Passeios de bicicleta no Atacama: tours que vale a pena fazer

Passeios de bicicleta no Atacama: tours que vale a pena fazer

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Uma forma muito legal de explorar a cidade de San Pedro de Atacama e seus arredores, é fazendo um passeio de bicicleta no Atacama. Para os apaixonados pelo pedal, saiba que existem diversos roteiros possíveis.

Pedalar é uma forma diferente de explorar a região e as principais vantagens de optar por esse tipo de atividade é ter mais contato com a natureza, acessar os atrativos de uma outra maneira e desenvolver um olhar alternativo sobre as belezas do deserto.

Além disso, é uma boa forma de economizar, pois o aluguel da bicicleta em San Pedro de Atacama é acessível e bem mais barato do que passeios com outros transportes para os mesmo locais. Infelizmente não é possível visitar todos os atrativos de bike, mas separei algumas dicas imperdíveis de possíveis roteiros para explorar o Deserto do Atacama de bicicleta.

Valor dos passeios no Atacama

O custo para fazer passeios no Atacama depende do tipo de tour, da duração e do número de pessoas que fazem parte do seu grupo. Há tours guiados de bicicleta que permitem que você veja mais do Atacama do que a pé, passeios de ônibus que o levam para ter uma visão geral da cidade e até passeios de barco para explorar o no Atacama de uma perspectiva diferente.

Se você quiser ir a pé, numa visita guiada conhecida como free walking tour, pagará menos do que se escolher uma excursão de ônibus ou bicicleta. Se você estiver viajando com sua família ou amigos, vale a pena reservar passeios particulares, para dividir os custos, ter mais privacidade e até flexibilidade na duração de cada ponto turístico.

Os preços das entradas para as atrações e passeios variam dependendo do tipo de passeio. Você pode encontrar grandes ofertas comprando online, por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão já fora do Brasil.

Dica: contrate um tour guiado para seu primeiro dia no Atacama, pois um guia te contará sobre todos os lugares imperdíveis para visitar no restante da viagem. É uma ótima maneira de ter uma visão geral do lugar e reajustar alguns pontos no seu roteiro.

Onde e como comprar passeios no Atacama?

O ideal é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

 
 

Conheça a Seguros Promo para contratar o melhor seguro viagem!


Faça uma cotação online sem compromisso, comparando preços nas melhores seguradoras.


Garanta até 20% OFF no seguro viagem no Atacama, usando o cupom VIAJARMAIS15.


Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais no Atacama, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências de passeios de bicicleta no Atacama

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que fazem passeios no Atacama

A melhor maneira de aprender sobre o Atacama é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem no Atacama há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor no Atacama.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com passeios em Português no Atacama. Os melhores são:

Onde fazer passeios de bike no Atacama?

Há tantas coisas legais para fazer no Atacama, que mesmo visitando a cidade inúmeras vezes seria quase impossível conhecer tudo. Mas não se preocupe, pois trouxe para você uma lista com sugestões de lugares onde ir pela primeira vez no Atacama, te ajudando a organizar o mel

  1. Vale do Catarpe e Quebrada del Diablo
  2. Caminho para antigo túnel em mina de sal
  3. Pukará de Quitor
  4. Duna de sandboard no Vale da Morte

1. Vale do Catarpe e Quebrada del Diablo

Esse é um passeio bem tranquilo de ser feito. O trajeto a ser percorrido é quase todo plano e não exige muito preparo físico.

A primeira parte dessa trilha é uma estrada de terra na região do Vale do Catarpe, que leva à Quebrada del Diablo, um caminho entre os cânions de mesmo nome, no Atacama.

Alugar bicicleta em San Pedro de Atacama
Bike para alugar na Rua Caracóles.

Esse é um dos lugares mais bonitos para pedalar nesse deserto da América do Sul. A paisagem foi toda esculpida pelo vento e é encantadora. O caminho para acessar a região é sinalizado, mas as placas são pequenas, então é importante ficar atento e ir com tempo de sobra, levar lanches e água para não passar perrengue.

Passeio de bicicleta em Pukará de Quitor
Placa ainda em San Pedro.
Passeio em Pukará de Quitor

Saindo da Rua Caracóles, a principal de San Pedro de Atacama, é preciso seguir as placas indicativas para o povoado de Pukará de Quitor. Ao chegar em uma ponte de pedra sobre um riacho, você atravessará a ponte e seguirá o curso do rio até a entrada do Parque Catarpe. Confira um roteiro completo pelo Atacama.

Passeio de bike no Parque Catarpe

Na entrada do parque basta seguir adiante até a uma bifurcação onde há uma placa indicando ‘Túnel’ e pegar a direção oposta. O caminho leva até um córrego, basta atravessá-lo e pronto. Haverá uma placa indicando o caminho.

De um lado você continuará seguindo para o Vale do Catarpe, do outro já é a entrada da Quebrada del Diablo. Essa placa é bem pequena, então é fundamental prestar muita atenção para não confundir.

Tour de bicicleta no Atacama
Agência que oferece tours de bike.

Também é possível contratar um tour com guia para fazer o passeio, pergunte em qualquer agência de San Pedro.

2. Caminho para antigo túnel em mina de sal

Mountain bike no Atacama

Ainda no Vale do Catarpe, visitar a antiga mina de sal é mais uma opção de roteiro de mountain bike no Atacama. É um percurso curto, mas com muitas subidas. Portanto, exige um pouco mais de preparo físico que os demais.

Saindo de San Pedro, você segue um caminho semelhante para a Quebrada del Diablo. Na mesma bifurcação indicado o ‘Túnel’, basta seguir as placas.

Aluguel de bicicleta no Atacama
Entrada do túnel no Vale do Catarpe.

O legal desse passeio é subir até o topo da mina (por isto o preparo físico é importante, pois a subida é bem intensa). De cima, a vista é incrível, sendo possível observar todo o Vale do Catarpe, além de ser incrível atravessar o túnel na escuridão.


Chip de celular da America Chip com internet ilimitada no Atacama!


Conheça o melhor chip internacional com internet ilimitada de alta velocidade, e garanta 10% OFF com o cupom QUEROVIAJARMAIS.


3. Pukará de Quitor

Passeio de bike no Atacama
Na alto de Pukará de Quitor, com vista para o Licancabur.

É possível visitar também Pukará de Quitor (entrada 3000 pesos), um sítio arqueológico pré-colombiano do norte do Chile.

Trata-se das ruínas de uma fortaleza de pedra que foi proclamado monumento nacional em 1982. Sua construção pré-Inca data do século XII e é toda em pedra.

Pedalar até Pukará de Quitor
Pukará de Quitor, no Atacama
Entrada do sítio arqueológico.

A região é muito bonita e fica a apenas 3 quilômetros de San Pedro do Atacama, no caminho para o Parque Catarpe. É um passeio bem gostoso, mas tem um morro para ser subido após estacionar a bike na entrada do sítio arqueológico, então exige um pouco de preparo físico, mas não é necessário ser nenhum atleta para conseguir chegar.

Inclusive, é possível fazer um tour arqueológico para explorar a região.

4. Duna de sandboard no Vale da Morte

Vale a pena alugar uma bicicleta no Deserto do Atacama
Dunas no Vale da Morte.

Outra opção de passeio para fazer de bicicleta no Atacama é visitar a duna, onde é possível praticar sandboard no Vale da Morte.

É um passeio mais curto e com uma paisagem muito distinta da região do Vale do Catarpe e da Quebrada del Diablo. Confira os melhores tours no Deserto do Atacama.

Para chegar até a duna é bem simples: é preciso seguir por cerca de 4 quilômetros pela rodovia que liga San Pedro de Atacama até Calama. Quem tem medo de pedalar em rodovia pode ficar tranquilo, pois há acostamento em todo o trecho percorrido.

Em seguida, basta virar à direita na placa que indica o caminho para a Cordilheira de Sal. Você entrará em uma estrada de terra que leva diretamente para a duna no Vale de la Muerte. É uma pedalada curta, mas bem gostosa de ser feita.

Na duna, além de apreciar a paisagem, você poderá aproveitar para praticar sandboard. Porém, se você apenas alugar a prancha, saiba que terá que carregá-la durante todo o trajeto, mas também existem tours organizados por agências.

Passeios para conhecer o Atacama a pé

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um city tour a pé no Atacama é uma excelente forma de conhecer a cidade a partir de um olhar local.

Para isso, conheça a trilha abaixo:

Passeios românticos no Atacama

A cada ano, milhares de casais de todo o mundo visitam o Atacama para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um casal? E como escolher o que fazer?

Se você está procurando uma maneira romântica de passar uma tarde no Atacama, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista dos principais passeios românticos no Deserto do Atacama para você curtir durante lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Excursões noturnas no Atacama

As excursões noturnas no Atacama são uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos meus passeios noturnos favoritos:

Melhores passeios nos arredores do Atacama

Você não precisa passar todo o seu tempo no Atacama. Há muitas coisas incríveis para se ver nos arredores da cidade, e posso te ajudar a planejar passeios bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas, e é perfeita se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de passeios perto no Atacama:

Traslados no Atacama

Apesar de não ser um passeio no Atacama, contratar um transfer é algo que eu sempre recomendo para quem está chegando na cidade com malas e tudo o que quer é chegar rápido no hotel. Depois de horas de voo, nada como a comodidade de ter um transfer no Atacama e contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

A seguir, uma opção de transfer seguro e rápido no Atacama:

Vale a pena comprar ingressos online para o Atacama?

Faça a reserva antecipada dos seus passeios através das plataformas Get Your Guide e Civitatis. Valerá super a pena programar-se com antecedência para ter mais tranquilidade nos dias da viagem.

Ao adquirir os passeios, você ainda pode cancelar gratuitamente 48h antes, caso mude de ideia. Mas, a grande sacada de comprar ingressos online é a economia de tempo na viagem.

Imagine não ter que enfrentar filas nas bilheterias das atrações ou ter que procurar agências locais para comprar os passeios, ter os ingressos em mãos otimiza a viagem em muitos aspectos e esses são apenas alguns exemplos.

Corre para comprar os seus passeios no Deserto do Atacama e aproveite tudo de melhor que esse lugar incrível pode oferecer!

Dúvidas frequentes

O que é imperdível no Atacama?

São tantas coisas para fazer no Atacama que fica quase impossível entrar em consenso sobre as melhores atrações. Porém, veja o que você não pode deixa de conhecer:
Piedras Rojas
Valle de la Muerte/Valle de Marte
Ojos del Salar

Quais são os melhores passeios no Atacama?

Se você está procurando garantir que sua viagem no Atacama não inclua apenas tirar fotos dos pontos turísticos, mas também algumas atividades divertidas que ajudarão a experimentar tudo o que a cidade tem a oferecer, então veja essas sugestões:
San Pedro de Atacama: Excursão aos Gêiseres de Tatio
San Pedro de Atacama: Excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol
San Pedro de Atacama: Lagoas Ocultas de Baltinache
San Pedro de Atacama: Excursão Astronômica
San Pedro de Atacama: Pacote Atividades Combinadas 3 Dias

Quais são as melhores atividades ao ar livre para fazer no Atacama?

Seja um passeio a pé, de barco, ônibus ou bicicleta, aproveitar atividades ao ar livre é essencial para curtir o melhor do Atacama. Confira algumas dicas:
Passeios de balão pelo Deserto do Atacama
San Pedro de Atacama: Excursão aos Gêiseres de Tatio
San Pedro de Atacama: Excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol
Passeio de bicicleta pelo Deserto do Atacama

Quais são os passeios mais baratos para fazer no Atacama?

Existem tours para todos os bolsos no Atacama. Veja as melhores atividades para fazer gastando pouco:
San Pedro de Atacama: Excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol
Vallecito: Excursão ao Deserto do Atacama e Magic Bus
San Pedro de Atacama: Lagoas Ocultas de Baltinache

Quais atividades e atrações estão com desconto no Atacama?

Acesse a página de descontos para descobrir quais atividades no Atacama estão mais baratas para reservar online com antecedência.

Vale a pena comprar passeios no Atacama antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre os melhores passeios de bike Atacama.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Atacama – dez/2024

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Atacama? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

Chip de internet no Atacama

Ter um chip de celular no Atacama com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Atacama.

Seguro viagem recomendado no Atacama

Contratar um seguro viagem para o Atacama é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Celso
    Estou em San Pedro agora (1/4) e na maioria dos locais que perguntei, o preço é igual, 3.000 CLP por 6 horas ou 6.000 por 12 hs.
  2. Alexandre
    Olá, iremos em julho/19 com amigos para Pedalar no Atacama, queria saber se eu preciso alugar as bikes antes mesmo de ir ou chegando em São Pedro tem varias agencias? Se puder me umas dicas, queriamos umas bikes MTBs um pouco melhores. Até mais, obrigado e show de relato!
  3. Polly Batista
    Oi, Alexandre. Tudo bem?! A maior parte das agências tem bike, pois esse é uma passeio bem comum no Atacama. Mas como você quer uma bicicleta mais específica sugiro que você já comece a cotação do Brasil mesmo, assim você recebe por email os modelos, preços etc. Imagina, você chegar no deserto e ainda ter que achar a bike específica em meio a tantas agências? Comece a cotar e, se for o caso, você fecha pessoalmente, mas ao menos já tem um norte de onde oferecem bicicletas melhores. Boa sorte!!!
  4. Polly Batista
    Oi, Alexandre. Tudo bem?! A maior parte das agências tem bike, pois esse é uma passeio bem comum no Atacama. Mas como você quer uma bicicleta mais específica sugiro que você já comece a cotação do Brasil mesmo, assim você recebe por email os modelos, preços etc. Imagina, você chegar no deserto e ainda ter que achar a bike específica em meio a tantas agências? Comece a cotar e, se for o caso, você fecha pessoalmente, mas ao menos há tem um norte de onde oferecem bicicletas melhores. Boa sorte!!!
  5. Luana Keren Moura Garcia
    Muito legal o seu relato Guilherme! Gostaria de saber o valor médio que pagou pelo aluguel da bike por dia, e caso saiba, também a opção com guia. Muito obrigada!
  6. Guilherme Tetamanti
    Oi Luana, Paguei 2500 pesos por 3 horas de aluguel. Não sei quanto ao valor do tour. Abraços
  7. ANNE MARIE GEBERS
    Olá Guilherme, obrigada pelas muitas dicas. Me diga uma coisa, estes passeios de bicicleta podem ser feitos numa manhã, por exemplo o do Vale do Catarpe e Quebrad del Diabo pode ser feito junto com o Pucará de Quitor?
  8. Guilherme Tetamanti
    Oi Anne, Se for somente o passeio de bicicleta, sim. A questão é que tem uma caminhada de umas 2 horas em Pucará de Quitor, para subir até a cruz. Abraços
Quero Viajar Mais