Como ir ao Salar de Uyuni partindo do Atacama: dicas e tours

Como ir ao Salar de Uyuni partindo do Atacama: dicas e tours

Saber como ir do Atacama para Uyuni é essencial para curtir um dos roteiros de viagem mais comuns de serem feitos por mochileiros e viajantes que estão viajando na América Latina… seguir para o Salar de Uyuni, na Bolívia, após visitar o Deserto de Atacama, no Chile. Mas na hora de organizar a viagem é comum surgirem muitas dúvidas de quando e como ir ao Salar de Uyuni, qual a melhor época do ano, o que fazer, o que levar, quantos dias ficar, quanto custa, se a viagem é muito difícil… ufaaaa, são infinitas dúvidas.

Então, preparei um guia com todas as dicas de como visitar o Salar de Uyuni partindo do Atacama, assim você pode comparar a melhor agência de acordo com seu perfil, mais luxo ou mesmo mochilão, e contratar o passeio ideal para explorar o maior e mais alto deserto de sal do mundo, com mais de 10 mil km² e altitude de 3.656 metros acima do nível do mar.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Melhor seguro viagem para América do Sul »

 

Como ir do Atacama para o Salar de Uyuni?

Como ir ao Salar de Uyuni, na Bolívia

A maneira mais prática e segura é contratar um passeio em alguma agência de San Pedro, a principal cidade do Deserto do Atacama. Existem várias que oferecem esse pacote, geralmente de 4 dias e 3 noites, que de uma forma geral inclui o transporte, hospedagem, alimentação e passeios pelo Salar de Uyuni.

É possível fazer o passeio por conta própria alugando um veículo 4×4, mas a estrada é bem perigosa para não quem não a conhece, nem tem experiência dirigindo em terrenos difíceis. Quando fui, nevou bastante dias antes nessa região do Chile e havia neve em boa parte das estradas, deixando-as bloqueadas, o que nos impediu de conhecer alguns dos principais pontos turísticos do Salar de Uyuni e região.

CLIQUE AQUI para agendar seus passeios no Salar de Uyuni »

 

Quantos dias dura a viagem do Atacama ao Uyuni?

Fotos do Salar de Uyuni

Existem diferentes rotas possíveis, saindo de Uyuni, La Paz e claro de San Pedro do Atacama. A excursão padrão oferecida pelas agências em San Pedro, tem duração de 3 dias, para aqueles que preferem terminar o tour na cidade de Uyuni.

Porém, para quem deseja voltar para San Pedro do Atacama, o tempo de viagem é de 4 dias, sendo 3 para ir e um de retorno. Obviamente, a ida tem duração superior devido às várias paradas em atrativos turísticos, deixando o último dia apenas para o retorno por uma rota mais rápida.

 

O que fazer no Salar de Uyuni

Uma coisa que pouca gente sabe, ou se dá conta, é que o passeio ao Salar de Uyuni não inclui uma visita somente ao deserto de sal. Ao longo do trajeto vários outros atrativos estão inclusos nestes pacotes, mas o momento mais esperado é certamente curtir o amanhecer no Salar.

Laguna Colorada no Salar de Uyuni

No primeiro dia de viagem, o roteiro inclui paradas na Laguna Blanca, Laguna Verde, o surreal Disierto de Daly, as piscinas de aguas termales, os geiseres Sol de la Mañana, um conjunto de fontes que brotam água do solo a 90°C, e por fim a Laguna Colorada, onde estão os alojamentos para passar a primeira noite.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide na Bolívia. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Recomendo => Excursão de vários dias ao Salar de Uyuni saindo do Atacama

 

Pontos turísticos do Salar de Uyuni
Árbol de Piedra.

O que fazer no Salar de Uyuni

Já no segundo dia, os visitantes conhecem o deserto de Siloli, famoso pela sua Árbol de Piedra e outras formações rochosas formadas pela erosão eólica, seguido por paradas em lagunas altiplanicas também conhecidas como lagunas de colores: laguna Honda, Chiarcota e Cañapa, visitando o pequeno salar de Chiguana até chegar ao povoado de San Juan, para passar a noite no hotel de sal.

Roteiro de viagem no Salar de Uyuni
Do alto da Isla Incahuasi.

Roteiro no Salar de Uyuni

No terceiro dia, a tão esperada chegada ao Salar de Uyuni junto aos primeiros raios de sol, café da manhã no salar e visitas a Isla Incahuasi, situada no centro do salar, formada por rochas calcarias com restos de corais e conchas marinhas (sim, o salar foi formado pela transformação de diversos lagos pré-históricos).

Rota no Salar de Uyuni

O tour ainda passa pelo museu de sal, montones de sal (uma “fábrica de produção de sal”), parada para compra de artesanato no povoado de Colchani e finalmente chegando em Uyuni, localização do famoso cemitério de trens.

 

   
   

Melhor época para ir ao Salar de Uyuni

A alta temporada no Salar de Uyuni é durante o verão (entre outubro e março), pois é nesta época mais úmida que encontramos o salar molhado, dando aquele famoso efeito espelhado. É, sem dúvida, a época mais bonita para visitar o Uyuni, mas também a mais cara e cheia.

Neve no Salar de Uyuni
Janela no hostel da Laguna Colorada.

O passeio ao Salar alcança altitudes superiores aos 4 mil metros, ou seja, mesmo no verão as temperaturas ficam bem baixas à noite e ao amanhecer. Mas obviamente, diferente da temperatura média de 3°C dos meses mais frios do inverno, junho, julho e agosto. No verão, a média fica entre 10 e 14.

Seco ou molhado, frio ou menos frio, o passeio é belíssimo e a paisagem somente se transforma. Eu fui em junho e confesso que sofri bastante com o frio, por isso foi essencial estar bem preparado e com roupas adequadas.

Temos uma matéria com dicas sobre quando ir para o Atacama, vai ajudar 😉

 

Qual agência contratar?

Tour no Salar de Uyuni
Ponto de troca de veículos, após a fronteira.

Existem várias agências que oferecem este passeio, algumas que apenas vendas, outras que realmente possuem a estrutura de carros e guias turísticos. Por isso mesmo, é preciso ficar atento na hora de contratar e escolher uma empresa de confiança.

Agências do Salar de Uyuni

É uma viagem de três a quatro dias, que percorre estradas perigosas. Então, é necessário um carro seguro e confortável, para garantir que a viagem ocorra sem imprevistos. É muito comum ver carros quebrados na estrada, pneus furados, o que deixaria a viagem ainda mais cansativa.

É importante ainda checar onde será a hospedagem durante a viagem, e o tipo de alimentação que está inclusa no pacote, mas as refeições eram simples, assim como as hospedagens. Porém, os carros e guias que acompanharam a excursão, fizeram bem seu papel. Tudo condizente com o valor do tour, USD 220,00 por pessoa. Saiba qual contratar no artigo sobre as agências de viagem em San Pedro de Atacama.

Dicas do Salar de Uyuni
Refeições no Uyuni.

Se quiser mais conforto, contratando um pacote para se hospedar em hotéis com mais luxo, além de melhores refeições, uma opção é a Senda Andina.

 

O que levar para o Salar Uyuni

Não sabe o que levar para o Salar de Uyuni? Quem for voltar para San Pedro de Atacama, não precisa levar toda a bagagem para tour ao Salar de Uyuni, apenas o necessário, podendo deixar a mala principal na própria agência ou hotel. A viagem é feita em um jeep para 6 pessoas, mais o motorista, então o espaço é bem limitado. Como as malas vão no teto do carro, o ideal é levar uma mochila pequena, somente com o essencial da viagem.

Na hora de fazer a mala lembre-se que a primeira dica é: sempre roupas e calçados confortáveis. Quem viaja no inverno é essencial levar agasalhos, luvas, gorro, roupas térmicas tipo “segunda pele”, pois a temperatura cai bastante à noite, podendo até mesmo nevar.

Além disto, preparei uma lista de itens que não podem faltar na nécessaire de viagem para o Salar Uyuni. É sempre bom levar:

  • Lenços umedecidos e álcool gel, pois muitas vezes terá que utilizar o “banheiro” em qualquer lugar (ou você pode ficar com preguiça de tomar banho no frio);
  • Protetor solar e o protetor labial, de preferência biodegradável;
  • Manteiga de cacau, óleo de coco ou seu produto de preferência para hidratar os lábios;
  • Colírio e soro fisiológico/spray nasal, pois o clima é muito seco e pode até mesmo ferir o nariz;
  • Hidrante corporal ou óleo de coco, ainda mais no inverno quando a pele fica muito ressecada;
  • Remédio para dor de cabeça, por causa da altitude elevada e condições extremas.

Apesar da alimentação estar inclusa no pacote, é sempre bom ter um lanchinho na mochila, pois o passeio pode atrasar e você ficará com fome. Não esqueça de se hidratar, SEMPRE, o que ameniza todos os efeitos negativos. Por fim, levar um saco de dormir pode te salvar de passar muito frio à noite, mas não precisa levar de casa, pois as próprias agências alugam.

Agende aqui => Salares de Uyuni com pôr do sol e degustação de vinhos

 

   
   

Quanto dinheiro levar

Quanto custa o tour no Salar de Uyuni

A moeda na Bolívia é o bolivianos, sendo bem fácil conseguir a moeda em qualquer casa de câmbio de San Pedro. Como o passeio é pago adiantado, onde estão inclusos transporte, alimentação e hospedagem, não é preciso levar uma grande quantia em dinheiro.

A orientação é levar de 250 a 300 bolivianos (120 a 140 reais) para pagar a taxa de imigração, o banho nas hospedagens (sim, o banho), bebidas alcoólicas e comprar alguma coisa que se interesse no caminho. Há paradas em feirinhas de artesanato, por exemplo.

 

Outras dicas para o Salar de Uyuni

Hotéis no Salar de Uyuni
Laguna Hedionda.

Muita atenção com as agências que cobram muito mais caro prometendo hospedagens diferenciadas. As hospedagens inclusas na maioria dos pacotes são realmente muito simples e não há lugares luxuosos. O máximo que é possível garantir é um banheiro privativo, então é bom ficar esperto se a diferença de preço que está pagando vale a pena.

Onde ficar no Salar de Uyuni

Porém, existem sim boas hospedagens como Los Flamencos Eco-Lodge, bem em frente à Laguna Hedionda, além do Tambo Coquesa Lodge. O mais bem avaliado da região é o Hotel Palacio de Sal, localizado em Colchani, famoso por ser construído com o sal da região.

Veja mais opções de hospedagens nos arredores do Salar de Uyuni »

As estradas são realmente muito ruins, com muitos buracos e pedras, e o caminho é cheio de subidas, descidas e curvas. É comum algumas pessoas se sentirem enjoadas no caminho, então se você costuma passar mal, é bom levar um remédio.

Outra dica é guardar todo documento e recibo da imigração chilena e boliviana, pois em algum momento eles podem ser exigidos e se não tiver mais o comprovante, pode ser que exijam o pagamento da taxa novamente.

No mais, a viagem é muito cansativa, mas é incrível. Passei por algumas das paisagens mais bonitas do planeta, muito diferente do que estamos acostumados em qualquer outra parte do mundo. Vale a pena cada minuto de cansaço, ou perrengue do caminho!

Eu adoraria ver sua participação aqui no blog, tirando suas dúvidas ou compartilhando algo que pode ajudar outros viajantes. Se também tiver dicas sobre opções de passeios no Salar de Uyuni, ou quiser contar uma experiência, deixe seu comentário abaixo.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *