Melhor tour astronômico do Deserto do Atacama: preço e agências

por Guilherme Tetamanti

Melhor tour astronômico do Deserto do Atacama: preço e agências

Um dos passeios mais procurados por quem visita o deserto mais alto do mundo, é o tour astronômico do Deserto do Atacama. E logo na primeira noite na região é possível entender o porquê. San Pedro de Atacama tem um céu incrível, que por si só é um grande atrativo e já justifica uma viagem para esse lugar especial. Essa região é considerada um dos melhores lugares do mundo para a observação do céu.

Os motivos de um céu tão bonito e perfeito para observação são muitos. O Atacama é o deserto mais seco do mundo e a baixa umidade garante uma ótima visibilidade, com céu limpo e sem nuvens por quase 300 dias por ano.

Além disso, a altitude e a pouca luminosidade artificial na região garantem uma condição ideal para a observação do céu, estrelas cadentes e constelações. É realmente uma experiência inesquecível. Confira como funciona esse tipo de atividade, dicas de algumas agências, como a Space Star ou o tour fotográfico; preço do passeio e se vale a pena ou não fazer o tour astronômico no Deserto do Atacama.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Seguro viagem América do Sul »

 

Tour astronômico no Deserto do Atacama

Passeios para observar as estrelas no Atacama
Observatório de La Silla, nos arredores do Atacama | Foto: Iztok Boncina/ESO, via Wikimedia Commons.

O tour das estrelas do Atacama, no Chile é um passeio bastante procurado, sendo um dos motivos para visitar o Deserto do Atacama, mas apesar disso ele não é oferecido por todas as agências de receptivo. Apenas algumas mais específicas oferecem esse passeio.

Dependendo da agência que contratar, são dois formatos principais: um tour com viés cientifico e outro mais místico. A agência mais conhecida que oferece esse passeio é a Space Star, que aborda o lado mais científico.

O tour tem guia em espanhol, inglês e francês, e o preço é 20 mil pesos por pessoa, valor que equivale a aproximadamente R$ 100,00. Saiba qual moeda levar para o Chile.

Existem vários horários de saída para o passeio, a primeira saída geralmente é por volta das 21 horas no verão e das 19 horas no inverno.

Após a partida de San Pedro de Atacama, os grupos seguem até um centro de observação localizado no meio do deserto. Para contratar um passeio acesse excursão astronômica em San Pedro de Atacama.

Estrelas do Atacama

O centro é completamente escuro e o céu visto de lá é realmente impressionante. Dificilmente você verá tantas estrelas a olho nu em outro lugar do mundo! O melhor é isso ser possível contemplar no nosso continente, América do Sul.

O tour inclui uma verdadeira aula sobre astronomia, uma explicação incrível sobre constelações, planetas, estrelas, lua, galáxias, etc. A partir da explicação dada pelo guia, o tour fica ainda mais interessante, pois você passará a olhar para o céu com mais conhecimento sobre o assunto.

O centro de observação tem ainda vários equipamentos que permitem uma melhor visualização, como lunetas e telescópios de longo alcance. Eles permitem uma visualização ainda mais detalhada e impressionante do céu.

Por meio deles, vemos com detalhes estrelas e suas constelações, planetas e a lua. Por fim, os visitantes são convidados para tomarem um chá e para um bate-papo com o guia.

O momento, além de espantar o frio, serve para os turistas tirarem todas as dúvidas sobre os temas discutidos. No total, esse passeio dura cerca de 2h30. Que tal adquirir uma excursão a pé pelo vulcão Lascar em San Pedro de Atacama.

Tour das estrelas no Atacama
Foto: Alarkapin.

Mas existem também outras boas opções, como a Alarkapin, que oferece diferentes opções de tours astronômicos e foi criada por empreendedores indígenas que combinam astronomia tradicional científica e andina.

As excursões acontecem às 21 e 22:50 horas, duram de uma hora e meia a duas horas por sessão e o valor do tour padrão é de 25 mil pesos, é preciso fazer a reserva antecipada pelo site.

Inclui transporte de seu hotel para o observatório de ida e volta, além de café ou chocolate quente.

 
 
 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

O passeio é feito em três partes: em uma sala, uma conversa sobre a astronomia moderna e andina é projetada; na segunda parte você verá o céu a olho nu para identificar as constelações gregas, os objetos andinos e os mais importantes do céu, acompanhados por um guia com um laser que explicará o movimento dos céus.

E, finalmente, você entra em uma cúpula onde há um grande telescópio onde poderá ver objetos mais distantes do céu, como aglomerados de estrelas, estrelas, planetas, nebulosas, etc.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

Tours gratuitos oferecidos por hotéis

Passeio astronômico do Atacama
Foto: Observatorio Altitud.

Lodge Altitud, uma das hospedagens que utilizei no Atacama, tem seu próprio observatório e oferece tours astronômicos gratuitos para seus hóspedes. Também é possível contratar o passeio por 20.ooo pesos através do site Observatorio Altitud.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Por ser um observatório menor, o tour é mais personalizado e geralmente não tem horários marcados, basta entrar em contato para fazer a reserva.

Imagino que outros hotéis também disponibilizem o tour gratuitamente, mas pesquisei na net e não encontrei mais referências. Saiba como ter internet no Chile.

Imperdível =>  Passeio de Balão ao Amanhecer em San Pedro de Atacama

 

Tour astronômico ancestral

Tour astronômico do Atacama

Outra opção é o tour astronômico ancestral, que acontece na Aldeia de Tulor, umas das 3 aldeias mais antigas do mundo e mais bem conservadas, com 2500 anos.

Dentro da aldeia, o passeio é guiado por um morador local, que além da contemplação do céu, explica muito sobre a história do povo atacamenho, relacionando-a com o céu e as estrelas.

O tour é oferecido pela Araya Atacama, custa 25 mil pesos chilenos e tem duração de 2 a 3 horas.

Achei incrível esse contato bem próximo com alguém que, mesmo nos dias de hoje, ainda usa o céu como instrumento para entender questões mais profundas do universo. Leia mais sobre os melhores tours do Atacama.

Aqui não existem mega telescópios, apenas a observação do céu a olho nu, além de muita história para conhecer um pouco mais sobre as tradições ancestrais do Atacama.

Simples =>  Lagoas escondidas de Baltinache em San Pedro de Atacama

 

Dicas para o tour astronômico do Atacama

Vale a pena fazer o tour astronômico no Atacama
Céu do Atacama | Foto: ESO/B. Tafreshi, via Wikimedia Commons.

Minha principal dica para quem deseja fazer o tour astronômico do Atacama, é agendar com antecedência e não deixar o passeio para os últimos dias de viagem. O passeio está sujeito às condições climáticas e em dias nublados ele não acontece.

Além disso, em noites de lua cheia, por causa da claridade, ele também não é realizado. Então, é importante conferir em qual fase a lua estará durante a sua estadia. Assim, quem deseja muito realizar o passeio, não pode deixar para última hora, senão pode correr o risco de não fazer o tour.

Um detalhe que vale a pena ser ressaltado é que os meses de janeiro e fevereiro são os que tem maior possibilidade de tempo nublado, saiba mais sobre o clima no Deserto do Atacama. O que não quer dizer que o passeio não aconteça nessa época, mas vale a pena deixar o alerta para essa possibilidade.

Outra dica importante é ir bem agasalhado, pois como o tour é noturno, as temperaturas costumam cair bastante, mesmo durante o verão. Consulte o post O que levar para o Atacama para saber como se vestir no deserto.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Por fim, como o tour é realizado durante a noite, você conseguirá com facilidade conciliar com outros passeios. Ótimo para quem pretende ficar poucos dias no Atacama.

Incrível =>  Excursão ao Vale do Arco-Íris no Deserto do Atacama

 

Pesquisa astronômica no Atacama

Quanto custa o tour astronômico no Atacama
Telescópio | Foto: Giant Magellan, via Wikimedia Commons.

O céu no Atacama é tão especial que existem diversos projetos de pesquisa astronômica na região. Muitos países, entre eles os Estados Unidos, investem muito em iniciativas de pesquisa no Atacama.

A principal iniciativa é o ALMA Observatory (Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array), uma associação internacional composta por vários países (inclusive o Brasil), voltada para o desenvolvimento de pesquisas, estudos e projetos na área de astronomia.

Observatório ALMA
Sala de controle do ALMA.

Por meio desse programa, foram instalados diversos telescópios de longo alcance no Atacama, o maior deles tem 66 antenas de alta precisão e está localizado em uma altitude de 5.000 metros.

As pesquisas realizadas na região já tiveram importantes resultados, como a descoberta de três novos planetas, que giram em órbita de uma estrela semelhante ao sol. Um desses planetas estaria, inclusive, em uma zona habitável, ou seja, com condições de ter água em estado líquido.

Os pesquisadores descobriram também o remanescente da explosão cósmica mais distante já vista até hoje. Mais passeios no Atacama, adquira uma  excursão para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas.

Projeto ALMA no Deserto do Atacama

O projeto ALMA no Deserto do Atacama é aberto a visitação pública aos sábados e domingos, mas é necessário fazer inscrição com pelos menos 1 mês de antecedência através do site.

Existem uma fila de espera para o próprio dia da visita, em frente ao ônibus que sai de San Pedro, mas não recomendo contar com essa opção.

Veja esse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo sobre o Austroturismo no Atacama:

Deixa nos comentários a sua experiência no tours astronômico. Gostaria de saber como se sentiu fazendo esse passeio incrível.

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *