Início / Américas / América do Sul / Chile / Atacama / Clima e qual a melhor época para ir e viajar ao Deserto do Atacama

Clima e qual a melhor época para ir e viajar ao Deserto do Atacama

O Deserto do Atacama é um dos destinos mais visitados do Chile e que atrai cada vez mais  brasileiros. Como o clima no Deserto do Atacama é super árido, muita gente fica em dúvida sobre qual a melhor época para ir ao Atacama. Questões sobre as estações no ano, são constantes: no inverno é frio? Quando ir, quando chove no Atacama? E o calor, é suportável?

Por isso, preparei um guia completo com todas as informações sobre o clima e a melhor época para conhecer e viajar ao Atacama. Posso adiantar que esse é um dos destinos mais fantásticos do mundo e temos muita sorte de tê-lo aqui pertinho, na nossa América do Sul. Confira!

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama?

Vantagens de contratar um seguro viagem + 5% de desconto »

 

Clima no Deserto do Atacama

Qual a melhor época para ir ao Atacama

O Atacama é considerado o deserto mais seco do mundo. Dessa forma, o clima é bastante árido durante todo o ano. Os registros meteorológicos indicam que a região não recebeu chuvas significativas nos últimos quinhentos anos! Dá para acreditar?

E porque não chove no Deserto do Atacama? Bom, o clima é assim tão seco por uma junção de fatores, mas principalmente porque o deserto está localizado entre duas grandes cadeias de montanhas, o que impede a passagem do vento e da umidade.

De um lado fica a cadeia de montanhas costeira, que bloqueia a umidade do litoral. Do outro lado, a Cordilheira dos Andes bloqueia a passagem da umidade vinda da parte leste do continente. Então, chuva definitivamente não é um problema na hora de escolher a melhor época para visitar a região.

Em relação às temperaturas, elas variam muito no Atacama. A amplitude térmica é grande ao longo do dia e também entre as estações do ano. Durante o verão, as temperaturas são altas durante o dia e frias durante a noite, variando entre 7º e 25ºC.

Já durante o inverno, os dias têm temperaturas amenas e à noite são muito baixas. As temperaturas durante o inverno variam entre 1ºC durante a noite e 20ºC de dia. É bom lembrar que a região tem uma altitude elevada. A cidade de San Pedro de Atacama fica a 2.450 metros de altitude, mas alguns lugares bastante visitados pelos turistas atingem os 4.000 metros de altitude.

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

Assim, mesmo durante o verão, as temperaturas nessas regiões mais altas podem cair bastante em alguns momentos do dia, principalmente no início da manhã e durante a noite. Portanto, leve roupas pesadas mesmo no verão, para não passar frio nos passeios. Aproveite e veja o que levar para o Atacama.

 

Quando viajar para o Deserto do Atacama?

Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Clima no Deserto do Atacama
Dia nublado no Atacama.

Como sabemos, as chuvas no Deserto do Atacama são raríssimas. Mas é exatamente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, que é o verão na região, que elas podem acontecer em algumas partes do deserto. Isto acontece devido a um fenômeno meteorológico chamado de “inverno altiplânico”.

Mas isso, sem dúvida, não é motivo para não viajar nessa época do ano.

Caso realmente chova, ela certamente não será intensa, já que a média anual de chuva é de apenas 35 milímetros por ano.  As temperaturas são bem altas durante o dia e frias durante a noite, variando entre 25°C e 7°C.

 

Março, Abril e Maio

Os meses de março, abril e maio são uma das melhores épocas para visitar o Deserto do Atacama. Durante os meses de outono, as temperaturas são mais amenas durante o dia, mas não tão frias durante a noite, como no inverno.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

 

Junho, Julho e Agosto

Vale a pena ir no inverno para o Deserto do Atacama
Estrada cheia de neve no caminho ao Geyser el Tatio.

Os meses de junho, julho e agosto atraem bastante turistas. Esse é o período de inverno na região e, com isso, as temperaturas durante o dia são bem mais agradáveis do que nas demais épocas do ano.

Entretanto, durante a noite elas caem bastante e podem chegar próximo de zero. Em algumas regiões, como a Geysers El Tatio, dependo da hora, as mínimas podem ser negativas. Como neva em altitudes mais elevadas, alguns passeios constantemente ficam inviáveis nesse período, como o próprio Geyser, Lagunas Antiplanicas e Piedras Rojas, pois as estradas ficam bloqueadas.

 

Setembro, Outubro e Novembro

Os meses de primavera também são uma ótima opção para quem deseja viajar para o Atacama. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas e a amplitude térmica é menor. É importante destacar que em setembro pode acontecer tempestades de areia, mas esse fenômeno é bastante raro.

Confira =>  Seguro viagem para esporte radical, de neve e aventura: qual o melhor?

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

 

Melhor época para ir ao Atacama

No inverno faz frio no Atacama
Lago congelado em Piedras Rojas.

Em resumo: não tem uma época ideal e nem uma época que deve ser evitada a todo custo. É importante apenas ter em mente as variações climáticas ao longo do ano. Durante o verão, as temperaturas durante o dia são altas e a amplitude térmica é grande.

Outro detalhe é que as raras chuvas acontecem nessa época, mas elas são tão poucas que, caso caiam, não prejudicarão a viagem.

Já durante o inverno, as noites são muito frias, podendo chegar a temperaturas negativas em alguns pontos. Alguns passeios podem ficar indisponíveis. Por sua vez, o outono e a primavera têm temperaturas mais amenas e com uma menor amplitude térmica, tornando-se, dessa forma, o período mais agradável.

Você já esteve no Deserto do Atacama ou está de passagem comprada para esse destino? Deixe nos comentários a sua experiência!

 

Últimos artigos sobre o Atacama:

 

Guilherme Tetamanti viajou a convite da Ayllu Atacama. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

6 Comentários

  1. Neilla Araújo

    Estou com viagem prevista para Santiago entre os dias 20/08 a 27/08/2018, ou seja, uma estadia relativamente curta. Comecei a pesquisar sobre as atrações turísticas de Santiago e me apaixonei pelo Deserto do Atacama. Agora estou indecisa quanto ao planejamento da minha viagem: ficar 3 dias em Santiago + 3 dias no Deserto ou ficar somente em Santiago. O que você acha, Guilherme???

    • Oi Neilla,

      Realmente é uma decisão difícil, pois há bastante para fazer em Santiago e ir para o Atacama não é tão rápido assim. Você gastará mais dinheiro com o deslocamento, mas se você está tão encantada com o Deserto (é realmente de apaixonar), vale sim a pena ir. Os passeios com agências no Atacama, também não são baratos.

      O que você quer para essa viagem? O agito da cidade, pontos turísticos, vinícolas? Ou beleza natural? Se for a última resposta, dê mais tempo para o Atacama.

      Abraços

  2. Neilla Araújo

    Estou com viagem prevista para Santiago entre os dias 20/08 a 27/08/2018. Estou apaixonada pelo Deserto do Atacama, porém minha estadia será relativamente curta. Logo, minha dúvida é saber se “compensa” ficar 3 dias em Santiago e 3 dias em San Pedro do Atacama. O que você acha, Guilherme??

    • Oi Neilla,

      Se você estiver disposta a gastar um pouco a mais com esse deslocamento, vale a pena sim. Porém, eu preciso sempre conhecer melhor um destino, do que ir para dois e não conhecer bem!

      É mais produtivo, não perde tempo com deslocamento, é mais barato!

      Abraços

  3. Amadeu Ferreira

    Viajei em julho para o Atacama e a temperatura chegou a -4 graus. Mas não impediu a maioria dos passeios. Somente um devido a ventos e neve. Estou voltando agora em fevere6

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *