Chamonix Mont Blanc: dicas da montanha mais alta da Europa

Imagem do Autor por Thais Batista
4.8/5 - (6 votos)
Publicado em:

Chamonix Mont Blanc: dicas da montanha mais alta da Europa

Estou no meu segundo dia de viagem em Chamonix, desacelerei um pouco e resolvi contar minha experiência da subida no Teleférico Auguille du Midi, no alto dos seus 3.842 metros de altitude, para visualizar a cadeia montanhosa do Mont Blanc nos Alpes franceses, italianos e suíços.

É impossível falar sobre o Mont Blanc sem pensar em Chamonix. A imponente montanha cerca a cidade, e tudo que se vê em volta é muito harmonioso e bonito.

Picos nevados, uma linda arquitetura e prédios perfeitamente encaixados à toda a beleza exuberante da natureza. Chamonix é uma cidade vibrante! Sempre cheia de turistas e no inverno é literalmente invadida por pessoas do mundo todo, que buscam a experiência de esquiar no Mont Blanc.

Hoje dou dicas de passeios legais para fazer em Chamonix, como a subida no Montenvers Mar de Gelo ou Mer de Glace, um dos glaciares da região do Mont Blanc e conto minha experiência na atração.

Eu sei que palavras e fotos nem sempre demostram a realidade do que se ver… De fato, a vivência ainda é a melhor forma de entender a beleza e grandeza de determinados lugares e paisagens.

Mas vou tentar passar pelo menos um pouco da emoção e experiência nesse lugar maravilhoso dos Alpes Franceses.

Visitei Chamonix no mês de março, quase final de inverno na Europa. E você conhece agora Chamonix Mont Blanc onde fica, os detalhes de como ir no Teleférico Auguille du Midi, preço e como economizar.

Planeje sua viagem => Onde ficar em Chamonix

Seguro viagem para viajar para França »

Onde se localiza o Mont Blanc?

chamonix mont blanc frança
Uma das minhas fotos preferidas no alto do Auguille du Midi | Foto: QVM.

O Mont Blanc se localiza na região de Auvergne-Rhône-Alpes, embora esse lugar seja na França, é uma região que faz fronteira com a Itália e a Suíça.

Por isso, há uma certa controvérsia sobre sua real localização, uma vez que a cadeia montanhosa se divide entre Chamonix, na França; Courmayeur, na Itália; e no cantão de Valais, na Suíça.

A forma mais usada e mais famosa para chegar ao Mont Blanc é pela França na região de Chamonix e Saint-Gervais-les Bains, que são cidades vizinhas.

Qual a altitude do Montblanc?

altitude do mont blanc
Placa que indica a altitude do Mont Blanc | Foto: QVM.

O maciço do Mont Blanc hoje tem uma altitude de 4.807 m.

Jacques Balmat e o médico e botânico Michel Paccard foram os primeiros, que se tem notícia, a fazerem a incrível subida ao Mont no ano de 1786.

A medição da altitude feita pelo cientista Jacques Balmat foi um grande feito para a topografia no mundo.

Mas, o que se sabe hoje é que as mudanças climáticas variam muito a altitude do Mont Blanc. Através de equipamentos super modernos é possível medi-la, mas há uma certa variação decorrente da ação do vento e da chuva.

Veja só como nos últimos anos houve variação na altitude do Mont Blanc, segundo os pesquisadores:

  • 2003 – 4.808 m;
  • 2007 – 4.811 m;
  • 2013 – 4.810,02 m;
  • 2015 – 4.808,73 m.
  • 2017 foi calculada em 4.808,72 m.

Para ver tudo toda essa imensidão com uma vista privilegiada, sugiro o passeio de helicóptero pelo Mont Blanc ou fazer um voo de parapente no Mont Blanc.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom PAIS, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Quanto custa subir o Mont Blanc?

Chamonix Mont Blanc
Bilheteria do Teleférico Auguille du Midi | Foto: QVM.

O preço dos tickets Chamonix Mont-Blanc depende do tipo de passeio que você escolhe para fazer na cidade. Os passeios mais famosos e imperdíveis são o Teleférico Auguille du Midi, Teleférico Panorâmico do Mont Blanc, Montenvers Mar de Gelo e o Trem de Mont Blanc.

Os tickets podem ser adquiridos pela internet no site oficial ou na bilheteria das atrações. Há também a possibilidade de já sair com o ingresso do teleférico Mont Blanc comprado antecipadamente ainda no Brasil.

Uma ótima dica de economia é o ingresso Mont Blanc Unlimited. Uma espécie de ticket com vários passeios incluídos que podem ser realizados em 1 ou até 9 dias.

O Mont Blanc Unlimited inclui as atrações: Aiguille du Midi , Montenvers – Mer de Glace e Tramway du Mont-Blanc, além de algumas pistas de esqui em Chamonix e nos arredores.

Eu adquiri esse ingresso de 1 dia e custou 72 euros (preço em março/22) e para você ter ideia de como esse tipo de ingresso é vantajoso, só a entrada do Teleférico Auguille du Midi sairia por 69 euros. Ou seja, uma baita economia!

Se essa for a sua opção, você precisa ser rápido e acordar o mais cedo possível para conseguir fazer pelo menos 2 atrações no mesmo dia.

No meu caso, consegui fazer no mesmo dia o Teleférico Auguille du Midi e a subida do Trem Montvers.

Comprei meu ticket na própria bilheteria do Auguille du Midi e a fila estava super tranquila e rápida. Minha espera após a compra foi de apenas 10 minutos para subir na primeira atração muito esperada: o teleférico Auguille du Midi .

É importante saber que a subida do teleférico vai depender das condições meteorológicas, em dias de muito vento a atração pode não funcionar.

Dessa forma, o recomendado é se a compra do ticket for realizada pela internet, que se compre com 1 dia de antecedência, pois dará pra ter noção da previsão do tempo.

CLIQUE AQUI para comprar o ticket do Teleférico Mont Blanc »

Chamonix onde fica?

centro de chamonix frança
Prédios e ruas em Chamonix Mont Blanc | Foto: QVM.

Chamonix é uma cidade dos alpes franceses que fica aos pés do Mont Blanc. É o lugar preferido dos franceses durante o inverno, pois além do Mont Blanc estão as maiores pistas de esqui do país.

A história de Chamonix conta que o lugar já pertenceu a Suíça e a Itália, mas na época da Revolução Francesa e do império Napoleônico, tornou-se território francês.

Em 1924, Chamonix sediou o primeiro Jogos Olímpicos de Inverno.

Chamonix tem aeroporto?

Chamonix não tem aeroporto, por isso não recebe voos diretos de nenhuma parte da Europa. O aeroporto mais próximo de Chamonix é o de Genebra, na Suíça, por isso muitos turistas costumam chegar de avião no local e depois seguem de carro, ônibus, trem ou transfer.

Minha eurotrip começou por Portugal, voei de Lisboa para Genebra e no aeroporto mesmo peguei um ônibus para Chamonix, vou detalhar logo a seguir o meu trajeto e minha experiência viajando de ônibus de Genebra para Chamonix.

Como chegar a Chamonix de Genebra?

Ônibus saindo de Genebra para Chamonix

Como chegar a Chamonix de Genebra?
Swiss Tours faz o trecho Genebra a Chamonix | Foto: QVM.

Embora Genebra seja na Suíça e Chamonix, França. Ambas as cidades são muito próximas.

Genebra fica quase na fronteira da França, e para Chamonix são apenas 80km. De ônibus a viagem dura em média 1h30min.

As empresas de ônibus que fazem esse trajeto são a Flixbus, Easyjet Bus, Bla bla Car e a SwissTours.

Minha experiência: Primeiramente comprei a passagem de Genebra para Chamonix pela Flixbus, por ser a empresa com preços sempre mais vantajosos. Mas para minha decepção, 5 dias antes da viagem, eles simplesmente cancelaram minha viagem.

Solicitei o reembolso que foi facilmente realizado e segui com a compra pela SwissTours. Confesso que fiquei um pouco insegura, pois de fato nunca tinha ouvido falar na empresa. Mas deu tudo certo!

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

A SwissTours vai de Genebra para Chamonix todos os dias da semana em 3 horários diferentes e você pode apanhar o ônibus do Aeroporto de Genebra ou da Bus Station de Genebra no centro da cidade.

Ao desembarcar no aeroporto de Genebra, é só procurar a saída em direção a parada de ônibus. É super simples encontrar. A viagem de Genebra pra Chamonix é rápida e confortável. As condições das estradas europeias são de causar inveja em qualquer brasileiro rsrs.

Se o ônibus sair do aeroporto de Genebra, faz uma breve parada na Bus Station e logo segue direto para Chamonix.

Portanto, se você estiver no centro de Genebra, é melhor esperar o ônibus na Bus Station.

No meu caso, vim do aeroporto e achei ótima a parada no centro para conhecer Genebra da janela do ônibus.

Os ônibus da SwissTours são novos, com ótimo sistema de aquecimento (fui no inverno) e poltronas confortáveis, mas o que embarquei não tinha tomada para carregar equipamentos eletrônicos e nem WI-FI.

Mas isso é o de menos, uma vez que as paisagens que vão surgindo na janela ao longo do caminho são imperdíveis!

Não existe conexão melhor que a de admirar a natureza ao redor com altas montanhas cobertas de neve. O caminho é só uma prévia do que você encontra em Chamonix, tudo muito lindo!

O ponto final em Chamonix é na Estação de ônibus, a Chamonix  Bus, que fica a poucos metros do centro da cidade.

Transfer de Genebra para Chamonix

Genebra a Chamonix de transfer
Alpy Bus realiza serviço de transfer | Foto: QVM.

Outra opção para ir de Genebra para Chamonix é reservar um transfer, a empresa Alpybus, faz o trecho, saindo também do aeroporto de Genebra ou do centro da cidade.

Os veículos podem ser compartilhados ou privativos. E além de Chamonix os transfers deixam os turistas nos arredores como Les Houches, Servoz, Vallorcine e outras aldeias do Vale de Chamonix.

É necessário realizar reserva de forma antecipada.

Trem de Genebra para Chamonix

como ir de genebra a chamonix de trem
Os trens da SNCF chegam pela Gare de Chamonix | Foto: QVM.

A empresa SNCF faz o trecho de trem uma vez ao dia com duas paradas no Vale e depois segue para a Gare de Chamonix.

Não é a forma de locomoção mais barata e também não é a mais rápida devido às paradas que realiza.

Como chegar a Chamonix de Paris?

Como chegar a Chamonix de Paris?
Empresa BlaBla Car Bus | Foto: QVM.

Não há como ir de forma direta de Paris para Chamonix. A distância entre as cidades é de 614km.

Como a Europa é muito bem servida de transportes, existe opções de chegar de trem, ônibus e avião.

De ônibus a viagem é bem longa, a empresa que opera na rota é BlaBla Car Bus, com parada em Lyon.

De trem, o trecho é menos longo com trens de ata velocidade, porém com pelo menos 2 paradas entre os trechos.

Por fim, para ir de Paris a Chamonix de avião é muito mais rápido, os voos chegam em Genebra pela empresa Easyjet e AirFrance.

Como ir de Milão para Chamonix?

Como ir de Milão para Chamonix?
Ônibus das empresas Flixbus e BlaBla Car | Foto: QVM.

De Milão para Chamonix é uma viagem longa, pois a distância entre as cidade é de 240km, podendo ser realizado de ônibus ou avião, mas com pelo menos uma parada no percurso.

De ônibus, a empresa BlaBla Car Bus faz o trecho e a Flixbus sai na frente com uma viagem direta entre os dois destinos.

De avião, além de mais longa a viagem torna-se muito mais cara, a empresa italiana estatal ITA Airways faz o trecho.

Como ir de Annecy a Chamonix

Como ir de Annecy a Chamonix
Gare de Annecy | Foto: QVM.

Se você estiver na bela cidade de Annecy e deseja ir a Chamonix saiba que são cidades muito próximas.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? ;)
 
   

Apenas 100km as separam. O trecho pode ser feito de trem SNCF e de ônibus pela Flixbus e BlaBla Car Bus.

Como ir de Chamonix para Lyon

Para ir de Chamonix para a cidade francesa de Lyon há duas formas: trem e ônibus.

A distância é de 224km entre as cidades.

De ônibus as empresas que fazem o trajeto são a Flixbus e a BlaBla Car Bus e o trem é operado pela empresa SNCF.

Quanto tempo ficar em Chamonix?

Como uma autêntica estação de esqui da Europa, Chamonix é um lugar caro!

Em Chamonix ficam as mais famosas estações de esqui da Europa e até do mundo! É que os esquiadores mais profissionais querem ter o privilégio de esquiar aos pés do Mont Blanc. Então, imagine como é tudo muito concorrido.

Fiquei 3 noites em Chamonix, cheguei tarde no primeiro dia, no 2º dia fiz dois passeios e no 3º reservei apenas para desfrutar a cidade que é uma belezinha.

Mas esse destino tem variadas atrações, que vão desde praticar esqui até passeios diversos envolvendo o Mont Blanc.

A menos que o seu objetivo seja esquiar, eu recomendo ficar 2 dias completos na cidade.

O que fazer em Chamonix em 1 dia?

É impossível não se encantar com a paisagem tão bucólica e singular de Chamonix. Uma verdadeira cidadezinha que parece que saiu de um quadro. Pequena e emoldurada pelas altas montanhas cobertas de neve.

Mas se você estiver apenas de passagem por ela, confira o que fazer em Chamonix Mont Blanc em 1 dia na cidade abaixo. Se você não estiver hospedado em Chamonix, existem excursões bem práticas saindo de Genebra até Chamonix, de Torino e de Milão para o Mont Blanc.

Teleférico Aiguille du Midi

Aiguille du Midi
Gôndola do Aiguille du Midi | Foto: QVM.

Esse é o principal passeio em Chamonix que leva ao topo do Aiguille du Midi, uma das montanhas mais altas do Vale e daqui se tem uma vista espetacular Mont Blanc. Dessa forma, sugiro que seja o seu ponto de partida. É o tipo de atração que você não pode deixar de fazer estando na cidade, é um passeio indispensável.

O teleférico leva você para uma altitude de 3.842m para uma vista panorâmica dos Alpes franceses, suíços e italianos.

A subida leva em média 20 minutos. O teleférico é muito seguro, balança apenas durante a passagem por suas torres de sustentação, o que deixa a experiência mais empolgante.

A maior parte do caminho se dá numa subida suave com paisagens de tirar o fôlego. Ao redor tudo é espetacular, muito grandioso e imponente.

A primeira parada do teleférico é chamada Plan de l’Aiguille e tem 2.310 m de altitude. Nela, há um restaurante que serve comidas e bebidas, o Refuge du Plan.

Essa parada é apenas um aperitivo do que você verá de cima. Isso mesmo, após essa parada tem mais um teleférico que te leva até a altura total que é de 3.842m!

A partir desse momento, o teleférico começa a ultrapassar os picos das montanhas, e você sente-se como um pássaro alcançando o seu mais alto voo.

Após a parada do teleférico é necessário ainda subir mais um pouco, mas dessa vez em um elevador encravado na montanha.

Ao chegar no topo, você deve correr para tirar fotos na Step into the Void ou Cabine de vidro que praticamente parece estar suspensa no grande precipício entre uma montanha e outra.

Feito isso, o que te resta é admirar tudo ao redor, cada pico de montanha, cada montanha com seu formato.

Teleférico Panorâmico do Mont Blanc

O Teleférico Chamonix Mont-Blanc é acessado do Aiguille du Midi, mas pagando um valor a mais por isso. Caso você adquira o ingresso Mont Blanc Unlimited, essa atração não está inclusa.

Esse teleférico passeia sobre o Glaciar du Géant até a Pointe Helbronner na Itália durante 50 minutos.

Já pensou viajar entre um país e outro de teleférico?! Uma experiência única para ter em Chamonix.

Essa atração não é recomendada para crianças pequenas.

Uma dica importante: não subestime o frio no alto da montanha. Saiba que mesmo durante o verão sempre há neve na montanha. No final do inverno, peguei -10º na subida, portanto vá muito bem agasalhado com roupas apropriadas para o frio congelante.

Montenvers – Mer de Glace

Montenvers - Mer de Glace
Trem do Montenvers | Foto: QVM.

Para realizar o passeio você deve se deslocar até a Gare du Montenvers que fica a uns 10 minutos de caminhada do centro de Chamonix.

Esse passeio te leva a bordo de um tremzinho vermelho, que se destaca em meio a paisagem nevada, a uma altitude de 1.913 m.

Esse é o tipo de atração, cujo o caminho já vale super a pena. Isso porque o trem perpassa as montanhas, árvores e túneis em meio a imensidão de um universo branco de neve. Cada paisagem linda e inesquecível!

O Aiguille du Midi é incrível, mas tenho que confessar que o Montenvers – Mer de Glace roubou meu coração. Eu simplesmente não conseguia parar de sorrir com tudo que estava vendo.

Portanto, aproveite o caminho!

Ao desembarcar do trem, o visitante se depara com o Mer de Glace ou Mar de Gelo, um dos glaciares do Mont Blanc e o maior da França. De fato, a imensidão do glaciar se parece com o mar, formando uma paisagem espetacular.

Depois de cansar a vista admirando a paisagem, siga as placas que indicam a Ice Cave. As placas te levarão a um teleférico que fará parte do caminho.

O resto do percurso para chegar a Caverna de Gelo é necessário muito fôlego, e esse é o momento de gastar o solado da bota.

O acesso se dá através de muitas escadas, na realidade são mais de 500 degraus, contando ida e volta dará mais de 1.000 degraus.

Tenho que confessar que o percurso é muito pesado e requer paciência e determinação. Mas sabe qual foi minha principal motivação para aguentar o percurso?

Ver ao redor os inúmeros esquiadores de todas as idades que, além de subir os vários degraus ainda carregavam sobre as costas os pesados equipamentos de esqui, numa verdadeira prova de resistência e superação.

Aquilo me fez encontrar forças para terminar o percurso. Mas saiba que há vários pontos de parada durante a trajetória, então faça com calma e pare quantas vezes forem necessárias.

Apesar da grande maratona, vale a pena o esforço. A Caverna de Gelo é o coração das geleiras e no seu interior há monumentos de gelo que retratam a vida na montanha.

O curioso dessa atração é que as cavernas são escavadas todos os anos. A cor azul é a parte mais bonita e interessante, fazendo desse um ponto turístico indispensável em Chamonix.

Tramway du Mont Blanc

Como passeio alternativo ao Mar de Glace, sugiro fazer o Tramway du Mont Blanc. Digo alternativo, pois creio que é quase humanamente impossível conseguir fazer as 3 atrações num único dia.

   

Primeiro, você não vai aproveitar da melhor forma se fizer com pressa e depois lembre-se que você irá gastar muita energia, pois é bem cansativo. Sem contar que existe a espera para subir no teleférico e o deslocamento até as estações e tudo mais.

Eu optei fazer o Aiguille du Midi e o Mer de Glace, embora ainda tenha me sobrado um tempinho eu estava esgotada, principalmente depois de subir os degraus da Ice Cave.

Outro impedimento de não incluir essa atração num único dia em Chamonix é a distância para pegar o trem. O passeio se inicia em Saint Gervais-les-Bains e você terá que se deslocar até o vilarejo.

A atração funciona da seguinte forma: um lindo trem verde, considerado o mais alto da França, conduz os aventureiros para um passeio que percorre os pés do Mont Blanc.

A linha férrea passa por paisagens belíssimas com florestas e pradarias alpinas. Ao chegar, é possível caminhar até o Bellevue. Os esquiadores poderão acessar a área de esqui Le Prarion e ter uma vista panorâmica de geleira Bionnassay.

Aproveite a cidade

turismo em chamonix
Centro de Chamonix | Foto: QVM.

Bem, depois de escolher entre essas atrações incríveis, tire um tempinho do seu dia para passear e conhecer cada canto do centro de Chamonix.

Embora Chamonix seja o destino ideal para os aventureiros, alpinistas e esquiadores, ela também é especial para quem quer apenas sentar no centro da cidade e admirar a paisagem.

O centro é pequeno e você conseguirá conhecer tudo em algumas horas. Observe as lindas lojas e os detalhes dos prédios e escolha um bom restaurante para comer uma deliciosa raclette.

Quando começa a nevar em Chamonix?

A temporada de neve em Chamonix começa no final do mês de novembro e vai até abril. É a alta temporada para as pistas de esqui e a cidade fica bem movimentada.

Mas é importante dizer que nos picos dos grandes montes independente da estação do ano há sempre neve.

A seguir, veja a média de temperatura em Chamonix ao longo do ano:

Dezembro Janeiro-7°C / -8°C+1°C / +2°C
Fevereiro março -7°C / -3°C+4°C / +7°C
Junho julho+7°C / +9°C+20°C / +24°C
Agosto Setembro+8°C / +6°C+22°C / +18°C

Chamonix Mont Blanc, França: estação de esqui

esquiar em chamonix
O Vale de Chamonix. Foto: QVM

As áreas de esqui do vale de Chamonix são Le Houches, Le Brévent, La Flégère, Les Grands-Montets e Balme.

Até os esquiadores mais experientes enlouquecem com tanta diversidade nas pistas de esquis de Chamonix. Além disso, é um sonho para muitos esquiar tendo como pano de fundo, o Mont Blanc.

Para as crianças e para adultos que não têm prática alguma no esporte, o vale de Chamonix oferece as pistas Le Tourchet, Le Savoy, Les Panards, Les Chosalets, La Vormaine ou La Poya que são com baixa altitude e um grau de dificuldade bem menor.

Há também na cidade diversas escolas de esqui com guias super preparados para orientar quem está apenas começando. E Chamonix oferece durante o inverno, aulas de esqui grátis mediante inscrição antecipada.

Em Chamonix é fácil também encontrar diversas lojas que alugam todos os equipamentos de esquis.

Para entender como funciona o esquema de ingressos para esquiar em Chamonix, confira todos os tipos de passes logo a seguir:

  • Le Chamonix Le Pass: Adquirindo esse ticket o turista tem acesso a 3 áreas de esquis diferentes em Chamonix e 120 km de pistas. Os ingressos podem ser de 4h até 9 dias;
  • Le Mont Blanc Unlimited: Com esse ingresso o visitante tem acesso ilimitado às áreas de esqui de Chamonix, Les Houches, Megève-Evasion Mont-Blanc, Courmayeur e Verbier. Ou seja, será possível esquiar nos territórios de 3 países a França, Itália e Suíça. Com esse ingresso também é possível usar os meios de transporte para uma estadia mais confortável em Chamonix. O máximo de dias do Le Mont Blanc Unlimited são 9 dias de passeios e atividades;
  • Passe de esqui Les Houches: Nesse ticket o turista tem acesso a 55km de pista na região de Les Houches em St Gervais, além de poder fazer o passeio do Tramway du Mont Blanc.
  • Passe de esqui evasão Mont Blanc: Esse ingresso dá acesso a 400 km de pistas de esqui na comuna de Megève.

A alta temporada para os esquis, geralmente, vai de dezembro até o início do mês de abril. Mas, na primavera também ocorre a prática do esporte. Você pode reservar sua excursão para esquiar no Mont Blanc antecipadamente.

Como se locomover em Chamonix?

como se locomover em chamonix
Ônibus gratuito em Chamonix Mont Blanc | Foto: QVM.

A forma mais convencional e simples de se locomover por Chamonix é caminhando. A cidade é minúscula e dentro de pouco tempo você conseguirá conhecer tudo com suas próprias pernas.

Mas há vilarejos vizinhos que para chegar requer um transporte, como é o caso de Le Houches. Os ônibus municipais circulam em Chamonix e na redondezas.

Existe uma opção de ônibus gratuito em Chamonix, chamado Le Mulet, trata-se de um pequeno veículo elétrico que comporta até 19 pessoas e passa com uma frequência de 10 minutos no inverno e no verão é de 15 minutos, na baixa temporada.

Além dessa excelente opção, Chamonix conta também com ônibus convencionais. Uma dica importante é caso você se hospede em hotéis geralmente é fornecido um cartão que te dará acesso a andar de transporte púbico gratuitamente.

Como passeios turísticos, há opções de trens que percorrem todo o Vale de Chamonix. Um deles é o Expresso do Monte Branco, onde você pode parar em várias estações.

trem em Mont Blanc
O Le Petit Train é uma das formas de se locomover em Chamonix | Foto: QVM.

No centrinho de Chamonix você com certeza vai observar um trem vermelho, que mais parece ter saído de uma fábrica de brinquedos, que circula vagarosamente pelas ruas charmosas da cidade, esse é o Le Petit Train.

O trajeto custa 8 euros para adultos e 6 euros para crianças (preços de março/22). Com visitas guiadas em 10 idiomas, incluindo português, conta a história e origem da cidade, além de explicar os monumentos e sua arquitetura, um guia completo para conhecer essa cidade dos alpes suíços.

Visite Chamonix Mont Blanc, nos Alpes franceses

pontos turísticos de chamonix
Talvez sua atividade preferida seja sentar e admirar a vista em Chamonix | Foto: QVM.

Chamonix é uma cidade glamurosa e com certeza você se encantará quando colocar os pés nela. Ao descer na Bus Station, já me senti num lugar que iria me marcar para sempre. Inclusive, saiba mais sobre os atrativos de Chamonix no meu post sobre o que visitar.

As montanhas e os picos nevados ficam tão próximos de nós que parece que vamos ser esmagados por eles. Aquela sensação de estar de fato em meios as montanhas, mas ao mesmo tempo estar numa civilização, com todo conforto necessário.

Aliás, lindas vistas é o que não faltam em Chamonix, de qualquer canto da cidade que você olhe terá uma paisagem incrível para admirar.

Faça os principais passeios em Chamonix e se divirta nos bares e restaurantes. Não perca um só momento nesse lugar incrível dos Alpes Franceses!

Dúvidas frequentes sobre Chamonix Mont Blanc

Onde fica o aeroporto Chamonix Mont Blanc?

Chamonix Mont Blanc não possui aeroporto. Para quem deseja chegar à cidade de avião, deve optar pelo aeroporto de Genebra na Suíça, que fica 68km de distância de Chamonix. Saiba mais no post como visitar Chamonix.

Como ir do aeroporto de Genebra para Chamonix?

É possível fazer o percurso entre Genebra para Chamonix de ônibus, transfer ou aluguel de carro.

É possível alugar um carro em Chamonix?

Sim, é simples alugar um carro em Chamonix. Mas caso seja inverno, considere estradas com muita neve. Inclusive, confira como funciona o aluguel de carro na França.

Chamonix Mont-Blanc temperatura?

Mesmo no verão, a temperatura em Chamonix sempre é muito agradável com média de 24º de temperatura e a mínima no inverno chega a -8º. Veja minha experiência em Chamonix Mont Blanc no final do inverno.

Ficou com alguma dúvida sobre Chamonix Mont Blanc? Deixe um comentário que eu adorarei te ajudar no seu planejamento.

Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Thais Batista

Sou apaixonada por lugares do mundo! Viajar me traz uma felicidade incrível e me faz enxergar a vida com mais leveza e força.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Melhores Hotéis

Descubra as melhores opções de hotéis para se hospedar

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.