Onde ficar em San Pedro de Atacama? Melhor lugar para se hospedar

Onde ficar em San Pedro de Atacama? Melhor lugar para se hospedar

Onde ficar em San Pedro de Atacama? Onde é melhor se hospedar? Pois o Deserto do Atacama é cercado por algumas vilas e povoados que podem servir de base para quem deseja conhecê-lo. Entre as possibilidades estão Calama, cidade com o aeroporto mais próximo, Coyo e Toconao. Porém, San Pedro do Atacama é a cidade base para explorar as atrações do deserto, onde estão localizadas as agências de viagem e hospedagens mais escolhidas pelos turistas. Confira este guia!

O Deserto do Atacama fica na região norte do Chile e tem uma extensão de mais de 1.000 km². É muito visitado por pessoas do mundo inteiro. Os brasileiros já colocaram o destino na sua lista de desejos e posso garantir: vale muito a pena!

Planeje sua viagem => Internet no Chile

Seguro viagem América do Sul »

 

Vale a pena se hospedar em Calama?

Hospedagem no Atacama

Calama, no Chile, é uma cidade de grande porte que é considerada a porta de entrada do Deserto do Atacama, um dos lugares mais fantásticos da América do Sul. Ela abriga o Aeroporto de El Loa, que tem voos diários conectando Calama a Santiago, e boa parte dos turistas chegam por ele. Aproveite para ver como ir de Santiago para o Atacama.

Mas, apesar de ser a porta de entrada principal, a cidade não é a melhor opção para se hospedar. Isto porque Calama não fica tão perto dos principais atrativos do Atacama, dificultando assim os passeios.

Desta forma, depois de desembarcar em El Loa, vale a pena partir rapidamente para San Pedro do Atacama, onde a maior parte dos visitantes ficam hospedados. De qualquer forma, se você precisar ficar por lá, veja as melhores opções de hospedagem em Calama.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 
 

 

Onde ficar em San Pedro de Atacama?

San Pedro de Atacama, de onde é possível visitar os principais pontos turísticos, é o local mais indicado para turistas que querem explorar o Deserto do Atacama.

A cidade tem cerca de 5 mil habitantes e fica a 100 km de Calama. San Pedro oferece uma ótima infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, bares, restaurantes, agências de receptivos turísticos, bancos, correio, posto de saúde (público e privado) entre outras coisas.

San Pedro do Atacama é relativamente pequena, mas na hora de escolher onde se hospedar é bom ter atenção. Isso porque apesar de não ser grande, a caminhada de ida e volta do “centrinho” turístico da vila pode ser bem cansativa, dependo de onde fica o hotel. Não deixe de prezar por uma boa localização.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Durante o dia, quem fica mais afastado tem que enfrentar o sol forte e a falta de sombra, já a noite o problema maior é a falta de iluminação. Mas eu mesmo, durante o mês que passei na região, fiquei num hotel mais afastado e não senti perigo algum, era apenas chato ter que andar. Por outro lado, houve também o lado bom de estar mais afastado.

Reserve agora => Excursão para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas no Atacama

Melhor lugar para se hospedar em San Pedro de Atacama
A vibe da Rua Caracolles.

A parte mais central e movimentada da cidade fica na rua Caracoles, que é a principal via de San Pedro. É aqui que ficam boa parte dos bares, supermercados, agências de turismo e os restaurantes em San Pedro de Atacama.

Nessa área, há diversas opções de hotéis, pousadas e hostels, desde os mais econômicos até os mais caros. Uma dica prática é: quando você for pesquisar em qual hotel vai ficar, abra um mapa da cidade e utilize a rua Caracolles como parâmetro.

É bom lembrar que há ótimos hotéis fora dessa área central da cidade, inclusive os mais luxuosos costumam ser afastados. Mas eles só compensam se oferecem os passeios turísticos, se as refeições estiverem inclusas ou se disponibilizarem transporte até o centro. Caso contrário, você terá dificuldades para ir e voltar da parte central da cidade.

Vale a pena ficar em San Pedro do Atacama
Arquitetura rústica de San Pedro.

Outro detalhe importante é que a cidade e a seus hotéis são muito simples e tem um estilo rústico. Muita gente se assusta ao ver as fotos dos hotéis pela internet e ficam com medo de serem opções ruins.

Mas esse não deve ser um motivo de preocupação, já que as hospedagens em geral são bem confortáveis, apenas seguem o estilo rústico de San Pedro.

   
   

Não perca => Excursão ao Salar do Atacama

 

Opções de hospedagem no Atacama

Na parte central de San Pedro de Atacama

Onde ficar no Deserto do Atacama
Há opções para todos os bolsos | Foto: Poblado Kimal.

Há boas opções de hospedagem na parte central de San Pedro, no entorno da Rua Caracoles. Essa região abriga hotéis, hostels e outros tipos de hospedarias para diversos tipos de orçamentos, dos mais econômicos aos mais caros.

Entre os principais hotéis estão o Terrantai Lodge, o Pascual Andino e o Poblado Kimal. Eu fiquei encantado pelo hotel La Casa de Don Tomás, também pertinho da Caracolles.

Durante os 7 dias de minha estadia, o que mais me chamou a atenção foram a qualidade da cama (do quarto em geral), café da manhã e toda a área externa…é um hotel bem espaçoso se comparado a outros no centro de San Pedro.

La Casa de Don Tomás, no Atacama
Hotel La Casa de Don Tomás.

Esta região abriga também vários hostels, uma ótima opção para quem deseja economizar na hospedagem. Entre os mais famosos estão o Casa Campestre e o Lickana, na rua Caracolles.

Dicas de hospedagem no Deserto do Atacama
Hostels são mais econômicos | Foto: Hostal Pablito.

Além deles, MamatierraPablitoPueblo de TierraLackuntur Hostel, são ótimas alternativas na região. Estes últimos não ficam na rua Caracolles, mas estão a menos de 5 minutos de caminhada. Super baratos e bem avaliados? => Não deixe de tentar vaga no Hostal El Anexo ou na La Casa de Matilde.

Se estiver procurando as melhores alternativas analisando o custo x benefício, bem no centro de San Pedro, recomendo escolher entre Departamento El DesiertoLa Casa del PuebloHotel Pat’ta HoiriHostal TerracotaHotel Dunas.

Agende aqui => Salares de Uyuni com pôr do sol e degustação de vinhos

 

Hotéis afastados que valem a pena

Melhores hotéis no Deserto do Atacama
Resorts são um luxo no deserto | Foto: Alto Atacama Desert Lodge & Spa.

San Pedro de Atacama abriga ainda alguns hotéis e resorts de luxo. Em sua maioria, eles ficam mais afastados da cidade, mas oferecem uma infraestrutura excelente, em que o hóspede quase não precisa sair de suas dependências.

Ainda assim, alguns oferecem transfer gratuito para o centro, ou aluguel de bicicletas, por falar nisso confira o meu passeios de bicicleta no Atacama. Certifique-se antes de confirmar a reserva!

O Explora Atacama é um dos principais, ele trabalha somente com tarifas all inclusive. Outras opções de luxo são o Alto Atacama Desert Lodge & SpaTierra Atacama Hotel & Spa. Todos eles na lista dos melhores hotéis chilenos do Traveller’s Choice 2017.

O Hotel Cumbres, Planeta Atacama e Rancho Quitapenas Bungalows também são hospedagens 5 estrelas bem conceituadas!

   
   
Onde ficar em San Pedro de Atacama
Vista do meu quarto no Lodge Altitud.

Quer bom custo x benefício? Boas opções são Cabaña CalamarcaCasa Solcor BoutiqueHostal Rincon de QuitorCasa QuitorLodge Altitud.

Também há acomodações para quem pretende economizar ainda mais, como o Hostal Haalar, que aliás é um dos mais bem avaliados do Booking. Pesquise também entre Atacama LoftIncahuasi TravelodgeHostal CkilariCabañas Yana Ñawi, uma casa que acomoda até 5 pessoas.

Já se você quiser as alternativas mais baratas em San Pedro, fique entre Tiny Hostel Atacama, Hostel El Toconar, Aji Verde Hostel San Pedro, Rey Lagarto Hostel, Hostal Hicka e Chill Hostel, este último com excelentes avaliações. Falando nisso, preste mais atenção na opinião de outros hóspedes, quando avaliar hospedagens mais baratas.

Inesquecível => Excursão de 1 Dia Salar de Tara De San Pedro de Atacama

 

Onde ficar no Atacama

Essas são minhas dicas de onde ficar no Atacama. Há muitas outras opções e você deve escolher aquela que melhor te atenda. Se quiser saber sobre o clima e a melhor época para visitar o Atacama.

Não esqueça de planejar bem seu roteiro pelo Atacama e ler as avaliações dos outros hóspedes de cada hotel.

Veja mais sobre as belezas do Norte do Chile, assistindo esse vídeo feito pelo site oficial de turismo:

E você, colocou o Deserto do Atacama nos seus plano de viagem? Já esteve em San Pedro e tem dicas sobre seu hotel preferido? Compartilha nos comentários suas experiências de viagem 😉

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Rodrigo

    Boa tarde. Pretendo passar pelo Atacama entre os dias 27/12 e 02/01 Neste período é tranquilo fora o calor? Alugar um carro em Calama para utilizar em São Pedro e nos passeios é uma boa opção para economizar correto?

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Rodrigo, Tem o movimento do ano novo, mas sem problemas. Sobre alugar o carro, é sim uma boa opção para economizar. Só pesquise bem, pois alguns passeios é extremamente recomendável fazer com agências devido ao risco, como Salar de Tara e alguns outros. Procure no Instagram o @tudoviraviagem, se não me engana foram de carro para lá. Abraços