Dólar x real x peso: qual moeda levar para o Chile?
O Chile é um país fantástico. Cercado de atrativos naturais, como o Deserto do Atacama e a Patagônia Chilena, é possível se deparar com vulcões, lagunas, formações rochosas, glaciares, termas e inúmeras outras atrações de deixar qualquer viajante apaixonado.
O país recebe milhares de europeus e norte-americanos em busca de vivenciar experiências únicas. Sorte nossa que estamos no mesmo continente, mais próximos de tantas belezas.
Além da proximidade, a moeda do Chile, o peso chileno, costuma ter uma cotação mais vantajosa em relação ao nosso real. Mas na hora de planejar a viagem sempre bate a insegurança sobre qual é a melhor moeda para levar.
Será que compensa mais comprar os pesos chilenos no Brasil ou no Chile? É melhor levar dólar ou real? Vale a pena usar cartão de crédito? Estas são dúvidas recorrentes para quem está embarcando para o Chile. Então preparei um guia completo sobre qual moeda levar para o Chile.
Planeje sua viagem => Onde ficar nos melhores bairros de Santiago
Seguro viagem para América do Sul »
Aqui estão alguns dos principais motivos do porquê recomendamos de olhos fechados esses passeios da GetYourGuide no Chile. Temos certeza de que ao contratar tours e excursões, você vai amar sua experiência:
- Milhares de atividades imperdíveis para todas as idades e interesses;
- Os preços mais baixos, garantidos – sem taxas de reserva ou cobranças ocultas;
- Faça a pré-reserva de ingressos e pule a fila nas principais atrações com o inventário exclusivo de ingressos;
- Mantenha-se flexível com cancelamento fácil até 24 horas antes;
- Pagamento e bilhetes otimizados para celular para reservas onde você estiver;
- Atendimento ao cliente amigável e experiente, disponível 24/7 no seu idioma.
Conheça as principais vantagens:
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Assistência médica e hospitalar, seguro de cancelamento e atraso de voos, seguro bagagem, reembolso com despesas médicas e muito mais;
- É mais barato do que comprar direto nas seguradoras;
- Cancelamento da contratação sem taxas até 48 horas antes da viagem;
- Parcelamento em 12x sem juros nos cartões de crédito;
- Compras com boleto bancário têm 5% de desconto;
- Atendimento ao cliente 24hs em português.
- Receber o chip na sua casa ainda no Brasi;
- A configuração do chip é extremamente fácil;
- Os planos têm excelente custo-benefício, com preços a partir de USD 31,00;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- O pagamento pode ser parcelado em até 6x, com IOF de apenas 0,38%;
- É sem dúvida a opção mais fácil, prática e segura para ter a melhor internet 4G;
- Já falei internet ilimitada? 😉
Neste artigo você vai ver:
Qual moeda levar para o Chile?
Com a cotação do mês de dezembro/2017, com 1 real você comprava 191 pesos chilenos. Mas não se anime muito, embora tenhamos uma leve vantagem em relação ao câmbio, o custo de vida no país é alto.
Por exemplo, uma água mineral pequena custa em média 700 pesos em Santiago, o que dá cerca de 3,65 reais.
CLIQUE AQUI para comprar moeda estrangeira »
Comprar peso Chileno no Brasil ou no Chile?
Minha primeira dica é que não vale a pena comprar pesos chilenos no Brasil para levar na viagem. Isto porque, comprando diretamente no Chile, você conseguirá uma cotação melhor, em média 20% abaixo que em casas de câmbio no Brasil.
Há diversas opções de casas de câmbio no Chile, então ao desembarcar no país você poderá trocar o dinheiro com facilidade.
Outra dica importante é que a cotação da casa de câmbio do aeroporto de Santiago é bem alta em relação a outras casas de câmbio da cidade.
Por isso, troque apenas o necessário para pagar seus gastos iniciais no Chile, como transporte e alimentação do dia.
Uma dica relevante é que a cotação durante os dias de semana e no horário comercial costuma ser melhores que em finais de semana.
Então, aproveite esses horários para fazer sua compra. Vale destacar ainda que em destinos como o Deserto do Atacama, Lagos Andinos ou Patagônia chilena a cotação costuma ser pior que em Santiago.
Então, se for passar por algumas destas cidades, planeje-se para trocar seu dinheiro no centro de Santiago.
Vale a pena levar reais ou dólares?
Uma dúvida recorrente é se vale mais a pena levar reais ou dólares para a viagem ao Chile. Com ambas moedas, você terá facilidade de comprar pesos chilenos e, em alguns casos, até mesmo pagar sua conta no hotel e em alguns restaurantes.
Dessa forma, antes de escolher a dica é pesquisar as cotações das três moedas e fazer as contas de qual moeda será mais vantajosa naquela época.
Vamos fazer uma simulação, caso a viagem fosse em dezembro de 2017. No dia 15 de dezembro de 2017, 1 dólar valia 3,32 reais e 636 pesos chilenos.
Por sua vez, 1 real valia 191 pesos chilenos. Para saber qual moeda é mais vantajosa a continha é simples. Então vamos aos cálculos, considerando 100 reais como base!
A pessoa que quiser trocar diretamente R$ 100 em pesos chilenos, conseguirá comprar 19.100 pesos chilenos. Já aquele que quiser comprar dólares, com R$ 100 comprará 30,12 dólares. Por sua vez, 30,12 dólares valem 19.164 pesos chilenos.
Assim, com essa cotação é mais vantajoso levar dólares, quase empatando. Porém, devido à pequena diferença nesse é bem mais prático levar reais, já que você não precisará trocar moedas duas vezes.
Mas é preciso ficar atento a cotação da época de sua viagem, pois o câmbio é flutuante e tanto real quanto o peso chileno podem sofrer desvalorização diante do dólar. Isso também varia de acordo com a casa de câmbio!
Dicas para comprar pesos chilenos
Uma percepção fundamental é que na temporada de inverno um grande número de brasileiros visitam o Chile, principalmente para esquiar no Valle Nevado.
Assim, a cotação do real costuma piorar no país e, nesses casos, pode ser mais vantajoso levar o dólar.
Por sua vez, no verão, quando muitos chilenos viajam para o Brasil, a cotação costuma ser melhor. Por isso, é tão importante antes de fazer sua escolha pesquisar bem qual a cotação das moedas, para ter a certeza de qual será mais vantajosa no momento.
Além disso é bom lembrar que, como falei acima, as casas de câmbio em Santiago oferecem preços melhores do que em destinos turísticos do interior, como San Pedro de Atacama e a Patagônia Chilena. Nestas cidades, muitas vezes o dólar costuma ser uma boa opção.
Dica para fazer câmbio seguro e barato
É comum ficarmos antenados na cotação da moeda estrangeira quando precisamos comprá-la. De um dia para outro, podemos gastar mais ou economizar uma grana na hora de comprar moeda estrangeira, pois a cotação é algo que varia muito, inclusive em um único dia.
Ou seja, de manhã, o dólar pode estar mais barato do que depois do fechamento das bolsas ou vice-versa…
O fato é que nem sempre dá para sair correndo em uma casa de câmbio quando moedas fortes, como o dólar, euro ou libra, baixam.
Por isso, pega só essa dica: você sabia que dá para fazer câmbio online, sem sair de casa? Funciona assim: você entra no site da Confidence Cambio, faz a cotação, paga pelo valor que você precisa e a empresa leva o dinheiro no seu endereço.
E se você prefere cartão pré-pago é a mesma coisa: é só escolher o valor, pagar e esperar a entrega chegar na sua casa.
E isso não é tudo: dá para ativar notificações quando a moeda do seu interesse muda de cotação. Já pensou quanta praticidade?
É o fim das taxas altas, da correria às vésperas da viagem e da insegurança ao transportar dinheiro por aí.
Saiba mais no post sobre comprar dólar e euro online. Se preferir, já compare preços e compre online na Confidence Câmbio.
Precisa de moeda estrangeira e gostaria de receber em casa?
Compare preços e compre online na Confidence Câmbio »
Como enviar dinheiro para o Chile
Para viagens mais longas, como intercâmbio ou um período amplo fora do Brasil, você pode fazer uma Remessa Online, que nada mais é do que transferir dinheiro da sua conta para a conta de outro país, e vice-versa.
Tudo é bem simples e seguro. Você só tem que preencher seus dados, inserir as informações da conta de destino, verificar a cotação bem como taxas e impostos aplicados, e enviar.
Toda a operação é reconhecida e autorizada pelo Banco Central do Brasil e o beneficiário recebe o dinheiro em um dia útil.
Faça sua simulação agora no Remessa Online e insira o cupom de desconto: QUEROVIAJARMAIS para ainda mais vantagens.
Saques em moeda local
Uma outra opção é realizar saques em caixas eletrônicos na moeda local. A vantagem desse tipo de operação é não ter que andar com grandes quantidades de dinheiro.
Por outro lado, é uma opção que pode sair mais cara, pois além do IOF, que é de 5,38%, o turista tem que pagar as tarifas bancárias, tanto a do banco que é cliente, quanto a do operador daquela máquina.
Os valores das tarifas variam de banco para banco e do tipo de conta que você tem, mas em alguns casos, somando todos os custos (IOF + tarifas), pode chegar a 9%.
Então, antes de optar por esse tipo de transação, consulte seu banco para saber qual é sua tarifa. Em alguns tipos de contas e bancos, essas transações são gratuitas ou as taxas têm alguns descontos.
Devo usar cartão de crédito no Chile?
Utilizar o cartão de crédito também é uma ótima opção. Ele é prático e seguro, já que você não precisa andar com grandes quantidades de dinheiro em espécie.
Uma desvantagem é que a cotação válida para calcular o valor da fatura é a do dia do fechamento, não o da compra. Então, isso gera uma incerteza do valor a ser pago. O câmbio considerado agora é o do dia da compra.
Por sua vez, além da praticidade e segurança, uma grande vantagem de usar o cartão de crédito é que assim é possível acumular milhas. Dessa forma, você já vai juntando pontos para uma próxima viagem!
Vale a pena usar cartão pré-pago no Chile?
Os cartões pré-pagos são muito utilizados em viagens internacionais. Entre as vantagens, estão o fato de não ter que andar com uma quantia grande de dinheiro em espécie e, ao contrário do que acontece com o cartão de crédito, ele congela a cotação do dia que foi “carregado”.
Entretanto, ele só é carregado em dólar e não tem a opção de colocar créditos em pesos chilenos. Além disso, você paga o IOF de 5,38%.
O cartão pré-pago pode ser uma boa saída para cidades do interior em que a cotação costuma ser pior que em Santiago. Ou quando você aproveita um baixa da cotação do dólar.
Você já esteve no Chile? Qual foi a melhor forma que encontrou para pagar as despesas durante a sua viagem: dólar, peso ou real? Deixe nos comentários.
Até + !!!
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *