Tour na Laguna Cejar e Tebenquiche + Ojos del Salar, no Atacama

por Guilherme Tetamanti

Tour na Laguna Cejar e Tebenquiche + Ojos del Salar, no Atacama

Um passeio muito famoso no Deserto do Atacama no Chile é tour na Laguna Cejar, que também passa nos Ojos del Salar e termina com pôr do sol na Laguna Tebenquiche. Todos esses atrativos ficam próximos um dos outros e são visitados no mesmo dia, geralmente num roteiro oferecido por agências de viagem em San Pedro de Atacama.

O passeio é feito à tarde para que os visitantes possam curtir o fim de tarde, pois o céu do Atacama é um espetáculo à parte, ainda mais com o espelho d’água que se forma na Laguna Tebenquiche. Além de ser um passeio belíssimo, com paisagens incríveis, ele é bastante divertido, ainda mais para quem encara a experiência de mergulhar na Laguna Cejar. Descubra os motivos agora para visitar esse paraíso do nosso continente.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Seguro viagem América do Sul »

 

Tour na Laguna Cejar + Ojos del Salar + Tebenquiche

A ordem do passeio pode mudar de acordo com cada agência. O roteiro pelo Atacama mais tradicional tem como primeira parada a Laguna Cejar, com parada para conhecer os Ojos del Salar e por fim a Laguna Tebenquiche para curtir o pôr do sol desse bela região do Chile, na América do Sul.

Tour na Laguna Cejar + Ojos del Salar + Tebenquiche
Laguna Tebenquiche no entardecer.

O passeio sai à tarde, por volta das 15 ou 16 horas, dependendo a agência. A viagem de San Pedro de Atacama até a Laguna Cejar é bem rápida, ela fica a cerca de 25 quilômetros de distância da cidade.

Uma dica é fazer esse passeio nos primeiros dias de viagem. A altitude não é muito elevada e fica na mesma elevação de San Pedro, apenas 2.450 metros, o que é bom para ir se acostumando para os passeios que podem trazer algum desconforto por causa da altitude, como Lagunas Altiplânicas e Salar de Tara.

Para mim, sinceramente, não fez tanta diferença, mas cada um tem sensibilidade diferente aos efeitos da altitude. Falando nisso, veja como amenizar os efeitos da altitude.

Como a excursão sai no fim da tarde, é possível conciliar com uma programação de manhã, como o trekking de Guatin ou Vale do Arco-Íris, e assim aproveitar melhor o seu dia no Atacama.

O valor dessa excursão varia de acordo com cada agência. Se você quiser saber quanto gastei na minha viagem ao Atacama, confira o post Quanto custa viajar para o Deserto do Atacama.

Fiz com a Ayllu Atacama por 55 mil pesos chilenos (mais entradas nas Lagunas Cejar e Tebenquiche, 15 e 5 mil, respectivamente). De uma forma geral, no momento do pôr do sol é servido um lanche e cocktail para os participantes. É interessante visitar os melhores restaurantes de San Pedro de Atacama para conhecer melhor a sua culinária.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

Laguna Cejar e Laguna Piedras

Vale a pena visitar a laguna Cejar no Atacama?
Laguna Piedras num dia de sol | Foto: Negrorodrigo, via Wikimedia Commons.á, alugando uma bike,

A Laguna Cejar é famosa por ser a lagoa em que você não afunda. Na verdade é uma delas, pois no Atacama também é possível flutuar nas Lagunas Escondidas de Baltinache.

Devido à altíssima concentração de sal, maior até mesmo que o mar morto, você não consegue mergulhar e seu corpo não afunda de jeito nenhum, você automaticamente flutua.

Veja mais =>  Excursão Astronômica em San Pedro de Atacama

 

Tour na Laguna Cejar

É bem divertida a experiência, pois mesmo tentando muito, você não consegue afundar. Uma dica importante é nunca mergulhar a cabeça, pois a alta concentração de sal pode irritar os olhos, boca e a sensação não é nada boa.

A água é gelada, eu disse GELADAAAAA, mas vale muito a pena a sensação de mergulhar. Ao sair da laguna temos a exata noção de quanto sal há em suas águas, pois nosso corpo fica repleto de sal.

Valor de entrada na Laguna Cejar

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 
 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Mas não se preocupe, há uma boa infraestrutura para os visitantes, com vestiários e chuveiros para tirar o sal do corpo.

Além da diversão de mergulhar na Laguna Cejar, a paisagem do entorno é incrível, como todos os lugares que você verá no Deserto do Atacama.

Na verdade, depois descobri que a Laguna Piedra é a lagoa onde é permitido entrar, a Laguna Cejar é protegida por ser local de reprodução de pássaros. Mas não sei o porquê dessa confusão!

Agências que fazem o tour na Laguna Cejar
A verdadeira Laguna Cejar.

O que é salgado também é o preço. Só a taxa de entrada custa 15 mil pesos chilenos, convertendo na taxa de hoje são R$ 82,00. Você pode ir até lá, alugando uma bike em San Pedro, ou mesmo alugando um carro em San Pedro, mas o padrão mesmo é contratar um tour.

Reserve agora =>  Excursão para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas no Atacama

 

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BNOVEMBER, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Ojos del Salar

Como visitar os Ojos del Salar no Atacama?

Os Ojos del Salar são duas lagoas, uma ao lado da outra. Trata-se de duas crateras enormes, ambas muito profundas. É muito curioso observar e imaginar como elas se formaram ali, no meio do nada. Ainda mais porque suas águas são doces, ou pelo menos com baixa concentração de sal.

Demais =>  Excursão a pé pelo vulcão Lascar em San Pedro de Atacama

 

Ojos del Salar, no Atacama

Perguntei ao guia, pesquisei na net e não se sabe ao certo a origem das crateras. Pelo que se sabe e ouvi por lá, a água chega até ali, no meio de um salar, por canais de rochas subterrâneos que têm quilômetros de extensão. Faz bastante sentido! Saiba como funciona para ter internet no Chile.

Passeio aos Ojos del Salar

Enfim, o importante saber é que a água é límpida, sendo permitido mergulhar em uma delas. Mas vale lembrar que elas são realmente muito profundas, e você terá que pular para entrar…a saída é pelas rochas, nada complicado.

Ojos del Salar, no Deserto do Atacama
Deixei o mergulho para quando voltar no verão.

Deixando bem claro, diferente da Laguna Cejar, a concentração de sal não é alta e você vai afundar se não souber nadar. Então, só é indicado para quem manda bem dentro da água.

Descubra => Qual moeda levar para o Chile

 

Laguna Tebenquiche

Laguna Tebenquiche

A Laguna Tebenquiche é uma das paradas mais bonitas, não só desse passeio, mas de todo o Atacama.

Suas águas calmas (torça para não estar ventando forte) refletem as montanhas da paisagem e é um espetáculo lindo de se ver.

A maior parte das agências optam por finalizar o passeio aqui, pois assim dá para curtir o pôr do sol.

Simples =>  Lagoas escondidas de Baltinache em San Pedro de Atacama

 

Agências que vão na Laguna Tebenquiche

Diferente das demais, essa lagoa não é apta ao banho. Na verdade, ela é bem rasa e coberta por sal. É possível observar grandes blocos, que se assemelham com neve, em toda sua extensão.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 

Laguna Tebenquiche, em San Pedro de Atacama

O destaque dessa parte do passeio é sem dúvida o entardecer. O céu ganha múltiplos tons de laranja, que são refletidos nas águas da laguna.

Nesse horário, as montanhas também ficam com um visual bem diferente, com uma tonalidade avermelhada devido à luz. Um espetáculo à parte! Com certeza, essas paisagens lindas, são um dos motivos para visitar o Atacama.

Incrível =>  Excursão ao Vale do Arco-Íris no Deserto do Atacama

 

Que roupa usar e o que levar

Para quem viaja na primavera e no verão, encontra temperaturas altas na região. Mas como o passeio é feito à tarde e inclui o pôr do sol, costuma ventar um pouquinho no entardecer. Vale a pena colocar um casaco na mochila para não sentir frio quando anoitecer.

Já no inverno, sobretudo em junho e julho, as temperaturas na região são bem mais baixas. Nessa época é difícil, inclusive, de encarar as lagunas e mergulhar.

Venta muito durante todo o dia, mas o frio se intensifica no entardecer. Então, vá agasalhado e de calça, e leve um reforço para o fim do dia. Aproveite e saiba mais sobre o clima e quando é melhor ir para o Atacama.

Uma dica importante é não esquecer de levar roupa de banho e toalhas, já que é possível mergulhar tanto na Laguna Cejar quanto nos Ojos del Salar.

É fundamental também evitar andar descalço, pois a região tem muitos cristais de sal e que podem acabar machucando seu pé. Vale a pena ir de tênis e colocar um chinelo na mochila para o momento do mergulho.

Além disso, nunca esqueça de levar protetor solar e labial, óculos escuros e boné para nenhum passeio do Atacama. Para saber mais sobre o assunto, veja meu check list com o que levar para o Atacama.

Assista esse vídeo feito pelo site oficial de turismo sobre as riquezas naturais do Chile, incluindo a fauna e flora do Atacama:

 

Está pensando em visitar o Atacama? Tenho certeza que você vai amar esse destino. Sem dúvida, um dos mais fantásticos da nossa América do Sul!

 

Guilherme Tetamanti viajou a convite da Ayllu Atacama. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. ligia

    Olá, no seu post fala que paga para entrar 88,00 na época que foi, mas não entendi é apenas para visitar a Laguna Cejar este valor, ou todo o complexo do passeio entre laguna cejar, tebenquiche e ojos del salar???

  2. Guilherme Tetamanti

    Oi Ligia, Essa é a taxa apenas da Laguna Cejar. Ojos del Salar não paga nada, a Laguna Tebenquiche é uma taxa bem mais barata. Abraços