Roteiro no Atacama: o que fazer de 3 a 7 dias no deserto

Roteiro no Atacama: o que fazer de 3 a 7 dias no deserto

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
Atualizado em:

Um roteiro no Atacama é uma mistura de paisagens incríveis com experiências surreais. Passei um mês inteiro aproveitando tudo o que o Deserto do Atacama pode oferecer e, claro: voltaria mais vezes, pois esse é um dos lugares mais lindos do mundo!

Por isso, preparei uma sugestão especial de roteiro de viagem no Atacama de 3, 4, 5, 6 e 7 dias (com direito a Santiago e  Salar de Uyuni). Ou seja, uma lista de respeito de pontos turísticos para conhecer na América do Sul.

O Atacama é daqueles destinos que tem tantos atrativos para conhecer e coisas legais para fazer que fica difícil escolher e montar um roteiro de viagem com melhores lugares para visitar.

Por isso, é importante planejar tudo direitinho garantindo os melhores tours antecipados para aproveitar ao máximo o tempo no Atacama e conseguir descontos online. Confira agora o melhor roteiro completo no Deserto do Atacama!

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro do Atacama

Seguro viagem aos países da América do Sul »

Como fazer um roteiro no Atacama

Há uma série de fatores a serem considerados quando você estiver planejando seu roteiro de viagem para o Atacama. Qual a época ideal para ir, onde é melhor se hospedar, entre tantos outros que é preciso prestar atenção ao planejar o itinerário.

Em uma viagem pelo Chile, visitar o Atacama é quase obrigatório. E saber quantos dias ficar no Atacama é primordial para montar o melhor roteiro possível.

Não programe menos de 3 dias, o ideal mesmo é organizar um roteiro de pelo menos 5 dias no Atacama só para você começar a se apaixonar pela cidade.

Tudo isso considerado, aqui está um exemplo de roteiro no Atacama:

  • 1° dia: Vale da Lua, Vale da Mort, Vale do Arco-Íris
  • 2° dia: Salar de Tara, La Picá del Indio
  • 3° dia: Geysers del Tatio, Vila Machuca, Salar do Atacama, Laguna Chaxa
  • 4° dia: Lagunas Antiplânicas, Piedras Rojas
  • 5° dia: Laguna Cejar, Ojos del Salar, Laguna Tebinquinche
  • 6°dia: Vulcão Lascar
  • 7°dia: Termas de Puritana, Guatin

Quantos dias ficar no Atacama?

Quantos dias passar no Atacama?
Deserto do Atacama, no Chile.

Neste momento, você deve estar se perguntando sobre quantos dias passar no Deserto do Atacama, no Chile? Vou ser bem prático: um roteiro de 7 dias é o ideal para explorar bem a região, destino da América do Sul que é um dos mais incríveis do mundo. Menos que isso é pouco tempo. Mais que isso já é um luxo!

Assim, um roteiro pelo Atacama deve ter aproximadamente entre 4 e 10 dias, garantindo que você conheça bem todos seus atrativos. Por isso, sugiro que você reserve uma semana para conhecer os tours imperdíveis desse lugar fantástico!

 
 

Um dia no Atacama: o que fazer?

O que fazer no Chile
Valle de La Luna no Atacama.

Minha sugestão é começar o primeiro dia desse roteiro no Atacama com uma visita ao Valle de La Muerte. Ele fica a cerca de 2 quilômetros de San Pedro do Atacama. O trajeto de carro é de 10 minutos, mas é possível também ir de bicicleta. O local é incrível, com formações rochosas com um tom alaranjado e uma vista de tirar o fôlego.

Na sequência, a dica é conhecer o Valle de La Luna, que fica a 10 quilômetros de distância do Valle de La Muerte. A região tem formações rochosas bem diferentes, lembrando uma paisagem lunar, por isso o nome.

Roteiro de viagem no Atacama

A dica de ouro é aproveitar para assistir o pôr-do-sol no Vale da Lua, quando a paisagem fica ainda mais bonita com a luz do entardecer. A maior parte das agências de turismo de San Pedro do Atacama oferece passeios conjuntos aos dois lugares.

Vale lembrar que o Deserto do Atacama é considerado uma das regiões do mundo com melhores condições de visibilidade do céu. Assim, se tiver pique, outro passeio que pode ser incluído no primeiro dia é para visitar o Vale do Arco-Íris.

Sugestões de passeios para o 1° dia

Como você viu acima, esses são os lugares no Atacama que não podem faltar na sua primeira vez no deserto. Ou mesmo para os viajantes veteranos que não se cansam das belezas do Atacama e querem sempre revisitar os seus locais mais famosos. E para garantir as melhores experiências, antecipe seus tours para o primeiro dia no Atacama:

Roteiro de 2 dias no Atacama

Roteiro de 2 dias no Atacama
La Picá del Indio, no caminho do Salar de Tara.

Para o segundo dia de viagem, minha sugestão é conhecer o Salar de Tara. O lugar é uma das paisagens mais bonitas do Atacama e fica dentro do Parque Nacional Los Flamengos.

Com uma altitude de 4.400 metros, ele abriga montanhas, dunas e lagoas. São 140 km de distância de San Pedro. A formação La Picá del Indio é uma das paradas obrigatórias para fotos e descanso, sendo um marco do local.

Sugestões de passeios para o 2° dia

Para garantir o melhor roteiro no Atacama sugiro que você reserve com antecedência esses passeios guiados para o dia 2. Assim, você consegue descontos online e não corre o risco de não conhecer os lugares imperdíveis no Atacama:

Roteiro de 3 dias no Atacama

Roteiro no Atacama 3 dias
Geysers del Tatio no Deserto do Atacama.

No terceiro dia, a dica é visitar os Geysers del Tatio. O geisers são um tipo de nascente de água que, devido às condições locais, liberam vapor e jatos periódicos de água que chegam até 10 metros de altura. O passeio sai durante a madrugada, pois para ver o fenômeno de forma mais intensa é preciso chegar antes do amanhecer.

O passeio continua com uma visita a uma piscina de água termal que fica bem próxima, e também integra o campo geotérmico dos gêisers. É possível nadar! Para finalizar, a excursão completa faz uma parada na pequena Vila Machuca, um lugarejo com apenas 8 moradores, perdido no meio do deserto.

terceiro dia no Atacama
Pôr do sol na Laguna Chaxa, no Deserto do Atacama.

O passeio é indicado para os últimos dias de viagem devido à altitude elevada. Assim, você já vai estar mais ambientalizado com o a altitude. Para quem for ficar mais dias, o mais aconselhado é deixar para último!

Uma boa opção é conhecer o Salar do Atacama, que é uma região de deserto de sal. A maior parte das agências, após a visitação do Salar, segue para a Laguna Chaxa, que fica bem próximo. O pôr do sol na Laguna é maravilhoso, vale a pena ficar para assistir.

Sugestões de passeios para o 3° dia

Você percebe como o Atacama tem lugares interessantes para conhecer? Portanto, é hora de reservar seus passeios favoritos com antecedência e já deixar seu roteiro programado. As sugestões abaixo contemplam os lugares turísticos citados acima para conhecer no dia 3 no Atacama:

Roteiro de 4 dias no Atacama

Roteiro de 4 dias no Atacama
Piedras Rojas, Atacama.

Para começar o quarto dia de viagem, minha dica é conhecer as Lagunas Altiplânicas, um dos principais passeios do Atacama. Elas têm esse nome por serem lagoas que estão localizadas em uma altitude muito elevada, acima de 4 mil metros. Durante o passeio, visitamos a Lagoa Miscant e a Lagoa Miñiques, ambas com paisagens surpreendentes.

Quando estiver pesquisando as agências para esse passeio, dê preferência para as que oferecem também a visita para Piedras Rojas. Não são todas que oferecem e vale muito a pena conhecer também. Piedras Rojas tem esse nome pelas formações rochosas que têm uma forte coloração avermelhada. A paisagem é de cair o queixo.

Sugestões de passeios para o 4° dia

Depois de conhecer o básico do Atacama, nada melhor do que contar com o conforto dos passeios guiados para visitar aquele lugar que não pode faltar na sua viagem para o Atacama, como as famosas Piedras Rojas e as Lagunas Antiplânicas. Confira a seguir como montar um roteiro para o dia 4 com os seguintes tours:

Roteiro de 5 dias no Atacama

Roteiro de 5 dias no Atacama
Ojos del Salar, Atacama.

Para o quinto dia, a sugestão é fazer o passeio guiado que visita a Laguna Cejar, o Ojos del Salar e, por fim, a Laguna Tebinquinche.

A Laguna Cejar é famosa por ter uma grande quantidade sal em suas águas. São cerca de 40%, o que não deixa nosso corpo afundar. Assim, quem entra nada na Lagoa fica sempre “boiando” em suas águas. A paisagem é bem bonita, a Lagoa tem água cristalina e o mergulho super divertido.

Na sequência, o passeio segue para a visitação aos Ojos Tebinquinche. Trata-se de duas crateras com águas cristalinas e profundidade de cerca de 35 metros. Por fim, a última parada é na Laguna Tebinquinche. Não é permitido nadar, mas vale a pena conhecer pelo visual, principalmente quem for ficar para o pôr do sol.

Sugestões de passeios para o 5° dia

Se você já está se despedindo do Atacama no dia 5, vale visitar lugares interessantes e até fazer um roteiro alternativo no Atacama. É só escolher um dos passeios abaixo e ter praticamente um roteiro completo no Atacama:

Roteiro de 6 dias no Atacama

Roteiro de 6 dias no Atacama
Vulcão Lascar | Foto: Gerard Prins, via Wikimedia Commons.

Para o sexto dia, uma boa opção é fazer o passeio que sobe até o Vulcão Lascar. Como o vulcão está em área de altitude muito elevada, cerca de 5.600 metros, é preciso estar bem acostumado com a altitude. 

Apesar de a subida ser bem cansativa, não é preciso ser nenhum atleta para fazê-la, basta um pouquinho de preparo físico. O trajeto de subida tem duração de cerca de 3 horas, já a descida dura pouco mais de 1 hora. Ao longo da caminhada nos surpreendemos a todo momento com as paisagens, o que compensa todo o esforço.

Sugestões de passeios para o 6° dia

Depois de 6 dias no Atacama é hora de conhecer mais um pouco dos melhores atrativos antes de ir embora. Como explicado acima, os tours para reservar antecipadamente são:

Roteiro de 7 dias no Atacama

O que fazer no deserto do Chile?
Termas de Puritana no Atacama.

Para o sétimo e último dia, a dica é fazer o trekking de Guatin e as Termas de Puritana. Trata-se de uma caminhada que percorre trilhas rodeadas de cactos gigantes, rochas e uma vegetação bem especifica da região.

A trilha termina das Termas de Puritana, um verdadeiro oásis em meio ao deserto. São 8 piscinas naturais de águas termais que ajudam a relaxar depois da longa caminhada. Dizem ainda que as águas têm propriedades medicinais.

 
Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉
 

Sugestões de passeios para o 7° dia

Pouca gente tem a oportunidade de ficar tanto tempo de férias no mesmo lugar. Porém, se você tem esse privilégio, aproveite para curtir um atrativo no Atacama que você mais gostou ou ainda agende essas visitas:

Quanto custa o Atacama por dia?

Para descobrir quanto custa o Atacama por dia, a conta leva em consideração os meios de transporte utilizados nos deslocamentos, alimentação, passeios e hospedagem. E essa conta varia de acordo com o perfil do viajante.

A acomodação geralmente tem um peso grande no custo total da viagem, portanto recomendo escolher bem entre os bons hotéis no Atacama, pois dependendo da localização o preço e gastos com o roteiro aumentam.

Já para as entradas dos passeios, você pode encontrar grandes ofertas comprando online. Por isso recomendo organizar as atividades com antecedência, até porque os ingressos das principais atrações podem ficar indisponíveis.

Ademais, reservar com antecedência seus passeios no exterior alivia o orçamento da viagem, pois você pode comprar no cartão de crédito e já ir pagando. Além de se livrar do IOF sob compras internacionais, cobrado quando você usa o cartão em sites que não vendem em reais.

No momento do planejamento do roteiro no Atacama, acesse sites como o www.numbeo.com para verificar quanto custa o transporte público, alimentação e demais itens relevantes.

Assim, você evita surpresas desagradáveis no orçamento da viagem.

Onde e como comprar passeios no Atacama?

O ideal para organizar o roteiro no Atacama é comprar online os ingressos antecipados, sem filas de espera na entrada das atrações. Além disso, você garante a visita no dia planejado e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes.

Tenho algumas sugestões de boas empresas que vendem tours oficiais no Atacama, assim como guias brasileiros, ou que falam português, sempre com dicas para você não gastar muito dinheiro em sua viagem.

Também recomendo comprar um passe de atrações, pois o custo total é mais baixo e você economiza muito tempo evitando longas filas.

Agências para organizar o roteiro no Atacama

O melhor site para reservar são de empresas que vendem passeios com os preços mais baixos, garantidos, e sem taxas de reserva ou cobranças ocultas. Recomendo o Get Your Guide, agência de viagens online fundada em 2009, com sede em Berlim.

O site da Civitatis também é bom e confiável, empresa espanhola fundada em 2008 e com milhões de clientes ao redor do mundo. A vantagem para brasileiros é fazer o pagamento em reais em até 12x.

Guias brasileiros que fazem roteiros guiados no Atacama

A melhor maneira de aprender sobre o Deserto do Atacama é fazer uma visita guiada com um guia brasileiro que mora no lugar. No iFriend, site brasileiro fundado em 2017, você pode escolher entre uma variedade de tours para indivíduos ou pequenos grupos, possibilitando uma interação pessoal entre turistas e moradores locais.

As excursões são conduzidas por falantes nativos de português que vivem no Deserto do Atacama há muitos anos, ideal para explorar o que há de melhor no Deserto do Atacama.

Mas também há passeios tanto no Civitatis como no Get Your Guide com passeios em Português no Deserto do Atacama. Os melhores são:

Roteiro a pé no Atacama

Uma das melhores maneiras de conhecer uma cidade é caminhando, descobrindo suas joias escondidas e se perdendo em suas ruas.

Se você estiver interessado em história, arte, arquitetura, política, ou mesmo gastronomia, fazer um roteiro a pé no Atacama é uma excelente forma de conhecer o destino a partir de um olhar local.

Seja um passeio pago com antecedência ou um free walking tour (quando o pagamento é opcional, feito no final da experiência), aqui está minha recomendação:

Roteiro romântico no Atacama para lua de mel

Anualmente, milhares de casais de todo o mundo visitam o Atacama para celebrar seu amor. Mas quais atividades são as melhores para um roteiro em casal? E como escolher o que fazer durante uma lua de mel?

Se você está organizando uma viagem romântica no Atacama, saiba que existem muitos lugares que você pode ir para desfrutar de um passeio com seu parceiro, e cada um deles tem um charme especial.

Aqui está uma lista de roteiros românticos no Atacama para você curtir durante a lua de mel, aniversário de casamento ou mesmo uma viagem para curtir um ao outro:

Roteiro noturno no Atacama

Planejar um roteiro noturno no Atacama é uma boa maneira de fazer atividades fora dos circuitos turísticos, curtir uma noite romântica ou mesmo fazer algo emocionante com seus amigos e família.

Aqui estão alguns dos principais passeios para fazer à noite no Atacama:

Roteiro nos arredores do Atacama

Você não precisa passar todo o seu tempo num lugar só. Há muitas coisas incríveis para conhecer num roteiro perto do Atacama, basta planejar viagens bate-volta para explorar melhor a região.

É uma oportunidade incrível de ver os arredores do Atacama e partes do país que são frequentemente esquecidas pelos turistas. Ideal se você estiver procurando algo diferente do que todos os outros estão fazendo.

Veja essas dicas de roteiro saindo no Atacama:

Transfers no Atacama

Reservar um transfer é recomendado para quem está chegando na cidade com muita bagagem, ou prioriza o conforto para chegar logo no hotel.

Depois de horas de voo, nada como a comodidade de contar com um motorista profissional que conhece a cidade e que dará todo o suporte a bordo.

A opção de traslado seguro e rápido no Atacama é:

Roteiro de aventura no Atacama

Se você gosta de passeios de aventura ou experiências radicais, Atacama oferece várias atrações cheias de adrenalina. Conheça e reserve a sua!

Roteiro para relaxar no Atacama

Você não precisa conhecer todos os pontos turísticos no Atacama durante o seu roteiro. Para relaxar e aproveitar sem pressa e com experiências que proporcionem bem-estar para o corpo e mente, veja essas atrações relaxantes no Atacama:

Dicas finais para organizar o melhor roteiro no Atacama

Roteiro pelo Deserto do Atacama
Salar do Uyuni, na Bolívia.

Fazer um bom roteiro no Atacama é o sonho de grande parte da população mundial, e motivos para isso não faltam. Além das paisagens impressionantes, há todo um sentimento que o deserto traz a quem o visita.

Mais do que isso, essa é a oportunidade de fazer coisas diferentes, conhecendo lugares novos e realizando experiências inéditas. E, convenhamos, não há lugar melhor para isso do que o Deserto do Atacama.

Também é válido destacar a quantidade de passeios e atrações turísticas que a região apresenta aos visitantes. A estrutura, é surpreendente, com várias alternativas boas e baratas para que todos possam conhecer essa maravilha.

Para isso, porém, o ideal, é se organizar bem para que tudo saia conforme o previsto. Essa é uma forma de não somente garantir o bom proveito da viagem, mas também de economizar bastante. Ou seja, se preparar para uma experiência como essa merece sim sua atenção!

E para finalizar veja esse vídeo incrível feito pelo site oficial de turismo sobre um dos meus passeios preferidos no Atacama, o Astronômico:

Dúvidas frequentes

O que fazer em 2 dias no Atacama?

No seu segundo dia no Atacama aproveite para conhecer essas atrações imperdíveis:
San Pedro de Atacama: Rota do Salar
De San Pedro de Atacama: passeio de bicicleta pelo deserto do Atacama

O que fazer em 3 dias no Atacama?

No terceiro dia de roteiro inclua algumas dessas atrações para conhecer no Atacama que valem muito a pena:
San Pedro de Atacama: Excursão aos Gêiseres de Tatio
De San Pedro de Atacama: Rota do Salar, dia inteiro

O que fazer em 5 dias no Atacama?

Com mais tempo no Atacama programe-se para visitar alguns desses lugares incríveis:
Lagoa Cejar, Lagoa Tebenquiche e Ojos del Salar
San Pedro de Atacama: Safari da vida selvagem e passeio fotográfico

O que fazer em 7 dias no Atacama?

Um roteiro de uma semana no Atacama é perfeito para conhecer bem os pontos turísticos mais famosos e agendar antecipadamente os melhores tours, como os abaixo selecionados:
San Pedro de Atacama: Trilha nas Piscinas do Canyon
De San Pedro de Atacama: Puritama Hot Spring Experience
San Pedro de Atacama: Desert Tour com Canyoning e Trekking

Vale a pena programar um roteiro no Atacama antes da viagem?

Sim, pois ao comprar com antecedência os passeios e tours imperdíveis no Atacama você garante os preços mais baixos e ainda tem o direito de fazer o cancelamento gratuito até 48 horas antes da data prevista. Além disso, evita as longas filas na entrada das atrações. Saiba mais sobre roteiro completo no Atacama.

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Atacama

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Atacama? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Atacama para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Atacama. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Atacama, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Atacama. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Atacama, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Atacama

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Atacama, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Atacama

Ter um chip de celular no Atacama com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Atacama.

Seguro viagem no Atacama

Contratar um seguro viagem para o Atacama é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Bruna
    Olá, tudo bem? Muito obrigada pelas dicas! É tranquilo alugar um carro e fazer todos esses passeios por conta? Tem algum que você indica fazer com uma agência? Obrigada!
  2. Polly Batista
    Oi, Bruna. Tudo bem?! Alguns passeios não dá para fazer por conta. Confira o post sobre as agências no Atacama. Boa viagem!
  3. paula vitorino guimarães
    Olá, sobre os passeios no Atacama vc recomenda que feche com agência de viagem do Chile antecipadamente ou deixe para comprar quando chegar no Atacama? Quais os cuidados na hora de fechar a contratação? Ficarei em Santiago tbm. Compensa ir para o deserto primeiro ou deixar para o final da viagem? Abraço
  4. Polly Batista
    Olá, Paula. Tudo bem?! Temos um post perfeito para você: Agências do Atacama, como escolher? Se o seu voo de volta para o Brasil é por Santiago, a melhor opção é ir logo para o deserto, assim nos seus últimos dias você aproveita Santiago e já estará no local do seu voo de regresso. Boa viagem!!!!
Quero Viajar Mais