Rota do vinho na França: 8 principais roteiros dos vinhos franceses

Rota do vinho na França: 8 principais roteiros dos vinhos franceses

França e vinho são uma combinação perfeita! É impossível não desfrutar a rota do vinho na França quando estiver de passagem pelo país. Considero justo iniciar agradecendo aos gregos, que em meados de 600 a.C, plantaram as primeiras mudas ao sul do país.

Após esse feito até os dias atuais, os produtores da França vêm aprimorando cada vez mais as técnicas e variedades, para a nossa alegria! E, para apresentar todas essas variedades, foi criada a Rota do Vinho da França.

Essa rota permite aos viajantes uma descoberta gustativa desta região da Europa. A meta do governo francês para 2020 é de atrair cerca de 20 milhões de turistas para as rotas, sendo que a primeira delas foi criada na Bourgogne (Borgonha) em 1934!

Atualmente, existem aproximadamente 1.400 vinícolas turísticas e 30 museus que contam a história desse tesouro. Por isso, te convido nessa leitura a conhecer algumas das diversas rotas do vinho da França como Vale de Loire, Champagne, Bordeaux, entre outras.

Planeje sua viagem => Hotéis em oferta na França

Seguro viagem para França »

 

Rotas do vinho na França

  1. Rota Vale de Loire
  2. Rota Champagne
  3. Rota Alsace
  4. Rota Bourgogne
  5. Rota Savoie
  6. Rota Vallée du Rhône
  7. Rota Provence
  8. Rota Bordeaux
Rota do vinho da França
Rota do vinho da França: saiba todos os detalhes

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios na França »

 

Rota Vale de Loire

O Vale de Loire é Patrimônio Mundial da Unesco e conta com jardins e castelos exuberantes na rota do vinho da França.

A experiência gustativa é acompanhada de um visual encantador e os vinhos produzidos são dos mais variados: espumante, seco, meio seco, tânico, frutado, tinto, rosé ou banco.

Não é à toa que a região do Vale do Loire é super indicada para viagens no Valentine´s Day. Quatro itinerários compõem a rota das vinícolas que são favorecidas pelo clima temperado da região, que podem ser feita a pé ou de bicicleta. Para aproveitar a região veja os hotéis em oferta no Vale do Loire.

Passeios com vinho na França
Rota Val de Loire | Foto: Suavemarimagno, via Wikimedia Commons.

A primeira vai de Sancerre à Nantes, começando pela rota L’océan et Champtoceaux, onde é produzido o muscadet. Já na rota Chamotoceaux et Saumur, os principais vinhos para degustar são o anjou, saumur, layon e o crémant de Loire.

A terceira rota é entre Saumur et Chenonceaux e tem os maravilhosos vinhos de Chinon e Bourgueil. A última rota é a de Chenonceaux et St Aignan, através do Vale Cher onde é possível degustar os vinhos de Touraine e visitar os castelos ao redor.

Dentro da região do Vale do Loire há vários passeios que tem o vinho como atração:

Confira => Internet rápida na Europa

 

Rota Champagne

Na região onde encontramos a maioria dos vinhedos, Reims, alguns reis franceses foram coroados entre os anos de 898 e 1825, cuja comemoração, acredito, deve ter sido brindada com excelência!

As variedades de uvas pinot noir, chardonnay e pinot meunier fazem dos espumantes uma bebida singular e conhecida mundialmente.

 Os solos ricos em calcário e os vinicultores experientes nos convidam a uma experiência única ao redor de Reims e Épernay.

As rotas dessa região dividem-se em 4 áreas: Montagne de Reims, Côte des Blancs, Vallée de la Marne e Côte des Bar. Posso te afirmar que qualquer uma das direções te levará a descobertas inesquecíveis!

Algumas rotas são possíveis de serem feitas a pé, o que te propicia, além da vista exuberante, uma oportunidade de visualizar de perto todo o processo de manuseio da uva, que é fator extremamente crucial para o resultado final da bebida.

Melhores rotas do vinho da França
La Montagne de Reims | Foto: Pline, via Wikimedia Commons.

Preciso também agradecer especialmente ao monge Dom Pérignon de Hautvillers, que junto com outros, descobriu a fórmula mágica para que o champanhe pudesse viajar o mundo: a utilização de cortiça e garrafas de vidro grosso, para transportar o espumante sem estourar a garrafa! Merci!

Pelo que você leu sobre essa rota do vinho da França, não é de estranhar a que a maior parte dos tours na região de Reims está ligada à bebida:

Mais opções => Passeios na região de Reims

 

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Rota Alsace

Essa é a mais antiga rota de vinho da França e conta com mais de 170 quilômetros que vão de norte a sul por entre as colinas! Essa história começa em 1953, quando um escritório de turismo idealizou uma corrida de automóveis na região.

Na corrida, os veículos partiriam simultaneamente do extremo norte, em Marlenheim, e do extremo sul, em Thann.

Posto isto, os produtores de vinho se organizaram para oferecer suas produções ao público do evento, bem como o convite para visitas aos seus domínios de vinho.

Onde beber vinho na França
Marlenheim | Foto: Ralph Hammann, via Wikimedia Commons.

Dessa forma surge a Rota do Vinho de Alsace, que tem atraído cada vez mais pessoas. A rota de te leva de Marlenheim à Thann, passa por mais de uma centena de vilarejos, repletos de vinhedos, igrejas, castelos e uma vegetação digna de cartão postal.

Grande parte da produção é voltada para os vinhos brancos, porém, também são produzidos os tintos e espumantes.

Os produtores estão sempre dispostos em receber os visitantes oferecendo informações e o melhor da região: a degustação do vinho!

Para conhecer a região você pode fazer:

Encontre => Bilhetes de trem em oferta na França

 

Rota Bourgogne

A rota de Bourgogne é absolutamente linda! Você pode optar por conhecê-la de bicicleta, caminhando, de carro ou moto, como achar melhor para desbravar seus 220 km de extensão.

Essa rota é formada por uma paisagem exuberante com diversas vinícolas e castelos. Por isso, vale a pena ficar em um dos hotéis de Borgonha. Vou sugerir algumas das principais rotas para conhecer Bourgogne de norte a sul.

Começando pela Grands Crus de Bourgogne, que atravessa a Côte de Nuits e Côte de Baune. Criada em 1995, é conhecida como uma estrada real, onde estão os mais consagrados vinhedos.

   
   
Melhores vinhos da França
Bourgogne | Foto: MalcolmCroft, via Wikimedia Commons.

Ela vai de Dijon à Santenay à Saint-Gengoux-le-National. É conhecida como Côte Chalonnaise, que, além dos vinhedos, te proporcionará passeios por vilarejos lindos, castelos e igrejas romanas.

Seguindo pelos Vignobles d’Yonne, mais conhecida como Chablis, essa rota te surpreenderá com a diversidade de vinhos, visite Auxerre e Tonnerre.

A rota dos vinhos Mâconnais se concentra ao sul dos vinhedos de Bourgogne. Esta rota te convida a degustar os vinhos de Mâcon, Pouilly-Fuissé e Saint-Véran. Não saia de lá sem visitar a Abadia de Cluny e a Rocha de Solutré.

Em Dijon você pode fazer:

Prático => Comprar euro online

 

Rota Savoie

As vinhas de Savoy estão espalhadas por quatro departamentos da Região Rhône-Alpes: Savoie, Haute-Savoie, Isère e Ain, sendo maior parte em Savoie. Localizada nos Alpes, a região é de grande atratividade para os apreciadores de esportes, e vinhos, é claro!

Os produtores locais estão sempre dispostos a receber os visitantes e transmitir o conhecimento adquirido durante a produção dos saborosos vinhos, tanto tintos, como brancos. Por isso, vale a pena se hospedar em um dos hotéis da Rhône-Alpes.

Rotas França
Rota Savoie | Foto: Anthospace, via Wikimedia Commons.

As rotas a seguir podem ser realizadas separadamente ou em continuidade. Há opções de passeio de meio dia com degustação de vinho em Savoie. Ao sul, recomendo uma pausa para degustar um dos vinhos brancos mais marcantes aos apreciadores, em Chambéry.

Conheça Abymes e Apremont, onde os vinhos são únicos e especialmente bons. De Chambéry você pode fazer um passeio para aldeia medieval e ao lago Bourget. Recomendo a visita ao entorno do Lago Bourget, onde você pode apreciar os tintos da região e seus diversos aromas de frutas vermelhas.

Por fim, vá até o entorno do Lago de Genebra, onde os vinhos brancos são de qualidade elevada, e não deixe de provar um espumante que é realizado seguindo métodos tradicionais.

Fácil => Aluguel de carro na França

 

Rota Vallée du Rhône

Essa bela região conta fortemente com os efeitos naturais para a boa produção de vinho. O mistral (vento muito forte) é um dos fatores indispensáveis ao processo, bem como a chuva esporádica, o sol e as altas temperaturas.

Essa combinação de fatores possibilita à região a três variedades de castas. Elas são originárias das regiões mediterrâneas francesas, das províncias espanholas e das florestas do Dauphiné.

Mais de uma dezena de estradas estão disponíveis para você desbravar nessa rota do vinho que se estende por seis departamentos, porém vou destacar as três mais conhecidas.

A primeira delas é a estrada Grignan-les-Adhémar, que vai de Saint-Restitut até Allan e detém uma paisagem fenomenal, com campos de lavanda, carvalhos e cerrados.

Vinícolas da França
Rota Vallée du Rhône | Foto: Varaine, via Wikimedia Commons.

As estradas dos arredores de Avignon são minha próxima recomendação, pois além das vinícolas, a paisagem medieval é de tirar o fôlego. Logo na entrada da cidade, é possível avistar as muralhas que protegiam o papado. É extraordinário!

Você pode ficar em um dos hotéis em Saint-Restitut ou em um dos hotéis em Avignon. Minha terceira dica são as cadeias montanhosas dos Dentelles de Montmirail, que, não por acaso, é considerada uma das mais belas aldeias da França.

Durante o passeio, não deixe de apreciar o Châteauneuf du pape rouge, se sua predileção for pelo tinto, ou o Saint-Péray blanc, se o vinho branco te agrada mais! A escolha é sua! De Avignon sai um passeio para o Vale do Rhone e Vinhas Châteauneuf-du-Pape.

Veja também => Roteiro de viagem na Europa

 

Rota Provence

Em minha opinião, a rota dos vinhos provençais lembra férias! Paisagens dignas de cartão postal às margens do Mar Mediterrâneo, céu azul, vegetação deslumbrante e vinho! Não falta mais nada para ser feliz!

Os vinhos rosados são a especialidade da casa, mas não subestime os tintos e brancos, pois também irão te surpreender! Ao todo, são cerca de 200 quilômetros de leste a oeste para ser explorado.

Recomendo iniciar em Coteaux d’Aix-en-Provence, que é a região em torno da cidade Aix-en-Provence, onde os produtores são extremamente receptivos e contam com prazer sobre sua arte. Inclusive, você pode ficar em um dos hotéis em Aix-en-Provence.

   
   

Não saia da região sem apreciar a vista na Montanha Sainte-Victoire. Seguindo para Côtes de Provence, vá degustar os vinhos de Bandol e Cassis, visite os maciços de Maures e Estérel.

Já em Coteaux Varois, que se espalha por mais de 30 municípios, conheça a abadia de Saint-Maximin no maciço de Sainte-Baume.

Saiba mais => Cidades da Provence

 

Rota Bordeaux

Sem dúvida, essa é a rota mais especial para os apreciadores de vinho. Bordeaux produz os mais variados e renomados vinhos do mundo! Os tintos são os mais conhecidos, porém, a qualidade dos rosés e brancos são de mesma equivalência e prestígio!

Entre a seleção dos tintos estão o Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot, já entre os brancos, Sémillon, Sauvignon e Muscadelle. O vinho é tão importante para Bordeaux que a cidade faz parte da lista de hotéis com vinícolas no mundo.

São cinco rotas de vinho da França nesta região. A beleza e elegância da cidade é um adicional à degustação. Começando pela Route du Médoc, localizada entre o norte de Bordeaux até a Pointe de Grave, você encontrará os vinhos Pauillac, Saint-Estèphe, Saint-Julien, Margaux, Moulis.

roteiro vale do loire e bordeaux
Rota Bordeaux | Foto: France64160, via Wikimedia Commons.

Partindo para a Route Blaye et Bourg, você pode avistar o estuário de Gironde e seguir pelas vinícolas até Blayais e Bourgeais.

Em seguida, a Route Saint-Emilion-Pomerol-Fronsac, você encontrará os vinhos Fronsac, Côtes de Castillon e  Côtes de Francs.

Além de poder visitar a vila medieval de Saint-Emilion, Patrimônio Mundial da Unesco. A quarta rota, chamada Route de l’Entre-deux-Mers, a sudeste da região, aprecie Cadillac, Haut-Benauge, Loupiac e Sainte-Croix-du-Mont.

Para finalizar, na Route des Graves, no sudoeste, os famosos são Cérons, Barsac, Sauternes. Essa região tem alguns castelos que oferecem hospedagem em quartos luxuosos para quem quiser e puder desfrutar desse sonho!

Nessa região há diversas opções de passeios como:

Delícia => Comidas típicas da França

 

Como aproveitar a rota do vinho da França

Existem diversas outras rotas do vinho da França e, dentro de cada rota citada no artigo há várias outras cidades e vilas.

Cada mapa destaca apenas algumas cidades em cada rota, onde há vinícolas e passeios de destaque, mas você pode incluir outras no seu roteiro pela rota do vinho da França.

O país tem investido cada vez mais no enoturismo, pois experiência de descobrir o processo de fabricação de todos os vinhos, atrelado ao prazer de conhecer a região é um verdadeiro privilégio. Para os que têm a oportunidade, segue o meu conselho: Profitez bien! (Aproveite!).

Saiba mais sobre Dijon, uma das cidades citadas neste artigo nesse vídeo feito pelo site oficial de turismo da França:

Quer colocar a rota do vinho da França no seu roteiro? Qual você mais gostou? Responda nos comentários!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Thais

    Amei as dicas!!! Com certeza voltarei para a França só pra fazer essa rota do vinho.