Salar de Tara, passeio surreal no Deserto do Atacama

Salar de Tara, passeio surreal no Deserto do Atacama

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

O Atacama no Chile tem diversos atrativos incríveis, e sem dúvida um que vale muito a pena visitar é o Salar de Tara, passeio surreal no Deserto do Atacama. Apesar da distância de San Pedro do Atacama, só para chegar são quase 3 horas, sendo um dos tours mais cansativos que estão disponíveis, deveria estar incluído em qualquer roteiro… é realmente imperdível.

A paisagem, não somente do Salar, mas de todo o caminho, é uma das mais bonitas que vi na região. É tanta imensidão, que nos dá a dimensão exata de que como somos insignificantes diante da grandeza do deserto. Localizado em uma das áreas mais altas do deserto, a mais de 4 mil metros de altitude, a visita ao Sala de Tara vale a pena, vale qualquer esforço!

Devido à altitude, a amplitude térmico ao longo do dia é muito grande, com temperaturas que podem ir facilmente de -10°C (ou até mais frio), aos 25-30 graus. Por isso, leia o post até o final e prepare-se adequadamente para fazer o tour no Salar de Tara e descobrir mais essa riqueza da América do Sul.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em San Pedro de Atacama

Seguro viagem para América do Sul »

 

 

 

Como chegar ao Salar de Tara

Como chegar ao Salar de Tara

É preciso, necessariamente, contratar uma agência de turismo para ir até o Salar de Tara. Com toda certeza, é mais um dos mais incríveis tours do Atacama.

Ele fica a cerca de 150 quilômetros de distância de San Pedro do Atacama, na Reserva Nacional dos Flamingos, e não há muitas placas indicativas para chegar até o local.

Boa parte do trajeto é por terra, só sendo possível chegar com veículos 4X4. Mesmo assim, não é raro tentarem ir por conta própria, com turistas atolando seus carros. Existem diversos relatos na internet! Não deixe de adquirir um excursão a pé pelo vulcão Lascar em San Pedro de Atacama.

Reserva Nacional dos Flamingos, no Atacama

Então, não se arrisque ir por conta própria. O problema mais grave é a baixa temperatura nessa região do deserto, com elevadas altitudes. Imagine o perrengue de ter que passar a noite perdido no deserto, com temperaturas abaixo de zero…pode ser letal!

Estrada para o Salar de Tara

A rodovia asfaltada vai somente até um certo ponto, depois os motoristas se guiam apenas pelas marcas dos pneus na terra, formando como se fosse uma estrada.

Porém, a terra solta em alguns trechos, possibilidade de neve e grande distância percorrida, na minha opinião, fazem a presença do guia fundamental. Contrate uma agência para uma excursão no Salar de Tara.

Como ir ao Salar de Tara

Muitas agências oferecem esse passeio, e você não terá dificuldades em encontrar uma. O preço do tour custa entre 250 e 400 reais por pessoa.

Para ter acesso aos meus gastos no Atacama, leia o post Quanto custa uma viagem para o Atacama. Geralmente nesse valor, além do translado e guia, está incluso também a alimentação ao longo do dia. A diferença de custo está no nível do serviço!

Como ir ao Salar de Tara
Parada para avistar o Licancabur.

O passeio dura o dia todo, com paradas ao longo do caminho para avistar inclusive o vulcão Licancabur, o mais emblemático do Atacama.

A van da Ayllu Atacama nos pegou no hotel logo cedo, por volta das 8 horas da manhã, com retorno no final do dia, chegando em San Pedro por volta das 17 horas.

Reserve agora =>  Excursão para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas no Atacama

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

Estradas para o Salar de Tara
As antenas do projeto ALMA.

Para você ter uma ideia da altitude, a estrada que leva ao Salar de Tara é a única de onde é possível avistar os telescópios gigantes do projeto ALMA, uma associação composta por diversos países (inclusive o Brasil), com foco no desenvolvimento de pesquisas e estudos na área de astronomia. Entenda melhor no artigo sobre o melhor tour astronômico do Atacama.

Uma dica importante é que o Salar de Tara fica a 4.440 metros de altitude. Portanto, vale a pena deixá-lo para o final da viagem, quando você estará mais adaptado com a altitude elevada.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

A paisagem do Salar de Tara

O Salar de Tara tem uma paisagem singular. A região é composta por formações rochosas que mais parecem esculturas, vulcões e lagoas que servem de morada para flamingos. Do alto de seus 4.400 metros de altitude é possível perceber toda imensidão do deserto.

Passeio ao Salar de Tara

Um dos principais pontos do Salar de Tara é a Pedra do Índio, ou Monge de la Pacana. Trata-se de uma rocha bem alta, no meio do nada, que foi esculpida pelo vento e lembra as feições de um índio.

Simples =>  Lagoas escondidas de Baltinache em San Pedro de Atacama

O que ver no Salar de Tara
Pedra do Índio, ou Monge de la Pacana.

Há também as “catedrais”, um conjunto de rochas que se assemelham a catedrais e que se destacam na paisagem. No caminho, você encontra também várias lagoas, onde é possível observar os flamingos.

Quanto custa o passeio ao Salar de Tara
As “catedrais” do Salar de Tara.

O que chama atenção na paisagem são os contrates das cores. O céu azul, a areia, as rochas avermelhadas, as lagoas de águas claras, a vegetação rasteira em vários tons de verde, os vulcões com as extremidades cobertas de neve, etc. Esse certamente é um dos locais mais coloridos do Deserto do Atacama.

Paisagens do Salar de Tara

Como o Salar de Tara fica distante de San Pedro, o caminho já é um ótimo passeio. Para chegar até ele, passei por paisagens incríveis e os motoristas sempre fazem paradas para fotos.

Incrível =>  Excursão ao Vale do Arco-Íris no Deserto do Atacama

 

O que levar na mochila

Paisagem do Salar de Tara

O passeio para o Salar de Tara é longo, dura todo o dia. Então, é importante ir preparado. O primeiro passo é usar roupas e sapatos confortáveis, aproveite para saber o que levar para o Atacama.

Caso viaje no inverno, encontrará temperaturas bem baixas, então vá agasalhado e leve toucas e luvas. Já no verão, a temperatura vai variar bastante.

Logo cedo, as temperaturas são ainda mais baixas, mas ao longo do dia, o calor vai chegando, principalmente de acordo com a época do ano no Atacama. Como venta bastante, é bom usar sempre uma jaqueta corta-vento. Além disso, não esqueça de protetor solar e labial, boné e óculos escuros.

Passeio ao Salar de Tara

De uma forma geral, as agências servem refeições durante o passeio, mas é sempre prudente carregar uma garrafinha de água, barra de cereal, ou qualquer outra guloseima.

Isso é bem importante, pois no dia em que fiz o passeio, por exemplo, ventava tanto na hora do almoço, que tivemos que fazer a refeição na sede da agência, no final do tour.

Outra dica relevante é levar lenços umedecidos ou papel higiênico na bolsa. Nesse passeio não há banheiros disponíveis, e como dura o dia inteiro, certamente esse kit será útil.

E claro, não pode faltar uma câmera fotográfica para registrar todas as belezas do local! Garanto, você não vai se arrepender de montar um roteiro pelo Atacama.

E para finalizar veja esse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo sobre algumas etinias do Chile, incluindo os habitantes do Atacama:

 

E você, já fotografou as belezas do Atacama na América do Sul? Qual é a sua preferida? Conte sua experiência nos comentários, ou tire suas dúvidas sobre o passeio ao Salar de Tara.

 

Guilherme Tetamanti viajou a convite da Ayllu Atacama. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Atacama

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Atacama? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Atacama para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Atacama. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Atacama, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Atacama. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Atacama, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Atacama

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Atacama, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Atacama

Ter um chip de celular no Atacama com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Atacama.

Seguro viagem no Atacama

Contratar um seguro viagem para o Atacama é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Viajar Mais