4 passeios que valem o aluguel de bicicleta no Atacama

por Guilherme Tetamanti

4 passeios que valem o aluguel de bicicleta no Atacama

Uma forma muito legal de explorar a cidade de San Pedro de Atacama e seus arredores, é fazendo um passeio de bicicleta no Atacama. Para os apaixonados pelo pedal, saiba que existem diversos roteiros possíveis. Pedalar é uma forma diferente de explorar a região e as principais vantagens de optar por esse tipo de atividade é ter mais contato com a natureza, acessar os atrativos de uma outra maneira e desenvolver um olhar alternativo sobre as belezas do deserto.

Além disso, é uma boa forma de economizar, pois o aluguel da bicicleta em San Pedro de Atacama é acessível e bem mais barato do que passeios com outros transportes para os mesmo locais. Infelizmente não é possível visitar todos os atrativos de bike, mas separei algumas dicas imperdíveis de possíveis roteiros para explorar o Deserto do Atacama de bicicleta.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Seguro viagem América do Sul »

 

Trips no Atacama de bike

  1. Vale do Catarpe e Quebrada del Diablo
  2. Caminho para antigo túnel em mina de sal
  3. Pukará de Quitor
  4. Duna de sandboard no Vale da Morte

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

1. Vale do Catarpe e Quebrada del Diablo

Esse é um passeio bem tranquilo de ser feito. O trajeto a ser percorrido é quase todo plano e não exige muito preparo físico.

A primeira parte dessa trilha é uma estrada de terra na região do Vale do Catarpe, que leva à Quebrada del Diablo, um caminho entre os cânions de mesmo nome, no Atacama, no Chile.

Alugar bicicleta em San Pedro de Atacama
Bike para alugar na Rua Caracóles.

Esse é um dos lugares mais bonitos para pedalar nesse deserto da América do Sul. A paisagem foi toda esculpida pelo vento e é encantadora. O caminho para acessar a região é sinalizado, mas as placas são pequenas, então é importante ficar atento e ir com tempo de sobra, levar lanches e água para não passar perrengue.

Agende aqui =>  Salares de Uyuni com pôr do sol e degustação de vinhos

 

Passeio de bicicleta em Pukará de Quitor
Placa ainda em San Pedro.

Passeio em Pukará de Quitor

Saindo da Rua Caracóles, a principal de San Pedro de Atacama, é preciso seguir as placas indicativas para o povoado de Pukará de Quitor. Ao chegar em uma ponte de pedra sobre um riacho, você atravessará a ponte e seguirá o curso do rio até a entrada do Parque Catarpe. Confira um roteiro completo pelo Atacama.

Passeio de bike no Parque Catarpe

Na entrada do parque basta seguir adiante até a uma bifurcação onde há uma placa indicando ‘Túnel’ e pegar a direção oposta. O caminho leva até um córrego, basta atravessá-lo e pronto. Haverá uma placa indicando o caminho.

De um lado você continuará seguindo para o Vale do Catarpe, do outro já é a entrada da Quebrada del Diablo. Essa placa é bem pequena, então é fundamental prestar muita atenção para não confundir.

 
 
 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Tour de bicicleta no Atacama
Agência que oferece tours de bike.

Também é possível contratar um tour com guia para fazer o passeio, pergunte em qualquer agência de San Pedro.

Inesquecível =>  Excursão de 1 Dia Salar de Tara De San Pedro de Atacama

 

2. Caminho para antigo túnel em mina de sal

Mountain bike no Atacama

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BWEEK, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ainda no Vale do Catarpe, visitar a antiga mina de sal é mais uma opção de roteiro de mountain bike no Atacama. É um percurso curto, mas com muitas subidas. Portanto, exige um pouco mais de preparo físico que os demais.

Saindo de San Pedro, você segue um caminho semelhante para a Quebrada del Diablo. Na mesma bifurcação indicado o ‘Túnel’, basta seguir as placas.

Aluguel de bicicleta no Atacama
Entrada do túnel no Vale do Catarpe.

O legal desse passeio é subir até o topo da mina (por isto o preparo físico é importante, pois a subida é bem intensa). Lá de cima, a vista é incrível, sendo possível observar todo o Vale do Catarpe, além de ser incrível atravessar o túnel na escuridão.

Garanta agora =>  Excursão aos Gêiseres de El Tatio em San Pedro de Atacama

 

3. Pukará de Quitor

Passeio de bike no Atacama
Na alto de Pukará de Quitor, com vista para o Licancabur.

É possível visitar também Pukará de Quitor (entrada 3000 pesos), um sítio arqueológico pré-colombiano do norte do Chile.

Trata-se das ruínas de uma fortaleza de pedra que foi proclamado monumento nacional em 1982. Sua construção pré-Inca data do século XII e é toda em pedra. Saiba qual moeda levar para o Chile.

Pukará de Quitor

Pukará de Quitor, no Atacama
Entrada do sítio arqueológico.

A região é muito bonita e fica a apenas 3 quilômetros de San Pedro do Atacama, no caminho para o Parque Catarpe. É um passeio bem gostoso, mas tem um morro para ser subido após estacionar a bike na entrada do sítio arqueológico, então exige um pouco de preparo físico, mas não é necessário ser nenhum atleta para conseguir chegar.

Programe-se =>  Termas de Puritama em San Pedro de Atacama

 

4. Duna de sandboard no Vale da Morte

Vale a pena alugar uma bicicleta no Deserto do Atacama
Dunas no Vale da Morte.

Outra opção de passeio para fazer de bicicleta no Atacama é visitar a duna, onde é possível praticar sandboard no Vale da Morte.

É um passeio mais curto e com uma paisagem muito distinta da região do Vale do Catarpe e da Quebrada del Diablo. Confira os melhores tours no Deserto do Atacama.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Para chegar até a duna é bem simples: é preciso seguir por cerca de 4 quilômetros pela rodovia que liga San Pedro de Atacama até Calama. Quem tem medo de pedalar em rodovia pode ficar tranquilo, pois há acostamento em todo o trecho percorrido.

Em seguida, basta virar à direita na placa que indica o caminho para a Cordilheira de Sal. Você entrará em uma estrada de terra que leva diretamente para a duna no Vale de la Muerte. É uma pedalada curta, mas bem gostosa de ser feita.

Na duna, além de apreciar a paisagem, você poderá aproveitar para praticar sandboard. Porém, se você apenas alugar a prancha, saiba que terá que carregá-la durante todo o trajeto, mas também existem tours organizados por agências.

Garanta vaga =>  Excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol no Deserto do Atacama

 

Outros passeios de bicicleta no Atacama

Mapa dos roteiros de bicicleta no Atacama
Mapa dos roteiros de bike no Atacama.

Esses são apenas alguns roteiros para explorar o Atacama de bicicleta, há ainda outras possibilidades, como:

Roteiros de bike no Atacama
No caminho para a Aldeia Tulor

Tudo dependerá do seu preparo físico. As agências de locação de bicicleta oferecem vários mapas e dicas de roteiro. Então, é só consultar todas as opções e escolher a melhor para você.

Quer saber quanto gastei na minha viagem ao Atacama? Só clicar no post Quanto custa viajar para o Deserto do Atacama.

Assista esse vídeo fantástico feito pelo site oficial de turismo com belas imagens do Atacama:

 

Você curte andar de bicicleta pelo mundo afora? Deixa nos comentários quais são os lugares imperdíveis para um passeio de mountain bike!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Celso

    Estou em San Pedro agora (1/4) e na maioria dos locais que perguntei, o preço é igual, 3.000 CLP por 6 horas ou 6.000 por 12 hs.

  2. Alexandre

    Olá, iremos em julho/19 com amigos para Pedalar no Atacama, queria saber se eu preciso alugar as bikes antes mesmo de ir ou chegando em São Pedro tem varias agencias? Se puder me umas dicas, queriamos umas bikes MTBs um pouco melhores. Até mais, obrigado e show de relato!

  3. Polly Batista

    Oi, Alexandre. Tudo bem?! A maior parte das agências tem bike, pois esse é uma passeio bem comum no Atacama. Mas como você quer uma bicicleta mais específica sugiro que você já comece a cotação do Brasil mesmo, assim você recebe por email os modelos, preços etc. Imagina, você chegar no deserto e ainda ter que achar a bike específica em meio a tantas agências? Comece a cotar e, se for o caso, você fecha pessoalmente, mas ao menos já tem um norte de onde oferecem bicicletas melhores. Boa sorte!!!

  4. Polly Batista

    Oi, Alexandre. Tudo bem?! A maior parte das agências tem bike, pois esse é uma passeio bem comum no Atacama. Mas como você quer uma bicicleta mais específica sugiro que você já comece a cotação do Brasil mesmo, assim você recebe por email os modelos, preços etc. Imagina, você chegar no deserto e ainda ter que achar a bike específica em meio a tantas agências? Comece a cotar e, se for o caso, você fecha pessoalmente, mas ao menos há tem um norte de onde oferecem bicicletas melhores. Boa sorte!!!

  5. Luana Keren Moura Garcia

    Muito legal o seu relato Guilherme! Gostaria de saber o valor médio que pagou pelo aluguel da bike por dia, e caso saiba, também a opção com guia. Muito obrigada!

  6. Guilherme Tetamanti

    Oi Luana, Paguei 2500 pesos por 3 horas de aluguel. Não sei quanto ao valor do tour. Abraços

  7. ANNE MARIE GEBERS

    Olá Guilherme, obrigada pelas muitas dicas. Me diga uma coisa, estes passeios de bicicleta podem ser feitos numa manhã, por exemplo o do Vale do Catarpe e Quebrad del Diabo pode ser feito junto com o Pucará de Quitor?

  8. Guilherme Tetamanti

    Oi Anne, Se for somente o passeio de bicicleta, sim. A questão é que tem uma caminhada de umas 2 horas em Pucará de Quitor, para subir até a cruz. Abraços