Melhores tours no Deserto do Atacama e tudo sobre passeios
O deserto mais árido do mundo tem belezas naturais incríveis. Tive a chance de passar 30 dias explorando os melhores tours no Deserto do Atacama. Vale da Morte, Vale da Lua, Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas, Gêisers el Tatio, Salar de Tara, Salar do Atacama e o tour astronômico são alguns dos passeios mais famosos.
Na hora de montar o roteiro de quais atrações visitar, é sempre difícil. Dependendo do número de dias da viagem você não conseguirá conhecer todos, e infelizmente terá que escolher aqueles que mais se adequam ao seu perfil. Para ajudar você que está planejando uma viagem, separei os principais passeios do Atacama.
Considere essas minhas dicas sobre o que fazer no Deserto do Atacama, como imperdíveis, e se tiver mais tempo, coloque outras atividades no roteiro, pois essa região do planeja é única e merece ser vivida intensamente.
Planeje-se => Seguro viagem para os países da América do Sul
Melhores regiões para hospedagem em San Pedro de Atacama »
Vá direto ao ponto
- Melhores tours no Deserto do Atacama
- 1. Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas
- 2. Salar do Atacama + tour do vinho + Lagoa Chaxa
- 3. Salar de Uyuni
- 4. Salar de Tara
- 5. Geysers El Tatio
- 6. Valle de la Luna + Valle de la Muerte
- 7. Trekking de Guatin
- 8. Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche
- 9. Tour Astronômico
- 10. Vulcão Lascar
- 11. Passeio de balão
- 12. Lagunas Escondidas de Baltinache
- 13. Vale do Arco-Íris + Yerbas Buenas
- 14. Passeios de bicicleta no Atacama
- Passeios no Deserto do Atacama
Melhores tours no Deserto do Atacama
O Deserto do Atacama é um dos destinos mais cobiçados, pois reúne lagunas azuis, salares, vales coloridos, geygers, termas relaxantes, vulcão e um dos céus mais estrelados do mundo! Tem uma extensão de mais de 1.000 km² e a região apresenta algumas vilas e cidades.
Mas, sem dúvida, a melhor opção para se hospedar e explorar o deserto é a partir de San Pedro do Atacama. A fama que o destino tem é de ser caro e isso assusta muito as pessoas que desejam visitar a região. No post quanto custa viajar para o Deserto do Atacama conto como calcular todos os gastos da viagem.
Nesse artigo você vê um resumo das principais atrações do Atacama, com links para as matérias específicas contando minhas experiências. Veja quais são os tours imperdíveis que você não pode deixar de fazer.
- Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas
- Salar do Atacama + tour do vinho + Lagoa Chaxa
- Salar de Uyuni
- Salar de Tara
- Geysers el Tatio
- Valle de la Luna + Valle de la Muerte
- Trekking de Guatin
- Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche
- Tour astronômico
- Vulcão Lascar
- Passeio de balão
- Lagunas Escondidas de Baltinache
- Vale do Arco-Íris + Yerbas Buenas
- 4 dicas de Passeios de bicicleta no Atacama
Antes de conhecer os melhores tours para fazer no destino, veja esse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo do Chile sobre um dos meus passeios preferidos no Atacama, o Tour Astronômico:
CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
1. Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas
As Lagunas Altiplânicas estão nas listas dos melhores tours no Deserto do Atacama, no norte do Chile. O contraste das lagoas com seu entorno árido, fazem dessa paisagem um oásis.
Elas estão localizadas cerca de 100 km de San Pedro do Atacama e ficam a 4.200 metros de altitude.
Os passeios mais comuns incluem duas lagoas, a Lagoa Miscanti e a Lagoa Miñiques. A Lagoa Miscanti é geralmente a primeira a ser visitada. Ela tem águas tranquilas e é cercada por morros de vegetação amarelada.
Quem visita a Lagoa Miscanti no inverno pode encontrar uma paisagem diferente. Dependendo da época, parte das lagoas podem estar congeladas e os morros cobertos de neve.
A segunda Lagoa, é a Lagoa Miñiques, que é considerada por muitos a mais bonita do Atacama. Ela tem águas azuis e muito calmas, que reflete a paisagem formada por montanhas do seu entorno.
É comum realizar este passeio juntamente com Piedras Rojas, pois como estão na mesma direção é interessante para você aproveitar melhor o dia.
No artigo, conheça o passeio para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas no Atacama, para mim o melhor tour do Atacama. Veja dicas, fotos e como visitar as paisagens surreais do deserto mais visitado da América do Sul.
Poucas agências fazem o roteiro, ainda mais após ter sido fechada devido ao atleta brasileiro que fez kitesurf para um programa do Canal OFF.
Piedras Rojas é um das melhores atrações do Atacama, mas apesar disto, não é oferecido por todas as agências. Minha dica é pesquisar bastante e fechar com uma agência que faça junto com a excursão para as Lagunas Altiplânicas.
A paisagem é belíssima, formada por pedras com coloração avermelhada e uma lagoa ao fundo. É sem dúvida um dos cenários mais incríveis do Atacama.
2. Salar do Atacama + tour do vinho + Lagoa Chaxa
Conheça o tour do vinho no Atacama e veja como é a visita a uma vinícola que fica no deserto mais árido do mundo. O vinho Ayllu é bom e vale a pena comprar algumas garrafas.
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Finalizamos a excursão ao Salar de Atacama, com pôr do sol na Laguna Chaxa, para mim a mais bonita na região de San Pedro de Atacama.
O Salar Atacama é um deserto de sal localizado no meio do Atacama, cujo principal atrativo é essa lagoa, um viveiro natural de flamingos, o que deixa a paisagem ainda mais especial.
Devido ao relevo irregular, o Salar do Atacama é bem diferente do famoso Salar Uyuni, na Bolívia. Vale muito a pena conhecer!
3. Salar de Uyuni
Sonha em viajar ao Salar de Uyuni? Apesar de estar localizado na Bolívia, o tour mais comum é saindo de San Pedro de Atacama, visitando lagoas lindíssimas, pequenos povoados e finalmente chegando ao famoso Salar.
Nessa opção de tour, você irá conhecer os Salares de Uyuni com pôr do sol e degustação de vinhos. Tem 9 horas de duração e inclui conhecer o cemitério de trens, um museu de campo aberto, Colchani, onde observará os processadores de sal.
4. Salar de Tara
O Salar de Tara é um dos melhores tours no Deserto do Atacama, mas por ser mais distante, muitas pessoas acabam deixando ele de lado.
O Salar de Tara fica a 140 km de San Pedro do Atacama, dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e está a uma altitude de 4.400 metros. O passeio dura o dia inteiro, é cansativo, mas vale muito a pena conhecer.
A primeira parada é uma área conhecida como “Monjes de La Pacana”, que abriga curiosas formações rochosas, que ao longo dos anos foram esculpidas pelo vento e água.
A segunda parte do passeio é uma visita ao Salar de Tara em si. É um cenário surpreendente, composto por uma lagoa e formações rochosas bastante altas, que são conhecidas como catedral. Na lagoa é comum encontrar vários flamingos.
5. Geysers El Tatio
É um passeio bastante procurado entre os visitantes do Deserto do Atacama. Os gêiseres consistem em fendas no solo onde acontecem erupções de água, que saem com alta temperatura. Este tipo de formação acontece somente em áreas vulcânicas, e os Geysers El Tatio são considerados o terceiro maior campo de gêiseres do mundo.
O passeio para os Geysers el Tatio começa bem cedo, muitas vezes as agências buscam os turistas ainda às 4 horas. Isso porque no amanhecer, devido ao choque térmico entre a temperatura da água e a temperatura do ar, a água expelida se transforma rapidamente em vapor. Quem observa de longe tem a impressão de que as nuvens estão saindo do chão.
As agências costumam ainda fazer uma parada no Pozon Rústico, uma terma com água bem quentinha, próximo ao campo dos geysers.
Além disso, é comum que os passeios incluam também uma parada no povoado Machuca, onde vivem somente poucas famílias. Lá é possível comer iguarias típicas da região, como churrasco de lhama.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preço a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? ;)
Esta excursão aos Gêiseres de El Tatio em San Pedro de Atacama tem duração de 7 horas e inclui um banho de piscina térmica, cujas águas atingem 30°C, a lagoa repleta de flamingos, visita a cidade de Machuca, além de um café da manhã.
6. Valle de la Luna + Valle de la Muerte
Conhecer os Vale de Lua e da Morte no Atacama também é parada obrigatória para quem deseja explorar o deserto, e está entre os melhores tours no Deserto do Atacama.
É o passeio mais tradicional de se fazer e, de uma forma geral, as agências vendem o passeio conjugado, primeiro passando pelo Valle de La Luna e na sequência visitando o Valle de La Muerte para o pôr do sol.
O Valle de La Luna fica a cerca de 2 km de San Pedro do Atacama. Ele tem este nome por causa de sua paisagem semelhante à da lua, formado por dunas de areia, solo acinzentado e esculturas rochosas naturais.
O segundo destino do passeio é o Valle de la Muerte. Ele é composto por cânions e dunas, e é mais uma das paisagens inesquecíveis do Atacama. Ao observar o vale do alto é possível observar a grandiosidade da região, lindos contrastes entre as tonalidades da paisagem.
Para finalizar a excursão Vale da Lua ao Pôr do Sol no Deserto do Atacama há ainda uma parada na Pedra do Coiote. A pedra fica suspensa em um paredão bem alto de onde temos uma vista incrível.
Assistir ao pôr do sol lá de cima é um clássico do Atacama. Como a vista é de grande alcance, é possível observar o sol se pôr no horizonte e as variações de cores que tingem o céu.
Este passeio é feito na parte da tarde, para garantir o pôr do sol na Pedra do Coite. Ele geralmente sai as 16 horas e retorna as 20 horas. Porém, o roteiro depende de cada agência, pois também é possível finalizar o passeio no Vale da Morte.
7. Trekking de Guatin
O trekking de Guatin, em San Pedro de Atacama, é uma forma diferente de conhecer as belezas do deserto.
A caminhada é feita na Quebrada de Guatin, vale cortado por um rio de águas frias e límpidas, e com a presença dos cactos gigantes que são uma atração à parte do passeio. A trilha termina nas Termas de Puritama.
É uma excelente opção de passeio no Atacama, para fazer uma boa caminhada e terminar relaxando nas águas quentinhas das termas. O ponto negativo, é que sobrará pouco tempo para aproveitar as piscinas, cerca de 1 hora.
Você também pode conhecer este e outros atrativos do deserto chileno comprando pacote com tours para 3 dias no Atacama.
8. Laguna Cejar + Ojos del Salar + Laguna Tebinquinche
A Laguna Cejar é outro dos melhores tours no Deserto do Atacama. Nesse passeio, é comum visitar também a Laguna Tebenquiche e os Ojos del Salar.
A primeira parada do tour na Laguna Cejar e Tebenquiche + Ojos del Salar, é para a famosa flutuação na lagoa de sal. Ela tem água cristalina e de tonalidade azulada.
O mais interessante da Laguna Cejar é que ela é composta por 40% de sal. Devido à essa grande concentração, ao mergulhar em suas águas, nosso corpo não afunda.
É bem legal ficar boiando involuntariamente na lagoa. Vale destacar que a água é bem fria, então no inverno fica difícil mergulhar.
O passeio continua com a visita aos Ojos del Salar, que são duas crateras com água. Estes poços têm água cristalina e são bastante profundos. A água não é tão salgada como na Laguna Cejar, então o corpo afunda (cuidado se não souber nadar).
O passeio tem sua última parada na Laguna Tebenquiche. O diferencial é que ela tem grande blocos de sal, formando na verdade uma grande lagoa de sal.
Não é permitido o banho na Laguna Tebenquiche, mas vale apena fazer a excursão Lagoas Cejar e Tebinquinche em San Pedro de Atacama e ir à tarde e ficar até o pôr do sol.
9. Tour Astronômico
Para quem também quer aproveitar a noite para fazer passeios e explorar o deserto, o tour Astronômico do Atacama é uma ótima pedida. Devido à pouca iluminação artificial que a região tem, o céu é perfeito para observar as estrelas.
Durante a excursão Astronômica em San Pedro de Atacama, os visitantes recebem explicações sobre o universo e vão até pontos estratégicos para observar o céu.
Durante o tour são disponibilizadas lunetas e telescópios para a observação, mas também existe o tour ancestral, feito numa antiga vila atacamenha.
10. Vulcão Lascar
Subir o Vulcão Lascar é um passeio bem legal de ser feito, mas é necessário ter mais tempo no Atacama. Como o vulcão está em área de grande altitude é necessário estar bem aclimatado.
O topo do Lascar fica a 5.600 metros de altitude e é o vulcão mais ativo do norte Chile. É possível observa-lo de vários pontos do deserto, inclusive de San Pedro do Atacama.
Muita gente acha que é necessário preparo físico de atleta, apesar da subida ser cansativa. Porém, se você tem um preparo físico razoável e força de vontade, é possível fazer o passeio tranquilamente. Mas é essencial contratar uma agência especializada!
A subida dura cerca de 3 horas e ao longo da caminhada as paisagens são surpreendentes. A descida é feita em aproximadamente 1 hora. Para quem gosta de trekking e montanhismo é um dos passeios mais legais de ser feito no Atacama.
11. Passeio de balão
Saiba como é o passeio de balão no Deserto do Atacama. Descubra o preço, horários e quem faz esse passeio para voar sobre o Atacama, um deserto fantástico no Chile.
A Ballons Over Atacama encerrou suas operações no final de 2017, mas a Phaway segue oferecendo os voos de balão no Atacama.
12. Lagunas Escondidas de Baltinache
O tour nas Lagunas Escondidas de Baltinache, que ficam na região de Baltinache, a 60km de San Pedro de Atacama, é um dos melhores tours no Deserto do Atacama.
Veja como visitar as lagoas, preço do passeio, dica de agência e mapa caso você queira saber como chegar por conta própria, para flutuar nas águas densas por causa do sal.
13. Vale do Arco-Íris + Yerbas Buenas
Conheça o tour no Vale do Arco-Íris, um atrativo para explorar a geologia da região do Atacama. O passeio também visita Yerbas Buenas, onde é possível ver os petroglifos, inscrições rupestres em rochas feitas por civilizações antigas que viveram no Deserto do Atacama.
14. Passeios de bicicleta no Atacama
Conheça 4 dos passeios de bicicleta no Atacama, entre eles para ir Quebrada del Diablo, Pukará de Quitor, Vale do Catarpe, Vale da Morte e todos outros lugares onde é possível fazer o aluguel de uma mountain bike para curtir o deserto.
Passeios no Deserto do Atacama
Essas foram as minhas dicas dos passeios que considero imperdíveis no Atacama. Mas, se você tiver menos tempo no lugar, terá a difícil missão de fazer as escolhas dos passeios que considera mais atrativos.
E só para finalizar sugiro mais algumas experiências para facilitar a sua viagem:
De toda forma, o mais incrível é estar lá! Te garanto, a sensação de estar no no deserto mais árido do mundo, será uma das experiências mais inesquecíveis da vida.
Você já esteve no Atacama? Quais são os outros passeios imperdíveis no Deserto do Atacama? Deixe suas dicas ou dúvidas nos comentários 😉
Até + !!!
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *