Lagunas Escondidas de Baltinache: tour em San Pedro de Atacama

por Guilherme Tetamanti

Lagunas Escondidas de Baltinache: tour em San Pedro de Atacama

As 7 Lagunas Escondidas de Baltinache, localizadas na região de Baltinache, a cerca de 60 km distante de San Pedro de Atacama, foram uma grande surpresa entre os atrativos do Atacama. O tour em San Pedro de Atacama para as lagoas se tornou um dos mais tradicionais, pois é possível flutuar em uma das lagoas devido a sua alta concentração de sal. Tudo isso no meio do deserto. Pode ter certeza que você se surpreenderá com a beleza do lugar, sendo um passeio bem legal de se fazer, com carro próprio, bike (para os fortes) ou mesmo contratando um passeio, que é a maneira preferida entre os turistas.

Essas lagoas não são naturais, mas são um dos poucos exemplos no mundo no qual a interferência do homem deixou a paisagem ainda mais especial. A região era um salar e uma mineradora realizou perfurações no solo para buscar lítio. Essas perfurações com o tempo deram origem às chamadas Lagunas Escondidas e transforaram a paisagem da região.

Planeje sua viagem => Onde ficar em San Pedro de Atacama

Seguro viagem América do Sul »

 

Sobre as Lagunas Escondidas de Baltinache

Lagunas Escondidas de Baltinache

Como escrevi a princípio, as Lagunas Escondidas de Baltinache, no Chile são um conjunto de sete lagoas que surgiram a partir da ação humana. Elas se formaram devido a perfurações no solo para a extração de lítio na década de 80. E estão entre os melhores tours do Atacama.

Como a região é um salar, as águas dessas lagoas têm uma grande concentração de sal. Esse conjunto de fatores faz com que a água seja mais densa do que o nosso corpo, o que possibilita a flutuação! Ao mergulhar, boiamos naturalmente e é impossível afundar.

Lagunas Escondidas de Baltinache, em San Pedro de Atacama
Foto clássica, boiando nas Lagunas de Baltinache.

Esse fenômeno também acontece na Laguna Cejar outra atração inesquecível desse deserto da América do Sul, porém esse passeio é mais caro e mais concorrido, talvez por ser mais perto de San Pedro de Atacama. Vale lembrar que das 7 lagoas que foram esse conjunto, somente 2 são adequadas para o banho. As demais têm alta concentração de minerais tóxicos.

Outra dica importante é evitar mergulhar a cabeça na água, não faça isso! Como a concentração de sal é muito elevada, a água certamente irritará seus olhos, boca e o desconforto pode acabar com seu passeio.

Lagunas Baltinache
O sal predomina em toda a região.

A paisagem do entorno da lagoa deixa o local ainda mais especial. As lagunas estão em uma planície e são cercadas por uma crosta de sal. Ao fundo, é possível observar algumas montanhas e um vulcão. Vale muito a pena conhecer e montar um delicioso roteiro pelo Atacama.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

Tour nas Lagunas Escondidas de Baltinache

Laguna Baltinache

Apesar de ser um passeio menos concorrido dos que outros bem tradicionais no Deserto do Atacama, como Piedras Rojas e Salar de Tara, várias agências oferecem esse tour. Basta dar uma voltinha na rua Caracoles e seu entorno, que você encontrará várias opções.

Veja mais =>  Excursão Astronômica em San Pedro de Atacama

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

 
 

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 
Agências para as Lagunas de Baltinache
Cerveja artesanal oferecida pela Ayllu.

Na maioria delas é possível escolher entre excursões que saem de manhã ou à tarde. Minha dica é sempre fazer uma pesquisa de preço, pois eles variam muito entre as agências. Fiz com a Ayllu Atacama, cada detalhe fez a diferença, como roupão e qualidade do almoço.

Quanto custa o tour nas Lagunas Escondidas de Baltinache
Almoço com vinho oferecido pela Ayllu.

A entrada nas Lagunas Escondidas custa 5.000 pesos chilenos e o local tem uma infraestrutura básica, com banheiros para receber os turistas.

A título de comparação, é bem mais barato que a entrada para a Laguna Cejar, que custa 17.000 pesos. O tour com a Ayllu custa 75.000. Para ter um orçamento completo de quando se gasta no Atacama, relatei meus gastos no post Quanto custa viajar para o Deserto do Atacama.

Além disso, as Lagunas Escondidas de Baltinache são bem menos visitadas, então o local fica mais vazio e você terá mais privacidade. As fotos ficam incríveis! Saiba como ter internet no Chile.

 
Sabia que o Seguro Viagem é essencial para sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom BFRIDAY, é só clicar no botão.

Conheça as principais vantagens:

  • Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
  • Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
  • É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
  • Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
  • Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
  • Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
  • Atendimento ao cliente 24hs em português.
 

Reserve agora =>  Excursão para Piedras Rojas, Lagunas Altiplânicas no Atacama

Lagunas Escondidas de Baltinache por conta própria
Entrada das Lagunas Escondidas.

Outra forma de visitar as Lagunas Escondidas é ir por conta própria. Nesse caso, é necessário alugar um carro em San Pedro, mas fique atento porque o caminho até lá não é muito bem sinalizado. Veja no mapa acima como chegar nas Lagunas de Baltinache.

Demais =>  Excursão a pé pelo vulcão Lascar em San Pedro de Atacama

 

Quando visitar as Lagunas Escondidas

Lagunas Escondidas ou Laguna Cejar?
Flutuando em uma das lagoas de Baltinache.

É possível visitar as Lagunas Escondidas durante todo o ano, mas é claro que durante o verão a temperatura estará mais convidativa para um mergulho. Eu fui no inverno e, apesar do sol, confesso que consegui ficar na água apenas tempo suficiente para a foto. Frio demais!

Fotos das Lagunas Escondidas de Baltinache

Em relação ao horário, se puder escolher vá a tarde, pois a vista fica ainda mais bonita com o pôr do sol. Além da luz especial que toma conta do lugar, as lagunas se tornam espelhos d’água que refletem toda a paisagem. É um cenário de arrepiar.

Incrível =>  Excursão ao Vale do Arco-Íris no Deserto do Atacama

 

O que vestir e levar para visitar as Lagunas Escondidas

Para qualquer passeio no Deserto do Atacama opte sempre por roupas e sapatos confortáveis, conforme contei no artigo sobre roupas e o que levar para o Atacama.

Na maioria dos casos, eles incluem caminhadas e ficamos muito tempo em pé. Como essas caminhadas são ao ar livre e não há muita sombra por lá, não esqueça de boné ou chapéu, óculos escuros, protetor solar e protetor labial.

No caso das Lagunas Escondidas, leve também roupa de banho e toalha, pois é permitido mergulhar em algumas delas. Fique atento à época que vai viajar, pois caso seja no inverno a temperatura pode estar baixa. Para saber mais, recomendo a leitura de quando é melhor ir para o Atacama.

 
Sabia que aprender através de cursos on-line nunca foi tão fácil?

Assista seus cursos pelo computador, tablet ou até mesmo pelo celular!

Devido a nossa parceria com a Learn Café, você terá acesso a cursos para todas as áreas do conhecimento, com alta qualidade, comodidade e de forma acessível. Cursos online para você:

  • Aprender rápido e ganhar dinheiro;
  • Se preparar para um novo emprego;
  • Melhorar seu currículo;
  • Continuar aprendendo sempre!
 
Passeio nas Lagunas Escondidas de Baltinache
Raízes do Mundo, Compartilhe Viagens e Share Journeys.

Mesmo viajando no verão, a maior parte dos passeios é feito a tarde e se estende pelo início da noite, quando esfria bastante também. Então, mesmo que esteja viajando no verão, leve um casaco na mochila.

Uma dica importante para esse passeio é levar chinelos. Caso você mergulhe, seu pé ficará cheio de sal e não é nada confortável calçar tênis ou bota com o pé sujo…pelo menos até tomar a ducha. Não é aconselhável andar descalço para explorar as lagoas, nem de chinelo.

Vale a pena conhecer as Lagunas Escondidas do Atacama?

O ponto de apoio tem banheiros e chuveiro com a água doce, mas ele fica a uns 20 minutos de caminhada a partir das lagoas.

Outra dica é levar uma garrafinha de água para beber e também para lavar a mão e os olhos (caso entre sal). Caso vá por conta própria, leve um lanche. Se optar por contratar uma agência, elas costumam servir almoço ou um lanche, então confira o que está incluso no seu passeio.

Prepare-se para ver imagens lindas durante a sua ida ao Atacama! Assista esse vídeo feito pelo site oficial de turismo sobre as belezas do Norte do Chile:

 

Você já se imaginou flutuando em uma lagoa que não afunda em um cenário deslumbrante? Conte sua experiência nos comentários, ou tire suas dúvidas sobre o passeio para as Lagunas Escondidas de Baltinache.

 

 

Guilherme Tetamanti viajou a convite da Ayllu Atacama. A viagem foi patrocinada, mas as opiniões aqui publicadas são de livre expressão do autor.

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 37 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Organize sua viagem

10 dicas para você
planejar sua viagem

Separamos as principais ofertas dos nossos parceiros para você economizar.
Clique nos itens abaixo e confira:

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes de Viagem

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Ingressos

Reserve as entradas para tours, atividades e espetáculos

 

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *