Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas: melhor tour do Atacama

Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas: melhor tour do Atacama

Um dos dias mais legais de toda a minha viagem para o Deserto do Ataca, foi o que fiz o passeio para Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas, o melhor tour do Atacama.

A paisagem é realmente surreal, com lugares onde a altitude ultrapassa os 4 mil metros, e em alguns momentos parecia que estava em outro planeta. Mas ainda era o Chile 😉

Apesar de toda a beleza do lugar, Piedras Rojas não é um passeio básico e poucas agências oferecem. De uma forma geral, elas realizam o passeio somente até as Lagunas Altiplânicas.

Mas vale muito a pena pesquisar e encontrar uma que faça o pacote completo: Lagunas Altiplânicas + Piedras Rojas. É impossível se arrepender do passeio, mesmo que o preço seja mais caro.

Planeje sua viagem => Dicas de hotéis no Atacama

Melhor seguro viagem da América do Sul »

 

Recomendações antes do passeio

Piedras Rojas, no Atacama

Minhas recomendações para você fazer o passeio:

  • Entre em contato com as agências (principalmente pelo Instagram), muitos brasileiros moram no Chile;
  • Veja esse fórum que recomendei no site Mochileiros, pois provavelmente sempre haverão informações atualizadas;
  • Mesmo que seja recomendado contratar os tours no Deserto do Atacama com antecedência, por serem bastante concorridos, deixe para fechar o tour a Piedras Rojas quando chegar em San Pedro de Atacama.
  • É provável que você só consiga chegar até o mirante, fotos como a que estou em cima das pedras não é mais possível fazer, apenas observar de longe. Porém, como falei você precisa pesquisar na época da sua viagem, pois essa proibição pode mudar.

 

O tour: Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas

Piedras Rojas: melhor tour do Atacama
Lagoa congelada em Piedras Rojas.

Esse é um passeio cansativo, que dura o dia inteiro, mas pode acreditar que é um dos melhores tours do Atacama. No total, rodamos aproximadamente 260 quilômetros deserto à fora.

A maior parte das agências que realiza essa excursão sai bem cedo, por volta das 5 horas e retorna por volta das 15 horas. A região é muito alta, com altitude chegando a mais de 4 mil metros.

Salar de Talar, ou mais conhecido como Piedras Rojas

 
 

A ordem da visitação pode variar de acordo com a agência contratada.

Fiz com a Ayllu Atacama e o roteiro inclui, além de visitas a Piedras Rojas (também conhecido como Salar de Talar) e as Lagunas Altiplânicas (Laguna Miñiques e Laguna Miscanti), paradas na Laguna Tuyaito, povoado de Socaire e na placa por onde passa o Trópico de Capricórnio.

Confira o que fazer no Atacama em até 7 dias de viagem.

 

Piedras Rojas

Tour em Piedras Rojas, no Atacama

Piedras Rojas é uma região do Salar de Águas Calientes. O local, que fica a mais de 4.000 metros de altitude, é formado por pedras de variados tamanhos, que têm uma coloração avermelhada. Essa coloração tão diferente acontece devido a uma grande concentração ferro oxidado nas rochas.

 
 

Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:

  • Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
  • Os preços mais baixos, garantidos - sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
  • Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
  • Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
  • Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
  • Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
 

Atacama: Piedras Rojas

Ao lado dessas formações rochosas está uma lagoa que forma um verdadeiro espelho d’água, que reflete a paisagem. É um dos meus cenários prediletos do Atacama. A entrada em Piedras Rojas é gratuita. Vale a pena destacar que não há banheiros ou vestiários.

Vale a pena fazer o tour em Piedras Rojas?
Local do café da manhã em Piedras Rojas.

Por ser um passeio que começa tão cedo, a agência oferece o café da manhã completo bem na margem da lagoa, que por si já vale o preço do tour. Para ter mais experiências gastronômicas no Atacama, veja onde comer bem San Pedro de Atacama.

 

Lagunas Altiplânicas

Tour nas Lagunas Altiplânicas do Atacama

As Lagunas Altiplânicas são, sem dúvida, alguns dos lugares mais bonitos que você verá em toda sua viagem ao Atacama. Localizadas a cerca de 4.200 metros de altitude, as lagoas são um contraste com a paisagem tão árida do deserto.

Laguna Miscanti, no Atacama

De uma forma geral, os passeios incluem visitas à Laguna Miscanti e Laguna Miñiques. A Lagoa Miscanti é geralmente a primeira a ser visitada. Com águas tranquilas, ela é cercada por morros cobertos por uma vegetação rasteira e de cor amarelada.

Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas
Lhamas nas Lagunas Altiplânicas.

No inverno, esta paisagem pode ser bem diferente, pois é possível que parte das lagoas estejam congeladas, e os morros cobertos de neve. O que deixa o visual ainda mais impressionante!

   
Laguna Miñiques, no Atacama
Laguna Miñiques.

A segunda lagoa a ser visitada é a Lagoa Miñiques, que é considerada por muitos a mais bonita do Atacama. Ela tem águas azuis e muito calmas, que refletem a paisagem formada por montanhas do seu entorno.

Quanto custa o tour para as Lagunas Altiplânicas?

Para visitar as lagoas Meñique e Miscanti, a entrada é de 3 mil pesos chilenos (o que dá, em média, 17 reais). É importante conferir se a entrada já está inclusa no passeio, antes de contratar a agência. O local oferece infraestrutura com banheiro.

 

Salar do Atacama e Laguna Tuyaito

Onde ver flamingos no Deserto do Atacama
Laguna Chaxa | Foto: Victorishihara, via Wikimedia Commons.

Eu não fui, mas o roteiro do passeio geralmente inclui ainda uma visita ao Salar de Atacama. Ele é o quinto maior do salar do mundo, com cerca de 100 quilômetros de longitude. É lá que fica a Laguna Chaxa, que serve de casa para centenas de flamingos.

É uma experiência incrível ver essas aves de perto, tive essa experiência no tour para o Salar de Uyuni. Mas lembre-se que é importante respeitar o habitat natural das aves e evitar gritar, correr ou fazer algum tipo de movimento brusco para não assustar os bichinhos.

A entrada para o Salar do Atacama é de cerca de 2.000 mil pesos chilenos. A taxa é cobrada por ser uma área de preservação ambiental.

Laguna Tuyaito

Laguna Tuyaito no Atacama
Laguna Tuyaito.

No meu tour estava inclusa a visita na Laguna Tuyaito, que forma um espelho d’água impressionante que reflete as montanhas ao fundo.

 

Socaire e a placa do Trópico de Capricórnio

Trópico de Capricórnio, no Atacama

No caminho de volta para San Pedro de Atacama, fizemos uma parada na placa onde mostra o exato local por onde passa o Trópico de Capricórnio. É uma pausa rápida, na beira da estrada mesmo, para tirar uma das fotos mais características do Atacama. É importante estar conectado à internet no Chile para uma melhor experiência de viagem.

Povoado de Socaire, no Atacama

A parada no povoado de Socaire também é rápida, apenas para conhecer a igrejinha e fazer algumas fotos.

 

O que levar no passeio

Esse passeio é longo e dura o dia todo, então é preciso sair do hotel preparado. Muita gente sempre pergunta o que vestir e o que levar na mochila para essas excursões que duram o dia todo no Atacama. Por isso, resolvi fazer o artigo com um check list de roupas para levar ao Atacama.

Tour em Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas
Todo encapotado em Piedras Rojas.

É importante usar sempre roupas e sapatos confortáveis. Esses passeios exigem caminhadas, muitas vezes em solo irregular.

Portanto, o conforto é muito importante nessa hora. Como o passeio começa bem cedinho, não importa se é verão ou inverno, as temperaturas estão baixas logo pela manhã. Como é normal em desertos, saiba mais sobre como é o clima no Atacama.

Então, não esqueça de um casaco quentinho, aqueles modelos corta-vento são ótimos para essas excursões. Vale a pena apostar em luvas e touca também.

   

Como fui no inverno, estava tanto frio em Piedras Rojas que a lagoa congelou. E ainda com o vento, conseguia ficar apenas alguns minutos sem as luvas para tirar fotos.

Salar de Talar, no Atacama

Se estiver no verão, ao longo do dia as temperaturas vão se elevar, então vista-se de forma que possa ir tirando “camadas” de roupas conforme o calor aperte. Além disso, não esqueça de protetor solar e labial, boné e óculos escuros.

Geralmente, as agências servem refeições durante esses passeios que tomam o dia inteiro, mas é sempre prudente carregar uma garrafinha de água e barrinhas de cereal, ou lanches rápidos. A Ayllu ainda oferece almoço no final do tour, no restaurante próprio da agência em San Pedro de Atacama.

Uma dica importante é levar lenços umedecidos ou papel higiênico. No caso das Piedras Rojas não há banheiros disponíveis, então as pessoas apelam para o matinho mesmo. Nesses casos, certamente esse kit será útil.

 

Turismo em Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas

Em janeiro de 2018 saiu a notícia que o lugar conhecido como Piedras Rojas no Chile estava fechado, devido a um atleta brasileiro Reno Romeu, que gravou cenas praticando kitesurf nas lagoas de Piedras Rojas, para o programa Kite Extremo, do Canal Off.

Para saber exatamente o que aconteceu, leia a matéria Piedras Rojas no Atacama fechado por causa de brasileiro, do portal ViajaBi!

Pelo que pesquisei na internet, existe até um tópico sobre a Situação em Piedras Rojas (Mochileiros.com), a comunidade indígena local ficou indignada com o acontecido e por conta própria está fechando as estradas de acesso a Piedras Rojas.

Por outro lado, as agências seguem vendendo o passeio, ainda mais por haver outros destinos que são visitados no mesmo roteiro, como as Lagunas Altiplânicas, mais uma atração deslumbrante desse deserto da América do Sul.

E já que falei bastante de belezas naturais, assista esse vídeo feito pelo site oficial de turismo sobre a fauna e flora do Norte do Chile, onde fica o Atacama:

Você já esteve no Deserto do Atacama? Qual paisagem de impressionou mais? Conte sua experiência nos comentários, ou tire suas dúvidas sobre o passeio para Piedras Rojas + Lagunas Altiplânicas.

Até + !!!

 

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

ESCRITO POR

Guilherme Tetamanti

Paulistano de 39 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Icone
Passagens Aéreas

Compre passagens com até 35% off e pgto parcelado

#01
Icone
Onde Ficar

Reserve o hotel pelo Booking, com cancelamento grátis

#02
Icone
Passeios e Tours

Reserve atividades e atrações ao redor do mundo

#03
Icone
Seguro Viagem

Até 20% off e pagamento em até 12x sem juros

#04
Icone
Aluguel de Carro

Reserve com desconto em até 12x sem juros

#05
Icone
Pacotes

Viagens nacionais e internacionais em até 12x sem juros

#06
Icone
Roteiro de Viagem

Confira tudo sobre o que fazer durante seus dias no destino

#07
Icone
Chip de Internet

A melhor conexão 4G no exterior, pelo menor preço

#08
Icone
Problema com Voo?

Seja indenizado pelo atraso ou cancelamento

#09
Icone
Câmbio

Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?

#10
Quero Viajar Mais

Artigos Relacionados

Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem
Imagem Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post

  1. Kamila Crepalde

    Em que mês você foi?

  2. Polly Batista

    Oi, Kamila! A Viagem do Guilherme foi em maio de 2017! Obg pelo comentário!

  3. Erika

    Excelentes dicas!

  4. Rafael Leick

    Oi, Gui! Não tinha visto ainda esse post. Obrigado pela referência à matéria no Viaja Bi!. O Atacama é ainda um dos lugares que mais amo no mundo e as Lagunas Altiplânicas é meu preferido! :) Esperando ainda nossa viagem juntos já tão prometida há anos hahaha Abração