Restaurantes em San Pedro de Atacama e comidas típicas

Restaurantes em San Pedro de Atacama e comidas típicas

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (4 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Uma das melhores partes de uma viagem é descobrir a culinária local e provar novos sabores. No caso do Deserto do Atacama não é diferente, existem dezenas de restaurantes em San Pedro de Atacama com uma gastronomia bem interessante, muitas opções de lugares para comer e cardápios variados.

É possível encontrar desde comidas típicas atacamenhas, andinas e do Chile em geral, até pratos da culinária internacional.

Separei algumas dicas para você começar a descobrir o que comer no Atacama e quanto custa comer no Atacama, além de alguns dos melhores restaurantes em San Pedro para provar pratos típicos dessa região, como o Adobe ou o Baltinache.

Muita gente pensa que por ser uma cidade pequena e afastada, ela não oferece uma boa gastronomia, mas é um engano.

O único problema para comer no Atacama podem ser os preços, pois os custos são bem mais altos que em outros destinos chilenos. Mesmo assim, existem sim opções econômicas, e tenho sim dicas de onde comer barato em San Pedro de Atacama.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em San Pedro de Atacama

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

 

 

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

Seguro viagem para a América do Sul »

 

O que comer no Atacama?

  1. Patasca
  2. Carbonada
  3. Pastel de choclo
  4. Chorrillana
  5. Pisco

*Vídeo oficial do turismo do Chile

É possível achar todo tipo de gastronomia em San Pedro do Atacama, no Chile, desde comidas típicas do Atacama, até pratos da culinária italiana, francesa, japonesa, entre outros sabores da América do Sul.

Mas, apesar da variedade, sempre vale a pena conhecer a gastronomia local, ainda mais com tantos bons restaurantes … são dezenas, e durante os 30 dias que fiquei em San Pedro, repeti apenas os que mais gostei!

A culinária no Atacama tem como base o milho, o trigo e as carnes. Uma das mais consumidas é a de lhama e vale a pena experimentar a iguaria, que para nós brasileiros é tão exótica.

Assim, a maior parte dos pratos típicos mesclam esses ingredientes. Vale frisar que a comida na região é bastante condimentada. Conheça alguns dos pratos mais famosos:

 

1. Patasca

Dicas de restaurantes no atacama
Comida típica do Atacama | Foto: Chosicarelax, via Wikimedia Commons.

A patasca é um caldo muito comum na região. Ele é preparado com trigo ou milho e algum tipo de carne (bovina, suína, lhama, carneiro, etc).

Não é raro que ele seja preparado com vísceras destes animais. É um prato muito antigo e suas origens remetem ao período pré-hispânico, consumido em toda região andina.

 

2. Carbonada

Comida gostosa no Atacama
Pratos típicos do Atacama | Foto: Marco Antonio Correa Flores, via Wikimedia Commons.

A carbonada é um tipo de cozido de carne e vegetais. Geralmente ela é produzida com carne bovina, milho, batata, cebola, ervilha, cenoura, entre outros. A carbonada é muito consumida em toda a extensão do país, sobretudo nos dias mais frios.

 

3. Pastel de choclo

Melhores restaurantes do Atacama
Comidas no Deserto do Atacama | Foto: Diegostraight, via Wikimedia Commons.

O pastel de choclo também é facilmente encontrado. Ele feito de milho e recheado com carne de frango e carne de boi juntas. Ele é bem diferente do que a gente entende por pastel, na verdade se assemelha mais a uma torta. Ele é montando em uma vasilha, alternando camadas de massa e recheio.

 

4. Chorrillana

Melhores restaurantes em San Pedro de Atacama
Chorrilana é tradicional | Foto: Josivaldo de Souza, via Wikimedia Commons.

Outro prato típico é a chorrilana. Ela é muito consumida nos bares e restaurantes como petisco. Trata-se de uma porção de batatas e cebolas fritas, com variados tipos de carne picadas. Para finalizar, por cima das carnes, batatas e cebolas, o prato leva ovos fritos.

O “A lo pobre” é um prato bem semelhante à chorrilana. Eles tem basicamente os mesmos ingredientes.

A diferença é que no “A lo pobre” a carne (geralmente bovina) é servida como um bife, e não fatiada e de variados tipos como na chorrilana. A chorrilana é servida mais como um petisco, enquanto o “A lo pobre” como prato principal.

 

5. Pisco

Bebida típica do Atacama
Bebida é a “cachaça” do Atacama | Foto: Felipe Menanteau, via Wikimedia Commons.

Não tem como ir ao Chile e não provar o pisco, a bebida típica do país. Para quem não conhece, ela é uma “cachaça” produzida a partir da destilação do mosto proveniente de uvas. É uma bebida bem gostosa e não dá para sair do Atacama sem experimentar.

Há diversos outros pratos que vale a pena experimentar, como o frangolho, os ensopados e as famosas empanadas (comuns em vários países da América do Sul), etc. Entre as bebidas, além do pisco vale a pena experimentar a chicha de milho, a aloja e chicha de algarrobo.

 

Restaurantes em San Pedro de Atacama

Melhores lugares para comer em San Pedro do Atacama
Rua Caracoles, a principal em San Pedro de Atacama.

Os principais restaurantes de San Pedro do Atacama ficam na Rua Caracoles e seu entorno, onde é o Centro Turístico da cidade.

É possível encontrar todo tipo de comida, como pizza, sanduíches, pratos com carne vermelha, peixe, saldas, entre outros. Os restaurantes do centro da vila são ótimos, mas nem todos são baratos.

Uma dica para economizar na hora de fazer as refeições é optar por restaurantes fora do centrinho de San Pedro de Atacama. Há ótimas opções mais afastadas e, de um modo geral, com preços bem mais acessíveis que os da Rua Caracoles.

Para saber tudo sobre dinheiro, recomendo a leitura do post qual moeda levar para o Chile?

É muito comum que os restaurantes de San Pedro ofereçam um menu por preço fixo. De uma forma geral, este menu inclui entrada, prato principal e sobremesa. Comprar o prato dessa forma costuma ser bem mais acessível.

Há também uma região onde ficam os chamados “carritos”, que são barraquinhas de rua com comida típica. O local fica cheio de turistas e a comida é bem gostosa. Eles estão localizados bem próximo ao campo de futebol, bem fácil encontrar.

 

Melhores restaurantes no Atacama

  1. Baltinache
  2. Adobe
  3. Blanco
  4. La Casona
  5. Tierra Todo Natural
  6. La Estaka
  7. Solcor
  8. Lola
  9. Café Aloja
  10. Sol Inti
  11. Ayllu

 

1. Baltinache

onde comer em San Pedro do Atacama

Para quem deseja conhecer mais da culinária atacamenha, a dica é o Baltinache. Ele é pequeno e não é um dos mais famosos da cidade, mas apresenta um cardápio típico e os pratos são muito bem feitos.

Para quem deseja experimentar carnes típicas da região, como a de lhama, ele é uma ótima opção.

A empanada estava deliciosa, assim como a sopa e a carne. Para mim, é o melhor restaurante de San Pedro de Atacama. Como tem poucas mesas, tente ir logo no primeiro dia para não arriscar perder a viagem!

 

2. Adobe

Onde comer bem no Deserto do Atacama

A lista de bons restaurantes no Atacama é grande, mas alguns se destacam e são considerados quase uma unanimidade pelos visitantes. Um deles é o Adobe, mas ele fica bem cheio todas as noites.

Sua decoração é rústica (ele é feito de adobe mesmo), com uma fogueira ao ar livre para espantar o frio e trazer um certo charme. O cardápio é variado e inclui carnes, saladas, peixes e pizzas. Minha escolha foi o tradicional Lomo a lo Pobre.

 

3. Blanco

Lugares para comer em San Pedro de Atacama

O Blanco é um restaurante mais requintado (para os padrões atacamenhos), bom para tomar um gin tônica e comer um bom risoto ou filet mignon. O ambiente é bem tranquilo, ideal para um jantar a dois.

 

4. La Casona

Comida barata no atacama
La Casona | Foto: Roxboop, via Wikimedia Commons.

O La Casona é outro restaurante muito procurado pelos turistas. Ele fica bem perto da Rua Caracoles e é ideal para quem gosta de carnes.

 

5. Tierra Todo Natural

Restaurante Tierra Todo Natural, no Atacama

Outra opção é o Tierra Todo Natural, que tem um ótimo custo benefício. Uma dica é que no almoço eles servem um menu por preço fixo, o que ajuda a economizar. Carnes, massas, sanduíches, saladas, etc. É uma boa pedida para quem gosta de comida vegetariana ou mais saudável.

 

6. La Estaka

Melhores restaurantes do Atacama

O La Estaka é daqueles lugares que você não pode deixar de ir, está entre meus top 3 melhores restaurantes do Atacama. Pedi o Curry de Camarão, servido dentro de um coco seco. É de lamber os beiços!

 

7. Solcor

Bons restaurantes no Atacama

Um restaurante aparentemente simples, mas com cardápio bem variado e preço justo. Fui ao Solcor com um grupo de amigos e todos saíram bem satisfeitos. Não deixe de provar a cerveja artesanal!

 

8. Lola

Lugares para comer em San Pedro de Atacama

O Lola é um bar – restaurante, opção mais agitada de San Pedro para curtir a noite. É um karaoke, um pouco irritante para quem não gosta, mas vale a pena ir mesmo que seja apenas para provar a empanada gigante. Sério, é uma das melhores do Atacama!

 

9. Café Aloja

Restaurante japonês no Atacama

Caso esteja com vontade de conhecer um restaurante de comida japonesa no Atacama, sua opção será o Café Aloja. Sinceramente, não será o melhor japa que você já foi, mas é bem justo para comer sushi.

 

10. Sol Inti

Restaurantes no Atacama

A Parrillada é na verdade um dos pratos tradicionais do Uruguai, mas encontrei no restaurante Sol Inti. Para quem gosta de comer carne com bastante fartura, esse é o lugar certo em San Pedro de Atacama.

 

11. Ayllu

Quanto custa comer no Atacama?

O restaurante Ayllu pertence à agência de mesmo nome, lugar onde são servidas as refeições de alguns dos passeios. Mas também é possível ir ao restaurante, que por sinal é muito bom!

 

Restaurantes baratos no Atacama

A viagem ao Atacama pode sair bem cara, caso você decida fazer todos os melhores tours do Atacama com as melhores agências, além de fazer as refeições nos restaurantes mais refinados.

Porém, é um destino que recebe muito bem mochileiros e viajantes que preferem economizar. Existem sim muitos restaurantes baratos no Atacama, que são muito bons, e fiz um tour por boa parte deles para trazer todas as dicas sobre quanto custa comer no Atacama!

  1. Las Delicias de Carmen
  2. Estrella Negra
  3. Astro Food
  4. La Pica’da del Indio
  5. La Picá del Perrón
  6. Los Carritos

 

1. Las Delicias de Carmen

Restaurante bom e barato no Deserto do Atacama

Há ainda o Las Delicias de Carmen, de comida típica chilena. Ele oferece pratos tradicionais do dia-a-dia do país. É um restaurante simples e com uma comida bem gostosa, com duas unidades em San Pedro. O da Rua Caracoles é o mais conhecido, e cheio no horários de pico.

 

2. Estrella Negra

Restaurantes baratos no Atacama

O Estrella Negra é um restaurante vegetariano com boas opções de saladas, pizzas empanadas, tacos e sanduíches. O lugar é simples, mas cumpre seu papel. Quanto custa? Todos os preços estão na imagem acima 😉

 

3. Astro Food

Onde comer barato no Atacama

No dia que cheguei em San Pedro, estava procurando onde comer barato no Atacama, afinal seriam 30 dias de viagem e não poderia comer sobre nos melhores restaurantes. Encontrei o Astro Food, um restaurante bom e barato dentro de uma galeria da Rua Caracoles.

 

4. La Pica’da del Indio

O que comer no Deserto do Atacama

La Pica’da del Indio está entre os restaurantes mais tradicionais do Atacama. Se você está procurando o que comer no Deserto do Atacama sem gastar muito, mas ainda assim com qualidade, aqui não se arrependerá!

 

5. La Picá del Perrón

Restaurantes mais baratos do Atacama

Bem ao lado da rodoviária e do centro de artesanato, o La Picá del Perrón é um restaurante bem simples, mas está entre os mais barato de San Pedro. No menú del dia vieram fatias de pão, uma sopinha e uma grande tijela de lentilha que poderia facilmente ser dividida com alguém. Barato!!

 

Onde comer mais barato no Atacama?

Onde comer mais barato no Atacama?

O lugar conhecido como Los Carritos, não é apenas um restaurante, mas uma série deles um ao lado do outro. São estabelecimentos simples, que serve a autêntica comida típica do Atacama.

Nos 30 dias que fiquei em San Pedro, devo ter ido umas 5 vezes almoçar e jantar em Los Carritos, e o cardápio é bem variado.

O preço do menú, com um pãozinho de entrada + sopa ou salada + prato principal, sai por 3000 a 4000 pesos.

Na conta abaixo, veja que o preço da bebida é quase o valor da refeição. Os dois restaurantes que ficam na extrema direita, são os melhores … e mais cheios.

 

Café da manhã no Atacama

Onde tomar café da manhã no Atacama

Caso sua hospedagem não ofereça café da manhã, tenha perdido a hora ou apenas queira tomar um bom café, o Salon é o lugar ideal. Está localizado na Av. Caracoles.

 

Sorveteria artesanal no Atacama

Babalu

Sorveteria no Atacama

O calor do deserto é implacável, principalmente no verão. Difícil resistir a um bom sorvete artesanal, a Babalu é uma excelente opção.

 

Tour gastronômico no Atacama

Tour gastronômico no Atacama

Para uma experiência imperdível que te ensinará mais sobre a culinária do Atacama, produtos locais e história da gastronomia local, não deixe de fazer o tour A bite of Atacama.

Mais do que um tour gastronômico, é um passeio cultural que passa por diversos lugares de San Pedro, tudo a pé. Veja os motivos para viajar para o Atacama.

Vai por mim, vale a pena fazer logo nos primeiros dias, pois com as dicas do tour você saberá quais são os lugares que não pode deixar de ir. No itinerário do passeio tem visita a uma feira local, cerveja artesanal, empanada de lhama, pisco, ceviche, sorvete, suco, café, etc.

É um tour bem completo de 4 horas, e a reserva precisa ser feita com antecedência. O preço é 40 mil pesos!

E você já esteve em San Pedro do Atacama? Procurando dicas de onde comer no Atacama? Quais foram as suas refeições prediletas?

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Atacama

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Atacama? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Atacama para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Atacama. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Atacama, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Atacama. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Atacama, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Atacama

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Atacama, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Atacama

Ter um chip de celular no Atacama com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Atacama.

Seguro viagem no Atacama

Contratar um seguro viagem para o Atacama é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais