Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

Quer saber tudo sobre o Deserto do Atacama? Então, está no lugar certo. Neste artigo, darei dicas valiosas e também um resumo de tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem e aproveitar ao máximo tudo que o Atacama tem a lhe oferecer.

O Deserto do Atacama é o sonho de viagem de muitas pessoas que desejam explorar todos os seus atrativos. E olhe que não são poucos os pontos de interesse que essa região oferece. Mas esse destino, apesar de cada vez ser mais visitado, ainda gera muitas dúvidas na hora do planejamento da viagem.

Por isso, preparei este post com os links para todos os artigos sobre o Deserto do Atacama para ajudar os viajantes que querem visitar esse destino, mas ainda têm algumas dúvidas sobre a viagem. O Atacama é um lugar para ficar marcado para sempre na vida de qualquer viajante! Pode ter certeza.

Planeje sua viagem => Onde ficar no Deserto do Atacama

Seguro viagem América do Sul »

 

Mapa do Deserto do Atacama

tudo sobre o atacama
Mapa do Atacama. A área geralmente definida como o Atacama está em amarelo. Em laranja estão as áreas áridas circundantes do deserto de Nazca, Altiplano, Puna de Atacama e Norte Chico. Via Wikipedia.
  • Bioma: Deserto
  • Área: 105 000 km²
  • Países: Argentina, Bolívia, Chile e Peru
  • Parte da América do Sul

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

Como ir para o Deserto do Atacama?

turismo no atacama

Uma das dúvidas mais recorrentes é como chegar nesse deserto da América do Sul. As pessoas sempre me perguntam se tem voo direto do Brasil, se é melhor passar por Santiago, se vale a pena de ir de ônibus ou até mesmo se compensa alugar um carro.

A cidade de San Pedro do Atacama, que serve de base para quem quer visitar o deserto, fica na região norte do Chile a cerca de 1.630 km de Santiago. Mas, apesar de não ser tão pertinho da capital não é complicado chegar até ela!

Partindo de Santiago é possível ir de avião, de ônibus ou mesmo de carro. No artigo sobre como ir de Santiago ao Atacama, eu explico detalhadamente todas as opções para você escolher a que mais te agrada, carro x ônibus x avião.

Reserve agora => Excursão para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas no Atacama

 

O que tem para fazer em Deserto do Atacama?

O Deserto do Atacama é um dos destinos mais cobiçados, pois reúne lagunas azuis, salares, vales coloridos, geygers, termas relaxantes, vulcão e um dos céus mais estrelados do mundo!

Confira esse vídeo com imagens incríveis do Atacama, feito pelo site oficial de turismo do Chile:

 

Onde se hospedar no Atacama

onde se hospedar no atacama
San Pedro de Atacama

O Deserto do Atacama tem uma extensão de mais de 1.000 km² e a região apresenta algumas vilas e cidades. Mas, sem dúvida, a melhor opção para se hospedar e explorar o deserto é a partir de San Pedro do Atacama.

A cidade abriga uma grande rede hoteleira, agências de turismo e restaurantes, oferecendo todos os serviços essenciais ao turista. Confira todas as dicas no post sobre onde é melhor se hospedar no Atacama.

Não perca => Excursão ao Salar de Atacama

 

Quanto custa uma viagem para o Deserto do Atacama?

quanto custa viajar pelo atacama
Peso chileno

Uma das grandes preocupações na hora de planejar uma viagem para o Deserto do Atacama é o orçamento. A fama que o destino tem de ser caro assusta muito as pessoas que desejam visitar a região.

De fato, entre os principais destinos turísticos do Chile, o Atacama é um dos mais caros. Mas apesar dos preços mais elevados, com planejamento e pesquisa é possível programar uma viagem para explorar a região.

No post Quanto custa viajar para o Deserto do Atacama eu conto como calcular todos os gastos da viagem.

Inesquecível => Excursão de 1 Dia Salar de Tara De San Pedro de Atacama

 

Qual a melhor época para ir ao Deserto do Atacama?

Melhor época para viajar para o Deserto do Atacama

O Atacama é o deserto mais seco do mundo. E por causa desse clima tão árido, é comum ficarmos em dúvida de qual é a época mais indicada para conhecer a região.

Será se não chove mesmo nunca? E o inverno, é muito frio? Tem algum atrativo que fica fechado em alguma época do ano? São algumas das perguntas que mais escuto de quem está planejando uma viagem para o Atacama.

No post sobre a melhor época para conhecer o Atacama eu respondo com detalhes a todas as perguntas sobre qual a temperatura no deserto do Atacama em cada estação.

Porém, posso adiantar aqui que os meses de março, abril e maio são uma das melhores épocas para visitar o Deserto do Atacama. Durante os meses de outono, as temperaturas são mais amenas durante o dia, mas não tão frias durante a noite, como no inverno.

Garanta agora => Excursão aos Gêiseres de El Tatio em San Pedro de Atacama

 

Melhores passeios no Atacama

passeios no atacama

Sem dúvida, a parte mais difícil na hora de planejar uma viagem para o Deserto do Atacama é montar um roteiro. O Atacama é enorme e a lista de atrativos é bastante diversa:

  • Vale da Morte e Vale da Lua, paisagem composta por dunas de areia, campos de sal e formações rochosas de tom avermelhado;
  • Passeio de balão, somente bem de cima conseguimos mensurar a imensidão que é o Deserto do Atacama;
  • Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, um dos passeios mais incríveis, com paisagem surreal, com lugares onde a altitude ultrapassa os 4 mil metros;
  • Lagunas Escondidas de Baltinache, nesse passeio é possível flutuar em uma das lagoas devido a sua alta concentração de sal;
  • Geysers el Tatio, são um tipo de nascente de água termal que entra em erupção periodicamente, lançando para cima uma coluna de água quente e vapor de ar;
  • Salar de Tara, região é composta por formações rochosas que mais parecem esculturas, vulcões e lagoas que servem de morada para flamingos;
  • Salar do Atacama, é um deserto de sal localizado no meio do Atacama, cujo principal atrativo é uma lagoa, um viveiro natural de flamingos, a paisagem é surreal;
  • Laguna Chaxar, assistia o entardecer na Laguna Chaxa;
  • Vulcão Lascar, o topo do Lascar fica a 5.600 metros de altitude e é o vulcão mais ativo do norte Chile;
  • Tour na Laguna Cejar e Tebenquiche + Ojos del Salar, é um passeio bastante divertido, ainda mais para quem encara a experiência de mergulhar na Laguna Cejar;
  • Tour astronômico, essa região é considerada um dos melhores lugares do mundo para a observação do céu;
  • Vale do Arco-Íris e Yerbas Buenas, a paisagem é incrível, composta por rochas e falésias com colorações variadas, parece mesmo que estamos em outro planeta;
  • Trekking de Guatin e Termas Puritama, é um trilha que percorre paisagens lindas, rodeadas de cactos gigantes, rochas e uma vegetação bem específica da região.

São apenas algumas das opções de passeios que o visitante pode fazer.

Existem mais 4 passeios onde é possível explorar alugando um bicicleta no Atacama.

E fica difícil ter que escolher apenas alguns deles, principalmente para quem vai ficar poucos dias na região.

Por isso, o primeiro passo é conhecer os pontos turísticos mais procurados pelos turistas no Deserto da Atacama e escolher os seus preferidos. Preparei uma lista com os atrativos que não podem faltar no roteiro de ninguém, confira no post com os 15 melhores passeios do Atacama que você precisa fazer.  

Garanta vaga => Excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol no Deserto do Atacama

 

O que comer no Atacama

o que comer no atacama
Pratos típicos do Atacama | Foto: Marco Antonio Correa Flores, via Wikimedia Commons.

A culinária do Deserto do Atacama é muito saborosa. Os pratos típicos têm como base o milho, o trigo e as carnes.

Mas além dos restaurantes de culinária típica, a cidade oferece várias opções de culinária internacional, como francesa, italiana, mexicana, japonesa, entre outras. E, apesar da fama de ser um destino caro, é possível achar boas opções a preços justos.

Conheça os principais pratos típicos e algumas dicas de restaurantes no Atacama.  

Programe-se => Termas de Puritama em San Pedro de Atacama

 

O que levar para o Deserto do Atacama

o que levar para o atacama

O Deserto do Atacama é um destino bastante peculiar e não é nada fácil arrumar as malas para quem vai visitá-lo pela primeira vez.

Bate aquela insegurança, ficamos em dúvidas do que levar, do que não pode ficar para trás de jeito nenhum, de que tipo de roupas colocar na mochila, etc.

Para ajudar, no post Check list: o que levar para o Atacama eu dou todas as dicas de como montar uma mala com tudo o que é essencial para sua viagem.  

Mais opções => Excursão Lagoas Cejar e Tebinquinche em San Pedro de Atacama

 

Como escolher agência de viagem no Atacama

Como escolher agência de viagem para o Deserto do Atacama

O segredo de uma viagem legal para o Deserto do Atacama é saber montar um bom roteiro e escolher bem os passeios que pretende fazer. Mas para que tudo dê certo, o jeito é contratar uma agência de receptivo turístico de confiança. Afinal, ninguém quer estragar a viagem com imprevistos.

Quando o assunto é agência de receptivo turístico, a concorrência é grande em San Pedro do Atacama. São mais de 50 agências, que oferecem um cardápio variado de passeios.

Como há muitas opções, há também uma grande variação de preço. Então, a dica é pesquisar bem antes de contratar e verificar se a agência contratada é de confiança. No post listando as agências de viagem no Atacama, eu preparei um guia para lhe ajudar na escolha.  

Espero, com este artigo reunindo diversas dicas sobre a viagem e o roteiro do Atacama, ter te ajudar a organizar as ideias e, porque não, já ter começado a tirar a trip da cabeça e passado para o papel para, em seguida, torná-la realidade.

Leia, planeje, viaje e aproveite muito. O Deserto do Atacama é um lugar fantástico! Reuni nesse artigos os motivos para visitar o Atacama.

Veja mais => Excursão Astronômica em San Pedro de Atacama

 

Dicas do que tem para fazer no deserto do Atacama

Não é à toa que o Deserto do Atacama está na lista de viagens dos sonhos de muitas pessoas. O lugar é fantástico e bem diferente de qualquer lugar que você possa conhecer aqui na América do Sul.

Pode ser por isso, inclusive, que as pessoas tem dúvidas na hora de montar seu roteiro de viagem para lá.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários se o Atacama está na sua lista de próximos destinos!

Até + !!!

 

Background Tickets
Deserto do Atacama

Promoções de Passagens

Selecione um filtro para visualizar os pacotes de viagens.
Deserto do Atacama

Lazer e Diversão

Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem