Trekking de Guatin e Termas de Puritama, no Atacama

Trekking de Guatin e Termas de Puritama, no Atacama

Imagem do Autor por Guilherme Tetamanti
5/5 - (5 votos)
Atualizado em:
COMPARTILHE

Uma das formas mais legais de se explorar o deserto chileno a é através de trilhas e caminhadas, apesar das condições extremas de clima e temperatura.

Ok, não é como caminhar no parque, mas fazer o trekking de Guatin do Deserto do Atacama tem um nível fácil, basta se preparar para diminuir possíveis desconfortos. Uma coisa te garanto: a experiência vale a pena! Elas possibilitam um contato intenso e intimo com a natureza.

O trekking de Guatin é um dos mais tradicionais e interessantes de serem feitos em San Pedro de Atacama. A trilha percorre paisagens lindas, rodeadas de cactos gigantes, rochas e uma vegetação bem específica da região.

Por ser um passeio feito numa altitude elevada (como tudo no Atacama), que varia entre 3200 e 3600m, algumas pessoas podem sentir mais o esforço físico. Mas não desista, há uma incrível recompensa!

A caminhada de aproximadamente 7km de extensão, percorridos em cerca de 3 horas, termina nas Termas de Puritama, um verdadeiro oásis de águas termais no Atacama. Um belo presente depois da longa caminhada!

Conheça alguns detalhes do passeio, uma das expedições do Atacama oferecidas por agências de San Pedro!

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em San Pedro de Atacama

Seguro viagem para a América do Sul »

 

 

 

Trekking de Guatin  do Deserto do Atacama

https://www.youtube.com/watch?v=1bmtbE6uhhA

*Vídeo em português produzido pelo site oficial de turismo do Chile

O trekking pelo cânion conhecido como Quebrada de Guatin, no Deserto do Atacama no Chile, é considerado de nível iniciante, assim pode ser feito pela maior parte dos visitantes, basta ter boa vontade.

A trilha é simples, e, apesar de ter pedras irregulares e algumas subidas e descidas, não apresenta grande dificuldade.

Quebrada de Guatin

O passeio leva este nome pois percorre parte do vale de Guatin do Deserto do Atacama. O vale é cortado por um rio de águas frias e límpidas, e tem uma vegetação bastante peculiar.

Logo no início da trilha avistamos cactos gigantes, com 10 metros de altura, e muito antigos (alguns com mais de 300 anos!).

A medida que a caminhada avança chegamos a um espaço onde a trilha é bem estreita, cercada por paredões de pedra, um visual incrível, uma verdadeira imersão nessas belas terras da América do Sul.

Cactos gigantes do Atacama

 

Vai viajar e precisa ter internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE em diversos países. Conheça as vantagens:

  • Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
  • A configuração do chip é extremamente fácil;
  • Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
  • Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
  • O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
  • É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
  • Já falei internet ilimitada? 😉

 

O trekking de Guatin do Deserto do Atacama é oferecido por várias agências de receptivo, então vale a pena pesquisar quais as melhores condições. Na maior parte delas a saída é às 8 da manhã.

Neste horário a temperatura costuma estar um pouco mais fria, mas logo na sequencia já esquenta bastante, ainda mais com a caminhada. Eu fiquei tirando e colocando blusa, pois como em alguns trechos o sol ficava encoberto pelas montanhas, o friozinho voltava.

Trekking no Atacama no Vale do Guatin

A altitude é elevada, durante o trajeto varia entre 3.200 metros a 3.600 metros, um pouco mais do que a altitude de San Pedro, mas bem menos que de outros passeios, como o Salar de Tara e Geisers el Tatio.

Por isso, uma dica é fazer este passeio logo nos primeiros dias de viagem.

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Atacama »

 

O que vestir e levar para o Trekking de Guatin

O que vestir no trekking de Guatin
Minha experiência em San Pedro no Atacama.

Alguns itens são essenciais na mochila de quem vai fazer o trekking de Guatin do Deserto do Atacama. Entre os mais importantes estão o boné ou chapéu, óculos escuros, protetor solar e protetor labial.

Ao longo do dia a temperatura esquenta, e a caminhada é longa, é muito importante se proteger. Saiba mais sobre o que levar para o Atacama.

Água e lanche a agência oferece para o tour do Trekking de Guatin + Termas de Puritama. Na verdade é um almoço, com direto a vinho no final do passeio.

Cactos gigantes no Atacama

Fiz com a Ayllu Atacama, foi tudo incrível, desde a van que nos levou até o início da trilha, guias e refeição. Porém, como a caminhada é longa, se você é uma pessoa que sente muita fome vale a pena levar um lanche na mochila, barra de cereal, uma fruta ou algo assim.

Além claro, de uma garrafa de água para se hidratar ao longo do trajeto.

Quando o assunto é roupa, é importante lembrar que a temperatura mudará bastante ao longo do dia, e vale lembrar que isso varia de acordo com a época do ano.

Mas o padrão é que durante a saída do passeio é mais frio e ao longo do dia esquenta bastante, com o tempo aberto – quase sempre -, a amplitude é ainda maior. Em algumas épocas do ano a variação pode ser de quase 30°C.

Que roupa usar no trekking de Guatin
Travesseiro de sogra, um tipo de cacto do Atacama.

Assim, para o trekking de Guatin do Deserto do Atacama é importante sair agasalhado, mas pensar em uma blusa leve e usar aquelas calças que viram bermuda, para que seja mais fácil guardar tudo na mochila.

Trekking de Guatin, no Atacama

Outra dica importante é não ir de bermuda ou short, durante a trilha, pois em alguns pontos a vegetação é mais fechada, e ao passar nestes locais o visitante pode machucar ou arranhar as pernas.

E nos pés, os calçados ideais são bota de trekking ou tênis. Roupas de banho também é essencial, uma vez que ao final  do passeio o prêmio da caminhada é mergulhar nas águas termais das Termas de Puritana.

 

Termas de Puritama

Trekking de Guatin e as Termas de Puritama
Chegada nas Termas de Puritama.

Depois de caminhar por três horas debaixo de sol, vem a recompensa: chegar às Termas de Puritana, mais um dos melhores tours do deserto do Atacama. O atrativo é um grande oásis em meio ao Deserto do Atacama, com pequenas quedas d’água e poços de água termal.

Passeio nas Termas de Puritama

No total são 8 poços e a gente fica até em dúvida de qual entrar. É uma experiência bem relaxante entrar na água quentinha depois de andar por 7 km.

Além de relaxar, dizem que estas águas têm propriedades medicinais. Nas Termas de Puritana há uma infraestrutura para os turistas, como vestiários e locais para o almoço.

Termas de Puritama

Passeio no Vale do Guatin

Vale lembrar que para chegar às termas não é necessário fazer a trilha. Existem o passeio conjugado com o Trekking de Guatin, mas também é possível contratar passeios em agências que levam o turista de carro até o atrativo, sem precisar fazer longa caminhada.

Para quem fizer a trilha, terá cerca de 1:30 hs para curtir as termas. O lugar é tão incrível, que voltei outro dia para ficar mais tempo curtindo as piscinas naturais de águas quentinhas, únicas no Atacama.

E você, já fez o trekking de Guatin ou curtiu as águas termais das Termas de Puritama? Conta sua experiência e o que mais gostou do passeio.

Até + !!!

 

Dicas para ECONOMIZAR MUITO no Atacama

Quer dicas para economizar com todo o planejamento da viagem para o Atacama? Então confira quais são os melhores comparadores de preços para sua viagem sair muito mais barata!

  • Hospedagem => recomendo utilizar o buscador de hotéis no Atacama para encontrar preços – geralmente mais baixos – dos melhores hotéis. É mais econômico devido a negociação em massa feita com as propriedades, além da segurança para reservar online!
  • Aluguel de Carro => ao fazer a pesquisa no comparador de aluguel de carro, você recebe instantâneamente cotações da melhores locadoras de veículos no Atacama. O pagamento pode ser feito em até 12x sem juros, em reais e com isenção do IOF de 6,38%.
  • Passagens Aéreas => para economizar tempo e dinheiro na compra dos voos para o Atacama, a dica é usar a ferramenta de pesquisa de passagens para você não precisar entrar no site de cada companhia, além de ter a certeza que está comprando em um dos sites mais seguros do Brasil.
  • Transfer do Aeroporto para o Hotel => nada melhor do que chegar no aeroporto e haver alguém nos esperando para levar até o hotel no Atacama. Para ter esse conforto – sem gastar muito – indico o pesquisador de transfers para você escolher a melhor opção de trajeto e tipo de carro.
  • Viagens de Trem, Ônibus e Ferry Boat => é muito prático e fácil para planejar os trajetos no Atacama, e por toda a América do Sul, pois mostra as rotas mais populares entre dois destinos e compara os preços. Minha dica para achar as melhores passagens – e mais baratas – é utilizar o buscador de tickets de transporte.

Melhores passeios no Atacama

O ideal é reservar com antecedência os ingressos para seus passeios no Atacama, para evitar filas de espera na entrada das atrações e garantir presença em atividades mais concorridas, pois elas podem ficar indisponíveis para compra de última hora.

Recomendo os sites da Get Your Guide e Civitatis, que oferecem os preços mais baixos, cancelamento gratuito até 48hs antes da data agendada e bilhetes otimizados para celular. Além de atendimento disponível 24/7 em português.

Chip de internet no Atacama

Ter um chip de celular no Atacama com internet 100% do tempo é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Devido a nossa parceria com a America Chip, você ganha 10% de desconto com o cupom QUEROVIAJARMAIS para comprar qualquer chip e receber em casa, e assim ter conexão 4G de ALTA VELOCIDADE durante sua viagem no Atacama.

Seguro viagem no Atacama

Contratar um seguro viagem para o Atacama é essencial para sua segurança no exterior, pois garante atendimento médico, hospitalar e odontológico para tratamento em caso de acidente ou doença contraída durante a viagem, com um atendimento 24h por dia.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras. Aproveite e ganhe até 20% de desconto usando o cupom VIAJARMAIS15.

COMPARTILHE
Imagem do Autor
ESCRITO POR
ESCRITO POR
Guilherme Tetamanti

Paulistano de 40 anos e muita história pra contar. Amo e odeio a selva de pedra, e por isso faço de tudo pra viajar. Sou empresário, administrador de empresas e criador de algumas lojas virtuais. Vendi tudo em 2011 para realizar o sonho de fazer uma viagem de volta ao mundo e praticar fotografia, uma de minhas paixões. Sempre fugi das aulas de redação, mas a vontade de viajar, fazer novas amizades e compartilhar minhas andanças, me motivaram a criar o Quero Viajar Mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários do post
  1. Bruna
    Recomendaria fazer o trekking de guatin sem agência? o caminho tem sinalização apropriada?
  2. Polly Batista
    Oi, Bruna. Tudo bem? Na época em que o Guilherme foi não havia sinalização. Sugiro que você insira a localização final para Termas de Puritana, pegando o caminho da trilha pelo Cañon de Guatín, para verificar se o percurso é fácil e seguro para ir por conta própria. Boa sorte e aproveita o Atacama, que é demais!
Quero Viajar Mais