante movimentada, pois há um grande número de estudantes que lá habitam!

Não saia da região sem conhecer Nîmes. A cidade carrega forte influência romana, tanto culturalmente, como em sua paisagem, parecendo que está na Itália.

Visite a Arena de Nîmes, muito parecida com o Coliseu, a Maison Carrée e os Jardins de La Fontaine; uma dica é fazer este passeio a pé por Nîmes.

Outra sugestão é Aix-em-Provence famosa por suas fontes de água. A cidade tem um certo requinte e contrasta um pouco com a região.

Seus mercados de rua são famosos e deliciosos, cheios de muito sabor e aromas. La Cité du Livre é uma ótima recomendação para os amantes da leitura e ávidos por cultura!

 

Roteiro pelo mapa da França

Em resumo, todas as regiões francesas são convidativas, peculiares, com atrações interessantes e diferentes entre si e que garantem um roteiro de viagem incrível! Conhecer um pouco de cada uma delas pode te ajudar a definir sua viagem com base em suas aptidões.

Mas, há algo que posso garantir, independente da região que escolher conhecer no mapa da França, você encontrará em equivalente qualidade o trio sagrado para os franceses: queijo, vinho e pão!

Além de muita história e pontos turísticos encantadores. Aproveite e leia quando ir para a França para escolher a melhor época.

Agora, é só escolher a sua região ou uma combinação de alguma delas e como dizem os franceses: Profitez bien! (Aproveite!)

Não bastasse tantas cidades lindas, ainda tem toda a cultura francesa que é admirável. Confira mais neste vídeo do site de turismo oficial de Paris:

Gostou desse conteúdo sobre as regiões turísticas da França? Então, compartilhe com aquele amigo que sonha em viajar o mundo!

Até + !!!

 

CATEGORIAS
ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *