O que levar para o Atacama: check list para mala e roupas no Deserto

por Guilherme Tetamanti

O que levar para o Atacama: check list para mala e roupas no Deserto

Uma das coisas mais difíceis em uma viagem é arrumar a mala de forma prática e eficiente. Quando o destino é tão peculiar como o Deserto do Atacama, a tarefa fica ainda mais complexa. Pois não é tão simples saber o que levar para o Atacama.

Bate aquela insegurança, ficamos em dúvidas do que levar, do que não pode ficar para trás de jeito nenhum, afinal não é todo dia que vamos a um deserto, cujas temperaturas são altas durante o dia, mas faz bastante frio em determinados momentos do dia.

Para te ajudar ainda mais a montar uma mala de mão, mochila ou mala maior com o que é essencial para sua viagem, preparei um check list especial com tipos de roupas, calçados, acessórios, itens de higiene e tudo o que levar para esse destino.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Seguro viagem América do Sul »

 

Que roupas levar para o Atacama?

O que levar para o Atacama
Conforto é prioridade.

Já temos um artigo no site sobre a melhor época para ir ao Atacama, mas  na hora de escolher que tipo de roupas levar para o Atacama, no Chile, é preciso entender que o destino é bem rústico, que os passeios são em meio ao deserto e exige muitas caminhadas e, por isso mesmo, roupas confortáveis devem ser uma prioridade. Dessa forma, abuse das roupas específicas para praticar esporte, sobretudo trekking.

Vale a pena levar tanto camisetas, quanto camisas de manga longa. Essas últimas são úteis tanto para ajudar a espantar o frio, quanto para proteger do sol. Muita gente subestima o frio e vento, não usa protetor solar e acaba sofrendo com queimaduras.

Que roupas levar para o Atacama

Outro ponto importante de ser considerado é a grande variação de temperatura ao longo de todo o dia. Durante o dia o clima é bem quente, já durante a noite esfria bastante.

Um casaco bem quentinho é essencial para proteger do frio durante o período noturno, assim como um casaco mais leve para os horários que o frio estiver mais moderado. Se você for comprar no Brasil, lojas como a Decathlon oferecem todo o tipo de roupa para o frio.

Para quem fará os melhores tours do Atacama, sejam eles de noite ou ao amanhecer (principalmente se estiver no inverno), levar calça e blusa térmicas e/ou corta-vento é essencial.

Diria que em qualquer época do ano, afinal passeios em altitudes mais elevadas como Salar de Tara, Lagunas Altiplânicas, Piedras Rojas e Geisers el Tatio, sempre faz frio. No mais, calça jeans, short/bermuda e camiseta é a combinação mais assertiva para aproveitar a viagem para esse destino fantástico da América do Sul.

Outra dica, não esqueça de levar sunga ou biquíni. Muitos passeios, como das Termas de Puritana e da Laguna Cejar permitem que você entre na água. Além disso, vários hotéis têm piscina.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

Calçados / tênis para o Atacama

Que sapatos levar para o Atacama

A lógica da escolha dos calçados é semelhante a das roupas. O mais importante é lembrar que os passeios são no deserto.

Logo, os calçados têm que ser bem confortáveis, já que em alguns passeios você vai ficar de pé durante muito tempo, em outros fazemos caminhadas mais longas por solos irregulares. Para uma viagem mais organizada, saiba quanto custa uma viagem ao Atacama.

 
 

Não existe um sapato ideal, muita gente prefere tênis (menos de corrida ok?), outras pessoas optam por aquelas botas de trekking. Tem que colocar na mala aquele é mais confortável para você. E, por fim, como em alguns momentos do dia a temperatura é bem baixa, leve meias quentinhas.

Se você pretende fazer a subida de algum dos vulcões no Deserto do Atacama, como Lascar, Toko e Licancabur, é fundamental ter botas impermeáveis para a trilha.

Eu fiz o Lascar e decidi usar minhas próprias botas, que eu achava serem suficientes, mas foi o maior perrengue da vida. Nevou bastante e fiquei com os pés úmidos, num frio extremo, e só consegui terminar a subida porque o guia tinha aquele tecido prateado antitérmico, fez uma gambiarra e consegui aquecer os pés.

Dica: não faça passeios extremos sem os equipamentos indicados, as próprias agências fornecem esse tipo de material. Eu, num descuido, optei por usar meu calçado e sofri bastante.

Garanta agora =>  Excursão aos Gêiseres de El Tatio em San Pedro de Atacama

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

 

O que levar para o Atacama: acessórios

O que não pode faltar em uma mala para o Atacama
Preparados para a subida do vulcão Lascar.

Muita gente se preocupa somente com as roupas e esquece dos acessórios, mas eles são muito importantes na mala de quem vai explorar o Atacama. Dois itens essenciais são chapéu/boné e óculos de sol.

Durante o dia, principalmente no verão, o sol é muito forte e é necessário se proteger. Lembre-se que você estará em um deserto e dificilmente encontrará uma sombra para fugir do sol.

Uma dica importante é levar uma mochila pequena, além da sua mala de viagem. Ela será muito útil para carregar seus objetivos pessoais durante os passeios, como protetor solar, agasalhos, documentos, dinheiro, máquina fotográfica, entre outros.

Por fim, luvas, cachecol, meias quentes e gorro são itens que valem muito a pena colocar na bagagem. Eles são indicados principalmente para os passeios que falei anteriormente, em altitudes elevadas, além do tour astronômico que é feito à noite, quando o frio pode ser bem intenso.

Já o passeio aos Geysers, Salar de Tara e tantos outros são realizado bem cedinho e as temperaturas nesse horário ainda são muito baixas. Dessa forma é necessário se agasalhar bem para não passar frio.

Eu levei uma daquelas calças com zíper que viram bermuda, por causa da amplitude térmica. Muitas vezes saí do hotel com frio, até com calça térmica por baixo, mas no meio do dia tirava tudo e ficava apenas com a bermuda (sem o zíper da calça), mais uma camiseta.

Garanta vaga =>  Excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol no Deserto do Atacama

 

Itens de higiene e proteção

o que levar para o Atacama
Neve cobrindo as montanhas entre Atacama e Uyuni..

Nessa listinha do que não pode faltar, um dos primeiros itens é o protetor solar. Leve protetor para o rosto, corpo, labial ou qualquer parte da pele que esteja exposta. O sol é muito forte e você pode ficar muito tempo sem proteção durante os passeios.

É muito importante se resguardar, ainda mais que dependendo da época do ano há muita neve, que reflete ainda mais os raios de sol. O Salar de Uyuni, na Bolívia, passeio que também sai do Atacama, tem quilômetros e quilômetros de sal, tudo branquinho, o que também aumenta o poder da radiação solar.

Vale a pena levar também um hidrante labial, pois o tempo seco e o frio intenso pode ressecar bastante os lábios. Quem nadar na Laguna Cejar, devido à grande concentração de sal, pode ficar com a boca bem ressecada. Dica: não mergulhe a cabeça na lagoa, pois o sal maltratará sua pele.

Mais opções =>  Excursão Lagoas Cejar e Tebinquinche em San Pedro de Atacama

Mala de viagem para o Atacama
Galera no Salar de Uyuni.

Um bom hidrante corporal também é indispensável, já que sol, areia, vento e sal, são fatores que contribuem para o ressecamento de qualquer pele.

Como o clima do Deserto do Atacama é muito, mais muito seco, muita gente sofre com o ressecamento do olho e nariz…eu tive sangramentos quase que diários. Então, vale a pena colocar na mala um colírio lubrificante (principalmente se você usa lentes de contato) e um soro para o nariz.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Além disso, o deserto fica em uma região de muita altitude e é bastante comum os visitantes terem dor de cabeça. Por isso, vale a pena levar também um analgésico que esteja acostumado a tomar na mala.

Mas vale lembrar que San Pedro tem farmácia e mercadinhos, então caso esqueça algum item é possível comprar na cidade. Mascar folhas e chupar balas de coca também é recomendado, e são vendidas livremente em San Pedro de Atacama. Tire as suas dúvida sobre qual moeda levar para o Chile.

Programe-se =>  Termas de Puritama em San Pedro de Atacama

 

Mala ou mochila?

Levar mala ou mochila para o Atacama?

Se puder escolher leve mochila. As ruas de San Pedro do Atacama são de terra e você terá dificuldade de sair arrastando uma mala pela cidade. E claro, não esqueça a câmera fotográfica para registrar as paisagens incríveis que encontrará pelo caminho.

Aventura => Excursão de bicicleta em declive no vulcão no Atacama

 

Arrumando a mala para o deserto

Conforme vimos, o clima no deserto realmente é muito variável, num dia só você pode experimentar o calor extremo ao frio congelante. Se você seguir todas essas dicas, de certo não passará por perrengues na sua viagem.

Quanto mais confortável você estiver em relação as roupas e aos calçados, aproveitará muito melhor seu roteiro no Atacama.

Prepare-se para ver imagens surreais durante a sua viagem ao Atacama! Assista esse vídeo feito pelo site oficial de turismo para antecipar algumas delas:

Você acha outra item fundamental para uma viagem do Deserto do Atacama? Deixe nos comentários!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *