Roteiro no Vale do Loire: quantos dias é preciso para curtir

Roteiro no Vale do Loire: quantos dias é preciso para curtir

Se você busca um roteiro no Vale do Loire para desfrutar ao máximo sua passagem por essa região da França, está no lugar certo!

Neste guia, você terá as melhores dicas de como otimizar seu tempo para conhecer o máximo de cidades do Vale do Loire que for possível, seja num roteiro de 1, 2, 3 dias ou uma semana.

A região, que é listada como Patrimônio Mundial da Unesco, é uma das mais visitadas do país, pois é um verdadeiro atrativo para os admiradores da arquitetura e apreciadores de gastronomia e bons vinhos.

A localidade tem como marco principal os castelos nos quais os reis habitaram, imperaram e constituíram história. Veja no artigo as dicas de viagem pelo Vale do Loire, seja no inverno ou outra estação, e monte seu roteiro no Vale do Loire.

Planeje sua viagem => Quanto custa internet da Europa?

Seguro viagem para França »

 

Roteiro do Vale do Loire: como montar

Antes de montar um roteiro do Vale do Loire entenda onde fica a região no mapa da França. Também é imprescindível conhecer um pouco a região que é composta por seis departamentos: Cher, Eure-et-Loir, Indre, Indre-et-Loire, Loiret-Cher e Loiret.

Em termos de extensão territorial é a quarta maior da França, tendo a cidade de Tours como a capital do Vale do Loire. Além das belezas naturais e dos atrativos turísticos, ou por causa deles, a região do Vale do Loire é muito procurada para o cicloturismo. No mapa acima há as cidades mais procuradas na região.

Existem diversas formas de chegar à região, saindo de Paris em direção a Tours. É possível ir de TGV, com duração de 1h40, ou de carro, num percurso de aproximadamente 3 horas, pela via A10.

Existem algumas cidades do Vale mais próximas de Paris, portanto, o trajeto levará menos tempo, tanto de trem como de carro alugado.

Se você deseja chegar à região de avião, você pode utilizar o aeroporto de Tours (TUF), que recebe alguns voos diários, ou utilizar o aeroporto internacional de Nantes (NTE), que é a maior cidade do Vale do Loire.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores tours no Vale do Loire »

 

O que fazer no Vale do Loire

Roteiro de 1 dia no Vale do Loire

Roteiro na França
Castelo de Blois já foi morada de 10 rainhas e 7 reis.

Se você tem apenas um dia para desfrutar do Vale do Loire, sugiro conhecer dois dos mais famosos castelos da região, cuja distância entre eles é de apenas 15 km. Iniciando pela manhã pelo Castelo de Blois, que já foi morada de 10 rainhas e 7 reis.

Esta preciosidade, localizada no Centro de Blois, é composta de alguns estilos arquitetônicos que combinam perfeitamente entre si, com sua fachada branca e seu teto em azul. Há outras opções de passeio na cidade como a Casa da Magia Robert-Houdin e o Museu Object.

No período da tarde, maravilhe-se com o maior castelo da França, o Chambord, cujas palavras me fogem ao tentar descrevê-lo.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na França. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Ele está situado no maior parque florestal da Europa, na cidade de Chambord, tem pouco mais de 400 quartos, 77 escadas, 282 chaminés e 156 metros de fachada!

Foi idealizado por Francisco I e sem dúvida é um grande símbolo do renascimento francês no mundo. Para conhecê-lo você pode fazer um tours nos castelos do Vale do Loire saindo de Paris.

Além do Chambord, o passeio de um dia inclui o Castelo Chenonceau e o Castelo de Cheverny, sugestão também para 2 dias de viagem.

 

Roteiro de 2 dias no Vale do Loire

Dicas de viagem pelo Vale do Loire
Cheverny pertence a mesma família há mais de seis séculos.

Para quem tem dois dias para fazer um roteiro no Vale do Loire, sugiro conhecer os castelos de Cheverny e Valençay. A distância entre eles é de 44 km, portanto, reserve um período do dia para cada um. Comece pelo Castelo de Cheverny, que fica em Sologne na comuna de Cheverny.

O local pertence a mesma família há mais de seis séculos e inspirou o desenho “As Aventuras de Tintim” e é famoso por seu interior magnífico, repleto de coleções de arte e tapeçaria. O castelo possui ainda um canil que abriga aproximadamente 100 cães.

No período da tarde, prepare-se para conhecer o glorioso Castelo de Valençay, na comuna de mesmo nome, que foi construído ao longo de três séculos e é composto de vários estilos arquitetônicos. Esse castelo possui um parque com pouco mais de 50 hectares, onde é possível conhecer mais de 300 espécies de plantas.

A área próxima a esses castelos possui algumas adegas para degustação de vinhos. Se você tiver um tempinho de sobra entre as visitações, essa é uma excelente recomendação!

De Paris => Excursão para castelos de Loire com degustação de vinho e almoço

   

 

Roteiro de 3 dias no Vale do Loire

Roteiro Tours França
Castelo de Chenonceau é mais conhecido como “Castelo das Damas”.

Nossa próxima parada é no Castelo de Chenonceau, mais conhecido como “Castelo das Damas”, pois pertenceu a seis mulheres que sucessivamente o construíram, protegeram e restauraram. Dentre essas damas, destacam-se Catherine de Médicis e sua rival Diane de Poitiers.

O castelo é datado do século XVI, está localizado na comuna Chenonceaux, e tem seus belíssimos jardins como marca registrada. Para conhecê-lo você pode comprar antecipadamente um ingresso para o Castelo de Chenonceau, que dá acesso total ao castelo, galerias e jardins.

A 24 km, você pode encontrar o Castelo de Chaumont-sur-Loire, famoso por receber durante a primavera o “Garden Festival”, que reúne arquitetos paisagistas, designers, jardineiros e outros profissionais com uma proposta diferenciada a cada versão.

Este elegante castelo teve origem por volta do ano 1000 e seu interior de pedras e paralelepípedos deslumbra qualquer um.

 

Roteiro de 4 dias no Vale do Loire

Quantos dias ficar Vale Loire
Este castelo recebeu Leonardo Da Vinci, que morou no local durante três anos.

Preparado para o 4° dia? O roteiro te convida a conhecer o Castelo de Amboise, que tem suas portas abertas desde o século XIX. Este castelo recebeu Leonardo Da Vinci, que morou no local durante os três anos anteriores a sua morte, seu corpo descansa na capela do castelo.

Construído entre séculos XV e XVI, apresenta o estilo gótico medieval e renascentista e já abrigou os reis Luís XI, Carlos VIII e Luís XII. Para conhecer a cidade você pode alugar uma bicicleta em Amboise e percorrer os arredores, como Loire.

A proposta para o segundo período do dia é conhecer a cidade de Tours, chamada de “Cidade Internacional de Gastronomia”, que fica a 25 km de Amboise. Há muito que visitar, como a Praça Plumereau, no Vieux-Tours, onde você encontrará diversos bares e restaurantes.

Além da Catedral Saint-Gatien, o Museu de Belas Artes, o Castelo de Tours e a Basílica de Saint-Martin, entre outras possibilidades. Você pode fazer uma excursão de Tours para as vinhedos em Vouvray ou mesmo um walking tour pelo Centro Histórico de Tours.

 

Roteiro de 5 dias no Vale do Loire

Passeios no Vale do Loire
Os jardins do Castelo de Villandry te deixarão inebriados.

Sem dúvida, os jardins do Castelo de Villandry te deixarão inebriados, sem exagero! Eles são verdadeiras obras-primas, criadas com duas plantações anuais, que lá permanecem lindos de março a novembro! Por isso, estão no nosso roteiro no Vale do Loire.

Os jardins são tão magníficos que geralmente são citados antes do castelo, que também nos encantam com a arquitetura renascentista, sendo um pouco mais recente que os demais, construído em 1536. Dá para fazer uma excursão para Villandry com almoço em castelo.

Seguindo por 12 km, você vai se deparar com o Castelo de Azay-le-Rideau, que foi construído sob o patrocínio de François I.

Esse castelo permeia entre as tradições francesas com toque italiano, tornando-se um ícone na maneira de construir no século XVI, influenciando posteriormente outras construções.

A vista do espelho d’água, sem dúvida, é algo que encanta a todos os visitantes. Uma forma bacana de conhecer esse ponto turístico é comprar um ingresso para uma visita guiada ao Castelo de Azay-le-Rideau.

 

Roteiro de 6 dias no Vale do Loire

Castelos do Vale do Loire
Ele é o centro das atrações na cidade.

Aproveite este último dia para conhecer o Castelo de Saumur ou White Saumur, como foi apelidado, devido sua coloração branca. Ele é o centro das atrações na comuna de Saumur, entre Nantes e Tours. É majestoso e nos faz lembrar dos castelos vistos nos contos de fada.

O início da obra foi em 1360 por Luís I, que era fascinado pela arquitetura. Hoje, além das exposições, o castelo oferece entretenimento para seus visitantes, misturando interatividade e aprendizagem. Visite a escola de equitação nacional, Cadre Noir, onde especialistas passam seus conhecimentos teóricos e práticos.

   

A 65 km de distância, encontra-se o nosso último destino, que é o Castelo de Angers, construído no início do século XIII, no ponto central da cidade.

Ele possui 17 torres que deixa qualquer um extasiado por sua beleza, e acho que nem preciso recomendar que você aprecie a vista panorâmica de seu ponto mais alto!

É obrigatório! Por isso, compre um ingresso rápido para o Castelo de Angers. E não para por aí, pois seu interior abriga a Tapeçaria do Apocalipse, que atualmente mede 103 metros e é o trabalho de tecido medieval mais importante do mundo! As tapeçarias retratam as visões que São João teve sobre o apocalipse.

Se você tiver um tempo livre, ainda é possível visitar o Museu de Belas Artes, a galeria de David d’Angers, o colegiado Saint-Martin, que foi restaurado e a Catedral Saint-Maurice, de estilo gótico, onde o rei René está enterrado.

 

Dicas de roteiro no Vale do Loire

Existem diversos outros castelos e lugares para visitar num roteiro pelo Vale do Loire, porém, se faz impossível descrever todas as possibilidades aqui. Tanto que a região do Vale do Loire é recomendada para viagens de Valentine´s Day.

Reuni neste artigo o que há de mais belo na região para fornecer uma espécie de guia para os visitantes brasileiros.

Certamente esse roteiro é ajustável, caso você passe mais ou menos dias no Vale, e a depender da sua disposição, dá para conhecer mais de dois castelos ao dia (embora acredite que a visita será um pouco corrida).

Gostaria de dizer que além dos castelos, que são os pontos centrais da região, você pode visitar também igrejas, museus, vinícolas que mostram o processo do vinho e fornecem degustação ou passear pelas ruas das cidades já se torna um belo roteiro turístico atrelado a uma boa aula de história!

Agora que você conhece as cidades do Vale do Loire e os principais pontos turísticos, prepare sua mala e venha contemplar a beleza singular do Vale do Loire! Profitez bien! (Aproveite!).

Mais sobre o Vale do Loire neste vídeo do site oficial de turismo da França sobre o Castelo de Angers.

Quer montar um roteiro no Vale do Loire? O que você gostaria de fazer na região? Deixe o seu comentário!

 

:

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

ESCRITO POR

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues, 30 anos, mãe de 4 patas. Com alguns diplomas formais, porém versátil por natureza, de babá de cão à professora, não se identifica com rótulos! Especialista em aventuras, desembarcou na França para umas férias de 15 dias e lá se encontra há meses! Mestre em experimentar a culinária francesa e degustar vinhos!

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *