Onde ficar em San Pedro de Atacama e os melhores hotéis
Onde ficar em San Pedro de Atacama? Onde é melhor se hospedar? Pois o Deserto do Atacama é cercado por algumas vilas e povoados que podem servir de base para quem deseja conhecê-lo. Entre as possibilidades estão Calama, cidade com o aeroporto mais próximo, Coyo e Toconao.
Porém, San Pedro do Atacama é a cidade base para explorar as atrações do deserto, onde estão localizadas as agências de viagem e hospedagens mais escolhidas pelos turistas. Confira este guia!
O Deserto do Atacama fica na região norte do Chile e tem uma extensão de mais de 1.000 km². É muito visitado por pessoas do mundo inteiro. Os brasileiros já colocaram o destino na sua lista de desejos e posso garantir: vale muito a pena!
Planeje sua viagem => Quanto custa ter internet no celular no Chile
Seguro viagem América do Sul: dicas para contratar »
Vá direto ao ponto
Vale a pena se hospedar em Calama?
Calama, no Chile, é uma cidade de grande porte que é considerada a porta de entrada do Deserto do Atacama, um dos lugares mais fantásticos da América do Sul. Ela abriga o Aeroporto de El Loa, que tem voos diários conectando Calama a Santiago, e boa parte dos turistas chegam por ele. Aproveite para ver como ir de Santiago para o Atacama.
Mas, apesar de ser a porta de entrada principal, a cidade não é a melhor opção para se hospedar. Isso porque Calama não fica tão perto dos principais atrativos do Atacama, dificultando assim os passeios.
Dessa forma, depois de desembarcar em El Loa, vale a pena partir rapidamente para San Pedro do Atacama, onde a maior parte dos visitantes fica hospedados.
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »
Onde ficar em San Pedro de Atacama?
San Pedro de Atacama, de onde é possível visitar os principais pontos turísticos, é o local mais indicado para turistas que querem explorar o Deserto do Atacama.
A cidade tem cerca de 5 mil habitantes e fica a 100 km de Calama. San Pedro oferece uma ótima infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de receptivos turísticos, bancos, correio, posto de saúde (público e privado) entre outras coisas.
San Pedro do Atacama é relativamente pequena, mas na hora de escolher onde se hospedar é bom ter atenção. Isso porque apesar de não ser grande, a caminhada de ida e volta do “centrinho” turístico da vila pode ser bem cansativa, dependo de onde fica o hotel. Não deixe de prezar por uma boa localização.
Durante o dia, quem fica mais afastado tem que enfrentar o sol forte e a falta de sombra, já a noite o problema maior é a falta de iluminação. Mas eu mesmo, durante o mês que passei na região, fiquei num hotel mais afastado e não senti perigo algum, era apenas chato ter que andar. Por outro lado, houve também o lado bom de estar mais afastado.
A parte mais central e movimentada da cidade fica na rua Caracoles, que é a principal via de San Pedro. É aqui que ficam boa parte dos bares, supermercados, agências de turismo e os principais restaurantes do Atacama.
Nessa área, há diversas opções de hotéis, pousadas e hostels, desde os mais econômicos até os mais caros. Uma dica prática é: quando você for pesquisar em qual hotel vai ficar, abra um mapa da cidade e utilize a rua Caracolles como parâmetro.
É bom lembrar que há ótimos hotéis fora dessa área central da cidade, inclusive os mais luxuosos costumam ser afastados. Mas eles só compensam se oferecem os passeios turísticos, se as refeições estiverem inclusas ou se disponibilizarem transporte até o centro. Caso contrário, você terá dificuldades para ir e voltar da parte central da cidade.
Outro detalhe importante é que a cidade e a seus hotéis são muito simples e tem um estilo rústico. Muita gente se assusta ao ver as fotos dos hotéis pela internet e ficam com medo de serem opções ruins.
Mas esse não deve ser um motivo de preocupação, já que as hospedagens em geral são bem confortáveis, apenas seguem o estilo rústico de San Pedro.
Opções de hospedagem no Atacama
Na parte central de San Pedro de Atacama
Há boas opções de hospedagem na parte central de San Pedro, no entorno da Rua Caracoles. Essa região abriga hotéis, hostels e outros tipos de hospedarias para diversos tipos de orçamentos, dos mais econômicos aos mais caros.
Entre os principais hotéis estão o Terrantai Lodge, o Pascual Andino e o Poblado Kimal. Eu fiquei encantado pelo hotel La Casa de Don Tomás, também pertinho da Caracolles.
Durante os 7 dias de minha estadia, o que mais me chamou a atenção foram a qualidade da cama (do quarto em geral), café da manhã e toda a área externa…é um hotel bem espaçoso se comparado a outros no centro de San Pedro.
Esta região abriga também vários hostels, uma ótima opção para quem deseja economizar na hospedagem. Entre os mais famosos estão o Casa Campestre e o Lickana, na rua Caracolles.
Além deles, Mamatierra, Pablito, Pueblo de Tierra e Lackuntur Hostel, são ótimas alternativas na região. Estes últimos não ficam na rua Caracolles, mas estão a menos de 5 minutos de caminhada. Super baratos e bem avaliados? => Não deixe de tentar vaga no Hostal El Anexo ou na La Casa de Matilde.
Se estiver procurando as melhores alternativas analisando o custo x benefício, bem no centro de San Pedro, recomendo escolher entre Departamento El Desierto, La Casa del Pueblo, Hotel Pat’ta Hoiri, Hostal Terracota e Hotel Dunas.
Hotéis afastados que valem a pena
San Pedro de Atacama abriga ainda alguns hotéis e resorts de luxo. Em sua maioria, eles ficam mais afastados da cidade, mas oferecem uma infraestrutura excelente, em que o hóspede quase não precisa sair de suas dependências.
Ainda assim, alguns oferecem transfer gratuito para o centro, ou aluguel de bicicletas, por falar nisso confira o meu passeio de bicicleta no Atacama. Certifique-se antes de confirmar a reserva!
O Explora Atacama é um dos principais, ele trabalha somente com tarifas all inclusive. Outras opções de luxo são o Alto Atacama Desert Lodge & Spa, Tierra Atacama Hotel & Spa. Todos eles na lista dos melhores hotéis chilenos do Traveller’s Choice 2017.
O Hotel Cumbres, Planeta Atacama e Rancho Quitapenas Bungalows também são hospedagens 5 estrelas bem conceituadas!
Quer bom custo x benefício? Boas opções são Cabaña Calamarca, Casa Solcor Boutique, Hostal Rincon de Quitor, Casa Quitor e Lodge Altitud.
Também há acomodações para quem pretende economizar ainda mais, como o Hostal Haalar, que aliás é um dos mais bem avaliados do Booking. Pesquise também entre Atacama Loft, Incahuasi Travelodge, Hostal Ckilari e Cabañas Yana Ñawi, uma casa que acomoda até 5 pessoas.
Já se você quiser as alternativas mais baratas em San Pedro, fique entre Tiny Hostel Atacama, Hostel El Toconar, Aji Verde Hostel San Pedro, Rey Lagarto Hostel, Hostal Hicka e Chill Hostel, este último com excelentes avaliações. Falando nisso, preste mais atenção na opinião de outros hóspedes, quando avaliar hospedagens mais baratas.
Onde ficar no Atacama
Essas são minhas dicas de onde ficar no Atacama. Há muitas outras opções e você deve escolher aquela que melhor te atenda. Se quiser saber sobre o clima e a melhor época para visitar o Atacama.
Não esqueça de planejar bem seu roteiro e ler as avaliações dos outros hóspedes de cada hotel.
Veja mais sobre as belezas do Norte do Chile, assistindo esse vídeo feito pelo site oficial de turismo:
E você, colocou o Deserto do Atacama nos seus plano de viagem? Já esteve em San Pedro e tem dicas sobre seu hotel preferido? Compartilha nos comentários suas experiências de viagem 😉
Até + !!!
Rodrigo
Boa tarde. Pretendo passar pelo Atacama entre os dias 27/12 e 02/01 Neste período é tranquilo fora o calor? Alugar um carro em Calama para utilizar em São Pedro e nos passeios é uma boa opção para economizar correto?
Guilherme Tetamanti
Oi Rodrigo, Tem o movimento do ano novo, mas sem problemas. Sobre alugar o carro, é sim uma boa opção para economizar. Só pesquise bem, pois alguns passeios é extremamente recomendável fazer com agências devido ao risco, como Salar de Tara e alguns outros. Procure no Instagram o @tudoviraviagem, se não me engana foram de carro para lá. Abraços