Início / Américas / América do Sul / Chile / Atacama / Top 15 melhores tours no Deserto do Atacama: tudo sobre cada passeio

Top 15 melhores tours no Deserto do Atacama: tudo sobre cada passeio

O deserto mais árido do mundo tem belezas naturais incríveis, e tive a chance de passar 30 dias explorando os melhores tours no Deserto do Atacama. Vale da Morte, Vale da Lua, Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas, Gêisers el Tatio, Salar de Tara, Salar do Atacama e o tour astronômico são alguns dos passeios mais famosos. Na hora de montar o roteiro de quais atrações visitar, é sempre difícil.

Dependendo do número de dias da viagem você não conseguirá conhecer todos, e infelizmente terá que escolher aqueles que mais se adequam ao seu perfil. Para ajudar você que está planejando a viagem, separei os 15 principais passeios do Atacama. Considere essas minhas dicas sobre o que fazer no Deserto do Atacama como imperdíveis, e se tiver mais tempo, coloque outras atividades no roteiro, pois essa região do planeja é única e merece ser vivida intensamente.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama?

Melhor seguro viagem para América do Sul: cotação do mais barato »

 

Melhores tours no Deserto do Atacama

Nesse artigo você verá um resumo das 15 principais atrações do Atacama, com links para as matérias específicas contando minhas experiências. Veja quais são os tours imperdíveis que você não pode deixar de fazer:

  • Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas
  • Salar do Atacama + tour do vinho + Lagoa Chaxa
  • Salar de Uyuni
  • Salar de Tara
  • Geysers el Tatio
  • Valle de la Luna + Valle de la Muerte
  • Termas de Puritama
  • Trekking de Guatin
  • Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche
  • Tour astronômico
  • Vulcão Lascar
  • Passeio de balão
  • Lagunas Escondidas de Baltinache
  • Vale do Arco-Íris + Yerbas Buenas
  • 4 dicas de Passeios de bicicleta no Atacama

 

1) Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas

Melhores tours no Deserto do Atacama
Lagoa Miscanti.

As Lagunas Altiplânicas estão nas listas dos lugares mais visitados e bonitos do Atacama. O contraste das lagoas com seu entorno árido, fazem desta paisagem um oásis. Elas estão localizadas cerca de 100 km de San Pedro do Atacama e ficam a 4.200 metros de altitude. Prepare-se para o frio e aproveite para ver o que levar para o Atacama.

Os passeios mais comuns incluem duas lagoas, a Lagoa Miscanti e a Lagoa Miñiques. A Lagoa Miscanti é geralmente a primeira a ser visitada. Ela tem águas tranquilas e é cercada por morros de vegetação amarelada. Quem visita a Lagoa Miscanti no inverno pode encontrar uma paisagem diferente. Dependendo da época, parte das lagoas podem estar congeladas e os morros cobertos de neve.

Principais tours no Deserto do Atacama
Lagoa Miñiques.

A segunda Lagoa, é a Lagoa Miñiques, que é considerada por muitos a mais bonita do Atacama. Ela tem águas azuis e muito calmas, que reflete a paisagem formada por montanhas do seu entorno.

É comum realizar este passeio juntamente com Piedras Rojas, pois como estão na mesma direção é interessante para você aproveitar melhor o dia.

Saiba mais => Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas: o melhor tour do Atacama

No artigo, conheça o passeio para Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas, para mim o melhor tour do Atacama. Veja dicas, fotos e como visitar as paisagens surreais do Deserto do Atacama, no Chile. Poucas agências fazem o roteiro, ainda mais após ter sido fechada devido ao atleta brasileiro que fez kitesurf para um programa do Canal OFF.

Melhores tours no Atacama
Piedras Rojas.

Piedras Rojas é um das melhores atrações do Atacama, mas apesar disto, não é oferecido por todas as agências. Minha dica é pesquisar bastante e fechar com uma agência que faça junto com a excursão para as Lagunas Altiplânicas.

A paisagem é belíssima, formada por pedras com coloração avermelhada e uma lagoa ao fundo. É sem dúvida um dos cenários mais incríveis do Atacama.

 

2) Salar do Atacama + tour do vinho + Lagoa Chaxa

Principais tours no Atacama

Conheça o tour do vinho no Atacama e veja como é a visita a uma vinícola que fica no deserto mais árido do mundo. O vinho Ayllu é bom e vale a pena comprar algumas garrafas. Finalizamos o passeio no Salar do Atacama, com pôr do sol na Laguna Chaxa, para mim a mais bonita na região de San Pedro de Atacama.

Dicas de tours no Atacama
Pôr do sol na Laguna Chaxa.

O Salar Atacama é um deserto de sal localizado no meio do Atacama, cujo principal atrativo é essa lagoa, um viveiro natural de flamingos, o que deixa a paisagem ainda mais especial. Devido ao relevo irregular, o Salar do Atacama é bem diferente do famoso Salar Uyuni, na Bolívia. Vale muito a pena conhecer!

 

3) Salar de Uyuni

Atrações no Atacama
Amanhecer no Salar de Uyuni.

Sonha em viajar ao Salar de Uyuni? Apesar de estar localizado na Bolívia, o tour mais comum é saindo de San Pedro de Atacama, visitando lagoas lindíssimas, pequenos povoados e finalmente chegando ao famoso Salar.

Veja dicas de quando e como ir ao Salar de Uyuni partindo do Atacama, melhores agências que fazem esse tipo de excursão, o que levar, quantos dias ficar e tudo sobre os passeios e tours.

 

Ainda com dúvidas sobre as atrações turísticas?
 

4) Salar de Tara

Paisagens incríveis no Atacama
Monjes de La Pacana, a caminho do Salar de Tara.

O Salar de Tara é um dos locais mais bonitos do Atacama, mas por ser mais distante, muitas pessoas acabam deixando ele de lado. O Salar de Tara fica a 140 km de San Pedro do Atacama, dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e está a uma altitude de 4.400 metros. O passeio dura o dia inteiro, é cansativo, mas vale muito a pena conhecer.

A primeira parada é uma área conhecida como “Monjes de La Pacana”, que abriga curiosas formações rochosas, que ao longo dos anos foram esculpidas pelo vento e água.

A segunda parte do passeio é uma visita ao Salar de Tara em si. É um cenário surpreendente, composto por uma lagoa e formações rochosas bastante altas, que são conhecidas como catedral. Na lagoa é comum encontrar vários flamingos.

 

5) Geysers El Tatio

Tours mais bonitos do Atacama
Gêiseres de Tatio.

É um passeio bastante procurado entre os visitantes do Atacama. Os gêiseres consistem em fendas no solo onde acontecem erupções de água, que saem com alta temperatura. Este tipo de formação acontece somente em áreas vulcânicas, e os Geysers El Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo.

O passeio para os Geysers el Tatio começa bem cedo, muitas vezes as agências buscam os turistas ainda as 4 da manhã. Isto porque no amanhecer, devido ao choque térmico entre a temperatura da água e a temperatura do ar, a água expelida se transforma rapidamente em vapor. Quem observa de longe tem a impressão de que as nuvens estão saindo do chão.

Passeios mais legais no Atacama
Piscina de águas termais.

As agências costumam ainda fazer uma parada no Pozon Rústico, uma terma com água bem quentinha, próximo ao campo dos geysers. Além disso, é comum que os passeios incluam também uma parada no povoado Machuca, onde vivem somente poucas famílias. Lá é possível comer iguarias típicas da região, como churrasco de lhama.

 

6) Valle de la Luna + Valle de la Muerte

Lugares imperdíveis no Atacama
Anfiteatro, no Vale da Lua.

Conhecer os Vale de Lua e de Morte no Atacama também é parada obrigatória para quem deseja explorar o deserto. É o passeio mais tradicional de se fazer e, de uma forma geral, as agências vendem o passeio conjugado, primeiro passando pelo Valle de La Luna e na sequência visitando o Valle de La Muerte para o pôr do sol.

O Valle de La Luna fica a cerca de 2 km de San Pedro do Atacama. Ele tem este nome por causa de sua paisagem semelhante à da lua, formado por dunas de areia, solo acinzentado e esculturas rochosas naturais.

O segundo destino do passeio é o Valle de la Muerte. Ele é composto por cânions e dunas, e é mais uma das paisagens inesquecíveis do Atacama. Ao observar o vale do alto é possível observar a grandiosidade da região, lindos contrastes entre as tonalidades da paisagem.

Qual o melhor passeio do Atacama?
Valle de la Muerte.

Para finalizar o passeio há ainda uma parada na Pedra do Coiote. A pedra fica suspensa em um paredão bem alto de onde temos uma vista incrível. Assistir ao pôr do sol lá de cima é um clássico do Atacama. Como a vista é de grande alcance, é possível observar o sol se pôr no horizonte e as variações de cores que tingem o céu.

Este passeio é feito na parte da tarde, para garantir o pôr do sol na Pedra do Coite. Ele geralmente sai as 16 horas e retorna as 20 horas. Porém, o roteiro depende de cada agência, pois também é possível finalizar o passeio no Vale da Morte.

 

7) Termas de Puritama

Passeio no Atacama
As Termas de Puritama.

Outro passeio que vale a pena fazer é a visita as Termas de Puritama. Elas são termas localizada em uma propriedade privada, distante cerca de 30 km de San Pedro do Atacama.

Vai viajar e não contratou seu Seguro Viagem?
 

São 8 piscinas construídas ao longo do leito de um rio de águas quentes. A temperatura nas termas varia de 28°C a 35°C. Além de ser uma delícia mergulhar nas termas, a paisagem do entorno é belíssima. O passeio é perfeito para descansar!

É um passeio ótimo para quem quer descansar depois de fazer vários passeios no Atacama. As piscinas são relaxantes e ideais para curtir a natureza; elas têm um visual bem natural, estão cercadas por verde e têm até peixinhos pequenos. Se você quiser explorar ainda mais as termas, o hotel Explora Atacama é proprietário de parte das termas, e você terá acesso exclusivo a algumas piscinas.

 

8) Trekking de Guatin

O trekking de Guatin, em San Pedro de Atacama, é uma forma diferente de conhecer as belezas do deserto. A caminhada é feita na Quebrada de Guatin, vale cortado por um rio de águas frias e límpidas, e com a presença dos cactos gigantes que são uma atração à parte do passeio. A trilha termina nas Termas de Puritama.

É uma excelente opção de passeio no Atacama, para fazer uma boa caminhada e terminar relaxando nas águas quentinhas das termas. O ponto negativo, é que sobrará pouco tempo para aproveitar as piscinas, cerca de 1 hora.

 

9) Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche

Passeios mais lindos do Atacama
Chegando na Laguna Cejar.

A Laguna Cejar é outra que é parada obrigatória para os visitantes do Atacama. Nesse passeio, é comum visitar também a Laguna Tebenquiche e os Ojos del Salar.

A primeira parada do tour na Laguna Cejar e Tebenquiche + Ojos del Salar, é para a famosa flutuação na lagoa de sal. Ela tem água cristalina e de tonalidade azulada. O mais interessante da Laguna Cejar é que ela é composta por 40% de sal. Devido à essa grande concentração, ao mergulhar em suas águas, nosso corpo não afunda. É bem legal ficar boiando involuntariamente na lagoa.

Vale destacar que a água é bem fria, então no inverno fica difícil mergulhar.

Bons passeios no Atacama
Um dos Ojos del Salar.

O passeio continua com a visita aos Ojos del Salar, que são duas crateras com água. Estes poços têm água cristalina e são bastante profundos. A água não é tão salgada como na Laguna Cejar, então o corpo afunda (cuidado se não souber nadar).

Laguna Tebenquiche
Fim de tarde na Laguna Tebenquiche.

O passeio tem sua última parada na Laguna Tebenquiche. O diferencial é que ela tem grande blocos de sal, formando na verdade uma grande lagoa de sal. Não é permitido o banho na Laguna Tebenquiche, mas vale a pena ir à tarde e ficar até o pôr do sol.

 

10) Tour Astronômico

Tour astronômico no Atacama

Pensando na viagem e não sabe como começar?
"Quero Viajar Mais", o livro, por R$ 14,95 »
Ganhe 10% OFF no Seguro Viagem + bônus!
 

Para quem também quer aproveitar a noite para fazer passeios e explorar o deserto, o tour Astronômico do Atacama é uma ótima pedida. Devido à pouca iluminação artificial que a região tem, o céu é perfeito para observar as estrelas.

Durante o passeio, os visitantes recebem explicações sobre o universo e vão até pontos estratégicos para observar o céu. Durante o tour são disponibilizadas lunetas e telescópios para a observação, mas também existe o tour ancestral, feito numa antiga vila atacamenha.

 

11) Vulcão Lascar

O que fazer em San Pedro do Atacama
Vulcão Lascar | Foto: Gerard Prins, via Wikimedia Commons.

Subir o Vulcão Lascar é um passeio bem legal de ser feito, mas é necessário ter mais tempo no Atacama. Como o vulcão está em área de grande altitude é necessário estar bem aclimatado. O topo do Lascar fica a 5.600 metros de altitude e é o vulcão mais ativo do norte Chile. É possível observa-lo de vários pontos do deserto, inclusive de San Pedro do Atacama.

Muita gente acha que é necessário preparo físico de atleta, apesar da subida ser cansativa. Porém, se você tem um preparo físico razoável e força de vontade, é possível fazer o passeio tranquilamente. Mas é essencial contratar uma agência especializada!

A subida dura cerca de 3 horas e ao longo da caminhada as paisagens são surpreendentes. A descida é feita em aproximadamente 1 hora. Para quem gosta de trekking e montanhismo é um dos passeios mais legais de ser feito no Atacama.

 

12) Passeio de balão

Tour de balão no Atacama

Saiba como é o passeio de balão no Deserto do Atacama. Descubra o preço, horários e quem faz esse passeio para voar sobre o Atacama, um deserto fantástico no Chile. A Ballons Over Atacama encerrou suas operações no final de 2017, mas a Phaway segue oferecendo os voos de balão no Atacama.

 

13) Lagunas Escondidas de Baltinache

Melhores atrações do Atacama

O tour nas Lagunas Escondidas de Baltinache, que ficam na região de Baltinache, a 60km de San Pedro de Atacama, é um dos atrativos do deserto. Veja como visitar as lagoas, preço do passeio, dica de agência e mapa caso você queira saber como chegar por conta própria, para flutuar nas águas densas por causa do sal.

 

14) Vale do Arco-Íris + Yerbas Buenas

Lugares mais legais do Atacama

Conheça o tour no Vale do Arco-Íris, um atrativo para explorar a geologia da região do Atacama. O passeio também visita Yerbas Buenas, onde é possível ver os petroglifos, inscrições rupestres em rochas feitas por civilizações antigas que viveram no Deserto do Atacama.

 

15) Passeios de bicicleta no Atacama

Conheça 4 dos passeios de bicicleta no Atacama, entre eles para ir Quebrada del Diablo, Pukará de Quitor, Vale do Catarpe, Vale da Morte e todos outros lugares onde é possível fazer o aluguel de uma mountain bike para curtir o deserto.

Você já esteve no Atacama? Quais são os outros passeios imperdíveis no Deserto do Atacama? Deixe suas dicas ou dúvidas nos comentários 😉

 

Últimos artigos sobre o Atacama:

Vai viajar? Comece a planejar sua viagem!

seguro viagem

Nunca se esqueça do Seguro Viagem! Além de ser obrigatório para entrar nos países da Europa, é essencial a contratação caso você tenha viagem marcada para qualquer lugar do mundo. Veja como o seguro me salvou na Alemanha, quando precisei de internação devido a uma infecção alimentar. Também precisei usar meu seguro viagem nos Estados Unidos, logo quando estava curtido uma das ilhas do Hawaii…acabei economizando R$ 2.000,00. Sem contar que auxilia quando há extravio de bagagem ou qualquer outro imprevisto. Utilize o comparador da Seguros Promo, que faz a pesquisa entre as melhores seguradoras para você economizar tempo e dinheiro. Por serem parceiros do blog, nós recebemos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Ao contrário, leitores do blog ganham 5% de desconto usando o cupom QUEROVIAJARMAIS5. O pagamento pode ser feito em até 12 x no cartão, ou com + 5% off no boleto bancário!

celular no exterior

Saia do Brasil com internet 4G (Confira o comparativo entre os chips)

reserva de carros

Compare os melhores preços para alugar um carro na Rent Cars => Saiba mais

Cadastre seu email para receber nossas atualizações!

Sobre Guilherme Tetamanti

Paulistano de 35 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *