Início / Planejamento / Cicloturismo: roteiros e agências para viajar de bike ao redor do mundo

Cicloturismo: roteiros e agências para viajar de bike ao redor do mundo

Você sabe o que é cicloturismo? Você logo sai descobrir, mas antes preciso dizer que sempre vejo o vídeo de volta ao mundo do Guilherme Tetamanti ou alguma entrevista de alguém que já viveu essa experiência, dá vontade de arrumar as malas e cair neste mundão! Mas também dá para conhecer o mundo aos pouquinhos … e existe uma turma que prefere fazer isso de bicicleta! Descubra neste post como curtir uma viagem de bike ao redor do mundo, com sugestões de agências, preços e roteiros.

São programas diversos. Tanto para quem quer fazer um viagem longa de bicicleta e passar mais tempo sobre duas rodas, quanto para quem prefere curtir somente poucos países, cidades ou até passeios específicos com sua magrela.

Planejar uma viagem de bike ao redor do mundo é válida, sobretudo, para os viajantes que amam uma slow travel e gostam de manter o contato mais próximo com a natureza e com o estilo de vida local. Além disso, é uma forma incrível de economizar e um grande desafio pessoal. Conheça as agências que organizam viagens de bike ao redor do mundo, pelo Brasil, América do Sul, Estados Unidos e diversos países da Europa.

Planeje sua viagem => Seguro viagem para esporte radical, de neve e aventura »

Chip x Wi-Fi portátil: quanto custa usar internet na Europa?

 

Agências especializadas em viagens de bike

Cicloturismo: viagens de bike ao redor do mundo

Não precisa ser atleta profissional para encarar viagens de bike ao redor do mundo. Basta ser apaixonado por trips, natureza e, claro, contar com um bom preparo físico. Se esse último ainda não for o seu forte, você poderá fazer os roteiros com as bicicletas elétricas, disponíveis em praticamente todas as tops agências especializadas.

As viagens sobre duas rodas podem ser solitárias ou em grupos, longas ou mais curtas, mas uma coisa é certa: você vai se apaixonar pelas paisagens e pela experiência de ver os lugares mais lindos do planeta a partir de outros ângulos e passando por locais de uma forma que a maioria dos turistas nem imagina conhecer! Veja agora as melhores agências que promovem esse tipo de aventura!

 

Bike Expedition

Melhores viagens de bike ao redor do mundo

Essa agência brasileira tem uma proposta interessante: são mais de 20 roteiros de viagens de bicicleta disponíveis em centenas de datas. Tudo o que o ciclista tem que fazer é escolher para onde quer ir e se juntar aos grupos formados por pessoas do mundo inteiro.

A iniciativa da Bike Expedition é da Adriana, uma ciclista amadora que se apaixonou pelos caminhos que o Velho Continente lhe proporcionou em 2001.

No site oficial da empresa, ela conta: “descobri os prazeres de pedalar pela Europa no meu ritmo, de me sentar num café e conversar com os locais (mesmo que a mímica seja a língua oficial), provar vinhos servidos com orgulho por pequenos produtores, clicar a próxima foto do meu porta-retratos, sentir o vento no rosto em cada curva das estradinhas que cortam paisagens deslumbrantes, enfim…conhecer a fundo o lado mais autêntico de cada região. São momentos mágicos, que só uma bicicleta me permite viver”.

 

Como funciona a Bike Expedition

Como funcionam as viagens de bike ao redor do mundo

As expedições oferecem “viagens confortáveis, mas sem luxo”, e o ciclista tem hotel ou o apoio de uma embarcação que acompanha a viagem, sempre atracando no porto mais próximo. É lá que os viajantes param para dormir, entre um destino e outro.

A Bike Expedition também oferece a opção para você mesmo montar o seu grupo, com amigos e familiares, para destinos pré-selecionados ou até mesmo para experiências personalizadas com alta gastronomia, hotéis de luxo, carro de apoio e outros mimos para os viajantes com esse perfil.

 

Roteiros da Bike Expedition

Viagem de bike na América do Sul

No Brasil, os roteiros sobre duas rodas da Bike Expedition incluem as regiões do Vale dos Vinhedos, da Cerveja ou da Serra Catarinense. Na América do Sul, há programações para a Argentina e Chile. Se você está de viagem marcada para o Chile e vai passar pelo Deserto do Atacama, leia 4 passeios que valem o aluguel de bicicleta no Atacama.

Já na Europa, há inúmeras possibilidades pela França, Itália, Croácia, Bélgica, Grécia, Alemanha e Portugal. E se você pensa que acabou ainda tem África do Sul, Vietnã e até Taiwan.

Mas para participar dessas viagens de bicicleta ao redor do mundo, você precisa saber que se tratam de longas distâncias percorridas, embora os cenários arrebatadores compensem. Um exemplo prático é o roteiro que percorre da Áustria até a Itália, passando pelas Dolomitas. E por falar nesse destino, conheça mais esse espetáculo da natureza no post sobre os Aslpes Europeus de Bressanone, na Itália.

Ao todo, são 250 km pedalados somente nesse roteiro, sendo 90% em ciclovias e 10% por estradinhas com pouco movimento que dão acesso às ciclovias.

Há também os passeios self-guided, perfeitos para quem prefere pedalar sozinho. A agência prepara tudo: bike, hotel, roteiro e você segue sozinho, ao seu ritmo pelo Vale do Loire, Borgonha, Sardenha, Santiago de Compostela ou outras regiões incríveis sem a presença de um guia.

 

Valores da Bike Expedition

Quanto custa uma viagem de bike pela Europa

Os valores variam muito, a depender do destino, duração e comodidades. Veja algumas opções disponíveis no site oficial da agência. Para outros valores, consulte diretamente a página da empresa.

  • 8 dias pela África do Sul: a partir de 1.970 euros por pessoa em apartamento duplo;
  • 8 dias pela Alemanha: a partir de 829 euros por pessoa em apartamento duplo;
  • 5 dias pela Argentina: a partir de 1.070 dólares por pessoa em apartamento duplo;
  • 8 dias pela França: a partir de 1.099 euros por pessoa em apartamento duplo;
  • 8 dias pela Espanha: a partir de 1.490 euros por pessoa em cabine dupla no deck inferior;
  • 8 dias pela Croácia: a partir de 1.390 euros por pessoa em cabine dupla;
  • 15 dias pelo Vietnã: a partir de 2.790 euros por pessoa em cabine ou apartamento duplo;
  • 5 dias no Chile: a partir de 2.440 dólares por pessoa em apartamento duplo.

Prefere caminhar? Descubra => O que é free walking tour

 

Cicloturismo Europa

Agência de viagens de bike na Europa

Comandada por um casal de holandeses apaixonados pelo Brasil e por bikes, a CicloTurismo Europa é especialista em viagens de bicicleta pela Holanda, Bélgica e França. Rik Zonneveld, um dos sócios afirma: “quando vou andar de bike, na natureza, num single-track, algo acontece. Você se sente livre de tudo. Essa é uma liberdade total”.

Já Fatima Kors, outra sócia, diz: “lentamente surgiu a curiosidade e a ideia de realmente conhecer uma outra cultura. Não para ver um país como turista, mas para ser parte dele. Também tinha muita vontade de viver uma grande aventura. [você] Pode sonhar a sua vida ou viver os seus sonhos. Eu escolhi o último”.

 

Como funciona a Cicloturismo Europa

Como funcionam viagens de bike em grupo

Essa agência de viagens de bicicleta trabalha com grupos pequenos e personalizados. Mas também há viagens para mais de 12 pessoas, na modalidade de bicicleta com apoio de um barco.

É a agência que organiza a hospedagem com café da manhã, carro de apoio, transporte da sua bagagem, bicicleta e guia. Por conta do ciclista ficam as refeições, ingressos e entradas das atrações, seguro viagem, passagens aéreas e aluguel da bike. Para as pessoas com menos aptidão física, a agência também intermedia o aluguel de bicicletas elétricas e pode até transportar as bikes, se necessário.

Aproveite e descubra por que é tão importante contratar um seguro viagem.

 

Roteiros da Cicloturismo Europa

Agência que faz viagem de bicicleta pela França

A Cicloturismo Europa atua sobretudo nos territórios holandês, belga e francês. Ela possui roteiros variados e datas de saída a gosto do cliente.

Os interessados por percorrer a Holanda de bike podem fazer o roteiro dos campos de flores. Por razões mais que óbvias, esse pacote só está disponível na primavera e contempla Amsterdam, Alkmaar, Haarlem, Leiden e o museu ao ar livre com seus moinhos.

Na França, o ciclista fará 350 km em 7 dias pelo Vale de Loire, com suas lindas paisagens e castelos medievais. Ou se preferir, a França só fará parte de um roteiro maior, com outros 4 países: Holanda, Alemanha, Bélgica e Luxemburgo. A agência também promove viagens gastronômicas, como o Pedal da Cerveja na Bélgica; e o Pedal do Queijo na Holanda.

Aproveite e leia o artigo sobre o que comer na Bélgica? Conheça 11 comidas típicas belgas.

 

Valores da Cicloturismo Europa

É seguro viajar de bike ao redor do mundo

As rotas contemplam três países: Bélgica, Holanda e França. Veja os valores disponíveis no site. Entre em contato com a empresa para valores atualizados ou outras informações.

  • 5 dias pela Holanda com o Pedal das Flores: 750 euros com hospedagem com café da manhã, carro de apoio, bicicleta e guia;
  • 7 dias pela Holanda e Bélgica: 990 euros por pessoa inclui hospedagem com café de manhã, carro de apoio, aluguel de bicicleta e guia;
  • 7 dias de Pedal da Cerveja na Bélgica: 990 euros por pessoa que inclui hospedagem com café de manhã, carro de apoio, aluguel de bicicleta e guia;
  • 7 dias pelos castelos da França: 990 euros por pessoa inclui hospedagem com café de manhã, carro de apoio, aluguel de bicicleta e guia;
  • 7 dias por 5 países (Holanda, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e França):  1095 euros, inclui hospedagem de 8 noites com café de manhã, carro de apoio, bicicleta e guia.

Entenda => Seguro viagem para Europa é obrigatório?

 

Trip Site

Viajar de bike nos Estados Unidos

A Trip Site é uma empresa norte-americana que faz tours de bike pelo mundo, também conhecida como Pack & Pedal Europe.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

São centenas de opções, como afirma o site oficial da agência: “nossos tours, passeios e viagens de bicicleta pela Europa e pelo mundo são oferecidos em diferentes formatos. Muitos dos nossos passeios de bicicleta são guiados, mas vocês podem também optar por fazer uma viagem de bicicleta sem guia, o que lhe dá mais flexibilidade de datas de saídas e assim, mais independência. Muitos de nossos tours oferecem bicicletas elétricas”.

Há também a opção de unir uma trip sobre duas rodas com alguns trechos de barco, que funciona como hotel flutuante. Fica mais rápido se locomover por diferentes países, pois durante o dia você pedala pelo interior dos destinos, e de noite, pode descansar em cabines confortáveis com os demais viajantes.

Se você gosta de navegar, leia o post sobre como ir do Uruguai até a Argentina de barco.

 

Como funciona a Trip Site

Viagem de bike autoguiada

Por meio do site, o ciclista pode selecionar o tipo da sua viagem escolhendo os tours exclusivos de bike ou unindo as duas rodas com barco.

Depois, é só optar pelo tipo de bicicleta (normal ou elétrica) e tipo de guia (autônomo, autoguiada ou presença de guia), escolher o país, o mês, o nível de dificuldade, que vai do fácil até o muito difícil, e a faixa de preço que está disposto a pagar. Depois da aplicação dos filtros, o resultado dos pacotes disponíveis aparecerá para você.

 

Roteiros da Trip Site

Viagens de bike na Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária e Camboja

A Trip Site oferece viagens de bike na Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Camboja, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Inglaterra, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Marrocos, Montenegro, Polônia, Portugal, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça, Turquia e Vietnã.

A agência sugere seus passeios prediletos, iniciando com o tour ‘Ao Redor do Lago Constança’ passando pela Áustria, Alemanha e Suíça; ‘Caminho de Santiago de Compostela’ por Portugal e Espanha; ‘Tour de Bike pelo Danúbio’ passando por Viena e Budapeste; ‘Costa Prateada’ em Portugal; e o por ‘Dalmácia de Dubrovnik Plus’ pela Croácia.

Chama a atenção que na versão americana do site há passeios de bike pelos Estados Unidos. Dá para pedalar no Hawaii e até pelo Alasca! O primeiro tem duração de 8 dias e custa 3.470 dólares. O segundo é mais extenso com permanência de 10 dias, custando 4.270 dólares.

Se a ideia é usar bicicleta em outros lugares dos EUA como Nova York, confira o post Central Park Sightseeing: aluguel de bike em Nova York  (em breve). Já se você vai passar por Miami, leia 5 motivos + dicas para alugar bicicleta em Miami Beach.

Veja mais valores dos circuitos da Trip Site abaixo, disponíveis para a versão em português da empresa.

 

Valores da Trip Site

Estilo de viagem para esportista amador

  • 8 dias por Dalmácia de Dubrovnik Plus pela Croácia: 1470 euros;
  • 7 dias pela Costa Prateada em Portugal: 1340 euros;
  • 8 dias pelo Danúbio passando por Viena e Budapeste: 578 euros;
  • 8 dias pelo Caminho de Santiago de Compostela por Portugal e Espanha: 1549 euros;
  • 5 dias ao Redor do Lago Constança passando pela Áustria, Alemanha e Suíça: 369 euros.

Prefere trem? => Rotas mais populares para viajar de trem pela Europa

 

BiciForYou

Melhores empresas de viagens de bike

A BiciForYou é uma agência brasileira especializada na organização de viagens de bicicleta. Ela nasceu depois que seus idealizadores realizaram inúmeros viagens sobre duas rodas pelo Velho Continente, em especial nas regiões italianas.

Mas, se você quer percorrer a Itália de trem, leia minhas dicas sobre como comprar passagens de trem na TrenItalia.

As experiências criaram a necessidade de compartilhar mais dessa paixão com outros viajantes, que apreciam a liberdade de não se comprometer com horários rígidos dos demais meios de transporte. Além da autonomia.

O site oficial da agência afirma que “fazer viagem de bicicleta é uma chance de revigorar o bem-estar físico e mental. É importante começar qualquer viagem de bicicleta com a motivação certa, e com o desejo de desafiar-se, oferecendo a oportunidade de aprender ainda mais sobre seus próprios limites, na nossa opinião, esse é o verdadeiro significado de cada cicloviagem”.

 

Como funciona a BiciForYou

Como unir viagem e aventura

Há opções para ciclistas realizarem passeios de mountain bike, de estrada e e-bike, que são as modernas bicicletas elétricas. Os roteiros também são diversificados e quem diz como quer viajar é o cliente: se sozinho, acompanhado ou em grupos maiores; se quer um ritmo mais acelerado ou lento ou se prefere guia ou não.

A ideia é uma só: “viagens no seu ritmo e emoções fortes, dirigida a todos aqueles que procuram contato com a natureza, longe do caos e confusão do dia a dia”.

Para isso, o cliente escolhe o roteiro que quer fazer entre as opções disponíveis do site que podem variar de acordo com o fechamento de novos grupos. Todos os itinerários não devem ultrapassar mais de 6 horas de estrada para não sobrecarregar os viajantes.

 

Roteiros da BiciForYou

Roteiro de viagem de bike em Roma

A agência oferece roteiros de acordo com a sua expertise: Itália e demais regiões específicas da Europa. É possível visitar Apúlia e seu fascinante litoral e arquitetura peculiar; ir de Siena à Cidade Eterna, Roma; visitar a Toscana e suas incríveis paisagens.

O ciclista ainda pode contratar passeios mágicos, como o Giro Dell´Umbria, que passa pelas cidades de Gubbio, Assis, Foligno e Spoleto e pequenas aldeias muradas como Montefalco e Bevagna, fazendo o caminho que São Francisco de Assis, o famoso santo italiano, fez até chegar em Roma.

Não deixe de ler como é a experiência de fazer um passeio de bicicleta pela Via Appia Antica, para visitar as catacumbas de Roma.

A BiciForYou também organiza roteiros que contemplam as formações geológicas de Crete Senesi e os vinhedos de Val D’orcia, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco. Se você preferir pode ficar pelos arredores de Turim, de um famoso hotel italiano ou ainda por Fiuggi, na região de Lazio.

Se você é apaixonado por bike, não deixe de ler o artigo sobre mountain bike na Nova Zelândia.

 

Preços da BiciForYou

Dicas de agências especializadas em viagem de bike

  • 6 dias por Apúlia: a partir de 1.350 euros por pessoa;
  • 6 dias de Turim a Roma: a partir de 1.250 euros por pessoa;
  • 5 dias pela Toscana: a partir de 1.110 euros por pessoa;
  • 7 dias do Giro Dell´Umbria: a partir de 1.250 euros por pessoa;
  • 6 dias por Crete Senesi e Val D’orcia: a partir de 1.110 euros por pessoa;
  • 8 dias pedalando pelas colinas romanas, na região de Fiuggi: a partir de 1.400 euros por pessoa.

Você gosta de pedalar e viajar? O que você já fez mundo à fora para unir esses dois prazeres? Conta nos comentários!

 

Leia os últimos artigos do blog:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Polly Batista

Penso que todas as coisas são parte de mim. Procuro pelo mundo pedaços da minha alma escondidos em cada novo destino, cada pessoa, cada cultura, cada monumento. Os lugares me revelam o quanto sou pequena, ignorante e humana e, ao mesmo tempo, o quanto somos ricos, parecidos e divinos. Me sinto grata em redescobrir isso em cada viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *