Mapa do Vale do Loire: como chegar nas 7 cidades da região

por Denise Rodrigues
5/5 - (3 votes)

Mapa do Vale do Loire: como chegar nas 7 cidades da região

Ter o mapa do Vale do Loire em mãos na hora de conhecer a região da França te auxiliará bastante na tomada de decisão sobre o que conhecer neste lugar maravilhoso!

As dicas de viagem pelo Vale do Loire incluem informações sobre onde ficar, como é a região no inverno e ainda sobre o roteiro de vinhos.

Quer ficar por dentro das dicas sobre o que conhecer no Vale do Loire? Então, continua comigo!

Para os amantes de arquitetura, boa gastronomia e bons vinhos, o Vale é uma excelente opção. O lugar está listado como Patrimônio Mundial pela Unesco, e não é à toa, pois é cercado de muita história, tesouros arquitetônicos e patrimônios que testemunharam a vida dos reis da .

Tour e Blois, por exemplo, estão entre as principais cidades do Vale do Loire. Então vamos conhecer a região e seus atrativos turísticos para uma viagem inesquecível!

Planeje sua viagem => Internet na França

Seguro viagem para a França »

 

Mapa do Vale do Loire: como chegar

Região do Vale do Loire
Vale do Loire fica a cerca de duas horas de Paris.

O Vale do Loire fica a sudoeste da capital da França, Paris, a aproximadamente 130 km. A região é composta por seis departamentos (Cher, Eure-et-Loir, Indre, Indre-et-Loire, Loiret-Cher e Loiret), sendo a quarta maior do país em extensão territorial.

A cidade Tours é considerada a capital do Vale do Loire, vale a pena conferir sua localização no mapa. A partir dela você terá fácil acesso às demais cidades da região.

De Paris a Tours é possível fazer o trajeto de TGV com duração de 1h40min ou de carro num percurso de aproximadamente 3 horas.

Mas também é possível chegar à região de avião, você pode utilizar o aeroporto de Tours (TUF), que recebe alguns voos diários, ou utilizar o aeroporto internacional de Nantes (NTE), que é a maior cidade do Vale do Loire.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours no Vale do Loire »

 

Cidades do Vale do Loire

  1. Tours
  2. Amboise
  3. Angers
  4. Blois
  5. Nantes
  6. Orléans
  7. Saumur

 

O que fazer nas cidades do Vale do Loire

Tours

Castelos do Vale do Loire
Tours é considerada capital do Vale do Loire.

Essa cidade cheia de vida é a capital do Vale do Loire e o ponto ideal de parada para quem quer conhecer a região, pois a partir dela, torna-se rápido e fácil o trajeto para os arredores. De Paris para Tours o trajeto pode ser realizado por TGV, num percurso que dura apenas 1h40.

Tours tem um charme para lá de especial, pois mistura de forma esplêndida o novo e o antigo. Trata-se de uma cidade bastante habitada por estudantes, que mesmo assim mantém seus bairros históricos e casas antigas muito preservados.

Meu ponto preferido na cidade é a praça Plumereau, no Vieux-Tours, com excelentes restaurantes, cafés e bares animados e de público variado.

Para aqueles dias de calor extremo, o local mais disputado da cidade é às margens do Loire, visto que é possível se refrescar ou até mesmo fazer um passeio de barco.

Tours tem o status de Cidade Internacional de Gastronomia, e posso afirmar com veemência que esse título não se deu à toa!

Os bistrôs, restaurantes e cafés locais proporcionam experiências gustativas inesquecíveis e zelam com louvor para que esse título continue digno.

Sobre as dicas do que visitar na cidade, as opções são inúmeras: a Catedral Saint-Gatien com seu estilo medieval, o Museu de Belas Artes, o Castelo de Tours, a Basílica de Saint-Martin com seu estilo bizantino, ou uma simples caminhada pelas ruas pitorescas do Vieux-Tours vão te inebriar com tanto charme e beleza!

 

Amboise

Cidades do Vale do Loire
Castelo de Amboise | Foto: Zebree, via Wikimedia Commons.

Entre os reis que estiveram nessa cidade estão Luís XI, Carlos VIII e Luís XII. Esta linda cidade fica às margens do rio Loire e abriga o majestoso castelo de Amboise; ele fica a apenas 30 minutos de carro de Tours.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da Get Your Guide no Vale do Loire. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 48 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Essa cidade não foi apenas morada para reis, o artista Leonardo da Vinci habitou nela por três anos, até a data do seu falecimento.

O castelo de Amboise recebe visitantes desde o século XIX e do seu ponto mais alto oferece uma vista deslumbrante de toda a vila. As construções datam do século XV e XVI, por isso atraem os amantes da arquitetura. Confira uma excursão pelos castelos do Vale do Loire.

As caves de vinho da região também são uma boa pedida para aqueles que gostam de conhecer o processo produtivo do vinho e degustá-lo!

O Centro de Amboise tem diversas lojas turísticas, restaurantes e cafés gerenciados por famílias que lá vivem há algumas gerações.

Passeios de barco conduzidos por nativos também são uma atratividade. Os guias locais dessa cidade do Vale do Loire detém grande conhecimento sobre a região, inclusive sobre a fauna e flora da região, possibilitando uma experiência única, que mapa ou guia turístico nenhum proporciona.

A cordialidade e a transmissão do conhecimento são impagáveis, sem dúvida! Vale consultar com antecedência se esses passeios estão disponíveis no seu período de viagem, pois durante o inverno tornam-se impraticáveis.

 

Angers

Castelos da França
Angers possui um imponente castelo | Foto: Tango7174, via Wikimedia Commons.

Conhecida como ‘Cidade de Arte de História’, esta cidade abriga o Castelo de Angers, que é o cartão postal da cidade.

Ele é composto por 17 torres que deixa qualquer um extasiado por sua beleza. Além disso, no alto de sua construção é possível ter uma vista espetacular dos arredores, num percurso de 1h30 partindo de Tours.

Como se o castelo por fora não fosse o suficiente para impressionar, no seu interior ele abriga a “Tapeçaria do Apocalipse”, que atualmente mede 103 metros e é o trabalho de tecido medieval mais importante do mundo! As tapeçarias retratam as visões que São João teve sobre o apocalipse.

O Centro é tomado por monumentos históricos e, como resultado, é muito belo.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

É possível ainda visitar o Museu de Belas Artes, a galeria de David d’Angers, o colegiado Saint-Martin, que foi restaurado e a Catedral Saint-Maurice, de estilo gótico, onde o rei René está enterrado.

Esta cidade é considerada a mais verde da França, pois conta com inúmeros espaços verdes ao longo da cidade, não se restringindo apenas aos domínios dos parques.

Vá até o Terra Botânica, um parque onde estão disponíveis mais de 275 mil plantas. Por fim, outro passeio que recomento é uma visita à fabrica de licor da região chamada Giffard.

 

Blois

Castelos do Vale do Loire
Blois | Foto: Daniel Jolive, via Wikimedia Commons.

De Blois a Tours são 45 minutos de viagem. Esse local é considerado um dos principais locais da Renascença francesa.

A 2ª Guerra Mundial atingiu boa parte do local, que mantém bairros antigos, cujas ruas já se tornam um atrativo turístico, com seus paralelepípedos e pátios secretos.

O castelo, as ruas e monumentos combinam entre si, formando um conjunto harmonioso para contemplar.

Sem dúvida, um passeio ao castelo de Blois é obrigatório numa passagem pelo Vale do Loire, portanto, a inclua no seu mapa de viagem.

Afirmo, com toda a certeza, que você ficará maravilhado com a arquitetura que carrega diversos estilos. Gótico, italiano renascentista e clássico são alguns deles.

Além disso, o seu interior abriga quatro alas de diferentes arquiteturas, que podem variar entre tapeçarias, pinturas, esculturas.

Uma pausa para uma bebida na Place de Châteaux é uma recomendação particular. Assim, você terá o tempo de decidir por quais dos passeios de charrete oferecidos você irá optar.

Aos aficionados por magia, um passeio imperdível será a Casa da Magia Robert-Houdin, onde reinam a magia e a ilusão, que geralmente são apreciadas por todo o tipo de público.

Outro museu que vale a pena conhecer é o Object, que abriga obras de artistas como Dali, Arman, Christo entre outros.

 

Nantes

Roteiro de vinhos no vale do loire
Nantes fica a quatro horas de Paris | Foto: Selbymay, via Wikimedia Commons.

Um final de semana reservado para Nantes é uma opção da qual você, com toda a certeza, não se arrependerá! A cidade é cheia de charme e fica a 4 horas de carro saindo de Paris ou 2h20 saindo de Tours.

Recomendo ir ao marco de Nantes que é a passagem Pommeraye. Esse local resistiu a um bombardeio e tem uma atmosfera de resistência.

Sem dúvida um passeio que é imperdível e atrai centenas de turistas é no “Les Machines de L’île”. Trata-se de um projeto inovador no qual as máquinas ganham vida aos olhos do público.

Dentro dos atrativos do parque, o mais cobiçado é o Grande Elefante, onde em seu interior dá para descobrir sobre a vida desse majestoso animal.

Na cidade há várias opções de passeios. Para aproveitar o Castelo dos Duques da Bretanha e os outros atrativos turísticos de Nantes.

Não deixe de apreciar os Anneaux de Bruren (os anéis), que estão situados no calçadão de Quai des Antilles.

São ao todo 18 anéis prateados que foram criados para o festival de arte contemporânea em 2007. À noite eles ganham uma iluminação especial, alternando entre vermelho, verde e azul.

Vale ressaltar que o posto de turismo da cidade, marca a rota turística por meio de uma linha verde no chão.

Ou seja, se você a seguir, vai visitar os principais pontos da cidade, sem o risco de se perder e sem se preocupar em consultar o mapa da região do Vale do Loire.

 

Orléans

Roteiro no Vale do Loire
Orléans realiza festa dedicada à Joana D’Arc | Foto: Fab5669, via Wikimedia Commons.

Conheço diversas pessoas que já passaram por Orléans, porém nunca tiveram o interesse turístico de parar e apreciar a cidade.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom CRIANCA, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Posso afirmar que esse cenário tem mudado, e com razão! Se estiver em Tours, conseguirá chegar à cidade em apenas 1h20.

   

Orléans tem se renovado a cada dia, restaurando seus bairros mais antigos que muito sofreram com os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, e oferendo aos turistas que lá desembarcam uma experiência única e surpreendente!

Em sua passagem pela cidade não deixe de ir à Casa de Joana D’Arc, personagem de grande orgulho da história do país.

E se estiver na cidade entre 29 de abril e 8 de maio, poderá ir à festa dedicada à heroína “Fêtes Johanniques”. Essa celebração acontece anualmente e tem o segundo maior desfile militar da França.

A Catedral de Sainte-Croix de Orléans é uma parada obrigatória! Para construí-la 600 anos foram necessários.

Porém o resultado faz justiça ao trabalho e a classifica entre as 5 maiores catedrais góticas da França. Entre seus atrativos estão os vitrais que contam a história de Joana D’Arc que já rezou lá, e os transeptos financiados por Luís XIV.

Passeie pela Rue de Bourgogne para contemplar a parte mais antiga da cidade. Em seguida, siga para o Museu de Belas Artes e o FRAC (Fundo Regional de Arte Contemporânea) para apreciar as exposições. E , por fim, no final da tarde, que tal um piquenique no Parc Floral de la Source a 30 minutos do Centro?

 

Saumur

Tour no vale do loire
Castelo branco é a marca da cidade | Foto: Simon Mydliar, via Wikimedia Commons.

Esta cidade é magnífica e tem como símbolo principal um imenso castelo branco do final da Idade Média; as fachadas de pedra de calcário lhe renderam o apelido de “White Saumur”. Algumas mansões e a torre da igreja de Saint-Pierre às margens do Loire fazem desse local uma pintura viva!

Se estiver em Tours, poderá ter acesso a essa obra num trajeto que dura menos que 1 hora. Portanto, não deixe de incluir essa cidade no seu mapa de viagem para o Vale do Loire.

Aos que gostam de cavalos, visitar a Cadre Noir é um passeio que não pode deixar de acontecer. Trata-se de uma escola de equitação nacional.

Um passeio pelo Centro de Saumur é uma boa recomendação para se impressionar com a beleza e tranquilidade da cidade. Muitas construções apresentam o calcário branco, dando uma identidade única ao lugar.

Você pode dirigir-se ao posto de turismo, às margens do Loire, para obter dicas sobre as vinícolas a visitar. Certamente não irá se arrepender independente da escolha!

 

Monte seu mapa do Vale do Loire

Não é por acaso que o Vale do Loire foi uma região habitada pela realeza no passado. Com toda a certeza, esse pedacinho da França é especial, sendo uma das regiões destacadas no artigo mapa da França e indicada para viagem no Valentine´s Day.

Os inúmeros castelos, vinícolas, patrimônios conservados por séculos e monumentos históricos nos trazem a oportunidade de viver o período atual, apreciando e conhecendo intimamente o modo de vida passado.

Assim, espero que você tenha a oportunidade de conhecer e sentir isso! Sem dúvida, conhecer o mapa de Vale do Loire fará a diferença em seu passeio. Profitez bien (aproveite)!

Confira mais sobre a região neste vídeo feito pelo site oficial da turismo da França:

Gostou do post ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *